Luthiers: Botão de agudos "reverso"

    Autor Mensagem
    bulldog
    Veterano
    # dez/04


    Gostaria de uma ajuda simples de luthiers. É o seguinte:
    Mandei um cabeçote valvulado muito antigo para um cara em São Paulo dar uma geral, trocar capacitores, resistores, etc. O cabeçote chegou hoje aqui em minha cidade e ficou muito bom porém um pequeno detalhe infelizmente: O botão de agudos ficou "reverso", ou seja, girando para a esquerda ganha mais agudos e girando para direita tira agudos. Já escrevi para o cara mas como ele ainda não me deu resposta e como não poderei ir a São Paulo mesmo, pergunto o seguinte: Esse erro é fácil de ser consertado em alguma assistência técnica de amps solid state daqui? E alguém pode me dar alguma dica do que ele fez para que o botão funcionasse ao contrário???

    Obrigado.

    bulldog
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bem, acabei de receber e-mail do cara afirmando que não mexeu nos fios do potenciometro. Disse que já devia estar assim porque o amp já foi muito mexido e eu não percebia porque os controles não estavam respondendo direito (Isso é verdade). E ele me pediu desculpas por não ter notado isso.

    Bem, minha pergunta fica então: Qualquer pessoa de assistência técnica de amps pode consertar isso facilmente? Sim ou não?

    Desculpem mas, de eletrônica eu sou um Zero total...

    b0fh
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    bulldog
    basta trocar os fios ligados nos terminais 1 e 3 desse potenciometro ai
    deixe o do meio quieto.

    cacildo poncio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    b0fh
    estranho o cara ter consertado e não ter notado isso......

    cacildo poncio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    não digo no circuito em si, mas na hora do teste....

    bulldog
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    b0fh
    Valeu!

    cacildo poncio
    Então é que, apesar do cara ser muito bom, achei que ele está meio... "avoado" pra não dizer outra coisa. hehe... deixa pra lá, eu resolvo aqui. O cara foi gente boa pra kct.

    Valeu pela ajuda!

    bebm
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Estranho mesmo... mas é isso ae que o B0fh falo mesmo... na manha... só trocar lá e pronto tudo resolvido! ;)

    b0fh
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: b0fh
    · votar


    cacildo poncio
    po cara meu marshallzinho MG veio de fabrica com o botão do 'contour' ao contrário tb... e ainda por cima com um selinho de QC passed. hahahah

    alias pensando melhor, o pot era soldado na placa... como é que pode ter ficado ao contrário hein? será que é assim mesmo? ...

    shit happens.

    nego nao deve nem ter mexido no botão pra testar.

    bebm
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: bebm
    · votar


    O Contour as vezes é ao contrario mesmo! :P

    No meu Fender por exemplo q no canal de Drive tem Contour... eu nem entendo como ele é! AHEAUEHAUEaheuaehAUEhae onde q tá sem filtro... pra mim ele nem "desliga"! EAHeAEUaheaea

    Tem contour de tudo quanto é jeito...

    Mas se for erro... o erro tá é na placa né! Pior ainda! heheuaheuaheuahe

    cacildo poncio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    b0fh
    acho que você deve ter trocado as bolas!!!!

    por acaso no máximo ele deixa gravão (tô comparando com o fender princeton 112) e no mínimo deixa o timbre "vazio"?

    este qc passed tá assinado por "juan ramirez" ????? kkkkkkk
    ou o "chim kun gen" hehe

    abraço,

    b0fh
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    cacildo poncio
    tinha nome não, mas era algum coreano rsss... trêbado, provavelmente.

    ou vai ver aquela merda era ao contrario msm... sempre encheu o saco kkk.

    cheers

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    cacildo poncio
    bebm
    Recussitei esse tópico pelo seguinte:
    Só agora abri meu amp e ia aproveitar pra fazer essa soldagem que vocês me sugeriram pra corrigir o problema.

    basta trocar os fios ligados nos terminais 1 e 3 desse potenciometro ai
    deixe o do meio quieto.

    Pois é, mas a minha dúvida é que se eu inverter o fio verde com o preto (ver foto 1), eles irão terminar em dois capacitores (ou resistores, pois não sei a diferença) diferentes! (ver foto 2)
    FOTOS: http://www.geocities.com/gianninivintage/knob

    Tudo bem essa troca?

    JuninhoL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    eu acho q é só isso msm!!

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    cara pelo q tou vendo tem mais coisa ligada alem dos fios verde e preto nos terminais do pot... tem que inverter tudo...

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    ligado junto com o verde tem um fio preto que liga no meio do outro knob (graves). E o fio branco está no meio do botão de agudos. É isso.

    Cara, valeu pela ajuda mas se tiver que mexer em mais coisa acho que eu nem vou mexer.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E o duro é que aqui na minha cidade eu teria que levar em algum "curioso" pra mexer. Acho que sou mais eu mesmo. Sou "curioso" mas pelo menos pesquiso antes de fazer as coisas. Vide a impedância errada desse mesmo cabeçote, que está em 8 ohms e a caixa (original dele) está com 2 falantes (provavelmente trocados pelos originais) de 8 ohms em paralelo. Eu que nem manjo nada de eletrônica saquei a cagada.

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    :)

    eh, se tiver q mexer em mtos fios melhor deixar quieto msm.

    bgdaniel
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu aconclho a não mecher novamente, quanto mais você abrir mais a chances desses tipos de problemas aparecerem novamente, o problema é que os fios apenas estão trocados, nada que uma pequena solda daquelas de tomada não resolva, porém, se eles estão funcionando normalmente não a porque mexer, certo?
    Apenas inverta as porcentagems!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthiers: Botão de agudos "reverso"