experts-Dúvida - P1-rev11.

    Autor Mensagem
    Hammer
    Veterano
    # jan/05


    Comecei ontem junto com meu irmáo a fase de testes do P1(Ax84) rev11. que acabamos de montar...
    O projeto funcionou legal, porém como era de se esperar, surgiram as seguintes dúvidas:
    1- não estou entendendo porque o volume só vai até certo nível, depois quando abro mais o potenciomentro, parece que ta saturando demais a valvula de modo que está cortando o sinal do som.

    2- as valvulas (sovteck Ax7 e El84) estão com um certo alaranjado (incandecente) no centro, como não consegui fazer direito o calculo que o projeto ensina para verificação da bias, gostaria de saber se é normal as valvulas trabalharem com esse alaranjado e se alguém poderia me ensinar a fazer o calculo de verificação (ñ estou sabendo como medir o valor do plate da placa)..

    3- o amp ta dando chiado do tipo "humm" (acredito eu) um pouco elevado. obs: Testei com chassi (d chapa preta ) aberto na lateral, os fios do soquete tavam para fora. Alguém ai tem alguma sugestão para diminuir o chiado ou acabar de vez com ele (se possível)"?

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    grato...

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hammer
    não estou entendendo porque o volume só vai até certo nível, depois quando abro mais o potenciomentro, parece que ta saturando demais a valvula de modo que está cortando o sinal do som.

    são válvulas novas? os trafos foram bem dimensionados? amps com esta potencia saturam facilmente, mas cortar sinal por isso é dificil....

    as valvulas (sovteck Ax7 e El84) estão com um certo alaranjado (incandecente) no centro, como não consegui fazer direito o calculo que o projeto ensina para verificação da bias, gostaria de saber se é normal as valvulas trabalharem com esse alaranjado e se alguém poderia me ensinar a fazer o calculo de verificação (ñ estou sabendo como medir o valor do plate da placa)..


    no centro da PLACA, na parte EXTERNA da construção interna da válvula? ou no miolo bem no centro da válvula? se for o último caso, é normal.

    que tensões foram aplicadas em cada placa? como monta um amp sem saber como medir bias?

    no resistor que é ligado no catodo da el84, solte do pino, e com um amperímetro meça com uma ponta no resistor e outra no pino, se não me engano deve dar uns 48ma que o esquema recomenda, se não estiver com este valor, altere o valor do resistor até atingir a corrente certa.


    o amp ta dando chiado do tipo "humm" (acredito eu) um pouco elevado. obs: Testei com chassi (d chapa preta ) aberto na lateral, os fios do soquete tavam para fora. Alguém ai tem alguma sugestão para diminuir o chiado ou acabar de vez com ele (se possível)"?


    como os fios pra fora? devem ficar pra dentro pra justamente a blindagem do chassis fazer efeito. o aterramento também deve-se levar em conta, junte todos "gnd" de alimentação em um ponto só ligado no chassis e todo "gnd" de sinal em um só ponto depois ligue o gnd de sinal ao ponto que foi conectado no chassis, cuidado pra não misturalos (gnd de sinal com de alimentação) trafos também fazem parte disso, aterrar também o chassis é uma boa.

    boa sorte com o amp!

    abraço,

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cacildo
    Bom vamos la ..

    - as valvulas são novas..sim... O trafo de saída está super dimensionado para 15 watts (bem além dos 7 watts) (começo a achar que deve ter sido isso..) será q isso gera algum problema, digo p/ as valvulas em caso de abrir demais o volume??

    - ok ..acho q ta normal..

    - ...Heheh marinheiro de primeira viagem sabe-se como é :)) ... Bom amanhã vou conferir com calma as medições..pq agora to com um baita sono ....


    Obrigado pelas dicas...valeu mesmo...
    Aproveitando ..parabéns pelos seus amps...Bem legais... de primeira linha...realmente só quando se faz um é q se sabe a trabalheira q da, mas é compensador v o bichinho soltar som ....

