Entrevista sobre Software Livre no Jô agora!

Autor Mensagem
Ronin
Veterano
# out/06
· votar


Philipius
Mas é ruim quando a instituição na qual se trabalha ordena no sistema que todos os arquivos .DOC, .XLS e etc sejam abertos pelo OpenOffice, 10 vezes mais lento que o MS Office. E ainda bloqueia a opção de o usuário escolher em qual programa serão abertos os arquivos.
Isto é um problema com o administrador do sistema de vocês, e não com o software livre em sí. O OpenOffice bem configurado é tão rápido quando o Micro$oft Office... comece por desligar o suporte à java nas opções, e reajustar as configurações de uso de memória.

Philipius
No método "tradicional", basta dar dois cliques no documento, modificar, salvar, fechar e encaminhar o e-mail.
No Windows, ao menos com Outlook Express e o Microsoft Outlook não funciona assim (ao menos até a época em que parei de usar Windows). Quando você abre o arquivo anexo de um e-mail ele gera um arquivo numa pasta temporária (cujo nome é cheio de números e cifrões), então se vc salvar irá alterar este arquivo na pasta temporária, e não o arquivo que está anexado no e-mail. Caso você feche o e-mail, este temporário ainda será deletado e suas alterações perdidas.

Posso estar enganado. Nunca trabalhei muito com docs, e-mails e etc. Sobre seu problema com os arquivos... fale com o admin do sistema e peça para ligar os arquivos .doc ao OpenOffice.

Admin
acho ridículo esse movimentozinho xiita de software livre... falta do que fazer...
Ser xiita, radical, extremista, em qualquer movimento, seita ou atitude é errado e incomoda. Vemos isto o tempo todo, nestas épocas de eleições... nas religiões... e em tudo mais.

Mas o movimento SoftwareLivre é muito bem vindo, até mesmo para quem usa Windows, e veio para ficar. O Linux, principalmente, nos deu opção aonde tinhamos um monopólio. Diferente de tempos atrás, hoje em dia você tem escolhas quanto ao OS que usa, aos softwares e tudo mais. E escolhas, concorrência, sempre eleva a qualidade dos produtos, do suporte técnico, dos preços e tudo mais que é vantagem ao consumidor.

Tomo como exemplo o caso de um amigo chamado Ivan (vulgo Greylica). Ele possui uma RenderFarm na cidade dele e é obrigado a trampar com WIndows (todos legalizados) em diversas máquina (visto que ele tem de dar saída em material de 3DSMax, Maya e etc). E ele falou que depois do booom do software livre, o suporte técnico da Micro$oft melhorou muito.

Philipius
Veterano
# out/06
· votar


Ronin
Isto é um problema com o administrador do sistema de vocês,
Na verdade a ordem vem de cima, a Presidência quer o Linux difundido e, nas máquinas que ainda utilizam Windows, a implementação do OpenOffice como padrão.
Acho legal a difusão, mas não sei se forçar o uso é a melhor forma de promover a disseminação.

No Windows, ao menos com Outlook Express e o Microsoft Outlook não funciona assim (ao menos até a época em que parei de usar Windows).
Agora funciona! =)

Sou da época em que Linux era Slackware e Red Hat, era preciso meia hora de configuração para conseguir instalar. Sei que hoje o Linux está mais prático e tão funcional quanto o Windows, mas prefiro o covnencional.

Ronin
Veterano
# out/06
· votar


Philipius
Sou da época em que Linux era Slackware e Red Hat, era preciso meia hora de configuração para conseguir instalar. Sei que hoje o Linux está mais prático e tão funcional quanto o Windows, mas prefiro o covnencional.

Está mesmo, um dia se vc tiver chance, recomendo testar o Ubuntu, da Canonical... obra prima no que se refere à usabilidade voltada ao usuário final.

