Valvulados antigos - Conversão 110 para 127 volts

    Autor Mensagem
    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: AugustoPedrone


    Peguei recentemente um Giannini Thor para restaurar, e como todo valvulado nacional antigo, ele foi feito para 110 volts.

    Mandei enrolar um transformador para converter os 127 da rede atual para 110 volts corretos para o Giannini, com potência de 300 watts (para aguentar o amp no talo, já que ele em repouso consome 100 watts e tem potência máxima de 120 watts).

    É uma ótima medida, e quem quiser se informar mais sobre o tema, é só ver esse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/70322/

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    só q penso q bastava voce pedir para fazer uma mudança no trafo original aumentando o numero de espiras no primario, estes trafos tem o primario enrolado por cima e é bem facil de modificar (não precisa desenrolar todo) teria ficado bem mais barato alem de manter a originalidade dos wilkason.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: AugustoPedrone
    · votar


    macaco veio

    Fala, blz !!!

    Grande dica !!! Valeu !!! Poderia então enrolar algumas espiras sobre o trafo já montado, e colocar essas espiras em série com o tap de 110 volts ? Vou dar uma olhada e ver o sentido do enrolamento e o calibre do fio.

    Abraços.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    por cima de tudo tem umas 16 espiras de fio 14 a 16 AWG (depende do modelo) que são do filamentos, é enrolada 8 espiras para um lado (3.15v) e 8 para o outro (3.15v), o fio é grosso e facil de desenrolar, tem apenas uns dois metros e pouco e da pra desenrolar no chão mesmo, depois tem uma camada de papel aluminio, abaixo dessa camada está o final do enrolamento primario, depende do trafo mas é de fio 20 a 23 AWG, o numero de espiras que tem ai para 110v dá pra calcular sem precisar desenrolar e contar, a partir dos 6,3v e o numero exato de espiras do enrolamento do filamento calcula numa regra de tres e acha espiras por volt, então calcula os 17v quantas espiras seriam, faz uma pequena emenda no enrolamento de 110 e enrola, depois coloca aluminio e o enrolamento de filamento novamente.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    macaco veio

    valeu Mestre !!!

    Será que consigo fazer isso sem desmontar o núcleo ? Com alguma paciência eu conseguiria ir passando o fio para 43 espiras para o primário (equivalente à 17 volts) por dentro do carretel...

    Tenho medo de ao desmontar o trafo, danificar o verniz que isola cada chapa.

    Diga aí o que acha...

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    na realidade cada chapa na maioria dos trafos não tem verniz nenhum (deveria ter), simplesmente eles pincelam o trafo por cima com verniz, o dificil é retirar as primeiras laminas (bata com uma chave de fenda entre o carretel e a placa) mas primeiro retire todas as "I" (então as "E" soltam mais facil), depois te garanto que voce colocará elas melhor do que quem fez o trafo, duas pra um lado duas pro outro (ao invés de uma a uma). um trafo grande desse é muito mais facil que um pequeno. Acho mais dificil passar o fio sem tirar as laminas (dá muito mais trabalho), primeiro olhe se há espaço na janela para mais espiras pois 43 espiras vai dar uma camada a mais (diminua as voltas de papel isolante se preciso). para testar se voltagem deu legal depois de pronto coloque apenas um tanto de laminas (nem precisa das "I") e ligue, vai vibrar muito mas por uns 2 minutos da tempo de medir antes que ele aqueça demais.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu !!! Vou executar e te falo !!!

    Brigadão. Se precisar de um amigo aqui no RJ, tamos aí.,

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: AugustoPedrone
    · votar


    Fala macaco veio

    Com suas dicas, desmontei o núcleo do trafo ontem. Mas tenho algumas dúvidas:

    1) Como vc disse, tirar as lâminas I foi fácil. Difícil foi tirar a primeira E. As dos extermos nem pensar, daí fui tentar tirar uma do meio. Como consequência da guerra que travei com as lâminas, amassei e arranhei algumas. Posso desamassar normalmente com o martelo ? E as que eu risquei, tenho que passar um verniz sobre elas em separado antes de montar novamente ? Tem algum macete para tirar as lâminas E de forma mais fácil ?

    2) Esse trafo tem um enrolamento para o filamento da retificadora. Como é um dos mais externos, junto com o 6,3 volts, vai ser retirado para garantir o espaço do enrolamento novo de 17 volts.

    3) O enrolamento dos 6,3 volts é feito em fio duplo, colocado um do lado do outro. Creio que pela alta corrente necessária (são 6 x 12ax7 e 4 x 6L6).

    4) Vou aproveitar e trocar os fios com isolamento de pano originais por novos, de plástico, adequados para a tensão. Alguns dos fios de pano estão até com rachaduras e expõe o metal.

    5) Quando montar o núcleo novamente, devo jogar um verniz em cima ? Qual ?

    Obrigado pela atenção. Abraços.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    é duro tirar a primeira E (eu tambem ja amassei muitas), dezamsse e pronto depois o aperto do parafuso e o verniz travam não deixando vibrar.
    o enrolamento de 17 a mais faça com fio de espessura identica (senão esquenta), não precisa fazer derivação (se não quizer), faça uma pequena emenda com solda, uma ponta de fio junto da outra (uns 3mm) e de forma que a emenda fique proxima da espessura (lime se precisar) isole a emenda com esmalte de unha.
    observe este enrolamento de 6,3 se ele esta com tap central 3,15 0 e 3,15 , a partir do tap um enrolamento vai numa direção e o outro na outra, o fio que sai (externo) desse tap deve ser bem grosso (teoricamente o dobro da grossura).
    o verniz (eu uso poliuretano comum da coral ou suvinil etc) teria a função de isolar as laminas mas confesso que vi poucos trafo com verniz no meio das laminas, a outra função e prencher os possiveis espaços entre as laminas pra ela não vibrarem (trafos pequenos eu mergulhava eles dentro da lata) grande é no pincel mesmo. quando colocar as laminas coloque uma para ser a primeira depois duas a duas e ultima uma só, se sobrar uma ou duas laminas não tem problema, se passar verniz nelas antes de colocar vai sobrar. é isso ai

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu !!! Obrigado !!!

    Vou executar e digo aqui os resultados.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    FALA MACACO VEIO !!!

    Aí Mestre, muito obrigado pelas dicas !!! Coloquei o novo enrolamento com 32 espiras, e ficou perfeito. Agora o trafo pode ser ligado em 110 / 127 / 220 e ter as tensões corretas no secundário.

    Valeu a força. Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulados antigos - Conversão 110 para 127 volts