Esquema do Tremendão SL - Por favor me envie

Autor Mensagem
Marcelao50
Veterano
# mar/05


Já liguei para a antiga Esbrel e eles mesmo não tem esse modelo da Giannini, somente os famosos tremendão I, II e III.
Acredito que ele esteja em algum lugar. Mas preciso sa ajuda de vcs....
Me respodam por favor...

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Tenta no site da Audio List...
www.audiolist.cjb.net

Lá deve ter...

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


Não tem cara, já olhei. Para esse modelo não tem.
Alguem so site deve ter, com certeza.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Eu acho que tenho em casa...Vou ver e amanhã te falo !!!

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


Beleza, valeu

Mark GG
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50

email?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Fala !!! Cara, tenho aqui o catálogo da Giannini com os esquemas, mas não tem esse Tremendão SL não...me diz como ele é, se tem reverb, tremolo, quantas válvulas de saída, quantas entradas, etc, que eu vejo aqui se algum esquema "serve" .

Abraços.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone

esse esquema do TSL eh embaçado... quando eu comprei o meu procurei feito doido mas nunca achei. ai abri e olhei mesmo.

ele eh mais ou menos um tremendão 3 com um master volume e uma gambiarra que liga o recover do reverb em série com a valvula do preamp pra dar mais distorção. como eu achava o timbre uma merda msm, desfiz toda a gambiarra e deixei o meu igual ao tremendão 3... pelo menos esse esquema eu tenho.

cheers

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


podem utilizar o email da onde trabalho que acesso direto

marcelo.oliveira@emersonprocess.com

Eu já tinha lido algo parecido, em tornar o SL num Tremendão 3. Mas é muito trabalho? A unica coisa q eu ia fazer era desabilitar um canal e fazer um outro circuito para gerar saturação nas valvulas e poder ter a distorção da valvula.

Se vc tiver os esquemas, agradeceria bastante

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50
pelo que me lembro, essa 'transformação' consistiu em retirar a 'trapizomba' (desculpe o termo, mas não consigo pensar em outro). essa 'trapizomba' consiste no potenciômetro de volume master com push-pull e uns fios que atravessam por cima da placa que vão parar nos jacks do reverb... só de olhar aquilo eu já fiquei horrorizado, o treco 'destoa' do resto do circuito que é até bem feitinho. Fora isso, eu tirei alguns capacitores que tavam soldados nos soquetes das válvulas do reverb, mas isso foi um erro, provavelmente estavam la pra cortar oscilações, agora o circuito do reverb oscila em HF quando eu aumento demais o volume.

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


Mas essa mudança não implica em custos adicionais e sim em apenas um rearanjo de componentes correto?
vc teria o esquema do tremendão 3 para que eu usasse como referência.....?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


Esse tá aqui...
http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/esquemas/valvulas/treme ndao_3.pdf

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50
não, não custou nada fazer... com as peças q sobraram dá até pra fazer um robozinho :).

mas tem que ficar esperto porque quando vc tira o master, tem que fazer umas ligações da saida dos preamps no power direto, mas basta ver no esquema do tremendão 3 que não tem erro.

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


E para eu gerar o efeito de distorção usando as peças que já se encontram no meu SL? É possível?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Acho uma boa manter o master volume, daí vc pode saturar o pré se desejar...

Conseguiu baixar o esquema ?

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


estou com o esquema do tremendão 3, mas acho q o SL ninguem tem.
Agora preciso saber o q mudar para o meu Sl ficar tão bom qto o T3 que o b0fh fez...

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50
bom, meu TSL/T3 já era... desmanchei ele inteirinho ontem rsss.. vai virar alguma outra coisa que ainda tou projetando hehehehe.

mas o q vc quer fazer no teu amp? ta com algum defeito?

Mark GG
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh

coloca as fotos ae do antes e depois..

Quero ver esse " THE STORM"....hehehehe

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


defeito nenhum. Tenho q por reverb, mas por enquanto não tenho como comprar o tanque. E quero mudar (sem gastar nada) as ligações para ter a distorção já no amp mesmo. Estava pensando em desfazer um canal e usar os componentes para fazer isso.
Por isso eu precisava do esquema dele. Mas vou usar do T3 e mudar tudo então...

