Keanu Reeves - Ator, Baixista, Punk e o Escolhido

    Autor Mensagem
    The Splinters
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: The Splinters


    A pedidos do Maninho Caminhoneiro e outros.

    Biografia:
    Seu nome, em havaiano, não poderia ter significado mais apropriado: brisa fresca que bate nas montanhas. A despeito de seu triunfo em muitas fitas de ação, Keanu Reeves ficou conhecido do grande público como uma figura calma, leve, até meio aparvalhada - herança de seu primeiro sucesso popular, o jovem e destrambelhado ''Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica''. Mas, ainda tal como o vento que erode a colina, o ator insistiu para poder provar aos críticos seu valor dramático.

    Seu nome foi sugestão do pai, o geólogo sino-havaiano Samuel Nowlin Reeves. Sua mãe era uma stripper inglesa. Para completar a salada, Keanu nasceu em Beirute, no Líbano. Tal qual sua nacionalidade, a família de Keanu também foi bastante variado. O pai o deixou quando ainda era muito pequeno, e sua mãe iniciou uma série de relacionamentos pouco duradouros. Já em Toronto, no Canadá, ela ficou um ano com Paul Aaron, diretor de teatro e cinema. Os casamentos seguintes estimularam ainda mais o senso artístico do garoto: Robert Miller, um promotor de rock, e Jack Bond, um hair stylist. Embora muito inteligente na escola, Keanu demonstrou vocação especial para duas áreas bastante distintas: hóquei no gelo (sua atuação como goleiro lhe rendeu o apelido ''Parede'') e drama. No fim, foi esta última opção que colou. Saiu da escola para ingressar na Toronto's High School of Performing Arts, e depois no prestigiado grupo de improvisação Second City. Bonito e talentoso, as portas logo se abriram para o rapaz.

    Estreou na TV como co-apresentador da terceira temporada de ''Going Great'', em 1982. Três anos depois, participou do telefilme ''Letting Go'' e finalmente conseguiu chegar ao cinema com ''One Step Away''. Em 1986, sua habilidade no hóquei lhe garantiu um pequeno papel no seu primeiro filme maior, ''Veia de Campeão'', estrelado por dois grandes astros jovens da época: Rob Lowe e Patrick Swayze. Interessante notar como, hoje, os dois são praticamente desconhecidos (Keanu ainda reencontraria Swayze no sucesso ''Caçadores de Emoção'', desta vez em pé de igualdade como protagonista).

    No mesmo ano, desesperado por emprego, Keanu atuou em mais cinco telefilmes, todos esquecíveis, e começou a despontar no radar dos críticos no drama juvenil ''River's Edge''. O filme narrava as diferentes reações de um grupo de amigos ao descobrir que um deles assassinara o outro. Em meio a interpretações insossas, Keanu destacou-se, mesmo esboçando só um mínimo de profundidade.

    Em 1988, foi de um extremo ao outro, com a comédia adolescente ''Uma Noite Muito Louca'' até o aclamado drama de época ''Ligações Perigosas'', do sempre sólido Stephen Frears. No papel de um jovem nobre apaixonado por Uma Thurman, Keanu viu-se enredado numa trama de sedução e traição engendrada por Glenn Close e John Malkovich.

    O Oscar guardou olhou com carinho ''Ligações Perigosas'', mas Keanu foi de fato conhecer o sucesso com o amalucado ''Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica''. A comédia mostrava dois adolescentes acéfalos, que só sabiam falar gíria, envolvendo-se numa viagem pelo tempo cheia de confusão. Claro, foi um foguete nas bilheterias. Rendeu até mesmo uma série de desenhos animados (que Keanu dublou) e uma continuação (''Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo''), ambas em 1991.

    Uma história de bastidores, porém, mostra como Keanu já parecia querer rumar sua carreira em outra direção: durante os testes para escolher os protagonistas do primeiro filme, os atores foram divididos em dupla. Keanu deu sorte de cair com Alex Winter, mas desejava o papel de Bill. No final, os dois foram selecionados, mas Alex fez Bill. Para Keanu, sobrou Ted. (Posteriormente ele declarou-se arrependido de ter participado do filme; dizia que um de seus pesadelos era ver ''Ele interpretou Ted'' como única frase na lápide de seu túmulo).

    Keanu sabia que não teria futuro se continuasse em filmes deste gênero e arriscou-se em algo mais adulto - o independente ''Garotos de Programa'', do então emergente diretor Gus Van Sant (''Gênio Indomável''). Keanu mostrou imensa maturidade dramática como um renegado filhinho de papai que vai para a Itália com um carente michê narcoléptico, vivido por River Phoenix. O filme rendeu imensos elogios ao ator, mas também algumas dores de cabeça. Desde então, nunca mais Keanu viu-se livre dos rumores de que era homossexual (o boato mais longevo o associava ao milionário dono da Virgin, David Geffen, hoje sócio de Steven Spielberg na DreamWorks).

