Wolf Creek: Viagem ao Inferno

    Autor Mensagem
    Douglas Richard
    Veterano
    # jul/06


    Quem já viu esse filme? Diz que a história é real... Pra quem não viu, eu acho que vale a pena ver... Pra quem já viu, o que acharam desse filme? Eu achei realmente interessante. Aliás, a história se passa na Austrália. E esse país é completamente isolado do resto do mundo geograficamente. E lá realmente as pessoas não gostam de estrangeiros na terra dos cangurus. Bom, chega de papo. Qual a opinião de vocês?

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    nunca vi

    Midgard
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    nunca vi(2)

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Um filme que quer assustar não pode ter medo. Ao final de "Wolf Creek", eu estava esgotado de uma hora e meia de coração pulsando pela boca. Eu só queria beber - e muito - após o filme.

    A sessão de "Wolf Creek" veio para satisfazer quase um ano de espera para assisti-lo. Gerador de burburinho em Sundance, comprado pelos irmãos Weinstein antes das sessões naquele festival, um sucesso de exibições em Cannes e agora ele se torna uma das dez maiores bilheterias do último fim de semana do ano, com a contabilidade de um dia de exibição em uma dúzia de cinemas (apesar do alto número de espectadores, “Wolf Creek” vem dividindo platéias – um amigo morando nos Estados Unidos disse que o filme vem sendo raivosamente vaiado em todas as sessões lotadas). É um bocado de expectativa para se superar e, enquanto "Wolf Creek" não é isento de defeitos, consegue um resultado há muito tempo perdido: um filme de terror sobre um psicopata que aposta no medo ao invés do "gore". A violência gráfica, ou a escatologia, chega até a ser comportada, não faz ninguém procurar sal de frutas Eno dentro da mochila - em alguns momentos chega a ser tola, como a cena que envolve dedos obviamente falsos - mas tal violência nunca deixa de ser brutal. Terrivelmente brutal. Isso se deve pelo tempo que o diretor Greg McLean se permitiu deixar a situação se desenvolver, além de sempre nos lembrar o quanto de dor é provocado pelo mínimo corte. Eu não quero estragar o filme para ninguém, mas as palavras "cabeça numa vara" ainda me deixam mal.

    Baseado no caso dos Assassinatos dos Mochileiros e no caso Falconio, de onde o filme retirou sua trama básica, "Wolf Creek" causou polêmica na Austrália pelo sadismo em explorar o sofrimento e morte de vítimas reais. Os parentes das vítimas do Assassino de Mochileiros, Ivan Milan (que inspira o Mick Taylor do filme), se revoltaram pedindo maior respeito pelas vítimas. Realmente, "Wolf Creek" não é nenhum "Blowing in the wind". À luz dos recentes protestos racistas na Austrália, "Wolf Creek" pouco faz para limpar a imagem do país.

    Agora, me diga se tudo isso não é sinal para um puta filme de horror?

    Ao contrário dos "slashers" convencionais, o assassino não possui máscara. Sua identidade não é um mistério. Estamos no deserto, no campo aberto, não há abrigo para nos escondermos - sempre a primeira coisa feita quando se está com medo. Além do assassino, apenas três personagens principais. Quando se depende de um número tão limitado para carregar a história, não há desperdício a ser feito. McLean, então, construiu um filme em que o espectador compreenda os personagens, venha a conhecê-los e a, perigosamente, afeiçoar-se a eles. Estas pessoas representam amigos que você já possui em sua vida. Quando nossos queridos Ben, Liz e Kristy são abusados, torturados e mortos, o espectador sente na pele. Não, “Wolf Creek” não é o remake de “Dawson’s Creek” com lobisomens. Esse filme já foi feito e se chama “Amaldiçoados”.

    Mais cruel ainda é saber que os personagens não estão indo para algum lugar, mas sim retornando para casa após algumas semanas viajando com uma mochila nas costas. "Wolf Creek" é um filme independente, de baixo orçamento, pequeno tanto em escala quanto em duração. A sala de cinema faz-se sentir mais claustrofóbica. O impacto visual vem imediatamente: as ondas e o pôr-do-sol das praias australianas; a fotografia preciosa de Brandon Trost captura a atmosfera do deserto australiano, sua beleza inóspita e o isolamento assustador. Ben, Liz e Kristy atravessam o país e estão se divertindo como nunca: eles dormem sob as estrelas, conversam sobre OVNIs e até um beijo acontece. Mesmo que acontecesse em Crystal Lake, eles ainda teriam suas vidas poupadas - tudo é muito inocente, leve. Metade do (curto) filme é a dinâmica entre esses personagens e nos sentimos acolhidos por eles.

    Wolf Creek é um ponto turístico real e impressionante. É o local do maior impacto de meteoro no planeta, uma cratera imensa no meio do deserto com uma pequena floresta no centro. A revelação do local é o ápice do faux-travelogue, nos capturando completamente. Após isso, somos deixados sós. Greg McLean provoca no espectador uma perpétua sensação de incerteza. Os personagens passam um longo tempo discutindo a existência de alienígenas e discos voadores e durante a visita a Wolf Creek, todos os seus relógios param e o carro misteriosamente não funciona mais. Porém, não demora muito e somos lembrados de coisas horríveis o bastante que já acontecem nesse planeta.

