Amplificadores Valvulados ????????

Autor Mensagem
xikaoguitar
Veterano
# abr/10
· votar


Galera, eu achei um texto bem interessante e que coloca em xeque a opinião que os SS tem um som limpo melhor. dêem uma olhada

O verdadeiro motivo pelo qual amplificadores valvulados soam melhor do que seus descendentes solid state é a diferença das características de seus componentes ativos ou seja, válvulas e transistores. Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções.

A válvula satura-se com mais dificuldade e por isso os amplificadores valvulados apresentam um som tão limpo e cristalino. Mas, quando se usa distorção (saturação) é que os solid state ficam ridículos (Em tempo: quando falo de distorção/saturação, refiro-me aos altos volumes e não à utilização de pedais overdrive, ok?).

Os transistores, assim como as válvulas, geram freqüências inexistentes no som original (som da guitarra), além de achatar demasiadamente os picos da forma de onda. Essas freqüências sempre são harmônicos de cada freqüência original e é aí que reside a principal diferença sonora. Os transistores geram harmônicos de todas as ordens e as válvulas geram, apenas, os harmônicos pares. O resultado é uma distorção clara e firme nos amplificadores valvulados e uma distorção "suja" com graves e médios-graves "ocos" nos solid state. Num acorde distorcido nos valvulados notam-se todas as notas; é possível dedilhar deliciosamente e emendar um solo arrasador seguido de uma palhetada delirante nos bordões.

Nos solid state só conseguimos chegar mais ou menos perto disso, com amplificadores extremamente bem projetados, de som limpo, e utilizando overdrives valvulados, mesmo assim obtemos a típica distorção de pré. Outros dois fatores que moldam o timbre dos valvulados é a ressonância da própria válvula que é oca e trabalha com vácuo e o transformador de saída, que não é linear e, portanto introduz modificações no timbre (Os transistores não necessitam de transformadores para acoplarem-se aos alto-falantes, já as válvulas, devido a sua alta impedância de saída, devem ter essa impedância casada com a dos alto-falantes). Isso modifica drasticamente as características originais do sinal da guitarra. Um inconveniente da distorção dos valvulados é que só conseguimos os melhores timbres com altos volumes (você tem vizinhos?) pois as válvulas saturam-se quando estão trabalhando com altos ganhos e isso, nos pentodos ou tetrodos de saída, significa regime de alta potência.

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


xikaoguitar

Lí o texto e vou ser muito sincero: todos(?) preferimos os valvulados, mas esses argumentos aí desse texto estão uma confusão só.

Assim como nas madeiras, é difícil achar uma evidência técnica de melhor performance nas válvulas. Tem profissionais que só trabalham com transistorizados e é praticamente impossível de citar algo que as válvulas fazem que não seja possível com transistores. É uma discussão acalorada na certa.

Mas os ouvidos dizem que a diferença está lá.... o que é exatamente? Se fizer o famoso teste de tocar atrás de uma parede e só o falante estiver exposto, um músico é capaz de distinguir entre um valvulado e um transistorizado? Algum aparelho é capaz? O transistorizado do BB King que postei aqui é inferior a um valvulado? Não é.... Mas eu gosto mais de um Bassman ou Twin. Por que?

Estou dizendo isso porque é claro que concordo em relação aos valvulados serem superiores, mas não é tão simples como esse texto sugere, e muitos desses argumentos estão errados, veja aí alguns.

Válvulas também geram harmônicos de ordem impar(qualquer clipagem tem essa consequência), depende de como você as trabalha. E nem sempre harmônicos de ordem impar são indesejáveis.

Alguns transistores também precisam de transformadores de saída. Um exemplo: http://www.vintage-radio.com/images/figs/transistor/class-b-output-1a. gif

As válvulas não "saturam com mais facilidade", elas saturam dentro de certas condições, assim como os transistores, essas condições são totalmente controláveis e documentadas em seu datasheet...ou seja, isso não é argumento, ambos saturam quando o técnico programar.

E a válvula ser oca foi o fim da picada - deu pra entender o que ele tentou dizer mas não é bem por aí. Toda válvula tem pequenas capacitâncias internas, e capacitores são microfônicos("microfone condensador")...

Por isso elas captam ruido do ambiente, não é porque ela é oca. Aliás, o próprio argumento seguinte anula o anterior: se ela trabalha no vácuo, não tem onda mecânica dentro dela(no vacuo não tem onda sonora), então ela não capta som algum do ambiente "por ser oca" e sim porque as capacitâncias dentro dela é que vibram junto com a estrutura e geram esse sinal de feedback.

Um abraço.

rafael_cpu
Veterano
# abr/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Eu já tinha lido este texto postado pelo xikaoguitar. Ele é de autoria de um handmade de amplificadores. O site é o www.tubeamps.com.br

Certo momento o autor diz que todos os profissionais usam somente valvulados e pedais analógicos e não ss e pedaleiras. Bom, todos nós sabemos que vários músicos consagrados utilizam solid state e pedais digitais, inclusive, pedaleiras.