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hammer
    O trafo de saída está super dimensionado para 15 watts

    não , isso não daria este problema. que impedância de primário tem?

    parabéns pelos seus amps...Bem legais... de primeira linha...realmente só quando se faz um é q se sabe a trabalheira q da, mas é compensador v o bichinho soltar som ....

    valeu! é gratificante o resultado final e os olhos atentos do novo dono!!!! se divertindo como se estivesse com uma ninfetinha!!!! hehe

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cacildo poncio



    -Meu irmão levou o projeto p/ um cara amigo nosso q manja do assunto..ele disse que o problema esta na fiaçao usada..tipo os fios q usei não eram blindados... meu irmão vai trocá-los..

    - o problema dos ruidos eram realmente pq o chassi não estava fechado..

    -hehehehe

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    esse lance de 'cortar o som' é normal com essa válvula EL84... ela tem ganho demais e qdo você abusa dela ela entra em 'blocking distortion', e e fica parecendo que o amp tá 'peidando'... hehuahauha

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bOfth
    hehe parece msmo..

    na sua opiniao há como acabar como esse efeito da valvula??

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hammer
    aumente aquele resistor de 5k6 que vai na grade da el84... pode aumentar bem ele. Vai dar uma perda de agudos, mas como o P1 já é agudo pra burro, pode ser até que ajude. tenta botar de 56k, 100k, 200k, etc, e ve o q mais te agrada.

    agora o melhor msm eh usar uma 6v6 no lugar da el84, da um som totalmente diferente, mais blues e talz... mas ai eh questão de gosto neh.

    sds

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hammer
    boa, mas nem toda fiação é com fios blindados.

    b0fh
    esta "flatulência" da el84 só acontece em single?

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Acabei de montar um P1 agora - inclusive aumentei os resistores de placa da 12ax7 para 180K para obter mais ganho no pré.

    Fiquei impressionado com o resultado. Mais uma vez o P1 me impressionou !!!

    Vale cada centavo da montagem com méritos !!!

    Não observei esse efeito da "blocking distortion" nem no pré nem no power. Talvez seja algo variável pela válvula - procedência e ganho.

    Mas tem que ver se o problema do nosso amigo é realmente na EL84.
    Pena que ele não colocou um controle de volume Master no amp dele. Isso ia permitir que se isolasse a etapa com problemas.

    Se ele desejar, pode trocar o resistor de 2M2 que está na grade da EL84 (logo antes do resistor de 5K6) por um potenciômetro LOG de 1M, com o cursor (terminal central) indo para o resistor de 5K6, e as extremidadades indo para o terra e para o potenciômetro de controle de agudos (uma perna em cada ponto).

    Abraços.

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bom.. para minha alegria.. troquei os fios p/ blindados... consegui resolver o problema... agora ta 100%!!! valew a todos pela ajuda!

    aratohendrix
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hammer
    quanto custou tdo?
    q falantes foram usados?
    e a caixa e o chassi?


    valew, só pra saber quanto fica uma montagem dessas

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cacildo poncio
    acontece em push-pull também... mas aí vai depender de se ter usado o phase inverter correto. esse lance de blocking distortion funciona +- assim:

    vc joga um sinal AC mto forte no grid da válvula;
    por conta disso, a fdp passa a conduzir pela grade;
    aí, por causa dessa corrente, o capacitor de acoplamento se carrega;
    e, mesmo retirada a AC, leva um tempo até o capacitor se descarregar e o som voltar ao normal.

    ná prática, fica parecendo que o amp tá peidando.
    essa 'condução pela grade' é bem mais fácil de acontecer em EL84 do que nas mais parrudas tipo 6v6, 6L6 e EL34 da vida.

    sds

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Augusto Pedrone
    sem master? po mas aí perde uma certa versatilidade... bobagem fazer sem o master.

    sds

    Hammer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    aratohendrix
    deve sair em média uns 500 completo
    falantes emminence 12" 35 w legend alnico
    chassi = chapa preta
    caixa.. ainda nao fiz.
    assim que acabar de montar por completo ..vou ver se ponho as fotos e uns sons ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a experts-Dúvida - P1-rev11.