Valvula + Digital

    Autor Mensagem
    paulao_jazz
    Veterano
    # jan/05


    caros,

    tudo bem que é um assunto polêmico, e eu gosto de polêmicas... mas venho aqui apenas dar a minha opinião.

    Tenho um simulador DIGITAL PODxt.

    Tenho um amplificador VALVULADO Cacildo "Leandro" Poncio.

    Confesso que fiquei na dúvida no que comprar. Primeiro comprei o PODxt, e tava procurando um amp pra ele. Pensei em transistorizado mesmo, com falantes de 12 e boa potencia. Mas aí o Leandro respondeu um email antigo que tinha mandado pra ele, pedindo um orçamento do valvulado.

    Perguntei numa comunidade do Orkut de amps valvulados se eles aprovavam a combinação digital + valvula. A maioria que me respondeu disse que sim, que a valvula daria uma boa resposta.

    Arrisquei e mandei fazer o amp com o Leandro. Feliz pq teria o melhor das duas tecnologias.

    E já tem um mês que estou experimentando as diversas combinações: guitarra + valvula, guitarra + digital ligado na potencia, guitarra + digital na frente da valvula, guitarra + digital sem simulação de amp + valvula, Guitarra + digital com sim de amp mas sem sim de caixa +valvula, guitarra + digital no fone de ouvido, etc, etc...

    Minhas considerações são as seguintes:

    O digital é muito bom e prático. As simulações do PODxt são magníficas em sua maioria. Ele tem uma resposta dinâmica muito boa, dá pra fazer nuances com a palhetada e com o volume da guita.

    O digital no amp valvulado é sensacional. Liguei na frente do canal limpo e experimentei umas simulações pesadas... sensacional. Tem que quebrar a cabeça pra regular, mas depois que regula, arrebenta.
    mesmo usando o digital, o timbre da valvula interfere POSITIVAMENTE no timbre do simulador. Vira um mix muito interessante.

    O amp valvulado puro é... espetacular. os digitais nada fazem além de copiar o timbre da válvula. Chega bem perto sim(no caso do PODxt), MAS, tem uma coisa que barra a simulação, que dá o carimbinho de "ainda falta": resposta dinâmica.

    Eu disse antes que a resposta dinamica do PODxt é boa. E é mesmo, comparada aos outros simuladores que já toquei (Vamp e GT6), vc abaixa o volume da guita, ele limpa o som de uma forma legal.

    mas o valvulado, cara, ele limpa MESMO. Vc tira o peso da palheta, ele limpa mesmo. Vc abaixa o volume da guita, ele limpa MESMO! Ontem liguei o canal sujo do meu amp, ganho quase no máximo e volume master tb alto. Sentei a mão: timbre distorcido, punch legal. Tirei a mão: overdrive. Abaixei o volume da guitarra e sentei a mão: timbre LIMPO!!! Limpo mesmo! Toquei bases limpas de funk com o amp no canal sujo, ganho alto e volume alto!
    Isso eu achei sensacional, e o PODxt se esforça, mas não chega.

    Conclusão: melhor que brigar por aí, é usar os dois!!

    Conclusão 2: tenho o POD pra tocar em lugares que eu não vou levar o amp (minha banda toca muito nesse esquema) e tenho alta qualidade de som. Tenho o amp pra usar em shows especiais e em gravações.

    Conclusão 3: O PODxt nivela todas as guitarras: uma Gibson Les Paul vai soar bem parecida com a minha Washburn no digital. No amp valvulado, o conjunto guitarra - amp tem que se completar, e a Gibson vai engolir a minha guitarrinha.

    Conclusão 4: to muito feliz com os 2, mas confesso que tenho vontade de comprar pedais analogicos pra usar com o timbre do meu amp. Só não quero vender o POd.

    Fabio Camilo de Souza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu axo q um simulador nao sofre muita interferencia de um amplificador, mas naum sei o valvulado, pois nunca toquie simulador ou pedaleira com valvulado, apenas analogicos. Se eu tiver errado podem me corrigir.

    navalvula
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    paulao_jazz

    você ja experimentou seu ampli com um gt2, tri-od ou tri- ac da tech21 pra ver como fica a simulação com esses pedais que são analogicos?

    danubio_gpi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    paulao_jazz

    VLW!!! foi muito esclarecedor vc partilhar isso aqui, com certeza vai me servir de referencia.

    barci
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    paulao_jazz
    Valeu pelo seu testemunho, cabei de compra meu 100% valvulado e meu X-Vamp ta de volta seman que vem. Vou testar o que vc falou tb. Minha guitarra e que é muito fraca ainda, mas para quem é basta, uma epiphone special.

    S4M4
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hM! muito interessante o tópico!