    Em pleno começo da década de 1990, Keanu já possuía um longo séqüito de fãs histéricas e, ao mesmo tempo, reputação na indústria cinematográfica. Francis Ford Coppola fez questão de contrata-lo para combater o vampiro ''Dracula'' no filme homônimo, em 1992; no ano seguinte, Kenneth Brannagh o recrutou para o lado dos vilões, atrapalhando a bucólica trama shakespeariana de ''Muito Barulho por Nada''. Ali, atuou com Denzel Washington, Michael Keaton e Emma Thompson. No ano seguinte, foi convocado por Bernardo Bertolucci para viver ninguém menos que o próprio Buda, ser de máxima iluminação espiritual, no sub-estimado ''O Pequeno Buda''.

    Sem se esquecer dos velhos amigos, voltou a trabalhar com Van Sant e Uma Thurman em ''Até as Vaqueiras Ficam Triste'', que não teve tanta repercussão quanto ''Garotos de Programa''. Mas, fuzuê por fuzuê, nada superaria seu projeto de 1994, uma aventurazinha despretensiosa, que tinha tudo para ser uma bomba: ''Velocidade Máxima''. A diferença é que o filme de ação caiu no colo do genial Jan De Bont, que o transformou num dos melhores do gênero - e ainda lançou a carreira da queridinha Sandra Bullock.

    No papel de um policial que precisa manter um ônibus rodando no trânsito caótico de Los Angeles acima de 80 km/h, caso contrário explode, Keanu Reeves mostrou outra de suas várias facetas: o de marombado. Ganhou porte, raspou o cabelo e enlouqueceu as mulheres. Entre os diversos MTV Movie Awards a que o filme foi indicado, Keanu classificou-se na categoria de ''mais gostoso''. Não levou, mas já possuía um prêmio similar de 1992, por ''Caçadores de Aventura''.

    Engraçado ou não, Keanu sempre foi um grande fã da velocidade. Só que, ao invés de um ônibus, ele prefere pilotar motos. Um de seus pertences favoritos é uma 850cc Norton Combat Commando, produzida em 1974, que ele guarda em casa. O hobby já lhe rendeu um sustos: em um chamado ''demon ride'' (passeio à noite sem ligar os faróis), ele envolveu-se em um acidente e ganhou uma bela cicatriz no abdômen.

    Depois do ápice que foi ''Velocidade Máxima'', era de se epserar uma derrocada igualmente feia. Keanu foi sábio ao recusar a continuação ''Velocidade Máxima 2'', mas não conseguiu desviar de bombas como ''Reação em Cadeia'' (ao lado de Morgan Freeman) e Johnny Mnemonic - O Cyborg do Futuro. Para piorar, seus filmes independentes acabaram não chamando muita atenção, como ''Paixão Bandida'', ao lado de Cameron Diaz, e ''Sem Limite'', com Thomas Jane e Claire Forlani.

    Reeves, porém, fez as pazes com o sucesso ao incendiar a tela num duelo de interpretações com Al Pacino em ''O Advogado Diabo''. No papel de um advogado que acaba sendo contratado pelo próprio demo para atuar em Nova York, Keanu expandiu ainda mais sua base de fãs no Brasil, onde o filme naturalmente fez mais sucesso do que nos EUA (nunca subestime a forte cultura católica tupiniquim). O filme também marcou o primeiro encontro de Keanu com a então desconhecida Charlize Theron. Juntos, eles fariam também o romântico ''Doce Novembro'', outro sucesso.

    Apesar de ter se dado mal com a ficção científica ''Johnny Mnemonic'', Keanu foi arrastado de volta ao gênero com o roteiro de dois então desconhecidos diretores: Larry e Andy Wachowski. O script falava de um mundo virtual criado por máquinas e de um messias que, com habilidade kung-fu nunca vista, luta para salvar a humanidade. A salada de referências resultou em ''Matrix'', de 1999, uma das maiores bilheterias de todos os tempos. Pelo filme, Keanu viu seu cachê chegar à casa dos oito dígitos - mal imaginava ele que, para as continuações ''The Matrix Reloaded'' e ''The Matrix Revolutions'', receberia aumento de 50%.

    Era o que faltava para colocar Keanu definitivamente na história do cinema. ''Matrix'' revolucionou seu gênero e ofereceu uma longeva gama de balizas estilísticas para os futuros filmes, especialmente no que diz respeito às coreografias de luta e aos efeitos especiais. Nunca mais a estética das lutas seria a mesma.

    Entre ''Matrix'' e suas seqüências, Keanu envolveu-se em cinco filmes e em uma trágica reviravolta em sua vida pessoal. No Natal de 1999, sua primeira filha, com a namorada Jennifer Syme, morreu no parto. Dois anos depois, o ator assistiu, impotente, à morte de Jennifer, com quem vivera um conturbado relacionamento, em um violento acidente de carro. Não é de se estranhar, portanto, que seu trabalho tenha sido inconstante: fez dois filmes que misturavam esporte e romance (''Virando o Jogo'' e ''HardBall - O Jogo da Vida''), dois suspense (''O Observador'' e ''O Dom da Premonição'') e o supracitado ''Doce Novembro''.

