pra quem faz vavulado (catei no orkut)

    Autor Mensagem
    framerate
    Veterano
    # dez/04


    Valvulados em 127 Volts - ESTAMOS GASTANDO VÁLVULA 8/30/2004 11:17 AM
    ATENÇÃO USUÁRIOS DE VALVULADOS !!! Os valvulados nacionais da década de 60 e 70 foram projetados para trabalhar com tensão de 110 ou 115 Volts. Isso também acontece com valvulados importados, que são especificados para tensão de 115 ou 120 volts.
    Pois bem...aqui no Brasil, a tensão nominal das tomadas é de 127 volts. Como sabemos, ao ligar um valvulado na nossa tomada de 127 Volts, ele funciona. Mas outras coisas acontecem além disso...

    Augusto Valvulados em 127 Volts - ESTAMOS GASTANDO VÁLVULA 8/30/2004 11:32 AM
    Um aparelho projetado para 110 Volts ligado em uma tomada de 127 Volts será alimentado por uma tensão 15% maior. Isso é matemática, mas se transforma em perda de dinheiro...As válvulas se utilizam de duas fontes de tensão para funcionar: uma de baixa (6,3 volts) que alimenta os filamentos (heaters) e uma (ou mais) de alta, que alimenta as etapas de amplificação. Ao ligarmos nosso hipotético amplificador projetado para 110 Volts numa tomada de 127 Volts, a alimentação do filamento - que deveria ser de 6,3 Volts - passa para 7,25 Volts. Consultando as especificações das válvulas, constata-se que existe um redução de vida útil de todas as válvulas em 3 vezes. Ou seja...uma válvula de pré que tem uma vida útil típica de 6000 horas passa a durar apenas 2000 horas. Alguém gosta de perder dinheiro ? Esse efeito se agrava ainda mais nas válvulas de saída, que infelizmente são mais caras...

    Augusto Valvulados em 127 Volts - ESTAMOS GASTANDO VÁLVULA 8/30/2004 11:39 AM
    E o prejuízo não pára por aí...Tensões maiores na entrada do amp significam tensões maiores nos filamentos (como já vimos) e tensões mais negativas (maiores em módulo) na etapa de bias (polarização) das válvulas de saída. Como todos sabem, o timbre dos valvulados está ligado diretamente ao correto ajuste da polarização. Pois bem, com o DEScasamento de tensões já relatado, a polarização da saída é deslocada para o ponto de pior timbre, com tensões de bias mais altas (mais negativas, maiores em módulo). Ou seja...No fim de tudo isso, temos um som pior (polarização errada) e gastando mais válvulas (excesso de tensão nos filamentos) !!! Creio que nenhum fabricante fala disso nestes termos por que não lhes interessa...lógico !!! Assim se vendem mais válvulas, os amps vão mais para consertos, etc etc.

    Augusto Valvulados em 127 Volts - ESTAMOS GASTANDO VÁLVULA 8/30/2004 11:47 AM
    Esses efeitos maléficos estão presentes em qualquer aparelho antigo e/ou importado, mas seu efeito é severamente notado em valvulados, pela sua sensibilidade natural. Mas existem soluções baratas e práticas que contornam esses inconvenientes - e isso significa mais som gastando menos dinheiro, e se alguém se interessar por estas soluções pode me procurar aqui mesmo. Abraços à todos usuários de valvulados.

    Douglas Soluções ? 8/30/2004 1:27 PM
    E quais seriam estas soluções ?

    Augusto 8/30/2004 8:10 PM
    Dentre as possíveis, uma se destaca pela simplicidade, eficiência e custo. Trata-se do uso de transformadores com a finalidade de reduzir a tensão de entrada. Isso mantém o amplificador intocado e original e é de uso prático, além de relativamente barato.
    Com o uso de um multímetro eletrônico de qualidade mediana e alguém que saiba utilizá-lo, pode-se medir a tensão de filamento e aferir a situação de sobre-tensão maléfica. Caso alguém se interesse no diagnóstico, posso mostrar o procedimento para a verificação. E caso alguém se interesse em resolver o problema, basta utilizar um transformador redutor de tensão de 127 para 110 Volts (ou para a tensão especificada do aparelho em questão). O transformador deve ter uma capacidade de corrente de acordo com a potência do amplificador, onde um modelo de 3 ampéres atende a amplificadores com até 4 x 6L6/6V6 na saída ou até 4 x EL84 na saída ou 2 x EL34/6550/KT88 e demais pares para 100 Watts na saída.
    Caso encontrem dificuldade na obtenção do mesmo, eu os forneço montados em caixas com tomadas tripolares (aterramento é fundamental em valvulados), de acordo com a especificação de cada equipamento.
    Espero ter sido útil para a comunidade.
    Abraços aos amantes e usuários de amplificadores valvulados.

