Funk do BOPE (operações especiais RJ - Policia Militar)

    Autor Mensagem
    FBassist
    Veterano
    # ago/06


    hahaha mto bom


    CD exalta violência de tropa de elite do Rio
    Publicidade
    NELSON SILVA
    Colaboração para a Folha de S.Paulo, no Rio

    Batidão do funk + rajadas de balas + palavrões e apologia à violência = trilha sonora da guerra nas favelas do Rio. Em resposta aos chamados "proibidões" do tráfico, está sendo comercializado nos mercados clandestinos da cidade um CD chamado "Bonde do Caveirão", com músicas que exaltam as ações mais violentas do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM.

    O resultado --assustador como os CDs do crime, os chamados "proibidões"-- já foi ouvido por moradores de favelas pelos alto-falantes do carro blindado da polícia (Caveirão) em incursões aos morros cariocas: "Caveeeeira! / Sai da pista / o Bope vai te pegar!", grita o MC logo na faixa de abertura.

    Segundo declarações de poli ciais que não quiseram se identificar, o CD e um DVD --com imagens de ações e treinamentos da tropa de elite da polícia-- foram produzidos para fazer frente às músicas tocadas em bailes funk nas favelas e vendidas em CDs clandestinos. Nelas, o Bope é cantado como "treme, treme", entre outros termos menos publicáveis.

    "Um DJ amigo de um policial teve a idéia, que foi aprovada pelo grupo. A partir daí, algumas equipes passaram a usar o CD em operações para causar medo nos criminosos e desestabilizá-los durante as incursões. Nossas entradas nos morros são sempre anunciadas pelos fogueteiros. Me lembro de uma vez no Vidigal [zona sul], subíamos a ladeira principal em direção à favela, quando vimos um grupo de jovens da localidade e percebemos que eles nos viram e não se intimidaram. Tivemos a idéia de colocar o CD no som do carro e foi uma correria só. Junto com o funk, nós gritávamos e eles corriam", conta o sargento J., 35.

    A Polícia Militar ordenou a seus homens a apreensão das cópias de CDs e DVDs piratas sobre o batalhão que estão sendo comercializados por camelôs em bairros da zona norte. O comando da corporação também determinou que a corregedoria interna investigue as circunstâncias em que foram realizadas as filmagens e, principalmente, identificar como as imagens acabaram extraviadas.

    O DVD, intitulado "Wardogs" (Cães de Guerra) reproduz depoimentos de policiais relatando o orgulho de pertencer ao batalhão, treinamentos no Maracanã, na Lagoa Rodrigo de Freitas e até em incursões policiais a favelas da zona norte. Há imagens de apreensão de drogas, de armas e de criminosos mortos. O CD "Bonde do Caveirão" é resultado de mixagens de raps conhecidos com letras modificadas para não perderem a rima ou o ritmo.

    Moradores das Laranjeiras, onde fica a sede do Bope, confirmaram ter ouvido as músicas nos treinamentos pela ruas dos bairros e no som dos carros dos policiais, mas se dividem sobre o conteúdo violento das letras.

    I.S., 54, moradora do largo do Bulufa, no Complexo do Alemão (zona norte), contou que, ao chegar de uma festa de aniversário com seu filho de 17 anos, presenciou uma operação policial com o Caveirão e ficou horrorizada. De acordo com ela, ocorria um baile funk na favela e, ao entrar na comunidade, os PMs colocaram o CD no alto-falante do Caveirão, o que provocou pânico nos moradores. "Foi uma correria e os bares, que, por causa do baile, ainda permaneciam abertos, fecharam as portas às pressas."


    Link da musica:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u123671.shtml

    FBassist
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    esse video tb é mto bom!

    dia dia de um policial militar (RJ)
    http://www.youtube.com/watch?search=bope&v=jqyAByVEvXQ

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Puta que pariu hahahahah


    Esse mundo tá perdido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Funk do BOPE (operações especiais RJ - Policia Militar)