Autor |
Mensagem |
Deji Veterano |
# mai/06
· votar
Como um cego sonha?
nada
ve
Edu respondeu
hauihauaui maldade
|
GuitarHouse Veterano |
# mai/06
· votar
deve ser estranho conversar pelo pc com um surdo
alguem do forum pode ser surdo/mudo e ninguem sabe...
|
Pati Cobain Veterano |
# mai/06 · Editado por: Pati Cobain
· votar
Como um cego sonha?
nada
ve
Edu respondeu
hauihauaui maldade (2)
|
tncv Veterano |
# mai/06
· votar
O_O
|
_DoX_ Veterano |
# mai/06
· votar
GuitarHouse
eu so mudo...
|
those_who_fight Veterano |
# mai/06
· votar
bom deveriamos aprender a linguagem dos sinais...
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# mai/10
· votar
Fiquei curioso.
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
The Root Of All Evil leia um livro chamado "vendo vozes", do neurologista oliver sacks.
a questão é pertinente, não pelo som, mas pela propria linguagem. a gente aprende a linguagem verbal ouvindo e repetindo, só depois aprender a ler e escrever. entao um surdo tarda mais a aprender uma linguagem. a alternativa é a linguagem de sinais, que pode ser aprendida tão ou mais cedo que a falada, e permite raciocinio igualmente rico e complexo.
fiz um comentario rapido aqui sobre esse livro, se quiser uma previa do que ele fala: http://kikipedia.wordpress.com/2009/07/08/pensamento-e-linguagem/
|
maggie Veterana |
# mai/10
· votar
Lembrei daquele vídeo do cachorrinho sonhando que estava correndo.
Quer dizer, independente de conhecer palavras é possível pensar e sonhar. A "linguagem" é outra.
|
BuBu Vodka Veterano |
# mai/10
· votar
pensar tbm...
o cachorro tbm pensa.. mas n fala...
tipo...
como a maggie falou.. tem outra linguagem
PS: alguem já viu um coral mudo?
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
maggie ah, mas tem uma diferença aí pensar simplesmente como o cachorro, sim. nesse caso, provavelmente alguma imagem ou sensação que ele viu por ai.
mas a linguagem permite o desenvolvimento de raciocinios abstratos, mais complexos, que o cachorro não realiza.
isso é citado várias vezes no livro: os surdos/mudos foram considerados durante muito tempo como sendo também retardados (dumb and deaf), pois mesmo recebendo uma "educação", eles não eram capazes de raciocinar e desenvolver conceitos abstrtos devidamente. (entre aspas pois o que se ensinava era emular a lingua, atraves de leitura labial ou de linguagem de sinais para aprender um idioma como o ingles ou o frances, e não a linguagem de sinais plena)
|
|
# mai/10
· votar
kiki
Valeu pelo livro!
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
The Root Of All Evil pegou num ponto fraco. eu sou fã desse cara
tem varias coisas sobre linguagem, sempre relacionando com questões neurológicas. o ultimo dele, de 2008 acho, se chama "alucinações musicais", é só sobre problemas ligados a música.
|
Thiago0 Veterano |
# mai/10 · Editado por: Thiago0
· votar
Outro dia na Facul ,um professor vez uma pergunta que serve como reflexão:
Ele perguntou : Como vc explicaria para uma pessoa que nasceu surda o que é som e o que é musica???
kiki Oliver Sacks é muito bom,leio bastante ele na Facul
Ja viu o livro dele chamado Alucinações Musicais ?
