Autor |
Mensagem |
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
Não desvirtuem este tópico, pois ele é único. Afinal ninguém nunca ousou tampouco ousaria criar um tópico sobre estas 3 potências econômicas do continente sul-americano (Guiana, Suriname e Guiana Francesa).
|
Jack Holland Veterano |
# jul/06
· votar
Tempo restante estimado antes que se desvirtue: 11 min 42 seg
|
Flying CCCP Veterano |
# jul/06
· votar
As guianas nada mais são do que um apêndice do Acre.
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
· votar
GUIANA
A Guiana é um país da América do Sul, limitado a norte e a leste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Suriname, a sul e oeste pelo Brasil e a oeste pela Venezuela. Sua capital é a cidade de Georgetown.
História
Explorada por navegantes espanhóis a partir de 1499, a Guiana passou a ser ocupada por holandeses no início do século XVII. Em 1814, a Holanda cedeu a região aos ingleses, que a batizaram oficialmente de Guiana Inglesa em 1831. As autoridades coloniais, diante das dificuldades encontradas para recrutar trabalhadores braçais entre os indígenas, decidiram substituí-los por escravos negros. Com a abolição da escravidão em 1837, os trabalhadores indianos substituíram os negros nas plantações do interior. Esses traslados de consideráveis contingentes humanos são responsáveis pela pouca homogenidade da população do país. Cheddi Jagan fundou em 1950 o Partido Progressista Popular, grupo político formado principalmente, pela população de origem mestiça, e apresentou um programa de profundas reformas sociais, ao mesmo tempo que se mostrava partidário da independência. O Congresso Nacional Popular, partido dos negros, dirigido por Forbes Burnham e menos radical em suas demandas, conseguiu o apoio da população branca. Jagan ganhou as eleições de 1961, mas vários distúrbios de caráter racial retardaram a Independência. Jagan venceu as novas eleições em 1964. Pouco depois, o governador inglês nomeou Burnham como primeiro-ministro. Em 1966 o país alcançou sua Independência dentro da Commonwealth
Subdivisões
Subdivide-se em dez regiões administrativas:
Barima-Waini
Cuyuni-Mazaruni
Demerara-Mahaica
East Berbice-Corentyne
Essequibo Islands-West Demerara
Mahaica-Berbice
Pomeroon-Supenaam
Potaro-Siparuni
Upper Demerara-Berbice
Upper Takutu-Upper Essequibo
Economia
A economia da Guiana tem mostrado um crescimento económico moderado desde 1999, baseado numa expansão dos sectores agrícola e mineiro, numa atmosfera mais favorável para iniciativas empresariais, uma taxa de câmbio mais realista, uma inflação razoavelmente baixa e apoio continuado por parte de organizações internacionais. Os problemas crónicos incluem carências no número de trabalhadores qualificados e infraestruturas deficientes. O governo tenta equilibrar uma dívida externa de grandes dimensões com a necessidade urgente de expansão do investimento público. Os baixos preços de produtos-chave nos sectores mineiro e agrícola, combinados com problemas nas indústrias de bauxite e açúcar ameaçam a já ténue posição fiscal do governo e ensombram o futuro.
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar
SURINAME
O Suriname é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana. Área: 163 265 km². Capital: Paramaribo. Idioma: Holandês. Moeda: Guilder. População: 404 mil (1994). Cidades mais populosas: Paramaribo, Nieuw Nickerie e Meerzorg.
História
Embora mercadores holandeses tivessem estabelecido várias colónias na região da Guiana antes, os holandeses não tomaram posse do que é hoje o Suriname até ao Tratado de Breda, que marcou o fim da Segunda Guerra Anglo-Holandesa.
Depois de se tornar numa parte autónoma do Reino dos Países Baixos em 1954, o Suriname conseguiu a independência em 1975. Um regime militar dirigido por Desi Bouterse governou o país nos anos 80 até que a democracia foi reestabelecida em 1988.
Política
O Suriname é uma democracia sujeita à constituição de 1987. O ramo legislativo do governo é a Assembleia Nacional, que consiste de 51 membros, eleitos de cinco em cinco anos. A Assembleia Nacional elege o chefe do ramo executivo, o presidente, através de uma maioria de dois terços. Se nenhum candidato atingir essa maioria, o presidente é eleito pela Assembleia do Povo, uma instituição de 340 membros que é composta pelos membros da Assembleia Nacional e por representantes regionais.
