Como que se mede Pressão arterial ???

    Autor Mensagem
    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jun/06


    Quem souber posta ai... que mais tarde eu volto ler ....

    kbza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    não é pegando suas batidas por minuto?

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    kbza
    é um negocio diferente, que aperta uma bobinha até não ouvir mais a pulsação ....

    Philipius
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Man, pra medir pressão arterial você precisa de um medidor de pressão arterial.
    Se você não sabe utilizar um, não utilize, ou você corre o risco de prender a circulação de seu braço, resultando até em uma necrose e perda total do membro.

    Philipius
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    aperta uma bobinha até não ouvir mais a pulsação ....
    Aí depois vai soltando aos poucos.
    Não faço a mínima idéia de como se faz isso direito, só sei que se não soltar e deixar uns 2 dias acho que dá uma bela capa para CDs de bandas GrindCore.

    kbza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    que aperta uma bobinha até não ouvir mais a pulsação ....

    [modo papael on]
    mas não morre?
    [modo papael off]

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Philipius
    Man, pra medir pressão arterial você precisa de um medidor de pressão arterial.
    Se você não sabe utilizar um, não utilize, ou você corre o risco de prender a circulação de seu braço, resultando até em uma necrose e perda total do membro.



    Pronto, agora me chama de burro tambem....

    Philipius
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Pronto, agora me chama de burro tambem....
    jah q vc insiste???/

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tem um jeito mais facil de saber, pegue um relogio marque 5 minutos, bata uma ******* e conte quantos centimetros/metros o esperma alcança, divida a pontecia escalar por 2 mais o tempo trasncorrido, no cronometro ao quadrado aí tem a pressão arterial com margem de erro de 99.999999 %!!!

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Pressão arterial: Por que aferir?!
    Prof. Acir Evaristo da Silva


    A tensão arterial ou pressão arterial, constitui fator ímpar no comportamento fisiológico dos seres humanos. Ela regula todo o metabolismo orgânico, possibilitando todas as atividades voluntárias e involuntárias que conhecemos. O organismo funciona com um nível pressórico aceito, universalmente como normal, em torno de (< l40 / < 90 mmHg) para adultos em atividade vital básica, respeitando-se a individualidade biológica de cada ser.

    Os profissionais de Educação Física precisam estar familiarizados com os níveis pressóricos, suas oscilações e suas implicações. É por meio do conhecimento de sinais e sintomas causados pelas variações da pressão arterial que os profissionais de Educação Física podem ajudar a detectar alguns problemas em seus alunos relacionados com a pressão arterial. A descoberta a tempo de problemas pressóricos pode evitar complicações à saúde do aluno, como também facilitar a prescrição e o controle de exercícios para esse aluno. A pressão arterial é expressa em dois valores, onde, o mais elevado é chamado pressão sistólica (máxima) e o mais baixo chamado de pressão diastólica(mínima). Máxima eqüivale ao momento da contração cardíaca e mínima, ao relaxamento.



    IDENTIFICANDO A PRESSÃO ARTERIAL

    A alteração pressórica acima dos valores tidos como normais é denominada de hipertensão arterial. Segundo Williams (1985, p. 963) nos adultos a pressão diastólica inferior a 85 mg é considerada normal; entre 85 e 89, é considerada normal alta; de 90 a 104, hipertensão leve; de 105 a 114, hipertensão moderada; e de 115 ou mais, hipertensão grave.

    Entre os fatores que interferem nos níveis pressóricos estão a idade, sexo, raça, obesidade, fumo, álcool, ocupação, stress e sensibilidade ao sal . A pressão arterial oscila normalmente em qualquer pessoa e adapta-se às variações orgânicas de acordo com a atividade desempenhada e o estado emocional do indivíduo num mesmo dia, não significando necessariamente, que haja problema se a pressão estiver diferente entre uma ou outra mensuração.