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


hmm pra colocar distorção no TSL seria legal 'mudar tudo' mesmo... que coincidencia cara, eu tou nesse exato instante projetando o circuito que eu vou colocar no TSL que eu desmontei... vai ser mais ou menos o seguinte:

1 preamp de 'fender', com tone stack de fender (1 12ax7)
1 preamp de 'marshall' (jcm800) com tone stack de marshall (2 12ax7)
possibilidade de usar o preamp 1 como boost do preamp 2

reverb 'fender' (uma 12at7 e uma 12ax7)

power amp com 2x EL34, inspirado no marshall 1987 (mas com algumas melhorias).

se eu gostar do resultado, posso ate te mandar os esquemas rss.

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


Alguem tem um tanque de reverb baratinho que sirva nesse SL para vender???

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50
cara eu tenho o original aqui... aparentemente ele funciona, porque qdo eu dava porrada nele fazia aquele barulho porreta de mola balançando... mas nunca gostei dele, da um reverb xoxo. se vc for de SP até descolo ele pra vc.

Marcelao50
Veterano
# mar/05
· votar


Não estou em São paulo, mas tudo depende de preço.
Ele faz o trabalho de um reverb mesmo? Pq dependendo do modelo, das molas e imãs pode ser que nem consiga criar o efeito reverb propriamente dito.....

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50

De repente um reverb externo no loop de efeitos do seu amp (que vc vai instalar, é claro) pode ter dar bons efeitos. Já ouvi muito reverb digital decente, e é bem mais flexível.

Pode fazer um esquema de IN e OUT ao invés de SEND e RETURN, e colocar um potenciômetro para dosar a volta do reverb. Daí seu som não passa por dentro do reverb, que entra só para dar o "molho" no sinal.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50

eh, eh o tanque de reverb original do tremendão SL... eu troquei por um accutronics e larguei ele enterrado na minha estante de sucata rss.. Em teoria ele funciona, mas não gosto do reverb que ele dá, é meio estranho. O accutronics eh muito melhor (e nem é tão caro, paguei 120 reais nele).

AugustoPedrone

mas aí tem que fazer um loop de efeito no amp... e um reverb decente (holy grail) eh meio carinho, uns 500 conto. é bem mais trabalhoso e caro do que simplesmente plugar um tanque accutronics, o tremendão tem tudo prontinho já.

cheers

maurice
Veterano
# mar/05
· votar


bOfh
Interessante sua proposta. No entanto eu usaria as 6L6 mesmo. Terás umas das melhores configurações possiveis. E melhor: é point to point!

maurice
Veterano
# mar/05
· votar


Se alguem conseguir o esquema do Thunder Sound Bass SL.
Valeu

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


maurice

vai dar pra usar tanto EL34 quanto 6L6.. mas eu curto mais as EL34

se quiser dar uma sacada no 'work in progress', tem umas fotos aqui:

http://planeta.terra.com.br/servicos/tabaamps/Trem/

por enquanto só montei a fonte e o power amp... semana que vem vou ver se compro o resto das peças.

cheers

glaucius
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh

eu tava olhando esse teu site e vi numa foto um cap. eletrolitico ali de aluminio com suporte de fenolite.......eu to prescisando de dois caps desses quadruplos (não sei se esse do teu site é quadruplo) um é de 4x20uf x475V e o outro de 2x10uf/450V + 2x25uf/25V........tu sabe onde eu consigo esses caps?.....de preferencia sprague.....

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


glaucius

Voce tá falando dos caps 'monstrão'? sei não cara nem procurei pra comprar. Eu tou usando aqueles caps modernos agora, 4 de 100uF/450v (marca 'epcos'). São tão pequenos que cabem fácil dentro do chassis (veja nas ultimas fotos).
A filtragem original do tremendão era 50/20/20/20, agora tá 100/100/100/100 :). Liguei o power amp ontem, não dá pra ouvir humm nem encostando a orelha no falante :)

Vc quer esses caps de caneca por que? tá restaurando algum amp? Uma coisa que você pode fazer é desmanchar a caneca velha e colocar esses capacitores modernos lá dentro, costumam caber fácil, inclusive com mais capacitância.

Quanto ao 'sprage'... eu achava q eles so fabricavam caps de acoplamento, não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema do Tremendão SL - Por favor me envie