Imparcialidade : alguém ai consegue esta façanha ?

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite

Você é de fato imparcial?

O que é a imparcialidade senão a abstenção? Toda opinião já precede de uma parcialidade, principalmente em questões duais.

A única forma de fazê-lo seria em forma de dissertação colocando pontos sem juízo de valor em ambos os casos, a partir do ponto em que a sua experiência é colocada já não existe uma imparciliadade.

Sem contar que você deveria trabalhar apenas com fatos concretos sem juízos de valor, pois estes foram feitos com base em análises e experiências de outros que provavelmente não foram imparciais.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Posso não acreditar, mas acho que podemos buscar chegar o mais próximo dela possível.

O que seria o mais próximo da imparcialidade, colocar ambos os pontos de vistas sem emitir juízo de valor ou ter uma fraca preferência por uma das opiniões?

brunohardrocker
Veterano
# abr/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Cavaleiro
O que seria o mais próximo da imparcialidade, colocar ambos os pontos de vistas sem emitir juízo de valor ou ter uma fraca preferência por uma das opiniões?

Não acho que seja por aí. Isso parece ser "ficar em cima do muro" mesmo.

Mas buscar falar a verdade, com independência, sem acrescentar ingredientes que não condizem com a argumentação por algum motivo externo, como o medo, a emoção, influências, conveniências ou relações pessoais e etc.
Pau é pau e pedra é pedra.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Isto não é imparcialidade. Isto é saber debater.

Se você tender a um lado, buscando falar com a verdade com independência, sem acrescentar ingredientes que não condizem com a argumentação por algum motivo externo, como o medo, influências ou relações pessoais e etc.

Você está por definição, sendo parcial.

Até porque há questões como a percepção seletiva e a própria experiência.

E é impossível desconsiderar as influências por exemplo em uma opinião, visto que ela é formada somente por elas, seja em livros, através dos seus relacionamentos, cultura e etc.

snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Cavaleiro
O que é a imparcialidade senão a abstenção? Toda opinião já precede de uma parcialidade, principalmente em questões duais.

A única forma de fazê-lo seria em forma de dissertação colocando pontos sem juízo de valor em ambos os casos, a partir do ponto em que a sua experiência é colocada já não existe uma imparciliadade.

Sem contar que você deveria trabalhar apenas com fatos concretos sem juízos de valor, pois estes foram feitos com base em análises e experiências de outros que provavelmente não foram imparciais.


Tento ser imparcial no processo de análise da questão. Coloco-me sempre dos dois lados. Obviamente que, uma hora minha opinião ou meu voto tem que ser dado. Neste ponto já não há mais juízo de valor, e sim o meu parecer que se mais se aproxima do que acho adequado do ponto de vista prático.
O que ocorre é que às vezes trata-se de assunto que vá sutir efeito coletivo e outras vezes a decisão é de meu interesse individual.
Nem sempre a abstenção é imparcial. Calar-se pode ser o aval para que alguma das partes saia em vantagem.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Se você tender a um lado, buscando falar com a verdade com independência, sem acrescentar ingredientes que não condizem com a argumentação por algum motivo externo, como o medo, influências ou relações pessoais e etc.
Você está por definição, sendo parcial.


Não acho, se você previamente analisou o lado oposto com a mesma atenção, você está sendo imparcial mesmo assumindo o lado que você julga correto, pois é apenas a sua tomada de decisão. Não vejo a questão no sentido da conclusão que você chega, mas o modo que você utilizou para chegar até ela, isso mostra a imparcialidade ou não.

Exemplo:
Sou flamenguista, logo não foi pênalti. = parcialidade
Mesmo sendo flamenguista, acho que foi penalti sim, pois foi acintosamente no corpo do adversário. = imparcialidade.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Até porque há questões como a percepção seletiva e a própria experiência.

E é impossível desconsiderar as influências por exemplo em uma opinião, visto que ela é formada somente por elas, seja em livros, através dos seus relacionamentos, cultura e etc.


Não ouso entrar nessa questão.
Por isso acho que devemos buscar estar mais próximos da imparcialidade, mesmo que não consigamos atingi-la na realidade.

Do mesmo modo que falam sobre a ciência por aqui, talvez ela não seja 100% precisa quanto a realidade, mas busca estar o mais próximo dela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Imparcialidade : alguém ai consegue esta façanha ?