QUAL A DIFERENÇA?

    Autor Mensagem
    Bruno Elias
    Veterano
    # out/04


    QUAL A DIFERENÇA?

    Bruno Elias
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ENTRE UM AMP VALVLADO E UM NAUM VALVULADO...E COMO EU SEI SE O AMP È VALVULADO OU NAUM?

    ThE_Fe4r_guitar
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Bruno Elias
    ENTRE UM AMP VALVLADO E UM NAUM VALVULADO

    um amp valvulado, alem d ter o power amp com transistors ele tem valvulas..hee

    E COMO EU SEI SE O AMP È VALVULADO OU NAUM?
    ele tem valvulas...:P

    Bruno Elias
    Veterano
    # out/04
    · votar


    valeu alguém mais?

    nuf4n
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A diferença entre o som valvulado e o solid state(tranzistorado ou se quizer nao valvulado)

    O verdadeiro motivo pelo qual amplificadores valvulados soam melhor do que seus descendentes solid state é a diferença das características de seus componentes ativos ou seja, válvulas e transistores. Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções. A válvula satura-se com mais dificuldade e por isso os amplificadores valvulados apresentam um som tão limpo e cristalino. Mas, quando se usa distorção (saturação) é que os solid state ficam ridículos (Em tempo: quando falo de distorção/saturação, refiro-me aos altos volumes e não à utilização de pedais overdrive, ok?). Os transistores, assim como as válvulas, geram freqüências inexistentes no som original (som da guitarra), além de achatar demasiadamente os picos da forma de onda. Essas freqüências sempre são harmônicos de cada freqüência original e é aí que reside a principal diferença sonora. Os transistores geram harmônicos de todas as ordens e as válvulas geram, apenas, os harmônicos pares. O resultado é uma distorção clara e firme nos amplificadores valvulados e uma distorção "suja" com graves e médios-graves "ocos" nos solid state. Num acorde distorcido nos valvulados notam-se todas as notas; é possível dedilhar deliciosamente e emendar um solo arrasador seguido de uma palhetada delirante nos bordões. Nos solid state só conseguimos chegar mais ou menos perto disso, com amplificadores extremamente bem projetados, de som limpo, e utilizando overdrives valvulados, mesmo assim obtemos a típica distorção de pré. Outros dois fatores que moldam o timbre dos valvulados é a ressonância da própria válvula que é oca e trabalha com vácuo e o transformador de saída, que não é linear e, portanto introduz modificações no timbre (Os transistores não necessitam de transformadores para acoplarem-se aos alto-falantes, já as válvulas, devido a sua alta impedância de saída, devem ter essa impedância casada com a dos alto-falantes). Isso modifica drasticamente as características originais do sinal da guitarra. Um inconveniente da distorção dos valvulados é que só conseguimos os melhores timbres com altos volumes (você tem vizinhos?) pois as válvulas saturam-se quando estão trabalhando com altos ganhos e isso, nos pentodos ou tetrodos de saída, significa regime de alta potência.

    barci
    Veterano
    # out/04
    · votar


    nuf4n
    Parabesn cara ! que aula ! valeu mesmo !

    b0fh
    Veterano
    # out/04
    · votar


    barci
    que aula q nada isso eh copy-paste do site do manolo (tubeamps)... rssss

    nuf4n
    Veterano
    # out/04
    · votar


    b0fh

    foi o modo que achei para responder com facilidade e que nao ia ficar duvidas

    Trovao_na_montanha
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Explicação excelente. Só queria complementar com umas coisinhas notadas pela observação prágtica. 1) Nos solid state se você faz um acorde, dá a impressão que as notas estão emendadas, nos valvulados as notas se separam com maior clareza; 2) As possibilidades para se implementar versatilidade (variação de timbres, etc ... são maiores nos valvulados) dependendo da arquitetura do pre e da qualidade das valvulas de amplificação (novamente observando modelos do mundo real - nada técnico). Por que uso solid state? Uma razão simples - preço. Os valvulados que realmente me interessam estão bem caros e aí preciso, no caso de som, atender a outras prioridades no momento.

    ximitaauum
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A diferença entre um valvulado e um não valvulado??
    NOssaaaaaaaaaaaaa
    Toca em um valvulado e depois num transistorizado q vc vai ver!!! heheheehehe
    Falowwsss
    Mais olha só, depois q tocar no valvulado, não joga o transistorizado fora não tá?? existem muitos pobres por ae ajuntado pra fazer sucata!!!
    rsrsrsrrsrrs

    Madureira
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha

    Gostei da sua posição!

    Estou passando por um monento assim...
    Quero mto um Laney GH100L, soh que soh a cabeça custa 2600 r$...
    E preciso mto de volume... Estou pensando em comoprar um WarmMusic 212GT, e guardar grana pra (UM DIA SE DEUS QUIER) conseguir comprar um GH100L...

    Soh acho que nao devemos falar mal dos amplis Transistorizados, eles tambem falam mto bem, toquei em um apli de butique em um estudio na v.mariana, feito por um antigo tecnico da Meteoro, segundo ele, ele montou akele ampli pensando na linha Wector, todo transistorizado... Juro por Deus, nunca tinha visto um ampli com um som tão "aveludado" daquele jeito... mto bom !

    Sem falar que conheco um monte de guitarristas ótimos que usam amplis transistorizados e ateh preferem...

