Ao pessoal que curte montar amps valvulados....

Autor Mensagem
GreatKingRat
Veterano
# jan/05


Eu to montando um P1 (ax84) mas quero fazer a retificação com uma valvula tmb... no esquema diz que seria uma ez80/ez81, gostaria de saber qual valvula mais serve, já que é um amp pequeno e também valvulas de retificação mais populares (faceis de encontrar)...
Dizem que as válvulas de retificação tem alguma influencia no som do amp, se alguem souber algo do tipo poste ae tmb!!!
de preferencia postem antes de sábado (pq sabado eu vou em sampa da um passeio na sta. ifigenia)....
Desde já valew!!!!!!!!!!!!!

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


Ñ seria um disperdício usar uma ez80/81 num amp desse porte(pekeno) essas valvulas ñ foram usadas em algumas versões do vox ac15???? ela ñ é meio "fortinha" pra um ampzinho desses?
Por isso que pergunto se tem outras que podem ser utilizadas sem esse "disperdício" (na verdade ñ sei se realmente seria um disperdício....

valew

enigmabox
Veterano
# jan/05
· votar


Dê uma pesquisada se consegue as retificadoras 6X4 ou 5Y3, que devem também devem funcionar.

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


a 6x4 ou uma 6y5 , 6z4 , 6z5 (se achar) seriam o ideal pois consomem menos e tem filamento de 6,3v, a 5y3 puxa pra kct, eh boa pra ampli grande.

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


Qual seria melhor na sua opinião?

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


GreatKingRat
Desencana da retificação a válvula. Em amps single ended não rola sag para justificar este tipo de retificação.

O Sag é uma compressão natural do som.

Passoka
Veterano
# jan/05 · Editado por: Passoka
· votar


Ops, repetido

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


se for o ax84 single qq uma das q começam com 6 , 6x4 etc (a que achar) que são 6,3v no filamento (facilita para fazer o trafo) e consomem menos de 1Amp. se for o ax84 push pull ai tem que ser 5y3 5v4 etc .http://www.torresengineering.com/techellookhe.html
neste link na seção new retifier tem arquivo em pdf explicando (com desenho) como fazer uma retificação dual com diodo e valvula.
tem um esquema do ax84 modelo com reverb que tem a 5u4 na retificação.

glaucius
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio

aproveitando o topico eu queria perguntar uma coisa........se por exemplo eu for botar uma retificadora EZ80 no P1 q alterção eu teria q fazer no trafo de potencia na saída de 190V+190V?........além de ter q botar uma saída a mais de 5v o filamento.......

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


nenhuma , cada lado de 190 numa placa da valvula (é duplo diodo), não me pergunte como mas tira a alta tensão de um dos pinos do filamento. se o ampli puxar mais que a amperagem dos diodos solidos aguentam eles queimam, quando puxa mais que a valvula diodo aguenta ela dá uma queda fazendo o rendimento do ampli cair (pela queda de tensão) e ao ir voltando ao normal vai dando o efeito de compressão (sag). ou seja as valvulas retificadoras trabalham sendo regaçadas o tempo todo (com o ampli no talo) por isso duram menos.

glaucius
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio

valeu.......

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


Eu já tenho os transformadores, foram enrrolados nas especificações que encontrei no site da Hammond (mas o de alimentação é adaptado pra os padrões brasileiros). Eu gostaria de saber se esse trafo da hammond aguent alimentar uma valvula de retificação.........
grato

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


se ele ja tiver o enrolamento separado para os 5 volts, sem problemas, se não tiver e tiver que adpatar ainda assim acho q não teria problemas pois um single o consumo é pequeno e o primario suportaria uma valvula a mais visto que sempre um trafo é calculado com sobra, se a retificadora for de 6,3v menos problemas ainda (essas tem consumo menor) e seria apenas um pouco mais de consumo.
veja o exemplo o pessoal costuma substituir 4 6L6 num ampli por EL34 q consome quase o dobro e os trafos (de 6L6) suportam numa boa.

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


Olá!
comprei uma 6x4 hitachi na valvolandia (caro! mais eh garantido)!
ela é de 6.3 volts? Ñ é?????
Ela aguenta retificar corrente o suficiente pra alimentar 2 12ax7 e uma el84??????? (to montando o p1 mais pretendo montar um vibrato/tremolo tipo vox nele mais adiante),,,
Vcs acham q a 6x4 eh uma boa pra esse amp?

Valew!

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


GreatKingRat
cara, como já dito antes colocar retificação por válvula num amplificador single-ended como o P1 é jogar $$$ fora... a única coisa que vc vai conseguir com isso é perder potência (que já é pouca).

A vantagem da retificação por válvula é em amps com saída push-pull, tipo o marshall 18 watt, nesse caso o 'sag' da válvula diodo dá uma compressão interessante no som.

Agora, em single-endeds, melhor eh usar 1n4007 msm.

sds

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


b0fh
Blz
eu vo fazer os 2 tipos de retificação, colocar uma chave pra alternar entre valvula ou diodo, interrompendo a voltagem de filamento e os 190 volts numa posição e na outra jogando somente os 190 nos diodos....
Ai se eu quiser valvula eu ponho o amp em stand, alterno essa chave, espero o filamento da 6x4 esquentar e depois tiro do stand....
Eu tava ligado disso q vc disse q perde potencia com valvula, por isso comprei os diodos e uma chave pra conseguir fazer isso....

