Celibato = Hipocrisia????

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# dez/05 · Editado por: El_Cabong


Um professor jesuíta da Universidade de Harvard, o padre Fischler, descobriu que 92% do clero norte-americano sugeria que os sacerdotes pudessem escolher livremente se queriam ser casados ou solteiros. Outro sacerdote e psicoterapeuta, o padre Sipe, revelou que só 2% desse clero cumprem o celibato; 47% o fazem ''relativamente''; e 31,5% vivem uma relação sexual, das quais um terço são homossexuais.
Diante disso, vários bispos têm solicitado que se elimine o celibato para o clero latino, já que o oriental - inclusive o ligado a Roma - não tem essa obrigação e é, normalmente, casado. Até mesmo o Concílio Vaticano II louvou o sentido espiritual do sacerdote casado do Oriente.
A história dessa exigência é obscura - passaram-se quase cinco séculos até que a igreja latina tenha exigido, definitivamente, o celibato. Até o século IV, não havia nenhuma lei que o fizesse, em nenhuma parte da cristandade. A partir daí, o celibato começa a ser considerado obrigatório em algumas áreas, mas apenas os bispos não podiam se casar - e não o clero como um todo. Ainda assim, a lei não era geral e muitos bispos não a seguiam.
No século V, cerca de 300 bispos casados participaram do Concílio de Rímini - uma cifra enorme, dados os poucos bispos que havia no mundo latino. A partir dessa época, a lei começou a proibir que os sacerdotes fossem casados, embora não fosse exigida em todas as dioceses. Foi somente com o Concílio de Latrão, em 1123, que a exigência passou a valer para todo o mundo latino. No Oriente cristão, já havia sido declarado que homens casados poderiam ser ordenados padres, e o costume continua legítimo.
Até o século XVI, no entanto, as leis das dioceses não eram nem cumpridas, nem estavam generalizadas. E, quando estavam, eram mal cumpridas ou se buscavam subterfúgios para sair pela tangente. Um das saídas comuns antes do século IX era o casamento: embora fosse pecado, o matrimônio era considerado válido.
Foram muitos os concílios que criticaram os costumes sexuais do clero, enquanto a prática de manter concubinas era freqüente. Por exigência dos Concílios de Maguncia e Augsburgo, o bispo de Brema foi obrigado a expulsar todas as concubinas da cidade, no século XI. Na Itália, segundo o historiador católico padre Amman, ''o concubinato dos clérigos era muito amplo''. São Pedro Damiano criticou publicamente o bispo de Fiesóle, que ''estava rodeado de um bom número de mulheres''. Durante o Concílio de Constanza, 700 mulheres foram levadas para atender os bispos e o clero em suas demandas sexuais, como conta o historiador católico Daniel-Rops.
Por isso, até o Concílio de Trento, no século XVI, não se sanciona solenemente e de forma definitiva o celibato clerical, como confessou o próprio papa Paulo VI. Não seria então natural e humano que a Igreja de Roma suprimisse a hipocrisia do celibato, que tantos males sexuais traz como conseqüência, e que Roma faça caso das sensatas petições, nesse sentido, de alguns bispos, moralistas e católicos seculares?

Não há apoio nenhum na Bíblia para o celibato dos sacerdotes, muito pelo contrário!!!
"É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar...alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos cristãos que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes." (I Timóteo 3:2 - Tito 1:6)
Há também uma outra passagem bíblica escrita por São Paulo que fala que se o sacerdote não for casado como ele poderá, sem experiência nenhuma, aconselhar as famílias frequentadoras de sua igreja que passam por problemas.

oiio
Veterano
# dez/05
· votar


ahhh mah n vo le msm

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


Celibato = Hipocrisia????
definitivamente não

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


vira pastor El_Cabong ...aí tu pode pregar e tb pergar umas hoyas

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


Se tirarem o celibato, o próximo voto a cair será o de pobreza.
Um pai de família tem que olhar por seus filhos, um padre tem que olhar pelo seu povo.

obs.: não sou católica
:o)

Rato
Veterano
# dez/05
· votar


maggie
não sou católica
crente =o

El_Cabong
Veterano
# dez/05
· votar


maggie
Mas, porque que os padres não podem seguir o exemplo de São Pedro que é considerado pelos católicos o 1º Papa, pregava, era casado, e tinha o seu ofício, pescador.

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


El_Cabong
É uma questão da Igreja Católica, acho que tem a ver com as muitas riquezas que possuía na Idade Média [e ainda tem muito], um modo de manter o poder e o dinheiro.

El_Cabong
Veterano
# dez/05
· votar


O voto de pobreza é outra coisa que na minha opinião não é cumprida pela maioria dos padres.
Aqui na minha cidade tem um padre que é o diretor de um Colégio Católico Marista, fez voto de pobreza, mas mora numa casa de cair o queixo, deve ter uns 300 metros quadrados, e tudo do bom e do melhor pelo menos no que se vê da parte externa. É uma casa de classe média alta. Ele também tem carro, etc.
ISTO É VOTO DE POBREZA????

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/05
· votar


a igreja soh impôs esse negócio de celibato no século XII ou XIII, pq não queria dividir a sua riqueza com os filhos dos sacerdotes, padres e etc...