    O Glauco da banda TILT e VanHalen Cover usa um Laney Transistorizado... e olha ... fala heim... timbre lindo !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha
    Madureira
    b0fh
    nuf4n
    A questão do som dos válvulados está em consenso. Mas queria fazer algumas divagações (são só isto mesmo) à este respeito.
    Apesar das vantagens, os valvulados também tem seus problemas; descontando o fatôr preço podemos destacar:
    Fragilidade. Tirando Hiwatt e Mesa Boogie, todos os outros valvulados que conheço apresentam problemas neste quesito, principalmente se vc toca "por aí", com uma estrutura só sua (de sua banda) e tem que ficar transportando amp de um lado para outro. Os transistorizados são muito menos sujeitos à danos que os valvulados. A rêde elétrica no Brasil é conhecida por sua precariedade e instabilidade, pedindo, por precaução poderosos estabilizadores de voltagem; ora, válvulas são sensíveis e caras e sua reposição tem um custo adicional alto pois elas não duram para sempre. Um amp valvulado com válvulas ruins soa tão mal quanto um transistorizado vagabundo.
    O que quero dizer é que é complicado vc sair para tocar em bares, festas, comícios, festivais ou encontros de motociclistas (por exemplo)com um Mesa Boogie de R$5000 à tiracolo. Isto inclusive acontece em minha banda, os dois guitarristas tem valvulados, mas para o "pau" tocam com transistorizados mesmo.
    Abç

    Madureira
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Madureira
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Velho, meu Laney TF300 jah deu pau 2 vezes em cima do palco...
    Ambas as vezes o problema foi a valvula, tanto que da ultima vez eu mesmo troquei ela por outra e consegui sanar o problema.

    Isso por q o TF300 soh tem uma valvula no pré ainda... eu imagino aqueles amplis com 8, 10, 16 valvulas... pra ficar fazendo o trajeto casa - carro - bar - casa - estudio - casa... nao rola neh... mesmo com todo o cuidado do mundo, acaba judiando do ampli.

    Vc tambem falou uma verdade, todo mundo fica falando do lado Bom dos Valvulados e do lado Ruim dos Transistorizados... Os dois tem lados bons e ruins...

    Bem colocado meu velho.
    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Madureira
    Podes crer. Um dos guitarristas de minha banda tem um TF200, excelente amp, e ela já "deu pau" também.
    Abç

    nuf4n
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    cara bem colocado, os amplis valvulados tem um timbre perfeito mas vc tem que ter grana pra manter ele principalmente na estrada. po o meu sonho é um dia ter um dual rectifier mesmo que ele seja fragil gostaria de ter um.
    to vendo um hot rod deluxe da fender pra mim comprar e que é um dos amps que sempre curti e acho q os fender sao duraveis mesmo os valvulados.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    nuf4n
    Olha cara, sinto te decepcionar, mas os amps Fender tem um som limpo com aquele delicioso drive leve de válvula incomparável, mas são amps que demandam muitos cuidados. Esta série que vc está vendo então é ligeiramente mais frágil que os mais antigos.
    O Dual Retifier não é frágil não. Dentre os valvulados, os Mesa Boogie são dos mais fortes e resistentes (talvez só sejam superados pelos Hiwatt), agora este modelo que vc sonha custa uma fortuna!
    Abç

    Randy78
    Veterano
    # out/04
    · votar


    outro problema de valvulado é chiado quando estão perto de um campo magnético, no valvulado o chiado é um pouco maior. Amplis valvulados tbem são mais pesados e tem o problema da umidade, quando ta muito umido a valvula fica mais sucetível a danos e tbem amplis valvulados esquentam muito, esses amplis com 16 valvulas são um forno, da pra fazer uma chocadeira com eles rsrsrsrs.

    nuf4n
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    achei q foçe mais resistente, pois tive um fender princeton e olha aguentava um tranco legal. mas achei legal o deluxe ta fender pq curto um som limpo d qualidade e ao mesmo tempo uma distorçao boa e pelo que eu andei lendo do deluxe ele tem duas distorcoes que é um drive leve como vc falou e outra um pouco mais pesada ou mais incorporada. estou vendo se compro fora nos E.U.A acho q vale mais ta saindo um novo la por 500 dolares mais o frete q estou pesquisando.

    Randy78
    Veterano
    # out/04
    · votar


    só por curiosidade, alguém sabe se uma valvula de amplificador é mais ou menos resistente que uma lâmpada??? (resistente a impactos, variação de temperatura...).

    Madureira
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Randy78

    Mais resistente...
    O vidro eh mais grosso e seu formato deixa ela mais resistente a impactos e etc... Qto a temperatura, elas sao feitas pra esquenta neh cara... mas choques termicos estragam qualquer coisa...

    Umidade tambem... Cara, uma vez toquei num bar, em uma epoca de mto calor, se nao me engano era dezembro... a naquela noite choveu mto... a galera que entrava no bar toda molhada, comecou a transpirar e a agua a evaporar... Bixo, a umidade tomou conta... O teclado do nosso tecladista, parou de funcionar no fim do show... pra vc ter uma ideia, o vapor era tanto que escorria nas paredes... mto doh do equipo...

    Minha RP1 comecou a dar problemas no cristal liquido...
    250 paus de manutencao... eh foda...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a QUAL A DIFERENÇA?