Motoristas de Curitiba entram em greve a partir desta terça-feira

    Autor Mensagem
    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06


    Sindicato da categoria fez assembléia na noite desta segunda-feira e não aceitou a proposta da empresa
    Atualizado em 06/03/06 às 23h34


    Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba entraram em greve, desde a zero hora desta terça-feira (7). Após inúmeras reuniões na tarde desta segunda, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros (Sindimoc) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) não chegaram a um acordo comum. A greve, por tempo indeterminado, foi deflagrada em assembléia da categoria realizada no fim desta noite.

    Na saída da assembléia, houve tumulto e troca de insultos entre os patidários da paralisação e profissionais contrários à decisão.

    O vice-presidente do Sindimoc, Valdecir Bolete, afirmou que foi oferecido um aumento de 5% nos salários. O sindicato pretendia chegar a 6%. A diferença de 1% não foi conseguida. “A inflação acumulada nos últimos nove meses foi de 2,7%. Com o reajuste, teríamos um ganho real de 2,3%”, explicou.

    Após a assembléia, segundo Bolete, os participantes foram para a frente das empresas para a realização de piquetes. "Não houve um consenso. O reajuste oferecido pelas empresas não é justo. E por isso nós decidimos entrar em greve", explicou Bolete em entrevista afirmou à radio Band News. Devem participar da paralisação, funcionários de pelo menos 25 empresas de ônibus.

    Otimismo
    Quem estava otimista com a decisão antes da assembléia era o assessor jurídico do Setransp, Carlos Alberto Ribas Santiago. Ele participou das reuniões e afirmou que os 5% de reajuste deveriam ser aceitos pela empresa. Com a decisão da categoria, a empresa prometeu viabilizar o aumento.

    Urbs
    A assessoria da Urbs, empresa que administra o transporte coletivo na capital e região, deve se manifestar nesta terça-feira. Perguntada se o aumento dos funcionários provocaria um aumento no valor das tarifas dos ônibus, a assessoria disse que não está nos planos do órgão o reajuste no passe. Segundo a Urbs, a folha de pagamento representa 50% do valor da tarifa e a negociação do aumento salarial não deve refletir para o usuário final.

    De acordo com a assessoria da Urbs, as planilhas de custos já prevêem reajustes anuais dos funcionários, desde que sejam aplicados os mesmos porcentuais da inflação dos últimos doze meses.

    Aumento nas tarifas
    Durante a manhã desta segunda, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, se reuniu com o governador do Paraná, Roberto Requião, para discutir medidas que possam evitar um aumento nas tarifas do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana.

    Uma das medidas que mais influenciariam no valor final do passe seria a redução do Imposto sobre Serviços e Circulação de Mercadorias (ICMS) nas compras do óleo diesel. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), a desoneração do ICMS na compra de óleo diesel poderá causar um impacto de 2,5% a 3% no valor final.


    FONTE

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Será uma tarde divertida em casa hoje... =]

    Jason
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    cidade modelo

    FBassist
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    iupiiiiiii! \o/

    *nao moro em curitiba!

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eu conheco os caras do sindmoc heeh

    asda
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Novas....


    Isso é quase rotina aqui em SP...

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alguém sabe se já voltou ao normal?

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Christina Amaral

    60% nos horarios de pico...

    5 as 8 e das 17 as 21

    40% no resto

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Digao
    Ixe...
    Valeu... heheh :)

    Que horas será que tem bus 12h?????

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Christina Amaral

    se quiser eu faco um frete haha...

    1 real por quilometro...

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Digao
    1 real por quilometro...
    <o>

    Moro longe do colégio, man... Ia gastar mais que ida e volta de bus... ehuaheuaea (acho)

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Christina Amaral

    vc é de santa felicidade nao é???

    onde é o colegio???

    asda
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Vai de taxi... Cê sabe...

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Christina Amaral
    · votar


    Digao
    vc é de santa felicidade nao é???

    onde é o colegio???

    Campo Magro, pra ser mais exata.
    E o colégio é nas Merces

    asda
    Vai de taxi... Cê sabe...
    hahah... :D

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Christina Amaral

    tá ferra da hehe...

    O meu frete ia dar uns R$ 20,00 quase a preco de custo...

    e taxi tb deve ficar por ai...

    o jeito é sair uma hora antes... no caso agora...

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Digao
    Oh, não <o>

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    fiz as contas aqui... preco de custo 10,60 haha...

    minha proposta... hmmm.... R$ 17,00... dai posso tomar umas cervejas...

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Digao
    Caraca...
    Só tenho os $3.60 mesmo =/

    Faz um desconto, tio?


    eaheuhauiehuaireh



    Fui, antes que eu não vá a aula de novo... =****

    Digao
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    mas ta no comeco das aulas... nem da nada falar um diazinho...

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Digao
    É que eu já faltei ontem, já perdi prova e talz... =/

    Rato
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    porisso q prego:

    tá bom blz. Não tá, sai fora pq tem um monte querendo seu lugar.

    (modo capetalista on)

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pior de tudo eram os onibus de pneu furado parados na rua pra evitar a passagem dos outros q tentavam trabalhar.

    =/

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pior de tudo eram os onibus de pneu furado parados na rua pra evitar a passagem dos outros q tentavam trabalhar.

    =/



    Pô... verdade...



    Mas acho que agora já tá mais normal as coisas...

    killerman666
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tão mais que certos.. pagar 5 milhões p/ Ratinho fazer propaganda pro Lula esse governo sabe, agora pagar seus funcionários nada..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Motoristas de Curitiba entram em greve a partir desta terça-feira