Dúvida ---- Impedâncias - Mesa Boogie 20/20 - 2x12

    Autor Mensagem
    DioH
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: DioH


    Boas!

    Recentemente adquiri um poweramp 20/20, e estou à procura de uma coluna.
    Pretendo utilizar ele em STEREO, porém surgiu-me uma dúvida em relação aos ohms.

    As saídas do power são as seguintes:

    http://www.mesaboogie.com/Product_Info/Stereo_Power/20_20_Stereo/20-20 StereoRearCloseup.html

    Para funcionar em stereo a coluna 2x12, por exemplo tem que suportar "stereo 2x 8ohms", ou as impedâncias somam-se e se na descrição diz "stereo 2x60W @ 16ohms" seriam as 2 saídas do power a 8ohms?

    O modelo que pretendia adquirir seria uma Harley Benton G212 Vintage:

    "Harley Benton G212 Vintage guitar cabinet - 2x 12" Celestion Vintage 30 speakers, 120watts/8ohm, 2x 60watts/16ohm, mono/stereo (switchable). Manufactured from 16mm plywood, black Tolex trim strip. Dimensions: 520 x 742 x 300mm. Weight: 25kg. "

    http://www.thomann.de/pt/harley_benton_g212_vintage.htm



    A minha dúvida seria, poderei utilizar meu 20/20 em stereo com esta coluna? (Ele não tem uma saída específica de 16 Ohms, os ohms somam-se? 2x8ohms stereo = 16ohms?)

    Muito obrigado!

    Abraço!


    Obs: Para que não estranhem os links, eu estudo na Europa.

    GuitarUser
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Depende se vc ligar em série ou em paralelo (os falantes).

    DioH
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: DioH
    · votar


    A caixa é totalmente fechada, como poderia saber isso?

    Só tem atrás um botão para selecionar Stereo ou mono, e as entradas jack. Mais nada além das especificações técnicas que coloquei e do link.

    Abraço

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DioH

    Não conheço essa caixa, mas pelo o que eu entendi, ela funciona com 120 W, 8 ohms em mono e em 60W, 16 ohms em estéreo (2x). Então se ligar em mono, mas a potência é muito alta para seu power, mas ok. Se ligar em paralelo não é o ideal, mas funciona também. Com certeza, não é o ideal para sua potência. Tenho um 20/20 também, é muito bom. Mas procure uma caixa de 4 ou 8 ohms e potência de até 50W (em geral, dizem que até duas vezes a potência do ampli). Aí você vai tirar muito dele.

    DioH
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: DioH
    · votar


    Penso que essa relação não faz sentido...
    Tem gente que usa um Zvex de 0.5W com uma coluna 4x12 de 300W....
    O que muda mesmo é o timbre...

    A minha dúvida era se essa coluna (2x12), ou se fosse uma coluna FRAMUS 4x12 (Framus FR 412 Dragon AN E-Guitar Box, 4x12" Celestion Vintage 30 Speaker, angled, 240 Watt on 8 Ohm, 2 x 120 Watt on 2 x 16 Ohm, 17 mm plywood housing, dimensions: height 74 cm, width 74 cm, depth 36 cm, weight: 41 kg )

    http://www.thomann.de/pt/framus_fr_412_dragon_an.htm


    Funcionaria perfeitamente em STEREO com o meu Mesa/Boogie?

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    O Zvex nano Amp tem 1W limpo ou 0.5W no drive.
    Os falantes são parets importantíssimas do seu timbre. Claro que 0.5W numa caixa de 300W sai som, mas você seguramente está abrindo mão de timbre. Mesma coisa ligando um power nessa caixa. Para mim não faz sentido comprar um rack bom, caro, e uma caixa que não é adequada, e também não é barata. Sair som, claro que vai sair. Se você procurar no youtube tem uns falantes que se faz com prato de plástico, papel alumínio e moeda. Também vai sair som se a impedância ficar certa. Mas vai de cada um, se você achar que tá bom para você, vai em frente que sair som, sai. Então tira o perfeitamente da sua questão, funciona em stereo sim, mas está longe do perfeito para sua potência.
    Dá uma procurada no Google, se fizer sentido, em distorção de falante de guitarra, impedância de falantes, potência de falantes... Vai ter bastante informação interessante, aí vê se faz sentido para você.
    essa caixa Framus tem o mesmo problema da outra.

    DioH
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: DioH
    · votar


    Eu andei a pesquisar.

    Posso usar sem problemas um amp 8ohms em uma coluna 16 ohms, só que vai ter exactamente metade da potência, porém não danifica nada.
    O problema é usar uma saída 8 ohms em uma coluna com menos impedância, isso faz com que parte da corrente volte, e por conseguinte, queima o amp a curto prazo.
    O ideal, para se ter 100% de aproveitamento no amp é que a impedâncias da caixa e da saída do mesmo sejam iguais.
    Vou comprar uma coluna Marshall 4x12 1960A. Funciona em STEREO com 2x 8ohms. Perfeito para meu poweramp.
    Com a Harley Benton em stereo teria apenas metade da potência, pelos 2x 16ohms...

    E para quem tiver dúvidas, aqui está um breve esclarecimento.



    Obrigado




    MMI

    Se isso fosse assim, eu usaria o quê? uma 1x12 em um mesa boogie 2x22W all tube STEREO?
    Nem sequer teria a possibilidade de ligar 2 falantes decentes, tirando os greenbacks.

    Porque existem colunas 4x12 de 300W, 400W, enquanto a maioria das cabeças mais potentes tem apenas 100w?

    E, aliás, não sei por que o tom agressivo nessa resposta.

    Cada um que me aparece...


    Mas obrigado de qualquer maneira.

    Lord Sigis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    1. O que é coluna?

    2. Qual a vantagem de se usar um power amp ao invés de um amp completo já com pré? Meramente versatilidade?

    MMI
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: MMI
    · votar


    Lord Sigis

    Coluna eu não sei dizer.
    Montar um rack pode ser vantagem, pode-se colocar vários prés, como um Mesa Triaxis que tem mais de 100 programações e 8 canais, mais um Marshall, um Mesa Rectifier, mais uma unidade de efeitos como uma G-Force... Para acessar tudo pode-se usar um controlador MIDI e com um clique muda-se o canal e os efeitos. Monta-se um amplificador de forma modular e tudo controlado por MIDI de maneira fácil e rápida.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DioH
    Caro amigo lusitano, vc pode utilizar sim, nesta caixa, as saídas de 8 ohms de seu amp. Assim ela receberá a potência do mesmo pela metade, e isso nada ocasionará. O que vc não pode usar são as de 4 ohms.
    Abç

    Lord Sigis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMI
    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida ---- Impedâncias - Mesa Boogie 20/20 - 2x12