Duvidas na hora de monta a caixa...

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # fev/05


    quero saber c é bom coloca saida de ar na caixa 2x10 p/ baixo? vi varios modelos... uns tem 1 saida "cano", outras nenhuma... queria saber oq faço, com ou sem? c tem alguma diferença no som? e dentro? coloca alguma coisa pra abafa o som? vlws

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ahh, como é essa medida em cm? Dimensions: 48 x 26 x 16 vlws

    navalvula
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ai Clinton_Jacks desistio de fazer a 8x10? meu irmão ta muito afim de fazer uma 8x10 tambem só que é muita treta pra transportar, mais acho que pelo som compença. agente vai copiar a da ampeg e o cacilda vai fazer um cabeçote. mais isso la pro fim do ano. a respeito do buraco acho que nâo precisa.
    120 x 65 x 40
    120 de altura, 65 de largura e 40 de profundidade

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Caixas para baixo devem responder à frequências muito baixas, da ordem de 40 Hz.

    Para isso são usados artifícios, como o duto sintonizado, que é esse "tubo" que vc vê em algumas caixas. Ele faz a caixa ter uma eficiência maior na região mais grave.

    O problema é que as dimensões deste duto são muito críticas, e dependem do alto falante usado e do volume da caixa. Os falantes que vc usou são novos ? Dá um pulo na página do fabricante, geralmente eles indicam o tamanho do duto ideal para determinado volume de caixa.

    O perigo de usar dutos de tamanho errado é forçar o falante a se deslocar muito nas notas mais graves, e com isso até danificá-lo por excesso de deslocamento de cone.

    Se vc montou uma caixa com um volume que achou por aí e com falantes idem, pode começar com o seguinte....

    Faça a caixa TOTALMENTE selada, sem saída alguma de ar. Tem que selar todas as junções da madeira e fazer o possível pra não sair ar pelo conector da caixa. Tem que vedar bem tb o encaixe do falante - vc pode usar massa de calafetar aqui...colocada antes do falante, como se fosse uma borda no buraco.

    Monte a caixa assim e ouça o resultado, especialmente nas notas mais graves. Se está legal, ok, deixe assim. Agora, se estiver faltando peso, teremos que colocar os dutos, que iremos discutir em outra oportunidade

    Faça o teste e poste aqui.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    navalvula

    diz ae, ñ desisti ñ, vo fazer a copia da ampeg tb, é q ela é feita por 4 camaras q contem kd 2x10, ae por issu q tow perguntandu sobre 2x10, ae o resto faço igual ;) qual falante seu irmão ira usa?

    Augusto Pedrone

    pretendo usar o falante selenium 10PW3, as dimenções da caixa vai ser igual ao da ampeg, ñ sei c ira ficar legal com esses falantes... vlws pela ajuda!

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Vai no site da selenium , na seção de downlaods. Lá tem projetos de funcionamento comprovado para contrabaixo.

    Abraços.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alguem sabe fazer calculo de caixa usandu os parãmetros de THIELE-SMALL dos falantes? quero uma caixa 2x10 c/ falantes Selenium 10PW3.

    navalvula
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Clinton_Jacks
    a gente da em duvida entre o selenium, snake e os eminences
    eu acho que os eminences devem ser melhores, dizem que a propria ampeg usa eminence só que eu não sei o modelo que eles usam.
    o snake, teve um cara que falou que é bom pra caramba e a gente até tocou numa caixa 1x15 com snake. realmente ela tinha um som muito bom. só que eu acho que eles muito potentes pra fazer uma caixa com eles.
    e o selenium eu ja exprementei em uma caixa de guitarra, pra guitarra realmente ele é bom.
    boa sorte com a sua caixa 8x10 que pra mim não tem caixa mais louca.
    e qual cabeçote se vai ligar nessa caixa?

    navalvula
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Augusto Pedrone
    se sabe se precisa por aquele tecidos que são tipo lam dentra dessa caixa pra baixo?

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    navalvula

    massa, eu queria coloca uns celestion, eles tem uma linha de baixo, + acho q é mo caro, os eminences tb é caraum... os seleniums 10pw3 ta na faixa de uns 150, por ae... eu pretendo usar um cabeçote Meteoro 800 MB, vlws!

    Mark GG
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Mark GG
    · votar


    Clinton_Jacks

    Da uma consultada na Torau....são uns caras q tem eminence la na Sta Ifigenia. [url=http://www.torau.com.br
    ]www.torau.com.br
    Procura tefelonar para os caras para vc saber preços ..
    [/url]

    Qto aos Selenium tenta consultar o suporte técnico dos caras para ve se els daum uma dica ref. aos dutos.pq isso envolve calculos ref ao projeto da caixa.....

    Como falei em um topico montei minha caixa com falantes Key Bass....hj acabei a tapeçaria e liguei os falantes com a traseira da caixa aberta......não deu para fazer muita coisa pq deu um "pau" no meu equipo. e não pude prosseguir até descobrir o q aconteceu.mas até onde pude ver esse falante do mesmo "problema" do selenium...agudos.......mas deixa fazer uma avaliação mas completa ae posto aki....
    A proposito foi o suporte técnico d Key Bass e o $$$ q fez eu optar pelo produto...
    Detalhe: Usei o projeto de caixa de guitarra da selenium...

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mark GG
    Ficou muito agudo o Key Bass???
    Eu tô pensando em usar o Bravox. Tem um preço bom e já falaram bem por aqui.

    Coloca sons e fotos da caixa. A montagem estava ficando caprichada.

    Mark GG
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bulldog

    Amanha tiro as fotos....agora qto aos agudos....pelo q avaliei nada q uma boa equalisada resolva, porem como falei neu equipo deu "pau" vamos ver o q dá........

    gideon
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Gostei do projeto arrojado do 8x10, mais teria como adaptar uns draiver de aluminio para dar um medio-grave igual a 410 da meteoro.

    em relação aos dutos, usei as mesmo dimenssões do 410. talves se usar a metade p cada 2 af, poderia ser a solução.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas na hora de monta a caixa...