O Suriname é um membro de pleno direito do CARICOM, e membro da Organização dos Estados Americanos e CEPAL.
Religiões
As religiões que predominam no Suriname são:
Hinduísmo: 90%
Protestantismo: 25%
Catolicismo: 22%
Judaísmo: 20%
Wicca: 6%
Aspectos Físico-Geográficos
Antiga colônia neerlandesa, a atual República do Suriname é um país sul-americano, cujos limites geográficos são os seguintes:
ao norte: Oceano Atlântico;
a leste: Guiana Francesa;
ao sul: Brasil;
a oeste: Guiana.
A maior parte do Suriname encontra-se inserida no Escudo das Guianas e, a superfície do país, que tem por capital Paramaribo, é de 163.265 km².
Localizado na região equatorial, o Suriname apresenta clima quente e úmido e vegetação florestal na maior parte de seu território.
Demografia
A população do Suriname é constituída por vários grupos minoritários. A maior percentagem, cerca de 37% da população, corresponde aos hindustani, descendentes de imigrantes indianos que chegaram durante o século XIX. Seguem-se os crioulos, de sangue misto negro e branco, com cerca de 31%, ao passo que os javaneses ("importados" das antigas Índias Orientais Holandesas) e os Pardos (descendentes de escravos africanos fugitivos) compõem 15 e 10% da população, respectivamente. O restante é formado por ameríndios, chineses e brancos. Também vive no país uma pequena comunidade judaica, composta por várias famílias, descendentes de sefarditas que haviam fugido da Península Ibérica para os Países Baixos. Em tempos, dirigiram uma região autónoma do Suriname chamada "Jodensavanne".
Devido ao grande número de grupos étnicos no país, não há uma religião principal. A maioria dos hindustani são hindus, mas o islão e o cristianismo também são muito comuns. O cristianismo é dominante entre os crioulos e os pardos.
A língua holandesa é a língua oficial do Suriname. Os surinameses também falam as suas próprias línguas: Sranang Tongo, javanês e outras. Os habitantes ameríndios originais, caribes e arawaques, do Suriname falam as suas próprias línguas, e o mesmo acontece com os descendentes dos escravos fugitivos do interior; aucano (n'Djuga) e Saramacano. Por fim, o inglês é muito usado, em especial em instalações orientadas para o turismo.
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
· votar
GUIANA FRANCESA
A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França (département d'outre-mer, em francês) na costa caribenha da América do Sul, situado na região homônima. Limitada a norte pelo Oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil e a oeste pelo Suriname (junto à fronteira com este país está a cidade de Saint Laurent du Maroni). Capital: Caiena.
É território francês desde 1644. No entanto, entre 1809 e 1817, esteve anexada ao Brasil. Durante o período entre 1852 e 1945, prisioneiros comuns e políticos eram deportados da França continental para esta província, e em especial para a Ilha do Diabo. Muitos deles viriam a morrer de doenças tropicais. Entre os prisioneiros célebres que por aí passaram estão Alfred Dreyfus e Louise Michel. O livro Papillon, de Henri Charrière, mais tarde transformado em filme, retratou o quotidiano desses condenados e o tratamento brutal ao qual eram submetidos.
Atualmente a Guiana Francesa é mais conhecida por hospedar a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Européia.
Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, a Guadeloupe e a Reunião.
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
· votar
É válido salientar que apesar da escrita, se pronuncia GÜIanas (como se tivessem tremas no U)
|
brunohardrocker Veterano |
# jul/06
· votar
As religiões que predominam no Suriname são:
Hinduísmo: 90%
Protestantismo: 25%
Catolicismo: 22%
Judaísmo: 20%
Wicca: 6%
O.o
se tem 90% só restam 10% Oo
|
Sir Cam Veterano |
# jul/06 · Editado por: Sir Cam
· votar
Tem um monte de brasileiro que foge pra Guiana Francesa.
E só pra lembrar, o Suriname é a Guiana Holandesa.
|
TONY BLANCO Veterano |
# jul/06
· votar
GUIANA
Seria um peixe de água doce?