    "Wolf Creek" transmite a atmosfera de um filme dos anos 70, não procura imitações ou referências de outros filmes, mas seu niilismo nasce da condição humana muito mais do que da atualidades, como a sociedade de guerra que inspira "The Devil's Rejects". O mundo de "Wolf Creek" é um onde pessoas inocentes sofrem coisas horríveis sem merecer. Colocados no deserto ou num planeta alienígena, é o mesmo para os personagens; deslocados, desesperados, o espectador sente-se aterrorizado porque há pouca ou nenhuma alternativa para as decisões que eles tomam. Sua câmera nervosa, semi-documental, sempre nos relembrando que se o assassino não os eliminar, a natureza o fará.

    Ainda assim tive algumas questões com o filme, mas que em nenhum momento devem desmerecê-lo: os personagens cumprem pelo menos duas decisões inacreditáveis que só servem para ajudar o roteiro a chegar a um ponto pré-determinado: há a agora obrigatória cena da descoberta do vídeo caseiro de vítimas anteriores, mais uma vez e absolutamente dispensável (a "revelação" que ela traz já se fez óbvia há muito). E eu não consegui evitar de me sentir frustrado com o terço final, estava tão capturado pela sensação de perigo que me oprimia na poltrona que qualquer catarse cinematográfica me trazia direto para a minha realidade de espectador: momentos como o "Relembrando 'Mad Max'" embora excitantes, quebraram os laços que havia estabelecido com o filme. O final torna-se frustrante por ser abrupto e anticlimático, mas imagino que deve funcionar para a maioria das pessoas.

    Vários amigos meus já me confessaram que filmes de terror sobre assassinos nunca realmente assustam (eles preferem os de fantasmas, de espíritos zombeteiros, do além-túmulo). Em "Wolf Creek" não existe nenhum susto, nenhum gato preto, nenhum "Bu! Na realidade sou eu!". O que nós sentimos é a necessidade de ver algo que sabemos que nos aterrorizará, a necessidade de sobreviver, de arranjar um jeito de fugir. O que se sente em "Wolf Creek" é um intenso medo de gente. Particularmente não acho que supere o mencionado “The Devil’s Rejects” ou o genial “The Descent”, mas este sim é o verdadeiro "Massacre da Serra Elétrica" do ano 2000 e talvez as platéias que considerem “Pânico” um filme de terror (sinal do apocalipse) realmente fiquem enfurecidas pela sua crueza. Celebre-o como tal.

    Midgard
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    caramba oO valeu pelo teu review

    Deji
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Albergue rules

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Midgard
    Disponha

    RobertSmith
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    é novo, velho?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É legal, mas podia ser mais trash.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    RobertSmith
    É novo, saiu nesse semestre.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Deji
    \m/

    Douglas Richard
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    Sim, e daí???

    Douglas Richard
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    http://www.zetafilmes.com.br/criticas/wolfcreek.asp?pag=wolfcreek

    Galera, esse aí NUNCA VISITOU UM SITE DE COMENTÁRIOS...

    RobertSmith
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Fritz_mkvl
    É novo, saiu nesse semestre.
    não ouvi falar nada dele, pelo visto parece ser bom

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Douglas Richard
    uaehaeuheuhaeuaehauaheuaeh quem pode pode

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    malandrão

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Quanto ao filme... Não é isento de defeitos, consegue um resultado há muito tempo perdido: um filme de terror sobre um psicopata que aposta no medo ao invés do "gore". A violência gráfica, ou a escatologia, chega até a ser comportada, não faz ninguém procurar sal de frutas Eno dentro da mochila

    ninhaw
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    hauhauihai
    enfim é bom ou não?

    ROTTA
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Talvez eu veja este filme. Não me chamou muito a atenção...
    Abraços.

    BlacK Dog
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Foi o melhor filme de suspense/terror recente que já assisti. Eu achei muito bem feito. O final é tenebroso! Eu recomendo.

    rubia
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    tô tão crente no filme que já tô pensando em um dia ir lá nessa cratera, ai na Austrália, pra ver se encontro o tio que mato as moça mais um monte de gente, afinal ele ainda está a solta, a espreita e a espera de algum turista ingênuo e encantado com a terra dos cangurus, para tirar peças dos seus carro, seja o radiador ou o cilindro, e se divertir com elas em seu psico/esconderijo...

    rubia
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    a daí eu ia filma tudo, ia c tipo como um bruxa de blair, só q o problema seria como encontrariam os videos se ele nos matasse a todos.....a mais um dia alguem encontraria........

    powerguitar10
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Deji
    Albergue rules

    puta filme esse eu achei!

    BlacK Dog
    Foi o melhor filme de suspense/terror recente que já assisti. Eu achei muito bem feito. O final é tenebroso! Eu recomendo.

    Putz...amanha eu e meu primo vamos matar a segunda aula da facul pra ir pra la...

    só tem sessão a partir das 21:00 desse filme ae!

    deve ser trú

    Vo levar um pacote de cheetos bola!

    Lord Shaper
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    vou alugar

    Douglas Richard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Po, fizeram up do meu tpc! Quem já viu Escuridão - The Dark? Eu criei um tpc pra ele também. Tá lá no OT na 1ª pag. ainda...

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu só aluguei por causa desse tópico, e decepcionei-me. :(

    Douglas Richard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    NoAlarms
    Po eu achei legal...

    _DoX_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    and on and on and on

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wolf Creek: Viagem ao Inferno