Jornalista que criticava Putin é assassinada em Moscou

Autor Mensagem
Senhor Marine
Veterano
# out/06


Por James Kilner

MOSCOU (Reuters) - A jornalista russa Anna Politkovskaya, crítica aberta do presidente Vladimir Putin, foi assassinada neste sábado no prédio de apartamentos em que morava, no centro de Moscou, informou a polícia.

"Segundo as informações iniciais, ela foi morta com dois tiros quando saía do elevador. Os vizinhos encontraram o corpo dela", disse à Reuters uma fonte da polícia.

A polícia encontrou uma pistola e quatro balas detonadas no elevador.

Politkovskaya, de 48 anos e mãe de dois filhos, ficou conhecida internacionalmente e recebeu diversos prêmios pela incansável busca de atos de desrespeito aos direitos humanos por parte do governo de Putin, particularmente na violenta província da Chechênia, no sul do país.

"A primeira coisa que nos ocorre é que Anna foi morta pelas suas atividades profissionais. Não vemos qualquer outro motivo para este crime terrível", disse Vitaly Yaroshevsky, subeditor do jornal em que ela trabalhava.

Falando a jornalistas na cena do crime, o procurador de Moscou, Yuri Syomin, disse que estava considerando o caso um assassinato.

Enfermeiros tiraram o corpo de Politkovskaya, embrulhado em um lençol branco, do prédio em que ela morava, um conjunto de apartamentos de nove andares da época soviética, e o levaram em uma ambulância. Uma mulher de meia idade pôs flores nas portas do prédio e chorou, com a cabeça encostada contra a parede.

O Lada prata de Politkovskaya, cheio de compras de supermercado, estava estacionado em frente ao bloco de apartamentos.

O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, um dos acionistas do jornal Novaya Gazeta, onde Politkovskaya trabalhava, disse que o assassinato foi um "crime bárbaro".

"É um golpe contra toda a imprensa democrática e independente", disse Gorbachev à agência de notícias Interfax. "É um crime grave contra o país, contra todos nós."

Politkovskaya estava trabalhando em uma reportagem sobre tortura na Chechênia, que deveria ser publicada na segunda-feira, disse o jornal.

ELA NÃO CONFIAVA EM PUTIN

A província rebelde da Chechênia sempre foi uma dor de cabeça constante para o Kremlin. A Rússia enviou soldados à província em 1994, para esmagar uma insurgência. Depois de 12 anos de derramamento de sangue e devastação da capital da província, Grozny, porém, ainda ocorrem ataques esporádicos.

Politkovskaya era uma dura crítica de Putin, a quem acusava de sufocar a liberdade e não conseguir se desfazer do seu passado de agente da KGB.

"Não gosto dele pelo... seu cinismo, pelo seu racismo, pelas suas mentiras, pelo massacre de inocentes que ocorreram em todo o seu primeiro mandato como presidente", escreveu ela no livro "Putin's Russia" (A Rússia de Putin), que foi publicado no exterior, mas não na Rússia.

A morte dela ocorreu no 54o aniversário de Putin.

Em Nova York, o Committee to Protect Journalists disse que o assassinato de Politkovskaya é um "desdobramento devastador para o jornalismo na Rússia"."

Politkovskaya nasceu em Nova York, em 1958, filha de diplomatas ucranianos da União Soviética. Ela estudou jornalismo na Universidade Estadual de Moscou e começou sua carreira na imprensa oficial.

Depois do colapso da União Soviética, começou a trabalhar na imprensa independente que começava a florescer durante o governo de Gorbachev.

As reportagens de Politkovskaya sobre guerra fizeram com que ela estivesse com freqüência sendo investigada por políticos russos e, às vezes, pelos serviços de segurança. Ela foi presa e mantida em uma mina durante três dias na Chechênia e recebeu diversas ameaças de morte.

Dizia que não pôde fazer a cobertura do sangrento cerco à escola de Beslan, em 2004 --em que mais de 330 crianças e pais morreram quando soldados invadiram a escola-- porque foi envenenada no vôo de Moscou e acabou sendo hospitalizada.

Esse foi o assassinato de um jornalista de mais destaque na Rússia, desde a morte do jornalista norte-americano Paul Klebnikov, em 2004.

Assassinatos encomendados não são raros em Moscou, onde a violência reinou depois da queda do comunismo, em 1991.

No mês passado, pistoleiros mataram a tiros Andrei Kozlov, do Banco Central, no assassinato por encomenda mais destacado desde a ascensão de Putin ao poder, em 2000.

(Com reportagem de Robin Paxton, Tatyana Ustinova, em Moscou, e Bill Trott, em Washington)

Original

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


ESSAS COISA EU AXO LOKO

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk

ESSAS COISA EU AXO LOKO

:S

Como assim?

