Confecção de circuitos impressos....

    Autor Mensagem
    mclasta
    Veterano
    # mai/05


    Alguém pode me dizer como é que se tira de forma fácil a tinta da caneta de cima do cobre?
    Tentei usar a borracha, que em parte até deu certo, só que vou precisar comprar mais umas 80 borrachas pra conseguir apagar tudo heheheh....
    Alguém sabé como se tira isso fácil?
    Obrigado.....
    Aliás..... quanto tempo mais ou menos demora o processo de corrozão?

    cacildo poncio
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mclasta
    palha de aço, (ou mais explícito) - bom brill

    o tempo de corrosão varia de acordo com a temperatura da solução, concentração, quantidade de uso, tamanho da placa, tamanho da área à ser corroída.

    geralmente corrosão feita com solução preparada com percloreto em pó, fórmula duas partes de água e uma de percloreto, solução morna, placa média (uns 15cm x 10cm) leva uns 5 à 8 minutos.

    eu nunca me baseio em tempo.......coloco a placa, vou agitando a solução e observando a corrosão até se concretizar.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    apesar de ter muitos anos q naum mexo com isso acetona deve tirar tb!! depois passa um bombrilzim pra dar um grau!!

    kelson
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mclasta
    uai.. passa alcool isopropilico.. agua.. sabao.. bombril.. pode ser usado um monte de coisa.. contanto ki vc cuide bem da placa pra evitar pontos de umidade.. essass coisas.. e colocando um vernizinho nela depois ajuda! =)

    beto crazy
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mclasta

    passo bombril embaixo d'água e depois coloco no sol prá "secar" a placa por uns 15 minutos, depois mando ver uma seladora em cima ( depois de montado o circuíto). só evita de deixar a placa muito tempo na solução ( principalmente quando ela já tiver sido muito usada e demorando mais que 20 minutos prá queimar uma placa ), às vezes isso causa oxidação mesmo usando bombril e passando verniz depois.

    mclasta
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Brigado.....

    Marcos Andersen Saraiva
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    passo álcool isopropílico e depois seco numa lâmpada de 500w que tenho na minha oficina e esquenta pra kct :-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Confecção de circuitos impressos....