Booster de agudos no Atenuador de Potência

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # ago/13


    É fato sabido que a maioria dos atenuadores de potência para amps valvulados dão uma certa perda nos agudos e isso acontece tanto no Dr. Z Airbrake (no qual o meu é baseado), como no THD Hot Plate e também no Weber Mass que usa um "speaker motor" que só reduz a potência do amp a metade, e por isso utiliza também resistores de fio de alta potência para fazer o resto do trabalho.

    O Ultimate Attenuator e um outro americano que não lembro o nome, são exceções, porém, eles utilizam re-amp o que já põe no meio circuitos solid-state e desvirtua um pouco a coisa do som puramente valvulado.

    Devido a essa perda nos agudos, tanto o THD Hot Plate, como o Weber Mass utilizam em seus atenuadores de potência mecanismos de compensação dessa perda e acrescentam um booster de agudos que, no caso do THD Hotplate se chama "Bright" , e que são ativados por uma chave comutadora.

    Então, baseado no esquema de um atenuador de potência da Weber Mass, eu acrescentei um booster de agudos ao meu atenuador de potência.

    Utilizei uma chave de alavanca de 3 posições na qual a posição do meio é a do booster desligado e na posição de cima a chave acrescenta 3 Db ao som e na posição de baixo acrescenta 6 Db ao som.

    Testei o atenuador com a chave comutadora nessas 3 posições e em relação a posição do meio (booster desligado) na posição de cima (3 Db), o aumento da qualidade sonora foi visível, e os agudos melhoraram bastante, ficando bem próximo ao som do amp sem o atenuador de potência ligado. Já na posição de baixo (6 Db) eu não gostei tanto do som porque parece que reforçou mais os médios e o resultado não me agradou muito.

    O fato é que o meu atenuador de potência utiliza 3 resistores de fio de alta potência (100W), sendo um fixo, e os outros dois com taps de seleção e que foram feitos sob encomenda e não custaram barato.

    Mas, com a experiência obtida com o uso desse atenuador, eu percebí que um dos resistores com taps (o de 30 ohms) é totalmente inútil, porque na prática ele atenua muito pouco.

    Então, o ideal é o atenuador de potência usar 2 resistores de fio de potência adequados a potência do amp, sendo um fixo e o outro com taps que permitem a variação da quantidade de atenuação obtida.

    E no caso do resistor com taps, não precisa ser necessariamente um resistor de, por exemplo, 100W, podendo ser 4 resistores de fios de 25W cada ligados em série.

    Em breve, pretendo postar aqui no FCC o esquema de um Atenuador de Potência simplificado, de baixo custo e com booster de agudos.

    Abaixo posto os links de duas fotos do atenuador de potência com o booster de agudos incluído:
    http://imageshack.us/photo/my-images/13/5xnv.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/812/zz8x.jpg/

    Matec
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Ramsay

    Tenho uma curiosidade.
    O som que vc conseguiu com esse sistema de booster de agudos fica bom mesmo com distorções que tenham muitos agudos? Não começa a "fritar" um pouco?
    Eu nunca testei um sistema desses, e tenho várias dúvidas com o funcionamento deles, espero que vc possa me esclarecer.
    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Booster de agudos no Atenuador de Potência