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


GreatKingRat
hehehe
mas de novo: em single-ended nao compensa usar válvula retificadora... não traz nenhum benefício...

em push-pull a retificadora dá uma 'compressão' legal no som, mas em single ended isso não acontece, porque o single-ended puxa uma corrente constante da fonte, e não aumenta a 'demanda' nos picos de som como os push-pull fazem.

guarda essa valvula pra quando tu for construir um push-pull... tipo um plexi com saída de 2x6v6. hmmm...

sds

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


b0fh

A 6x4 aguenta uma amp médio tipo esse plexi q vc disse???

Se ñ der muita diferença eu vo guardar ela msm....mais tem q ver se ela ñ é fraca pra esse serviço.....Tipo, monta um eighteen

GreatKingRat
Veterano
# jan/05
· votar


???

A 6x4 dá pra eu montar um amp push pull tipo um marshall eighteen????ela dá conta?

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


GreatKingRat
cara acho que não... a 6x4 tem só metadade da capacidade de corrente de uma EZ81, que é a do marshall 18watt... não deve dar jogo não.

sds

ZAS
Veterano
# jan/05
· votar


Onde tem um projeto bom, com esquema, lista de material... pra montar um P1 (ax84)?

ZAS

Augusto Pedrone
Veterano
# jan/05
· votar


fala Zas !!!

Vai direto na fonte...

www.ax84.com

Abraços.

ZAS
Veterano
# fev/05
· votar


Augusto Pedrone
Vai direto na fonte...
Fui lá e em outros lugares também!
O Chassis eu faço, os transformadores mando enrolar, as válvulas peço pra alguém trazer lá de fora..., mas aqui no Brasil (no RJ, por exemplo) a gente encontra garolite, fenolite ou fibra de vidro com 3,2 mm de espessuara? E turret, também a gente não acha? Vou ter mesmo que tirar o cobre de uma placa com 1,6 mm e nela usar ilhós?

GreatKingRat
Eu to montando um P1...
Já montou? Dá umas dicas aí!

[]'s
ZAS

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


faça um layout num papel de onde fiacariam os componentes e transfira para o lado cobreado da placa (com esmalte de unha), faça as trilhas largas, elas seriam os fios conectados por baixo da placa se fosse retirar todo o cobre, ou seja aproveite o cobre já existente na placa, vai ajudar inclusive a placa ficar mais resistente.
ao colocar os ilhoses nem precisará dobralos pois com o cobre na placa eles podem ser soldados e do outro lado encaixe os componentes.
para ilhoses pequenos compre arrebites de 2mm pois são menores que o ilhos, eles vem duas peça de encaixe, uma das peças não será utilizada, só utilizara o lado da peça conhecido como 'pé'. na minha cidade eles vendem separado só o pé, talvez possa achar na sua.
está maneira fica uma montagem legal e o arrebite é muito parecido com os de montagem importada.

ZAS
Veterano
# fev/05
· votar


Aqui não acho só o "pé". Encontrei ilhós de latão polido, mas não nas dimensões que seriam as ideais (2,33 mm de diâmetro por 2,4 mm de comprimento) para placas com 1,6 mm de espessura. Acho que vou ter mesmo que usar os de 3,1 mm de diâmetro (para broca de 3,2mm).
Alguém aqui já encontrou placas de fenolite, fibra de vidro... com 3,2 mm de espessura (sem cobre, é claro)? Turrets, então...!

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


o tal arrebite q são duas peças (um lado é o pé) não é conhecido como ilhos, o menor (o pe) mede 1,9 mm de diametro externo, a argola de cima onde ele abre (a aba onde se solda) tem 4 mm e comprimento total tem 4,2 mm , medido com um paquimetro de plastico. só o pe custa 1 centavo e pouco, mas so vendem 1000.
a fenolite sem cobre deverá ser encontrada em loja de material eletrico referente a isolação e resistencias eletricas, não é possivel que pararam de fabricar, eu ja comprei uma placa enorme sem cobre e lembro que havia de varias espessuras (isso foi a muito tempo)

czhercules
Veterano
# jul/05
· votar


dai galera eu quero montar um wah wah vox alguem ai poderia me ajudar ai nos circuitos onde eu axo as fotos montando os circuitos pra eu fazer,queria uam foto de alguem montando os circuitos do vox alguem podria me arranjar ai ou me ajudar ah axar no google ?

marioyee
Veterano
# jul/05
· votar


macaco veio
Que tipo de arrebite sao esses q vc sugeriu? De que material sao feitos? Sao usados normalmente em que?
Valeu brother.

Tainha
Veterano
# jul/05
· votar


Olá pesoal
Como faço para saber a miliamperagem do trafo de força para uma válvula 5Y3gt e para uma 6x4. Há fabricantes que falam uma coisa e outros que falam outra, tipo: para uma 5y3 um fabricante diz, usa-se um trafo com 150mA e o outro diz que usa-se 60mA, as outras válvula são, 1x12ax7 e 1x6v6 ou 1x6l6.
Agradeço pela ajuda

baruch_kata
Veterano
# jul/05
· votar


Tainha
Esse "ou" é que mata... o que você vai montar de verdade? uma ou outra?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ao pessoal que curte montar amps valvulados....