    The Splinters
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Para o futuro, Keanu está escalado para a nova comédia, ainda sem título, da diretora de ''Do Que as Mulheres Gostam''. Ele vai fazer um médico que seduz Diane Keaton. Ela, porém, está dividida entre ele e Jack Nicholson - sendo que Nicholson é o namorado de sua filha, Amanda Peet. Ele também vai embarcar em outra promissora franquia, ''Constantine'', baseada na revista de HQ ''Hellblazer''.

    Embora eleito uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo e ranqueado em 17 na lista da Empire de 100 estrelas mais sexies de todos os tempos, Keanu possui uma vida pessoal bastante calma. Ainda gosta de jogar hóquei e pilotar moto, bem como de andar à cavalo e surfar. É baixista da banda Dogstar, com quem já excursionou em turnês nos EUA.

    Fonte
    ---------------------------------------------------------------------- --------------
    Outro grande ator. Estrelou o filme que revolucionou a tecnologia visual: Matrix.

    Sim, o cara nasceu no Líbano, baixista autodidata, curte Ramones e é o Escolhido.

    Segundo relatos, para financiar o inicio de carreira, Keanu trabalhou como afiador de patins de gelo, aparador de arvores, jardineiro e gerente de uma Rotisserie.

    É... Não se está lá por estar, mas por ser.

    The Splinters
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Sino-havaiano = Chinês + Havaiano


    =P

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Seu nome, em havaiano, não poderia ter significado mais apropriado: brisa fresca
    Pelo fato de ser gay?uehuehue zoeira.

    (pode ser boato, mas enfim...)

    Continuarei lendo.ok.

    The Splinters
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rafael Walkabout
    =D

    The Splinters
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rafael Walkabout
    Olá! Como vai?
    E a mãe... está boa?
    E o cachorrinho?

    E a Ka? =~~

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    The Splinters
    Daew, to na boa.E aew?

    Tah todo mundo bem, valeu =)

    Minha irma esta por casa neh.Em breve ela volta pra net tambem.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mar/06
    · votar


    prefiro o macgyver

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Keanu Reeves - Ator, Baixista, Punk e o Escolhido
    e güëï

    Pseudonimum
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pô, ouvi uma conversa de que o dinheiro que ele ganhou com o Matrix, ele distribuiu entre o pessoal da produção (aqueles que ninguém chega a conhecer, como o carinha que trás a escada, que pinta o cenário etc). Dizendo ele, "eu aprendi que existem coisas na vida mais importantes do que dinheiro, desde a morte de minha esposa e de minha filha. Com o dinheiro que tenho hoje, poderia viver 3 de minhas vidas."

    Se isso for verdade mesmo, o cara é de se admirar.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Keanu Reeves - Ator, Baixista, Punk e o Escolhido e advogado do capeta

    Brunorocker
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    não chega nem aos pes de chuck norris

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: EduSlash_o_Retorno
    · votar




    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    quero que postem a biografia do Charles Bronson, esse sim é o cara

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    \o/

    curto muito os filmes dele

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Sou mais o chuck norris...

    falando sério, curto os trabalhos do cara, e não entendo como ele leva tanto pau da critica especializada.

    maggie
    Veterana
    # mar/06
    · votar


    Matrix é O filme.
    =)

    Midgard
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    maggie

    Matrix 2 nem sei o nome direito =P
    foi o filme mais chato q eu jah vi auhuahahah ateh dormi no cinema =/
    O primero foi muito loko

    Alessandra
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Esse tbm é dos bons.

    8)

    Ed_Vedder
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Façam um para o Mel Gibson

    esse é outro baaaaaita ator.

    Índio_DT
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    façam um para bruce lee

    Guitar Man 20
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Guitar Man 20
    · votar


    n to afim de ler...
    [edit]

    The Splinters
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Guitar Man 20
    Noosss! Desenterrou! :)

    =]

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    The Splinters
    Tah com fogo pra dar?

    Guitar Man 20
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    The Splinters
    qq eu fiz?

    xTec
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Kianú Ríves é ô cára!

    teuabreu
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Esse cara é foda, soube se impor como ator mesmo tendo limitações dramaticas, no entanto fez alguns filmes que com certeza entraram para a historia!!!

    jvic
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    falando sério, curto os trabalhos do cara, e não entendo como ele leva tanto pau da critica especializada.

    Cara, basta assistir os filmes... todo filme ele é exatamente o mesmo personagem! Vc pega aquele filme onde ele fez John Constantine e pega Matrix -- é o mesmo personagem (nesses 2 a semelhança ainda é aumentada pela roupa q veste em ambos).

    Como dizem, "é Keanu Reeves interpretando... Keanu Reeves."

    Ele não tem expressão nenhuma.

    Agora, os filmes que ele fez, uma boa parte, são bons. Matrix, John Constantine, Advogado do Diabo... são bons. Mas não pelo mérito do ator... (ele tb não é ruim a ponto de estragar um filme)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Keanu Reeves - Ator, Baixista, Punk e o Escolhido