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

to zuando, gosto de pagar de maluco as vezes.

mas sei la parece q n tem outra explicaçao pra essa hitoria nao, axo dificil, KGB manda muito

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk

to zuando, gosto de pagar de maluco as vezes.

mas sei la parece q n tem outra explicaçao pra essa hitoria nao, axo dificil, KGB manda muito


Vai saber... é melhor nem opiniar. Depois um espião da KGB aqui no Brasil me pega na rua.

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

td q eu keria era simplesmente eliminar do mundo todo mundo q pudesse me atrapalhar, ia ser loko, ultimamente eu me sinto meio psicopata e meio megalomaniaco, na verdade desde sempre, sei la eu axo q no fundo eu repciso eh durmir, mas to deboa, vo fikar aki acordado, baxei uns jogos dahora, scarface, mto loko e company of heroes mto loko tambe, sei tudo, sei tambem, sou o rei.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


É coisa do Lulla...ele ia ressuscitar o DOI CODI e errou a mão...

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk

Anda fumando muito ultimamente ein?

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk

td q eu keria era simplesmente eliminar do mundo todo mundo q pudesse me atrapalhar, ia ser loko, ultimamente eu me sinto meio psicopata e meio megalomaniaco, na verdade desde sempre, sei la eu axo q no fundo eu repciso eh durmir, mas to deboa, vo fikar aki acordado, baxei uns jogos dahora, scarface, mto loko e company of heroes mto loko tambe, sei tudo, sei tambem, sou o rei.

Você comeu um brigadeiro?

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

É coisa do Lulla...ele ia ressuscitar o DOI CODI e errou a mão...

Essa história tá muito mal contada.

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

eh, mas hoje soh fumei 2 =/ ta fodaa, to puto, meu broder foi virar pra mim e foi enkuadrado perdeu tudo e eu perdi 40 conto, pau no cu =/

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Essa história tá muito mal contada.

Nunca saberemos....


pedrunk
eh, mas hoje soh fumei 2 =/ ta fodaa, to puto, meu broder foi virar pra mim e foi enkuadrado perdeu tudo e eu perdi 40 conto, pau no cu =/


Tá difícil de dormir neh? Deve tá mesmo...=)

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

eh foda qndo eu fiko sem o meu antes de durmir fika foda de murir, somado com hj eu ter acordado moh tarde e ainda to meio puto hj por varias coisas eu sei q n vo consegui durmi num vo tenta, sohj vo fika com sono uams 6 da manha mais ai eh tarde demais pra ir durmir tenho prova as 8

Senhor Marine
Veterano
# out/06 · Editado por: Senhor Marine
· votar


snowwhite

Nunca saberemos....

Enquanto aquele ditador alcólatra mandar na Rússia não.

Viva Porto Rico livre!



snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk
uams 6 da manha mais ai eh tarde demais pra ir durmir tenho prova as 8


Toma uma ducha, come alguma coisa e vai lá meo filho...=)

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine


Viva La revolución!!! Aqui também!!!

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Viva La revolución!!! Aqui também!!!

Faremos igual aos caloteiros do lado?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Stalin vive!

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire

Stalin vive!

E voltou bêbado.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Faremos igual aos caloteiros do lado?

Cada um por si e deus por todos!


hahahhahaha

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire
Stalin vive!
Senhor Marine
E voltou bêbado.


ahsauhsuahsuhauhsauhsuahsuhush

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Cada um por si e deus por todos!


hahahhahaha


E vamos defender a Amazônia!

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Senhor Marine
huauahuahauha

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
E vamos defender a Amazônia!


De nós mesmos!!! Vamos abrir as fronteiras de vez!!!

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

De nós mesmos!!! Vamos abrir as fronteiras de vez!!!

Tá louca? Antes um brasileiro explorando que um estrangeiro preservando!

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Tá louca? Antes um brasileiro explorando que um estrangeiro preservando!


Mas a gente anexa todos eles!!!

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Nem falam português, esse é o único motivo de eu não armar uma revolução para encorporar o Uruguai de novo. Além de não falarem nossa língua, nem fazem muita falta.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Nem falam português, esse é o único motivo de eu não armar uma revolução para encorporar o Uruguai de novo. Além de não falarem nossa língua, nem fazem muita falta.

Quer se separar da América Latina?

Podemos providenciar a volta do Brasil através do Atlântico em direção à Africa...

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

uruguai eh uma bosta, fui pra la e grande merda, enconporar o uruguai soh serviria pra ter o recoba no banco da seleçao

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Quer se separar da América Latina?

Podemos providenciar a volta do Brasil através do Atlântico em direção à Africa...


Não vamos ficar por aqui mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jornalista que criticava Putin é assassinada em Moscou