    A hipertensão se classifica em:

    1. Essencial ou primária - mais de 90% de todos os casos, hipertensão sem causa definida.

    2. Secundária - acomete a uma minoria de pessoas e, por permitir identificar suas causas que, na maioria das vezes, se relaciona com alterações hormonais e/ou na função renal, pode ser curada.

    3. Maligna - acomete em cerca de 1% das pessoas já portadoras de hipertensão primária ou secundária. Enquadra-se como emergência médica grave. Tratamento apenas clínico.



    COMO É REGULADA A PRESSÃO

    Localizado no bulbo cerebral , encontra-se o centro vasomotor, um dispositivo do sistema nervoso que se destina a manter e orientar a pressão e suas oscilações. Atua, recebendo diretamente informações do córtex e do hipotálamo sobre as necessidades circulatórias do organismo, agindo nas arteríolas, proporcionando maior ou menor constrição das mesmas e regulando a passagem do sangue.

    O coração quando se contrai , promove a sístole, lançando um volume de sangue a uma pressão proporcional a esse volume, numa determinada frequência cardíaca. Aumentando a frequência, aumenta o volume de sangue ejetado e, também, a pressão arterial.

    O aumento de pressão também pode ocorrer por problemas periféricos que diminuam a elasticidade das artérias e deixam de ceder à passagem do sangue.

    Alguns hormônios provocam vasoconstrição elevando a pressão, sendo que o mais conhecido é a adrenalina, que é secretado pelas glândulas supra-renais.

    Durante o exercício prolongado na maioria das vezes , ocorre o aumento de gás carbônico, ácido láctico e outros ácidos resultantes do metabolismo dos tecidos. Esse processo promove a dilatação da parede das artérias e a pressão diminui. É o centro vasomotor agindo para melhorar a oxigenação do organismo , facilitando a circulação, diminuindo o esforço coronário com a queda também da freqüência cardíaca.

    É comum vivenciarmos pessoas que no decorrer dos exercícios sofrem desmaios. Eles estão, na maioria das vezes ligados a esse efeito vasodilatador, que diminui a irrigação cerebral , refletindo diretamente no nível de consciência da pessoa .



    ATIVIDADE FISICA NO CONTROLE DA PRESSÃO

    A atividade física é recomendada como um dos meios para controle da pressão arterial não só pela promoção da perda de peso, mas também, e tão importante quanto, pela melhora da circulação periférica e orgânica, que através dos movimentos de contração muscular nos órgãos e membros inferiores , estimula o efeito bomba propulsora nos mesmos , auxiliando a circulação sangüínea em retorno ao coração (principalmente em exercícios executados em pé).

    Ocorre com isso, o equilíbrio do volume de sangue que chega e o que é ejetado , não sobrecarregando o trabalho da musculatura cardíaca. Na prática , temos um coração forte, capaz de promover a circulação orgânica com menor esforço e, consequentemente, menor pressão arterial.

    Pesquisas recentes demonstraram que dieta rica em frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura total e de gorduras saturadas, diminuem, significativamente, a pressão arterial. A redução do peso em 4,5 Kg diminui a pressão arterial em uma grande parte de indivíduos hipertensos.



    EQUIPAMENTO DE MEDIDA

    Utiliza-se para a mensuração da pressão arterial o aparelho denominado esfigmomanômetro (manguito), com o auxílio de outro equipamento denominado estetoscópio . Os dois formam o conjunto técnico para a aferição da P.A.. Os aparelhos de pressão podem ser encontrados em várias apresentações: portátil, de coluna de mercúrio fixo ou móvel e digitais.



