Quanto vale um amplificador valvulado?

    Autor Mensagem
    cibonato
    Veterano
    # jul/05


    Senhores, visto que alguns tópicos por aqui trantaram desse tema pensei em colocar esse tópico: porque tem amplificador valvulado custando o olho da cara?

    Vendo o tópico criado pelo lespaulbabilon (titulado "Exagero") fiquei pensando no seguinte:

    1) O que faz com que uma empresa peça um valor tal alto por um produto?

    2) Pensando na relaçao custo-benífico, vale a pena pagar tanto?

    3) Qual a vantagem em ter um amplificador tao caro?

    4) Existem diferenças técnicas que justificam esse preço?

    É isso aí, até mais.

    Miguel D.

    Zacarias
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato

    já que puxou assunto, começa vc dando a sua opinião sobre o assunto!

    :)

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Zacarias

    Você tem razao... entao vamos lá: se vocês pegarem um esquema do Sovtek MIG60 e do Marshall JCM800 de 50W você verao que é a mesma coisa, porém um Marshall JCM800 custa caro e um Sovtek MIG60 (se é que você acha algum para comprar) custa pelo menos a metade.

    No tópico chamado "Exagero" o lespaulbabilon colocou um link para uma loja do Brasil vendendo um Soldano de 100W por R$22.000,00... vale tudo isso?

    Por isso mesmo vieram as perguntas na minha cabeça... qual a explicaçao para isso? A Soldano utiliza componentes especiais que fazem com que o preço seja tao elevado? Possuem alguma técnica de construçao especial? As perguntas seriam várias, mas vou parando por aqui.

    Se vocês entrarem no ebay.com e verificarem os preços de alguns amplificadores verao que há muitas disparidades (vide o caso Sovtek x Marshall citado acima).

    Entao é isso aí, até mais.

    Miguel D.

    John Johns
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    1) O que faz com que uma empresa peça um valor tal alto por um produto?

    Fama.

    2) Pensando na relaçao custo-benífico, vale a pena pagar tanto?

    Não!!

    3) Qual a vantagem em ter um amplificador tao caro?

    Ter um som dahora e mostrando-no aos seus amigos.

    4) Existem diferenças técnicas que justificam esse preço?

    Em alguns casos, são produtos de excelente qualidade e sua boa construção. Porém, rezam lendas que os Marshalls e os Fenders têm produtos e construções duvidosas.

    Abraços

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    se eu me lembro bem, tem vários tópicos aqui sobre isso.. foi falado sobre o fator "grife", q é aquele nominho q faz as pessoas babarem "fender, marshall, vox, soldano, orange etc."
    eles cobram caro pela grife mesmo.

    vc pode ter uma cópia do soldano de 22mil feita pelo cacildo (q pelo q andei lendo é um puta amp) por dez vezes menos.

    só otário paga por um cabeçote de marca aqui no brasil.... pq os preços sao irreais. Nem as grandes bandas pegam mais. Tá tudo virando endorsee da meteoro, daí enchem seus palcos com Maks e afins. Sao bons amps tb, e de graça, até injeção na testa, né

    gauchito
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    um menininhu diz: eu tenhu um marshall jcm800
    outro diz: eu tenhu um que o meu pai fez em casa comigo

    quem chama mais a atenção???o do marshaal ou o do caseiro?????claro ki eh o ki tem o logo da marshall no amp...

    quando for v, o pia ki fez o amp monto um mesa boogie dual rectfier...e o pia do marshall, mesmo assim, chamo mais atenção...

    por isso ki eles rasgam no preço...

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Michael Vlcek e gauchito, eu já esperava esse tipo de explicação, mas preferi fazer a pergunta porque tem cada coisa louca nesse mundo da música.

    Aparece gente falando que o amplificador X tem um capacitor super raro e especial que tem um valor bizarro que você só acha nos escombros de Chernobil e esse capacitor faz com que o amplificador produça um som fenomenal que só ele tem e por tudo isso o amplificador custa tanto dinheiro.

    Até mais e boa sorte para todo mundo que resolveu fazer seu próprio amplificador.

    Miguel D.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    pelo q sei, é até o contrário cara.
    os amps valvulados dessas marcas têm vindo com válvulas chinesas e até componentes de qualidade duvidosa.

    os BONS mesmo sao os topos de linha, aqueles q custam de 15mil pra cima (no Brasil).
    aí é foda, né?

