Estudem, façam a parte de vcs...

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# mar/06


Estudem, façam a parte de vcs...

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Na seção: Grupo IBOPE, IBOPE Opinião, Instituto Paulo Montenegro, Notícias, Opinião Pública - Área: Análises e Índices\2005
Data de publicação: 14/09/2005

Instituto Paulo Montenegro divulga índices de alfabetização da população brasileira

Os resultados do INAF 2005 foram apresentados durante o 1º LEMA - Leitura, Escrita e Matemática para Alfabetização


O Instituto Paulo Montenegro, braço social do IBOPE, e a ONG Ação Educativa divulgaram na manhã desta quinta-feira (8) os resultados da 5ª edição do INAF (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional). A pesquisa, realizada entre junho e julho de 2005, foi apresentada durante o 1º LEMA - Leitura, Escrita e Matemática para Alfabetização.

Segundo os resultados do estudo, apenas 26% da população tem domínio pleno das habilidades de leitura e escrita. A maior parte, 38%, encontra-se no nível de alfabetização básico. São aquelas pessoas que conseguem ler um texto curto, localizando uma informação explícita ou que exija uma pequena inferência. Este grupo é formado principalmente por mulheres (53%), com quatro a sete anos de estudo (40%), das classes C (40%), D e E (45%).

Os outros níveis de alfabetização retratados pela pesquisa são analfabetos (7%), ou seja, aqueles que não conseguem realizar tarefas simples que envolvam decodificação de palavras e frases; alfabetizados rudimentares (30%), aqueles que conseguem ler títulos ou frases localizando uma informação bem explícita; e alfabetizados nível pleno (26%), que conseguem ler textos mais longos, localizar e relacionar mais de uma informação, comparar vários textos e identificar as fontes.

Conclusões

Segundo Vera Masagão, coordenadora da ONG Ação Educativa, uma das principais conclusões do estudo é que sem a 8ª série do ensino fundamental é difícil garantir um nível pelo menos básico de alfabetização ao longo da vida. "Como 63% dos brasileiros não têm o ensino fundamental, a população está majoritariamente excluída do ensino mínimo", afirmou.

Vera apontou ainda que uma das conclusões preocupantes do estudo é a de que 26% da população com um a três anos de estudo é alfabetizada nível pleno. A escola, segundo a coordenadora, faz a diferença, mas o número de anos de estudo não é o melhor indicador sobre o nível de alfabetização funcional da população, no caso da educação brasileira.

Influência

Além do estudo formal na escola, entre os fatores que influenciaram a alfabetização dos entrevistados estão a escolaridade da mãe, a capacidade de leitura do pai e a disponibilidade de livros, jornais e revistas na casa onde passou a infância.

Já sobre os fatores que fazem diferença atualmente, os entrevistados apontaram a disponibilidade de livros, jornais e revistas em casa, a variedade de livros que lê, a freqüência de visitas a bibliotecas, a realização de cursos extra-curriculares, a busca por mais de uma fonte de informação e o uso de computador (somente entre os mais escolarizados).

Dados detalhados sobre o estudo e o relatório completo estão disponíveis no site do Instituto Paulo Montenegro.

Sobre a pesquisa

Período: A pesquisa foi realizada em junho e julho de 2005.
Amostra: Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 15 a 64 anos em 143 municípios do Brasil.
Margem de erro: É de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: IBOPE Opinião, Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


me obriga

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Kirk_Hammett
me obriga

Jamais...é só um conselho, amore...:****

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


Tem duas provas amanhã, nem vou estudar

Deus é pai não é padrasto, vai dar td certo

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Eu tenho nojo de playboys vadios que não estudam só porque o pai no final das contas vai sustentar eles pela vida inteira, eles não precisam estudar porque mesmo se um dia cair um pingo de bom senso neles e tentarem fazer uma faculdade, o pai que vai pagar pra ele.
Que morram de ataque cardiaco tocando guitarra ou jogando cs.
Ou melhor
morram de hemorroidas