    Logo logo encomendo o meu com o Cacildo

    Fernando Bello
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    paulao_jazz

    É isso aí. Eu tinha postado em um outro tópico algo parecido. Eu montei um estágio de potência com um CI porcaria, coloquei um pré transistorizado, ficou horrível, coloquei um pré valvulado e ficou bom, bem melhor, mas não fez milagre nenhum. Então eu concluí, válvula é melhor que transistor mas não transforma água em vinho.
    Digital num valvulado sempre vai ficar bom. Se vc montasse tudo em pedal transistorizado ficaria melhor que o digital, mas o espaço e o preço disso...
    Aqui no fórum virou uma mania de gente defender utopia sem nunca ter experimentado o que está falando.
    Então é isso ae, mostrar a cobra e matar o pau =D

    Mark GG
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Mark GG
    · votar


    paulao_jazz


    Eu sou novo aki neste forum e tenho que parabenizar.....sempre li muita coisa neste forum nesse eterno embate valvulado x digital, e no momento acredito ter lido impressões muito proximas as que venho adquirindo.
    Muito bom seu tópico.!!

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    paulao_jazz
    cara, legal todos estes testes.....

    um que achei bem interesante que fiz quando seu amp estava aqui ainda, foi empurrar o canal drive; colocando o gain no 5 e ligando um pedal over drive no pré mesmo, não no loop, dá aquele gain muito louco!!!! imagina uma mistura de tommy iommy com edie van halen :-S hehe

    e pasmem! a marca deste pedal od é "CHORUS" kkkkkkkkk

    paulao_jazz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    aeee!

    Fabio Camilo de Souza
    Eu axo q um simulador nao sofre muita interferencia de um amplificador

    cara, eu acho competamente o contrario, até pra transistorizados. Usava uma Boss Gt6 antes, e dava uma puta diferença do amp que eu tinha pro amp do estudio, e inclusive dava diferença se vc ligava na frente ou no loop... ´sei lá, acho que rola uma diferença gritante.

    navalvula
    você ja experimentou seu ampli com um gt2, tri-od ou tri- ac da tech21 pra ver como fica a simulação com esses pedais que são analogicos?

    Cara, como eu disse na minha conclusão 4, quero muito fazer esse teste sim. Acho que o analógico vai deixar tudo mais fiel. Mas tb não quero me desfazer do digital, que gosto e me é muito útil no momento.

    danubio_gpi
    VLW!!! foi muito esclarecedor vc partilhar isso aqui, com certeza vai me servir de referencia.

    po, a idéia é essa mesmo. vamos debater experiências.

    barci
    Valeu pelo seu testemunho, cabei de compra meu 100% valvulado e meu X-Vamp ta de volta seman que vem. Vou testar o que vc falou tb. Minha guitarra e que é muito fraca ainda, mas para quem é basta, uma epiphone special.

    Po, vei, troca essa guita aí! :) heheheheh Mas mesmo com a special acho que tu já vai se amarrar nos timbres do teu vamp no valvulado.

    S4M4
    Logo logo encomendo o meu com o Cacildo

    Não vai se arrepender mesmo!!! :)

    Fernando Bello
    Digital num valvulado sempre vai ficar bom. Se vc montasse tudo em pedal transistorizado ficaria melhor que o digital, mas o espaço e o preço disso...

    Pois é, como eu disse antes, tenho vontade, mas não tenho grana, só teria se vendesse o Pod. E não to a fim de vender ele. Vou juntar paralelamente aí uma graninha pra comprar um gt2 clone.

    Aqui no fórum virou uma mania de gente defender utopia sem nunca ter experimentado o que está falando.
    Então é isso ae, mostrar a cobra e matar o pau =D


    Po, por isso resolvi postar. Antes de dar minha opinião nestes inumeros posts de brigas por aí, resolvi experimentar, já que tinha os 2. No fim das contas, dei razões pros 2... hehehehehhe

    Acho que a válvula ainda ganha do digital em termos de timbre e principalmente resposta dinamica. Mas tb acho que vamos continuar tendo revoluções digitais que podem nos surpreender.

    Mark GG

    precisa disso não, véi! :) tamos aqui pra debater.

    cacildo poncio
    um que achei bem interesante que fiz quando seu amp estava aqui ainda, foi empurrar o canal drive; colocando o gain no 5 e ligando um pedal over drive no pré mesmo, não no loop, dá aquele gain muito louco!!!! imagina uma mistura de tommy iommy com edie van halen :-S hehe

    eu ouvi o sample que tu mandou e fiquei maluco! saca o que eu fiz: desliguei as simulações do pod e só aumentei o volume dele. Já deu um punch fudido!! Aí eu coloquei um tubescreamer com volume alto e bem pouco ganho... só empurrando as válvulas... caraaaaaio, ficou metaleira total!!! muito punch, cara!!!

    brunokdx
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bom mesmo esse tópico... daqui alguns dias chega meu Laney LC15R e tambem vou fazer esse tipo de teste... tenho o boss ME-50 e um GT-2 clone, quero sentir a diferença dos dois num valvulado, mesmo o meu sendo um valvulado pequeno... Entre ligar no Loop e no input qual voce achou que ficou um som melhor ??

    paulao_jazz
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: paulao_jazz
    · votar


    brunokdx
    Entre ligar no Loop e no input qual voce achou que ficou um som melhor ??

    engraçado pq geralmente esses simuladores ficam uma merda quando vc liga na frente do amp, a minha GT6 ficava.

    No amp valvulado, eu sinceramente achei melhor o som no input direto do que no loop. Ficou melhor ainda quando diminuí o volume do canal limpo e aumentei o volume master do amp.

    ah, e eu já toquei nesse LC15r, cara, ele é pequeno mas dá um caldo legal!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvula + Digital