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/05
· votar


El_Cabong

as freiras do meu ex-colegio tb... tem uma casa mt grande e um carro... alem de ar condicionado e tudo em casa

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


El_Cabong
Aqui na minha cidade tem um padre que é o diretor de um Colégio Católico Marista
É exceção cara, a maioria é pobre mesmo.
Vai olhar nessas cidades pequenas aí... os padres todos se ralando.

TIO_TEDDY
a igreja soh impôs esse negócio de celibato no século XII ou XIII, pq não queria dividir a sua riqueza com os filhos dos sacerdotes, padres e etc...
issaê
a base é econômica, não bíblica

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/05
· votar


maggie

é, por isso q eu não gosto da igreja católica.

Jason Voorhees
Veterano
# dez/05
· votar


eh por isso q vou matar todos...!! \o/

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/05
· votar


eh por isso q vou matar todos...!! \o/

Oh não! e agora? qm poderá nos proteger?

Stronb
Veterano
# dez/05
· votar


Jason Voorhees
dãããããããããã

El_Cabong
Mas na boua kra... Num sakei o q vc pretende discutir aki. Se o celibato eh válido? Se achamos coerente? Se deveria ser extinto? Questionar a posição da igreja?
Eu achu q funciona desse jeito. Essa doutrina existe. Soh eh padre kem escolhe ser, certo? Intaum achu q como toda instituição, se vc se sujeita a ser integrante deve seguir as normas. E acredito e espero q todos q se tornem adeptos concordem com essas regras, senão não faz sentido.
Agora discutir se eh valido, se eh coerente achu difícil. A igreja católica como sabemos eh conservadora, intão...

El_Cabong
Veterano
# dez/05
· votar


maggie
a base é econômica, não bíblica

Aí é que mora o perigo. Construir as Leis de uma igreja baseada no dinheiro.
A Igreja Católica lembra a Igreja Universal.
Vender indulgências na idade média para perdão dos pecados e um lugar no céu, não colaborar com os sacerdotes nos lugares menos favorecidos acumulando riquezas nos grandes centros como os católicos em Roma, etc.

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


El_Cabong
A Igreja Católica lembra a Igreja Universal.

A Universal é que lembra a Católica. :o)

El_Cabong
Veterano
# dez/05
· votar


Stronb
Num sakei o q vc pretende discutir aki. Se o celibato eh válido? Se achamos coerente? Se deveria ser extinto? Questionar a posição da igreja?

Eu estou realmente questionando a posição da Igreja Católica porque ela é CRISTÃ e segue alguns ensinamentos de São Paulo.
Agora os escritos dele em: I Timóteo 3:2 ; Tito 1:6 ; e alguns outros sobre este assunto o catolicismo ignora.
Não quer voltar atrás e dizer: Estávamos errados!!

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


El_Cabong
Não quer voltar atrás e dizer: Estávamos errados!!

O Papa não erra, e os documentos assinados por ele tem o mesmo status da Bíblia, se não me engano.

Então, escreveu não leu o Papa comeu. ehehe

snowwhite
Veterano
# dez/05
· votar


É hipocrisia.

snowwhite
Veterano
# dez/05 · Editado por: snowwhite
· votar


E é cruel. E segue quem quiser.

El_Cabong
Veterano
# dez/05 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu acho que o ser humano e todos os outros seres vivos não foram feitos pro celibato.
Isto é lutar contra as leis da natureza.
Uma pessoa que se submete a isto se torna triste, e as vezes até amarga.
Eu estudei num colégio Salesianos em que o padre diretor era terrível, amargo, rígido diciplinarmente,etc. Eu nunca vi durante os 3 anos em que eu estudei lá ele rir uma única vez.
Já vi muitas pessoas falando que no interior dos prédios em que os padres vivem há uma aparência de morte.

The Yellow Monkey
Veterano
# dez/05
· votar


Concordo, celibato é a pior coisa que inventaram!! Eu confesso que ja tive muita vontade de ser Padre, mas só n fiz até hj justamente pq n consigo viver sem mulher!

Alessandra
Veterano
# dez/05
· votar


Depois aparecem esses padres tarados e ninguém sabe o porquê. É instinto do ser humano...

Stronb
Veterano
# dez/05
· votar


Alessandra
Naum concordo...
Como eu disse, se uma pessoa se sujeita a fazer parte de uma instituição tem q respeitar suas regras. Se naum ker seguir q naum seja adepto.
Mas esses q são tarados, peralá...... Isso aih eh trauma infantil, ou safadeza mesmo, naum vai culpar a Igreja neh? Digo, naum vah culpar o celibato...

El_Cabong
Veterano
# dez/05
· votar


Stronb
se uma pessoa se sujeita a fazer parte de uma instituição tem q respeitar suas regras

Sim eu concordo, mas se é uma regra que vale pra uns e não vale pra outros. Aí é complicado.

Veja que a Igreja "dirigida por Roma" nos países do Oriente, homens casados podem ser ordenados padres.

Alessandra
Veterano
# dez/05
· votar


Stronb
Isso aih eh trauma infantil, ou safadeza mesmo
Ou não.

maggie
Veterana
# dez/05
· votar


fróidi exxxplica

Mas esses q são tarados, peralá...... Isso aih eh trauma infantil, ou safadeza mesmo, naum vai culpar a Igreja neh? Digo, naum vah culpar o celibato...
é fácil por a culpa nos outros ehhe

deathmeister
Veterano
# dez/05 · Editado por: deathmeister
· votar


O mario umetsu disse que ta a um ano sem bate uma, pode vira padre ja.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Celibato = Hipocrisia????