Quem aqui curte um Chimarrão ?

Autor Mensagem
Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


Eu tomei uma vez quando era criança e não tinha gostado...

Jason Voorhees
Veterano
# ago/06
· votar


Os 10 Mandamentos do Chimarrão

Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. Verdadeiros mandamentos, que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos relacionados com boa dose de humor:

1- NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc… mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

2- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).

3- NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.

4- NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.

5- NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).

6- NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

7- NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.

8- NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.

9- NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando… E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio… Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.

10- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela… etc… etc…

Jason Voorhees
Veterano
# ago/06
· votar


Benefícios do Chimarrão

Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais no produto, o que lhe confere um grande potencial de aproveitamento. O mestre em botânica Renato Kaspary em publicação de 1991 sobre erva-mate e Eunice Valduga, em dissertação para obtenção do grau de mestre (95), trazem várias informações a respeito.

Na constituição química da erva-mate, aparecem:

Alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

Assim, considera Kaspary, "a erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo".

Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.

Destaca-se principalmente que o mate é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, o chimarrão atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.

O chimarrão, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.

A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele. As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.

O chimarrão é rico em ácido pantotênico, encontrado em menor escala na tão propalada geléia real das abelhas, muito procurada pelas características medicinais que possui.

gsprs
Veterano
# ago/06
· votar


mate é true..

to tomando.. \m/

Digmatus Ferreira
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
é erva...vicia

dá barato??
hauheuehauaehu

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# ago/06
· votar


Churrasco com chimarrão, fandango, trago e mulher...eh disso q o velho gosta eh isso q o velho quer........o/
(2)

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
Não! É ruim demais e dá câncer de esôfago. Obrigada.
Ainda assim, aposto que faz menos mal que a coca

Mah Pezzoa
Veterano
# ago/06
· votar


bebe pinga caraio!!


boxe profizional!!

http://www.youtube.com/watch?v=OgAxWIbTqCs

aFFF
Veterano
# ago/06
· votar


Churrasco com chimarrão, fandango, trago e mulher...eh disso q o velho gosta eh isso q o velho quer........o/ (3)

Não! É ruim demais e dá câncer de esôfago. Obrigada.

é muito bom, aquece, e só dá câncer de esôfago se a pessoa tiver o hábito de tomar com a água quente demais...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Ainda assim, aposto que faz menos mal que a coca


Não tem como apostar isso...

aFFF
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Não tem como apostar isso...

po, falar que coca-cola é mais nutritiva e saudável que chimarrão(água quente + erva mate) é dose =P

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


é bom...

de vez em qd eu tomo...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


aFFF
po, falar que coca-cola é mais nutritiva e saudável que chimarrão(água quente + erva mate) é dose =P

Não disse que era nutritivo...é uma porcaria...assim como água quente e erva mate(que eu odeio)

Só que Coca eu gosto...=)

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


Kel adora refrigerante de laranja.
Eh verdade???
Uhummmmmmmmm
Eu amo euamo eu amo \o/

aFFF
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Não disse que era nutritivo...é uma porcaria...assim como água quente e erva mate(que eu odeio)

Só que Coca eu gosto...=)


então, a Coca é comprovadamente prejudicial...engordante, faz mal pro estomago e tal...já o chimas ñ tem nada demais, e de acordo com o que o cara postou, até faz bem pra saúde =)

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


aFFF

SE agente for dexa de comer tudo o q faz mal entao prefiro morre logo e come soh coisa boa \o/

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


aFFF
nada demais, e de acordo com o que o cara postou, até faz bem pra saúde =)


MAS EU ODEIO!!!!!


Beijos!!!!

Pseudonimum
Veterano
# ago/06
· votar


Eu! \o/

Steve Morsa
Veterano
# ago/06
· votar


eu curto um chimas, tomo todo dai =)

128556
Veterano
# ago/06
· votar


tomei agua num e tinha o gosto meio metalico \o/

Carlos Henrique 2
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
Nesse ponto não sou gaúcha....

Então não é uma gaúcha TRUE

o gaúcho TRUE deve tomar chimarrão, ter bigode e andar de chapeu, lenço no pescoço e bombacha.

Carlos Henrique 2
Veterano
# ago/06
· votar


Chimarrão tem alcool?


se não tem então não deve ter graça

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


Carlos Henrique 2

nao mas tem erva =o

Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar


Hoje eu acordei mais cedo
Tomei sozinho o chimarrão
Procurei a noite na memória... procurei em vão
Hoje eu acordei mais leve (nem li o jornal)
Tudo deve estar suspenso... nada deve pesar
Já vivi tanta coisa, tenho tantas a viver
Tô no meio da estrada e nenhuma derrota vai me vencer
Hoje eu acordei livre: não devo nada a ninguém
Não há nada que me prenda

Ainda era noite, esperei o dia amanhecer
Como quem aquece a água sem deixar ferver
Hoje eu acordei, agora eu sei viver no escuro
Até que a chama se acenda
Verde... quente... erva... ventre... dentro... entranhas
Mate amargo noite adentro estrada estranha

Nunca me deram mole, não (melhor assim)
Não sou a fim de pactuar (sai pra lá)
Se pensam que tenho as mãos vazias e frias (melhor assim)
Se pensam que as minhas mãos estão presas (surpresa)

Mãos e coração, livres e quentes: chimarrão e leveza
Mãos e coração, livres e quentes: chimarrão e leveza

... ilex paraguariensis...
... ilex paraguariensis...

aFFF
Veterano
# ago/06
· votar


Midgard

SE agente for dexa de comer tudo o q faz mal entao prefiro morre logo e come soh coisa boa \o/


aprecie com moderação :)

snowwhite

MAS EU ODEIO!!!!!


Beijos!!!!


mas é bom....:***...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


cha de cuspe? to fora

BRUXA MARATUXA II
Veterano
# ago/06
· votar


Nada melhor, que um chimas pra ressaca!
Aprendi isso com meu melhor amigo que é Gaucho!
eu lembro a primeira vez q tomei
foi amor ao primeiro gole!

ROTTA
Veterano
# ago/06
· votar


Eu gosto, mas não bebo freqüentemente.
Abraços.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


aFFF
mas é bom....:***...


:****

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Já provaram com uísque?

Pelo menos fica divertido...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem aqui curte um Chimarrão ?