    João Valvulados em 127 Volts 9/8/2004 2:29 PM
    Vocês não acham que seria possível além do transformador utilizar algum circuito para manter a voltagem constante como um regulador de voltagem ?, pois a voltagem em certas regiões varia muito para mais ou menos, eu possuo um amp Mesa Boogie com 6 X 6L6 na saída (200w), quanto você cobra por um transformador que suporte esse Amp ?, na minha residência a voltagem varia de 125 a 132 Volts e a tenção de trabalho do amp é de 117V.

    Augusto 9/9/2004 12:02 PM
    Olá João. A sua rede de energia está dentro dos padrões estabelecidos pelas concessionárias, e até te digo que vc tem sorte, pois em mts lugares a rede oscila bem mais que isso. O ideal no seu caso seria medir a tensão entre o pino 4 e o pino 9 de qualquer válvula 12ax7 do seu amp. Pode sacar a primeira de todas, a do pré ou a do reverb (se existir) e medir ali mesmo a tensão com um multiteste na escala de 20 VAC. Com o resultado, podemos saber se vc precisa ou não de um trafo redutor. Qualquer coisa escreve aqui. Abraços e boa sorte.

    Fabio Valvulados em 127 Volts - ESTAMOS GASTANDO VÁLVULA 9/10/2004 6:55 PM
    Naum eh mais facil colocar um regulador de tensão!!! Ai msm quando a rede ocilar ele vai fornecer 6.3v

    Augusto 9/10/2004 9:24 PM
    Fábio, o uso de um regulador de tensão interno no amplificador, que forneça uma tensão estabilizada em 6.3 volts DC é a solução mais elegante, mas não necessariamente a mais fácil. Para quem já tem o amp, e prefere mantê-lo original para maior preço de revenda, a solução do transformador externo é ideal. Mas com certeza...nos amps que monto só alimento os filamentos com tensão DC estabilizada. Abraços.

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ainda naum tenho valvulado mas vlw pela dica ai ...

    bebm
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    É pra isso que dentro do valvulado existe o trimpot... pra regular a tensão que chega as valvulas! E é por isso que a gente quando vai fazer valvulado manda fazer um trafo de power de primário 127/220...

    :)

    b0fh
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    na verdade ele tá falando da tensão nos filamentos, que se for muito alta ou muito baixa reduz a vida util das valvulas...

    sinceramente, acho isso ai mta frescura... tem tanta coisa que reduz a vida util da valvula já (ficar ligando e desligando o amp é uma delas), que acho que umas frações de volts a mais no filamento não pega nada.

    agora, se vc tem umas EL34 NOS Mullard, 6L6 BlackPlate RCA, ECC83 mullard no amp, ai sim até vale a pena tentar prorrogar a vida delas.... agora as tesla e sovtek da vida? que morram logo, eu q não vou botar um trafo a mais não.

    cheers

    cacildo poncio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    pelo menos aqui em casa a tensão da rede é bem baixa na faixa dos 114v não mais que isso, em outras tomadas por aqui no bairro e arredores fica nesta faixa e varia não passando dos 120v e mesmo em redes trifasicas não encontrei uma tomada com 127v.

    mas em amps desta época, é recomendável o uso de estabilizadores, ou ao projetar um amp, projete com esta faixa de tensão de 115v e use um estabilizador, ou projete com uns 120v e trabalhe com a tolerância de tensão nos filamentos que variam entre 5.9v à 6.7v dependendo da marca.

    Fernando Bello
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    cacildo poncio
    Porra, aqui em casa é 127 e tem dias que chega em 135V!!!!!!

    HeavyMetalMan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    cacildo poncio

    Opa Cacildaum redes trifasicas é muito dificil ficar abaixo de 127

    CPMALA 22
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    posso resolve esse problema com 1 furmann power conditioner ?

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    isso detona as coisas Fernando Bello
    principalmente pcs que não tem um nobreak bom....
    mesas de som é facinho ferrar os cis dela com variação de tensões.
    127 ja esta alta
    135 então.........

    Meus amps tem 4 opções de voltagem , pois em cada lugar, rua, bairro, estado variam muito as tensões....

    Passoka
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Aqui em casa está sempre, mas sempre em 127v. Hehehehe, agora que estou no interior, a demanda deve variar menos.

    ENJOLRAS
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    aqui na minha rua varia em torno de 108, 109

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    HeavyMetalMan
    Opa Cacildaum redes trifasicas é muito dificil ficar abaixo de 127

    pô....eu e uns funcionários, numa firma que trampava, resolvemos filosofar um pouco sobre isso, testamos todas fases da tomada, e chegavam por perto dos 124v (não lembro direito) e uma era sempre mais baixa por volta dos 110v 111v....disse um técnico lá que era normal uma fase ser mais baixa que as demais, não entrou em detalhes por que disse que era complicado explicar.....sem alguém souber....

    ENJOLRAS
    aqui na minha rua varia em torno de 108, 109

    a "tolerancia" da fornecedora é de 108v né? se ficasse abaixo disso, será que rola um processo?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Hahaha acharam meu texto no Orkut !!!

