Gambiarras - O Guia Definitivo!

    Autor Mensagem
    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05


    Pessoal, achei interessante reunir num tópico um acervo de Gambiarras, umas mais profissionais (McGuiver), outras mais estranhas, porém que podem ser de grande valor para quem tem um problema.

    Aqui vai a primeira:
    - Você pega um esquema simples, porém é começante e e não tem o desenho da placa, como vc faz?

    Eu costumo pegar os componentes dobrar os terminais para ficar mais encolhido e ponho tudo em cima de um pedaço de papel, então desenho todo o esquema e vou organizando até que pronto, só encher tudo com a trilha do Terra(GND) e fica nota 10.
    Alguém tem uma sugestão melhor? Faz diferente?
    Outras Gambiarras que vc indica para alguém?

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    huahuahauh dahora! mto boa sua ideiaa

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    up pra super idéia

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Aqui uma pergunta pros velhos MacGyvers...

    Vocês já tentaram retificar a tensão da rede(127/220) para alimentar direto as válvulas? É ruim? Dá cerca de 180V (ou 312V)? Tem problema dar esses 312V para uma válvula de 250V?

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    Vixe cara não faça isso. Funcionar, funciona, mas o teu circuito não vai ter nenhum tipo de isolação da 'mains' e isso é um perigo desgraçado. Ainda mais no caso de guitarra, onde tu tá em contato direto com o chassis do amp através das cordas.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    b0fh
    É verdade...
    Mas e se eu ligar um trafo 127-12V jogo os 12V no filamento e também num trafo 220-12V, aí ele fica com uma saída 220, entendeu? Mas se eu usar diodos terei 312V, pode zoar uma válvula feita para 250V?

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    ah sim, se vc fizer esse esquema (acho que o hotbox é assim) de usar dois trafos 'costas-com-costas', não tem erro. Acho que 300 e poucos volts no preamp não vai ferrar a válvula não, mas pode ser que o som fique ruim... uma das coisas que eu fiz no meu ultimo amp foi baixar o rail do preamp de 300 e poucos pra 260 volts porque o timbre tava meio estranho.

    sds

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Como vc fez pra baixar? resistor?

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eh... resistorzão em série com o preamp inteiro... acho que tá um de 10k pro phase inverter, depois um de 6k8 pro preamp

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    em tempo... os fender costumam trabalhar com tensões maiores no preamp, mas usando elas num preamp de marshall não ficou legal. aí eu usei os resistores pre deixar num meio termo entre o fender e o marshall, melhorou bastante.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mas não é a mesma coisa na potência, né? senão vai baixar a corrente, certo? Pelo que eu tava vendo as válvulas ditas para 250 V trabalham com 400 ou mais tranquilo, é verdade ou é perigoso?

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    não, na potência o ideal é trabalhar com 450 pra push-pull e uns 350 pra single-ended, se for usar as válvulas básicas 6L6, EL34, KT66, KT88, etc... pras menorzinhas (6v6, el84) o ideal eh uns 350 no push-pull e uns 250 no single-ended.

    cheers

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Up, para ganhar mais sugestões!

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    se for pra desenhar placas eu uso o cadsoft EAGLE, é uma gambiarra legal, fica bom pra caramba !!!!


    http://www.das.ufsc.br/~aal/Intrumentacao/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gambiarras - O Guia Definitivo!