Ou uma marca nova no mercado de uma Maionese
|
Midgard Veterano |
# jul/06
· votar
As religiões que predominam no Suriname são:
Hinduísmo: 90%
Protestantismo: 25%
Catolicismo: 22%
Judaísmo: 20%
Wicca: 6%
O.o
se tem 90% só restam 10% Oo(2)
|
TONY BLANCO Veterano |
# jul/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar
As religiões que predominam no Suriname são:
Discordicionista 3%
Concordicionista 1%
|
Spectrum Veterano |
# jul/06
· votar
:\ amanhã tenho provão de geografia e imagino que caia algo também sobre as Guianas...que legal :/
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
· votar
brunohardrocker
se tem 90% só restam 10% Oo
nego lá deve ter mais de uma religião
|
TONY BLANCO Veterano |
# jul/06
· votar
nego lá deve ter mais de uma religião
Sim! devem morar em outra região.
A região montanhosa, são a que eles gostam mais
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
· votar
Por que quase ninguém fala nas Guianas?
Eu por exemplo, as únicas vezes que ouvi este nome foram em aulas de geografia.
Ouvimos notícias de Papua Nova-Guiné que fica longe pra cacete mas nunca ouvi uma noticia sequer sobre as Guianas, que são vizinhas nossas. Será que lá não acontece nada que merece virar noticia internacional?
|
Party Boy Veterano |
# jul/06
· votar
As religiões que predominam no Suriname são:
Hinduísmo: 90%
Protestantismo: 25%
Catolicismo: 22%
Judaísmo: 20%
Wicca: 6%
O.o
se tem 90% só restam 10% Oo(3)
E só pra lembrar, o Suriname é a Guiana Holandesa.
Sim, parou de usar esse nome quando conseguiu a independência, assim como a Guiana, que antes se chamava Guiana Inglesa...
Tenho um amigo que morou na Guiana, ele falou que eles jogam muito basquete, e que lá faz 40°c na sombra...
|
izack darck Veterano |
# jul/06
· votar
Sempre me perguntei porque ninguém, nem meus professores de geografia ligam pra esses paises, é como se eles não existissem.
esse tópico prova que o OT tbm é cultura...rsrsrsrs
Agora vou fazer um sobre Honduras, Nicarágua e Panamá.
|
izack darck Veterano |
# jul/06
· votar
Carlos Henrique 2
Vc já assistiu Papillon?
|
snowwhite Veterano |
# jul/06
· votar
izack darck
Sempre me perguntei porque ninguém, nem meus professores de geografia ligam pra esses paises, é como se eles não existissem.
Os meu ligavam....e depois desligavam. hehe
|
snowwhite Veterano |
# jul/06
· votar
izack darck
Vc já assistiu Papillon?
Eu já li o livro. E tb "O banco" do mesmo autor.
äss: mitid¨6a
|
izack darck Veterano |
# jul/06
· votar
snowwhite
Ow... hoje ela engoliu o Bozo...rsrsrsrs...
|
snowwhite Veterano |
# jul/06
· votar
izack darck
Ow... hoje ela engoliu o Bozo...rsrsrsrs...
???
A essa hora....se não me explicar a piadinha...fico só no automático...
|
izack darck Veterano |
# jul/06
· votar
snowwhite
É que vc tá tão engraçadinha que só pode ter engolido o Bozo... ¬¬
|
snowwhite Veterano |
# jul/06
· votar
izack darck
É que vc tá tão engraçadinha que só pode ter engolido o Bozo... ¬¬
¬¬
Qual a graça do que eu disse?
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# jul/06
· votar
izack darck
Vc já assistiu Papillon?
não, pq?
|
izack darck Veterano |
# jul/06
· votar
snowwhite
Tá...dexa... mas vc já viu o filme Papillon? Com Steve McQueen e Dustin Hoffman???
|
izack darck Veterano |
# jul/06 · Editado por: izack darck
· votar
Carlos Henrique 2
É com Steve McQueen e Dustin Hoffman. Fala de um presidio terrível que tinha na Guiana Francesa, era pra onde a França mandava os seus desertores e prisioneiros... e esse presidio existiu. A pior parte é quando o Steve McQueen come Baratas na solitária... Blehhrr
|
snowwhite Veterano |
# jul/06
· votar
izack darck
Tá...dexa... mas vc já viu o filme Papillon? Com Steve McQueen e Dustin Hoffman???
Ahã. Mas, seguindo a norma...o livro é mil vezes superior.
Leia "O Banco"...a continuação.
|
izack darck Veterano |
# jul/06 · Editado por: izack darck
· votar
snowwhite
Os livros são sempre mil vezes superior aos filmes.
Vou ler sim :)
|