    COMO MEDIR A PRESSÃO

    Para a medida da pressão arterial o indivíduo pode estar sentado ou deitado de acordo com a necessidade. O local do braço onde o aparelho será colocado deve estar sem vestuário. O braço deve estar em suave flexão, abduzido e relaxado. O aparelho deverá ser colocado (2,5 cm) acima da dobra interna do cotovelo; o estetoscópio posicionado nos ouvidos e a campânula apoiada na artéria da dobra interna do cotovelo. Insufle o manguito até aproximadamente 180 mmHg, e após, desinsufle gradativamente o aparelho e acompanhe com o estetoscópio a oscilação do som na artéria braquial, do mais forte até desaparecer. Neste momento são registradas respectivamente as pressões: sistólica(máxima) e diastólica (mínima), através da visualização no aparelho dos valores pressóricos no momento da percepção do som na artéria e quando ele desaparece. Com os aparelhos de leitura digital, utiliza-se apenas o envolver do braço com o aparelho e a insuflação, que é interrompida por um sinal sonoro e em seguida o próprio aparelho desinsufla e, indica a medida no seu visor.



    INIMIGO OCULTO

    O maior perigo da hipertensão é a não percepção da sua instalação no organismo por não haver, na maioria dos casos, manifestação dos sintomas. Isso leva ao indivíduo a só se dar conta da doença, quando ela já atinge um estágio mais avançado. A manifestação dos sintomas mais comuns são: dor de cabeça frontal ou nucal, náuseas, vômito, tonteira, epistaxe, cansaço, palpitações e sudorese. Qualquer desses sinais ou sintomas pode ser reflexo do início de uma hipertensão, mesmo que seja leve. Caso aconteça algum desses sintomas oriente o aluno a procurar um serviço médico.

    Todos esses tópicos aqui relatados reforçam a necessidade das avaliações que antecedem o início da participação em programas de atividades físicas, onde Médicos e Profissionais de Educação Física têm papel importantíssimo no diagnóstico e acompanhamento de seus alunos, portadores ou não de hipertensão.



    Referências Bibliográficas

    ASTRAND, P.O. Tratado de Fisiologia do Exercício. 2 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980

    ARMSTRONG, K.F. Enciclopédia Barsa. 5 ed. V.2. p.27. São Paulo: Melhoramentos, 1968

    MATHEWS, D.K. Medida e Avaliação em Educação Física. 5 ed. P.232. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980

    MEDICINA E SAÚDE, Enciclopédia da Família. V.1. São Paulo: Abril Cultural, 1968, p. 50/51-68/69

    WILLIANS, G.H.; BRAUNWALD E. Harrison´s Principles of Internal Medicine. Harrison Medicina Interna. 11 ed. V.1. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987

    http://www.personaltraining.com.br/pressao.html

    Vou deixar aqui caso mais alguem precise e para eu ler em casa com mais tempo

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Como se "tira" a pressão ??

    asda
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    El_Cabong
    Como se "tira" a pressão ??

    Matando...

    maggie
    Veterana
    # jun/06
    · votar


    El_Cabong
    Como se "tira" a pressão ??

    asda
    Matando...

    Essa foi a única piada boa do tópico.
    As outras foram apagadas, a pedidos.

    Cover_Malmsteen
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    com a fita metrica q n é,
    putz eu sou muito engraçado pode falar e ai de quem apgar

    Cover_Malmsteen
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    asda
    b intendi Como se "tira" a pressão? matando matando quem?

    Cover_Malmsteen
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    putzagora sou membro nem tinha notado ainda, finalmente, com licensa q eu vou comerar no banheiro. n da pra editar essas merdars

    Vick Vaporub
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Man, pra medir pressão arterial você precisa de um medidor de pressão arterial.
    Vulgo Esfigmomanômetro

    Se você não sabe utilizar um, não utilize, ou você corre o risco de prender a circulação de seu braço, resultando até em uma necrose e perda total do membro.
    Ui!

    ROTTA
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Esfigmomanômetro

    Como?! Esfínctermanômetro?! O.o
    Abraços.

    Inaian
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O_o

    Crash
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    com o esfigmomamometro :)
    eu sei aferir a pressao :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como que se mede Pressão arterial ???