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Michael Vlcek
    pelo q sei, é até o contrário cara.
    os amps valvulados dessas marcas têm vindo com válvulas chinesas e até componentes de qualidade duvidosa.
    (2)

    lespaulbabilon
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O que eu acho muito errado, é que essas empresas não gastam praticamente nada, que justifique esse preço absurdo. Conte as válvulas, que são normais, conte o chassi, conte os componentes elétricos (que muitas vezes eu vou numa loja de elétrica e vejo que são coisas mínimas, na média de até R$0,20!!), e tudo que se usa nesses amps. Eu acho que esse preço cobrado é um absurdo. Eu fiz um cálculo, eu acho que eles não gastam nem uns R$300,00 pra fazer ele todo. Porque a maioria das peças, eles mesmo já fabricam. A a mesma coisa de você pagar 3 mil por um amp, e 19.000 pelo logotipo "Soldano".

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    lespaulbabilon
    eu vou numa loja de elétrica e vejo que são coisas mínimas, na média de até R$0,20!!),

    Bom, já tentou fazer um valvulado?

    eu acho que eles não gastam nem uns R$300,00 pra fazer ele todo.
    Veja por aí o preço de válvulas e trafos, pois tem casos que só o falante custa esses 300 reais.

    Acho que eles gastam uns 600 de material e uns 400 de mão de obra.

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    lespaulbabilon

    Cara, estou comprando os componentes para fazer um clone do JCM800 e já comprei todos os resistores. Sabe quanto custou cada um? R$ 0,20. Porém estou de acordo com o baruch_kata e acho que eles devem gastar uns R$ 600,00 em componentes; eu estou esperando un gasto entre R$ 500,00 e R$ 700,00.

    Mas sinceramente... R$ 22.000,00 num amplificador? É o tipo de coisa que eu nao faria nem se tivesse grana porque tá na cara que estao te roubando e se o vendedor da loja brasileira te fala que é o preço de mercado e eles pagaram isso para importá-lo entao é pior ainda porque estao te roubando 2 vezes.

    Até mais, Miguel.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato

    cara, vc vai enrolar seu trafo?
    pq se for comprar kit, é difícil q consiga comprar todos os equips gastando só 700 reais.
    depende tb de como vai ser o amp...

    o meu, cabeçote + caixa, knobs e botoes importados, chassi de aluminio, madeira náutica pras caixas, trafos da audiolink e valvulas JJ custou 1.700
    pode até ter sido caro, mas só tem componentes da melhor qualidade..

    lespaulbabilon
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: lespaulbabilon
    · votar


    cibonato

    Concordo. Tipo, você pode gastar até R$500,00 construindo o seu amp, mas tipo, lá eles não compram as peças, eles já fabricam, o que já é um lucro tremendo, concorda?

    baruch_kata

    Então cara, eles não pagam tudo que você paga na loja.

    1º - Eles fazem convênios e quando não fabricam suas próprias peças, eles conseguem elas a preços mínimos.

    2º - A mesma coisa com os falantes.

    Mas tipo, mesmo que eles não gastem R$300,00, mas mesmo assim, já é um absurdo esse preço, concorda?

    king_arthur
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    voces tao querendo dizer que nao vale a pena comprar nenhum valvulado de marca (incluindo nacionais) ?

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    lespaulbabilon
    É então...

    king_arthur
    Vale sim, se pagar um preço justo! (qualidade é básico, não é diferencial)

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    king_arthur, o que eu quero dizer é que nao tem explicaçao para que um amplificador Soldano de 1000W custe R$ 22.000,00. Depois olhe o tópico chamado "Exagero" que foi criado pelo lespaulbabilon e você verá do que estamos falando.

    baruch_kata, penso comprar os transformadores e sobre a qualidade é sim algo essencial e nao diferencial, porém nao vejo necessidade em comprar knos importados. Bem, a coisa muda de figura se o knob tem o estilo que você gosta. Estou pensando usar uns knobs parecidos aos que a VOX usa (vi numa página que se chama "chicken head").

    E outra coisa, qual é essa madeira nátuica? Nao conheço. É boa mesmo? Dá diferença no som? É mais durável? A palavra "náutica" tem alguma coisa a ver com navegaçao ou é apenas o nome da madeira?

    Ainda nao pensei que tipo de madeira vou usar.

    Até mais, Miguel.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cibonato

    ehe, os chickenheads sao um pouco mais caros mesmo, mas tem todo aquele charme. meu amp tem chicken pretos.
    os potenciometros tb sao importados, pq economizar nisso é bobagem.

    sobre a madeira náutica, usei pq todo mundo diz q amp se faz com chapa de compensado náutico de no minimo 17mm.
    fiz com 19mm, e posso te dizer q é MUITO resistente.

    tipo, ele tem uma qualidade e durabilidade superiores ao compensado comum, e é vantajoso pq se vc fosse usar madeira de lei, ia ser dificil de manusear e o preço e PESO seriam muito maiores.

    falow!

    bulldog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Esse tipo de discussão é subjetiva demais.
    Tem por exemplo diferença (de talento ou beleza) entre a Gisele Bunchen ou outra das (inúmeras) garotas lindas do Sul (e de outros lugares do Brasil)? Então porque pagar zilhões de dólares pra ela?