Ou melhor
morram num latrocinio

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


Kirk_Hammett
uahauha
snowwhite
eu naum estudo mas me dou muito bem no meu colegio
entaum nao tenho que estudar, apenas ir pra escola =P

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06 · Editado por: ServeTheServants
· votar


Se morassem em caruaru poderiam morrer na risca da faca num forró do Jackson

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Kirk_Hammett
Tem duas provas amanhã, nem vou estudar

Deus é pai não é padrasto, vai dar td certo


Não me decepcione, hein? hauhauhauh

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
uiuiui ta revoltado?

Kirk_Hammett
Tem duas provas amanhã, nem vou estudar (2)

mas eu tenho 3

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce
eu naum estudo mas me dou muito bem no meu colegio
entaum nao tenho que estudar, apenas ir pra escola =P


Mas não é tu que vive reclamando que não tem aula?

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce

Mas pras de sexta eu vou estudar

Pra de biologia pq se eu afundar eu to fudido e vou ter que estudar igual um filho da puta nos outros trimestres

e na de Literatura pra tirar denovo a maior nota da sala e esfregar ela na cara da professora

aff

morte a ela

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
que esses putos morram de morte morrida

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce
chupa meu paaaal (modo alborguethi on)
caralho MIELE!
Já falei pra guardar essa grana e botar em disquete pro Lafayette! Porra! (porretada na mesa)

Aninha_Shady
Veterano
# mar/06
· votar


Eu gosto de estudar ^^

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Aninha_Shady
Eu gosto de estudar ^^

Ah...alguém mais calmo aqui....^^

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
auhauhauha ta fumando oregano cara =P

Kirk_Hammett
eu tenho que estudar fisica, peso 4 na minha area =/
eu detesto fisica ¬¬"

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce

Amanhã eu tenho de geografia e filosofia

acho que só vou dar uma lida sobre projeções, pq parece que vai cair mais teoria sobre isso

Agora pra filosofia eu n preciso estudar, sou um gerador de lero-lero ambulante

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


snowwhite
eu gosto muito de estudar tb, mas detesto ver os mesmos assuntos mais de uma vez, detesto coisa repetitiva

Mera
Veterano
# mar/06
· votar


Estudar enriquece.
Pergunte aos donos de colégios particulares!

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


Kirk_Hammett
que série?

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


snowwhite

xD

amanha eu volto nesse topico e falo como fui \m/

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce

1

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce
Oregano é bom pra temperar pizza, algumas torradas e olhe lá
Eu fumo é cocaina
Eu cheiro maconha
Eu sou caotico!

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


sou um gerador de lero-lero ambulante

Gostei do termo.

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
Oregano é bom pra temperar pizza

Odeio pizzaria por causa disso

Eles nunca perguntam se eu quero com ou sem orégano

E eu nunca lembro de pedir

aff

morte aos pizzaiolos e as mulheres do caixa

Rato
Veterano
# mar/06
· votar


e quem tem q trabalhar e abrir mão dos estudos, deixe-me ver .... q se exploda

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


Kirk_Hammett
nóffa eu tb tou no 1º
vetores eim¬¬'

ServeTheServants
Eu fumo é cocaina
Eu cheiro maconha
Eu sou caotico!


true eim o_O

Holy Thunderforce
Veterano
# mar/06
· votar


Rato
auhauha que malvadao :P

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Holy Thunderforce
eu gosto muito de estudar tb, mas detesto ver os mesmos assuntos mais de uma vez, detesto coisa repetitiva

Eu sei. Mas não tem jeito. É assim mesmo. Quantas vzes tu acha que um astronauta passa pelos mesmos exercícios teóricos e práticos para se um cara eficiente e preparado? E um engenheiro? E um médico? E um presidente de empresa? E um artista plástico?

Procure ver na repetição uma forma de preparar sua mente para o que vem depois, entende?

:**

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudem, façam a parte de vcs...