EDIT: Enquanto tava escrevendo vc ja respondeu a minha pergunta hehehe
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
Thiago0 hushaushauhuahsuhas
fui mais rapido minha meta é ler todos, já li 3...
comecei lendo pro causa da facul tambem, questoes sobre percepção de imagens... o caso mais louco ue eu vi ate agora é o caso do stephen wiltshire, o menino autista que desenha (hoje ele já é adulto).
na época que o livro foi escrito ele tinha pouco mais de 10 anos http://richardsmyth.files.wordpress.com/2009/01/stephen-wiltshire-notr e-dame.jpg esse desenho ele fez com quatorze anos
+_+
|
Vick Vaporub Veterano |
# mai/10
· votar
auhuhauhauhauhuah, como o Black Fire era noob.
|
Machine Gun Man Veterano |
# mai/10
· votar
The Root Of All Evil
Eu tava lendo esse tópico há uns dias. O passado do Black Fire é bem divertido. ^^
|
|
# mai/10
· votar
Machine Gun Man Eu tava lendo esse tópico há uns dias. O passado do Black Fire é bem divertido. ^^
Sim, estava lendo os tópicos antigos dele hoje, bem lecais.
|
Thiago0 Veterano |
# mai/10 · Editado por: Thiago0
· votar
kiki Ainda to lendo Alucinações Musicais, mas ja li algumas paginas de Tempo de Despertar que fala sobre pessoas portadoras de Parkinson
Por isso que eu gosto dos livros do Oliver Sacks,ele mostra não so as doenças ou o lado negativo de uma,mostra casos extraordinarios como o que vc citou.
E afinal de contas que curso vc faz (fazia)?
|
kiki Moderador |
# mai/10
· votar
Thiago0 eu fiz arquitetura tava estudando questoes de linguagem visual, desenhos, maquetes, etc...
e voce, fez o que? (vou embora depois leio a resposta, to indo comprar cordas pros meus instrumentos!)
|
Thiago0 Veterano |
# mai/10
· votar
kiki Comecei agora, to fazendo Musicoterapia por isso o livro Alucinações Musicais
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mai/10
· votar
Como vc explicaria para uma pessoa que nasceu surda o que é som e o que é musica???
Com gráficos de ondas. Vale lembrar que frequências baixas e fortes podem ser sentidas pela nossa caixa torácica, em uma sensação que se confunde com o tato.
Em limite, os sentidos se confundem. Mas a articulação da linguagem verbal é fundamental para a linguagem/pensamento. O código escrito é muuuuuito mais complexo que a fala, eles devem sofrer muito em um mundo de analfabetos [nesse ponto eu entendo eles]
|
Thiago0 Veterano |
# mai/10
· votar
J. S. Coltrane Entendo a sua resposta mas a proposta tambem é explicar de uma forma verbal,que seria transmetida em linguagem de sinais pra uma pessoa surda o que é o som,o que é musica
|
Sedank Veterano |
# mai/10
· votar
M.Knopfler B4cK5p4c3
O cego sonha com gostos, cheiros e sons do seu dia-a-dia.
|
DarkMakerX Veterano |
# mai/10
· votar
maggie Lembrei daquele vídeo do cachorrinho sonhando que estava correndo.
Minha cachorra sonhava direto e ficava correndo enquanto dormia. Já chegou até a latir.
|
lula_molusco Veterano |
# mai/10
· votar
Black Fire Recomendo a leitura de algum livro do Oliver Sacks. Sobre o mundo dos surdos existe o "Vendo Vozes", e sobre cegos tem um que eu esqueci o nome.
|
Dogs2 Veterano |
# mai/10
· votar
por legendas
|
# mai/10
· votar
Thiago0
O uso de drogas que provoquem sinestesia pode ser a resposta. Ou meditação/atividades físicas que induzam a estados similares às drogas.
|
EternoRocker Veterano |
# mai/10
· votar
Como é que um surdo pensa?
Com o cérebro... normal. \o/ \o/
Sério...
Ele pensa como qualquer outra pessoa (senão até melhor...) sendo cego, surdo ou mudo.
A perda de um sentido não vai impedir ou limitar sua capacidade de pensar...
Malandro mesmo foi Beethoven, que depois de perder totalmente a audição, compôs ainda 40 e poucas obras....
Se fez isso... é pq pensava... e muiiiiiito !!!!
|
# mai/10
· votar
EternoRocker
Beethoven fez isso depois de internalizar o código. Aí você pode até ficar surdo, porque já sabe como tudo funciona
|