    É claro que Marshall usa algumas coisas de qualidade duvidosa. Mas Marshall SEMPRE será Marshall, porque conquistou esse espaço (com talento ou com sorte). Fender também, e outros...
    É por isso que um hand made muito bem construído de uma dessas marcas por aí (Lifesound, Eduas...) não custa tão caro. Mas pode ter ABSOLUTA certeza que se um dia uma dessas marcas de hand made atingir um status de uma marca como a Meteoro, por exemplo, os preços subirão.

    Eu acho que esses amps importados de marcas conhecidas mais comuns nem são tão caros assim. O problema está AQUI no Brasil. Aqui talvez seja um dos piores lugares do mundo para um músico montar seu set de equipamentos por causa dos diversos impostos. E veja, o dólar esteve hiper baixo nos últimos tempos. Alguém viu os preços dos instrumentos musicais cair junto com a queda do dólar? Não, é claro.

    OBS: Nem os preços dos hand made caíram. Mesmo os preços dos componentes muitas vezes serem em dólar.

    Isso é Brasil.

    bulldog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    1) O que faz com que uma empresa peça um valor tal alto por um produto?
    O Status que ela conquistou por talento ou sorte.

    2) Pensando na relaçao custo-benífico, vale a pena pagar tanto?
    Sim e não. Um Amp de marca tem venda mais fácil e valor de venda sempre melhor.

    3) Qual a vantagem em ter um amplificador tao caro?
    Status ou simplesmente o "vibe", desejo de ter um amp Marshall, por exemplo.

    4) Existem diferenças técnicas que justificam esse preço?
    Não monto amps mas acredito que não. Se um hand made for bem feito pode ser até melhor que de muitas marcas famosas por aí.

    cibonato
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    bulldog, não achei o exemplo dado muito adequado. Talento não é uma coisa subjetiva, ou você tem ou não tem talento. Quanto a beleza tudo bem... "gosto e c* cada um tem um". O fim para o qual o produto foi feito é amplificar o sinal da guitarra e torná-lo audível, se o produto faz essa tarefa de maneira satisfatória então é um bom produto. O preço do produto é dado baseando-se (em parte) na matéria prima usada. Porém a Gisele Bunchen cumpre as requisitos do "mercado da moda" e mesmo que existam muitas mulheres lindas, nem todas cumpriram esses requisitos. Serão mais gordas, mais magras, mais baixas, mais peitudas, etc. A diferença é fácil de ser notada.

    Agora, sinceramente, qual a subjetividade necessária para pagar R$ 22.000,00 num amplificador? Obviamente, a loja que está vendendo cobra o preço que quiser e se alguém tiver dinheiro e vontade de comprar, vai na loja e compra, mas de qualquer maneira continua sendo um exagero esse preço. Propus essa discussão porque muitas vezes vejo em certas páginas coisas do tipo: "como usamos um capacitor de 0,342123uF o som produzido soa como se você estivesse tocando nos salões da Academia Francesa de Artes" (obviamente esse tipo de coisa só aparecem em páginas de amplificadores caseiras). Então, se alguém me dissesse que o Soldano em questão (para termos um exemplo real) é um amplificador especial por isso, aquilo e aquilo outro, dá para engolir o sapo mais facilmente.

    Minha opinião pessoal é: essas empresas cobram esses valores pela mesma razão que a Nike e a Reebok cobram uma grana bem alta numa jaquetinha fuleira que só te esquenta se você estiver passeando no deserto. E qual é essa razão? Propaganda.

    Se a empresa conquistou um determinado status foi por alguma coisa, o som dos amplificadores produzidos é magnifico, você pode encher ele de pancada que ele continua tocando, as válvulas usadas duram 200 anos, etc... Por alguma razão será. Se a Rolls Royce quer cobrar uma fortuna por um automovel eu dou o braço a torcer porque fazem automoveis com a mesma tecnologia e padrões que usam para construir motores de submarinos, porém se de um dia para outro abro um jornal e vejo uma Ferrari custando 10 bilhões de reais acho que isso é um assalto a mão armada, mesmo sendo uma Ferrari.

    Concluindo:

    1) Já deu para ver que não existem diferenças técnicas entre amplificadores caseiros e os clássicos.

    2) Amplificadores caseiros geralmente são feitos com melhor qualidade.

    3) Dizer que Marshall é caro porque é um Marshall é como dizer "R$ 1000,00 é R$ 1000,00 porque é R$ 1000,00".

    4) Construam seus próprios amplificadores e sejam felizes.

    Até mais,

    Miguel D.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quanto vale um amplificador valvulado?