    No Brasil, temos locais com tensão nominal de 127 , 115 ou mesmo 110 volts. Cada caso é um caso.

    O fato é que um amplificador projetado para 110 ou 115 e ligado em 127 sofrerá dos males expostos. Já medi 7,3 nos filamentos de um Giannini das antigas. Existe um gráfico comparativo de vida útil x tensão do filamento que comprova o efeito maléfico da sobretensão.

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    realmente... tem q operar os danados dos filamentos entre 6 e 6,7 v... fora disso a 'chapa esquenta'

    abc

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    é recomendável o uso de estabilizadores
    Esses de computador servem?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    é recomendável o uso de estabilizadores
    Esses de computador servem?


    Depende muito do estabilizador....a maioria que vi, dos mais baratos, não presta para nada...

    A única forma de saber é ligando um voltímetro na saída do estabilizador e verificar se a tensão de saída é a mesma da recomendada na entrada do amplificador em questão. E isso deve ser feito em vários horários do dia, pois a tensão fornecida pelas concessionárias varia muito.

    Abraços.

    enigmabox
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    Eu estou usando um estabilizador de micro para abaixar os 127V para 115V.
    Pois meu trafo foi feito para 110Vac.
    Até agora não tive nenhum problema.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    É sempre importante medir a tensão que vai para o amplificador com um multímetro.

    Infelizmente a indicação "saída 115V" da maioria dos estabilizadores não condiz com a realidade.

    Abraços.

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    estes estabilizadores de computador nao servem pra nada.
    eu e uns amigos fizemos uns testes no horario vago do laboratorio da faculdade e vimos que variando a tensao de entrada, a variação na saída é só 10% menor. grande coisa....
    e esse papo furado de saída de 115V que todos têm escrito é conversa pra boi dormir. nenhum dos estabilizadores que a gente testou seguiu isso à risca...

    enigmabox
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O meu estabilizador tive que ajustar a tensão de saída, porque antes de regular, mesmo botando 127 na entrada, tinha a mesma tensão de saída!!
    Bom é o estabilizador que tem varios "Tapes", pois a maioria comuta apenas 3 tapes do trafo.

    designermx2
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Galera, sei que o post é antigo, mas vale a pena deixar o recado. Vamos para a matemática e lógica, além do bom senso!

    Regra de 3:

    Um trafo de 110 modifica para 150, quanto ficaria em 110?
    110 - 150
    127 - x

    110x = 19050

    x = 19050/ 110
    x=173 .. até ai nem tanto problema...

    Problema um... Pontes retificadoras de diodo.

    Quando retifica uma fonte com pontes de diodo, muitas vezes colocamos capacitores para filtrar e repor o valor perdido pela retificadora... isso aumenta em aproximadamente 45% o valor da voltagem da entrada, logo, onde temos 150 por terminal do trafo, ou seja, o center tap nulo temos 217 por terminal, logo, temos 435 volts aproximadamente (a conta dos capacitores geralmente encontrados no mercado atual) no caso de 175 volts por terminal, temos aproximadamente 253 por terminal, logo, temos 506 volts aproximadamente! O capacitor tem tolerância máxima de 10%, sendo que já passamos. Agora isso seria para a entrada perfeita... como temos uma rede que varia direto e geralmente para mais... podendo chegar a 130, esses valores aumentam proporcionalmente ainda mais, arrebentando os capacitores, válvulas, capacitores de sinal e outros. Ou seja, n vale a pena pensar apenas como valores de entrada baixos, mas no geral! o que seria interessante aqui era um esquema (placa com resistências e etc) para reduzir de 127 para 110. Isso seria muito bom! Alguem conhece?

    Russetwolf
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Russetwolf
    · votar


    Ola Srs
    Se procurarem um topico sobre estabilizadores aqui no FCC, vão encontrar o que foi dito sobre isso. Já aconteceu e eu presenciei um ampli tube (raridade) funcionar durante 3 musicas e pifar, das 04 valvuletas 02 estavam com filamento rompido e um capacitor eletrolítico vazando.
    Trafos da rede elétrica (nas ruas) tem um sistema de trapeamento que pode variar de acordo com a necessidade dos locais que eles estão instalados e se o consumo cai à tensão sobe, exemplo:
    Se as residências e o comercio da região estão consumindo, a tensão pode ficar em 125V ou 120 até menos (hipoteticamente), quando o comercio encerra sua atividade e não há consumo a tensão pode chegar a 127 ou 128. Já medi na madrugada 132v. A que horas o musico faz show mesmo?
    Por essas e por outras que sou favorável a tecnologia Mosfet, ela substitui muito bem as válvulas(auditivamente entre outras). Não há mais lugar pra tal desperdício na construção de valvulados.
    Procurem
    Pra ligar amps 110V qualquer estabilizador de PC serve? (o mais barato)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pra quem faz vavulado (catei no orkut)