Acho legal a difusão, mas não sei se forçar o uso é a melhor forma de promover a disseminação.
Com certeza não... se isto ainda tivesse como justificativa a empresa migrar ao software livre, redução de custos ou algo assim, eu entenderia (afinal a empresa lhe faz usar o soft que ela bem entender... aqui na agência sou obrigado a usar o Corel, quando prefiria usar o Xara ou o Illustrator). O problema é quando por trás desta obrigação existe aquele sentimento xiita do qual o Sam falou. Este sentimento não é bom para ninguém... muito menos para o software liver.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Admin
acho ridículo esse movimentozinho xiita de software livre... falta do que fazer...
Concordo, em parte, a maioria é um bando de desocupados que não ganham dinheiro fazendo software e não querem que ninguém ganhe, mas o lado bom ´´e que os softwares são de graa e são bons :D

greylica
Veterano
# out/06
· votar


Boas vibrações à todos, eu sou o greylica, ( Ivan Paulos Tomé ), e gostaria de fazer um pequeno esclarecimento, eu não me obrigo literalmente a usar software proprietário nesse momento, e realmente a render farm foi modificada para trabalhar com software livre em algumas partes, o que me confere um custo menor, mas somente limitado ao software utilizado como base de trabalho.
O software que utilizo é o Blender, não possuo licenças para trabalhar com Max ou Maya ou XSI, o Blender é Totalmente livre e gratuito tanto que aproveito o ensejo para convidá-los a conhecer a nossa comunidade em www.blender.com.br.
A questão de software livre ao meu entender será facilmente resolvida quando houver padronização, o que possivelmente pode descaracterizar também o fato de suportar estudos em outras frentes de inovação tecnológica.
A minha escolha aqui é o Mandriva, por causa do seu suporte a placas gráficas que em outras distribuições são mais complicadas e necessitam de recompilação do kernel, tarefa na qual não sou expert.
O software livre que utilizo diariamente para trabalho ( Blender ) é facilmente integrável a um bom workflow, tanto que guiei minha empresa para dar exclusividade a ele em detrimento de qualquer outro software.
Ele tem tanta capacidade quanto outros de gerar negócios e convive bem em plataformas e com outros softwares proprietários devido a sua extrema qualidade, coisa na qual o software livre tem superado os proprietários dia após dia.
No mais, não sou um fanático, isso pode complicar o meu workflow, portanto eu prego harmonia e convivência pacífica entre os setores de software livre e proprietário para todos os que me conhecem, com algumas ressalvas aos defeitos do software proprietário e a falta de facilidades no software livre quanto a questão simples de drivers.

Ah, vez por outra eu "ando" pela Internet e observo sobre os meus próprios comentários e como as reações podem ou não ser prejudiciais ou favoráveis a minha pessoa e implicações por ser uma pessoa pública ( Administro o site da Blender Brasil entre outras tarefas ), e vez por outra tenho de fazer estes esclarecimentos para que um Hoax não possa me prejudicar. Eu não uso software pirata em nenhuma instância do meu trabalho e me recuso a tal, também não distribuo software ou trabalho feito com software não devidamente adquirido, mas posso distribuir Linux e o Blender o quanto quiser e para quem quiser e meu trabalho também, bem como trabalhos advindos de softwares legalmente licenciados.
Em um pequeno giro, e uma empresa dessas entende erroneamente que eu uso estas plataformas proprietárias para meu trabalho, me torno alvo de fiscalização por parte de terceiros que não conheço, por isso o esclarecimento.

Meu software é Blender.

Um grande abraço a todos.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


<O>

Admin
Moderador
# out/06
· votar


Santa L.E.R. batman...

Ronin
Veterano
# out/06 · Editado por: Ronin
· votar


greylica
Santa coincidência Grey... como é que você veio parar aqui? Hehehehe.
Seja bem vindo ao CifraClub. Sou lá do fórum do Blender.

Valeu pelo post, pelos esclarecimento, e desculpa qualquer equívoco de minha parte.

Ronin
Veterano
# out/06
· votar


Admin
Sam... eu gostaria de editar meu post lá em cima, para que ele não surgisse em buscas com as informações equivocadas sobre o Gray... mas não consigo. Tem como?

greylica
Veterano
# out/06
· votar


Não precisa editar, não tem problema algum, o hoax nem se formou e já está desfeito, obrigado pelas boas vindas.

servo e fiel
Veterano
# dez/10
· votar


Ronin

tá passando jô agora não, cara, é no Viva?

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/10
· votar


servo e fiel
WTF?

fcl
Veterano
# dez/10
· votar


hahauhauhauahauhauaahuahua

o cara nem olhou a data


aproveitando pra dizer q eu odeio esse gordo



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista sobre Software Livre no Jô agora!