Vc é um gentleman?

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# jul/06


Que é em definitivo um gentleman? É um homem livre e bem educado, existindo por si mesmo e sabendo fazer-se respeitar. É diferente do homem de boa sociedade, do homem de boas maneiras, mesmo do homem de honra: as maneiras, a linguagem, a polidez não bastam. São lhes necessárias, ademais, a independência e a dignidade. Qualquer vassalagem, qualquer servilismo, qualquer familiaridade mesmo, com mais forte razão um ato desonroso, uma mentira, uma improbidade, fazem perder o titulo de gentleman. – em suma, o gentleman é o tipo inglês do homem acabado, e pode dizer-se do próprio rei que é mais ou menos gentleman. A domesticidade sob todas as suas formas, suprime de duas maneiras o sentimento da igualdade: porque a dependência e a vulgaridade não podem confundir-se com a independência e educação.
O gentleman lembra o sábio dos estóicos, o tipo do que se deve ser. É preferível que seja rendeiro e bem nascido, mas isso não é rigorosamente indispensável: é difícil mas não impossível que ele seja comercial ou industrial.

Se deve ganhar a sua vida, é preciso manter-se altivo, reservado, superior á fortuna e ás circunstancia e só apresentar as suas contas como um artista ou um médico, com uma espécie de pudor altivo, que conta com a delicadeza do próximo e não confessa nem os seus sofrimentos, nem as suas necessidades, nem as suas inquietações, nem nada que o constitua inferior àqueles de quem reclama a estima e repele a comiseração. O verdadeiro gentleman é ou deve mostrar-se acima de qualquer coação; não tem senhor e não age senão por condescendência ou por dever. Homem algum não tem nada a ordenar-lhe, e quando obedece, é á lei impessoal, ou á palavra dada, ou ao contrato aceito, em suma, a si mesmo que obedece, ao que obedece justo, eqüitativo, e não a um despotismo qualquer. – “Deus e o meu direito”, eis a sua divisa. O gentleman é decididamente o homem livre, o homem mais forte do que as cousas, sentindo que a personalidade suplanta todos os atributos acessórios de fortuna, de saúde, de categoria, de poder, etc..., e constitui o essencial, o valor intrínseco e real do indivíduo. Diz-me quem és e dir-te-ei o que vales. Esse ideal luta felizmente contra o grosseiro ideal, igualmente inglês, do capital, cuja formula é: quanto vale este homem?

O gentleman é o homem dono de si mesmo, que se respeita e se faz respeitar. Sua essência é pois a soberania interior. É uma caráter que se possui, uma força que se governa, uma liberdade que se afirma e se mostra e se regula sobre o tipo da dignidade. Esse ideal é mais moral do que intelectual. Mas do respeito a si mesmo derivam mil cousas, tais como o cuidado da própria pessoa, da linguagem, das maneiras, a vigilância do corpo e da alma, o domínio dos instintos e das paixões, a necessidade de bastar-se a si mesmo; a altivez que não implora e não quer favor algum, o cuidado de não expor-se a nenhuma humilhação, a mortificação alguma, não se colocando sob a dependência de nenhum capricho humano, a preservação constante da honra e do amor próprio.(...) Há de manter-se o gentleman irrepreensível, para não sofrer qualquer censura; para ser tratado com respeito, estará sempre atento em conservar as distâncias, em matizar as atenções, em observar todas as gradações da polidez convencional, segundo a classe, a idade, a situação das pessoas. Por isso mesmo, será imperturbavelmente reservado e circunspecto em presença de algum desconhecido, cujo nome e valor ignore e a quem poderia manifestar excesso ou falta de cortesia. Ele o ignora e o evita; e se é interpelado, desvia-se: se lhe dirigem a palavra, interrompe logo com altivez.
Sua polidez é pois não humana e geral, mas toda individual e apropriada as pessoas.


n concordo com tudo, mas achei interessante...

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


Eu não, eu sou um cafajeste desgraçado

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


as vezes =/

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


heuahe brincadeira ein

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


Kirk_Hammett

ta.. mas espero q vc n esteja pensando q gentleman é a caricatura do cara q puxa a cadeira, abre a porta do carro pra mulher..

Rato
Veterano
# jul/06
· votar


Vc é um gentleman?

não vouo ler, mas sou sim :)

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido

Cara eu até tentei, mas não entendi nada do que tá escrito aí

Bend
Veterano
# jul/06
· votar


não vouo ler, mas sou sim :)

Logo você que cria tópicos tão politizazdos....

Cabeça De Balde
Veterano
# jul/06
· votar


Sou caba safado.

Bend
Veterano
# jul/06
· votar



Sou caba safado.


Eu tambem.... Me lembro da época em que elas não falavam e nós as arrastavamos pelos cabelos.

Bons tempos.....

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


bah.. vcs n entenderam

Rato
Veterano
# jul/06
· votar


Logo você que cria tópicos tão politizazdos....

ee hehe

nada guras ... tô fora de discussões sobre política ....tempãp q não falo sobre isso em tópicos :/

o segredo de ser um gentleman é pelo simples fato de ser um facilitador na hora de pegar uma róita com um pedigree maior e ter uma boa noite de sexo com ela :)

Coldplay
Veterano
# jul/06
· votar


minha ex falava q eu era, não descordo

kbza
Veterano
# jul/06
· votar


Rato
o segredo de ser um gentleman é pelo simples fato de ser um facilitador na hora de pegar uma róita com um pedigree maior e ter uma boa noite de sexo com ela :)

motivação de todos os homens gentis, tirando os viados, só esses acham outros motivos para serem gentis.

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido

explica ae entao

kbza
Veterano
# jul/06
· votar


Kirk_Hammett
explica ae entao

não tem o que explicar

gentle = gentil
man = homem

128556
Veterano
# jul/06
· votar


so sim ;D

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido

Vc é um gent em man?

Claro que eu sou gent, efalam que eu sou gent fina, sou um cara muito legal

Vamos gent, postem aí suas opiniões

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


kbza

vc que não entendeu agora, kbza oka

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


h0h0

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


nao entendi nada do texto =/

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard
\m/ !

nem eu man

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


128556
Midgard

somos 3

\o/

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


i'll see the light tonight
flashing throught the sky
take my life toniiiiiiiiiiiiight

!

brunohardrocker
Veterano
# jul/06
· votar


eu ja fui chamado de gentleman, mas acho que não sou bem assim não..

Índio_DT
Veterano
# jul/06
· votar


nao tou com saco pra ler...
mas acho q sou sim...sou gentil e educado...

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


não descordo

=O

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Sou.

Sparkle
Veterano
# jul/06
· votar


Eu sou, com quem acho que devo ser!

Johnny Favorite
Veterano
# jul/06
· votar


Esse texto ai está me descrevendo quase que perfeitamente!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original