Claro, entendo que ele está vendendo seu peixe, afinal, ele só fabrica valvulados, mas não vejo necessidade de afirmações como estas.

izzychili
Parabéns!
Bem coerente seu post e muito pertinente. Ponto + pra você.
T+

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


rafael_cpu

Cara, nao achei esse texto no Tubeamps!

izzychili

Muito coerente!! Bacanão!!

xikaoguitar
Galera, eu achei um texto bem interessante e que coloca em xeque a opinião que os SS tem um som limpo melhor. dêem uma olhada

Geralmente quando vc pega e cita o texto de algum alguem/lugar é bom vc especificar a fonte!

ogner
Veterano
# abr/10 · Editado por: ogner
· votar


rafael_cpu

OPA!!! Encontrei!! A fonte é mesmo lá da Tubeamps..
Foi mal!!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Eu gostaria de mencionar aí que comentei um texto postado pelo xikaoguitar neste forum, e o texto originalmente não citava a fonte.

Deixo claro que não dirigí qualquer crítica ao profissional responsável pelo Tubeamps e sim ao conteúdo técnico do texto, coisa que ele poderia também fazer sobre algo errado que eu, ou qualquer outro, tenha escrito.

O intuito de um forum é trocar informações e avançar, pois aqui no Brasil ainda somos fracos nessa parte.

Então fica aí meu disclaimer, com o qual por sinal ninguém se importa, com justa causa, mas consta, desde já, dos anais deste forum, sendo portanto parte integrante desta, permenórica e honrada discussão encima de temas abstratos e convergentes numa vertical propositada e visando o foco sempre no complexo ambiente de uma superior manifestação de trocas de conhecimento sem o porém da meia palavra ou o resquício do meio pensamento de uma metade não explicitada - ou não. Se você ainda está lendo até aqui agradeço seu farto e amplo espaço temporal disponibilizado para tal construção retórica sem a menor procedência ou destino, obra evidentemente despropositada e completamente fútil. Obrigado.

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili

hauheuhua. Sensacional!!! Sou seu fã!! pela postura e pelas sabias palavras do texto complementar. Uma dassuas faculdades cursadas foi (é) advocacia, não?? hehe.

Pra alguem achar que vc estaria fazendo alguma critica direta ou querendo fazer quiprocó, só sendo esse alguem um encrenqueiro mesmo.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Uma dassuas faculdades cursadas foi (é) advocacia, não?? hehe.

hehe. Acho que é um questão de educação e não de formação acadêmica. ;-)

izzychili

Como disse o ogner, dá gosto de ler textos bem escritos e diretos. Valeu!

Abs

kosmiktubes
Veterano
# abr/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


ogner

Rss. Nossa assessoria jurídica ditou o texto, eu realmente sou péssimo em direito mas pode ver aí pelo parágrafo licito que eles entendem bastante.

Espero não ter problemas legais com o BIAS negativo de meu comentário pois nosso advogado realmente não existe.

Editado: MauricioBahia obrigado pelo reconhecimento de nosso talento jurídico.

Um abraço.

xikaoguitar
Veterano
# mai/10 · Editado por: xikaoguitar
· votar


Caros colegas

Gostaria humildemente de me retificar pelo ato absurdo de ignorar despropositalmente a fonte do texto acerca de amplificadores valvulados. Para tanto, segue abaixo a fonte do mesmo, e pelo que tudo indica, o texto foi escrito por um professor de física da Udesc Joinville:

http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=1&idSubSec ao=&idTexto=4

O propósito do texto foi justamente o de agregar mais um elemento ao nosso colóquio e gerar uma discursão mais sólida e mais saudável, uma vez que acessei tal tópico pelo fato de recém ter adquirido um amplificador valvulado da corporação inglesa Line 6, modelo Spider Valve 112.
Devo admitir que possuo pouca experiência na área Guitarra Elétrica com apenas oito ínfimos anos, e ao longo destes usei somente amplificadores Solid Stake. Agora, com um amplificador Valvulado em mãos, viso buscar conhecimento adequado sobre o funcionamento do equipamento que tenho em mãos como também cuidados para não danificar o referido acima com a finalidade de fazer um excelente uso do mesmo e mantê-lo em perfeitas condições de uso seja para estudo, gravações ou concertos.

Antes de encerrar tal declaração gostaria de expressar minha enorme gratidão ao senhor IZZYCHILLI (Fabricante de Amplificadores Valvulados) pela magnífica orientação aqui prestada à todos os participantes deste fórum e manifestar minha vontade de conhecer o seu trabalho, uma vez que o mesmo atua em minha cidade.

Atenciosamente

Xikaoguitar

www.youtube.com.br/xikaoguitar

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


xikaoguitar
Guitarra Elétrica com apenas oito ínfimos anos, e ao longo destes usei somente amplificadores Solid Stake

Percebe-se...Solid State!!
Hehahehahhea...

Brincadeira!!!!

Esta gostando do seu Line 6???

Abço..

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


Relembrar é viver:

http://spectrum.ieee.org/consumer-electronics/audiovideo/the-cool-soun d-of-tubes

(um artigo sério e bem fundamentado sobre o assunto, que já havia aparecido no fórum)

xikaoguitar
Veterano
# mai/10
· votar


[/b] Ogner [b]

De fato, devo admitir que escrevi errado. Na hora em que eu estava escrevendo, eu me encontrava no trabalho e ainda escrevia um email para alguns colegas de faculdade falando sobre as filmagens do videoclip da minha banda e estava usando com frequência o termo Take - que representa uma tomada. Nesta situação acabei causando comigo mesmo uma confusão e escrevi o que não deveria aqui.

Em relação ao amplificador da Line 6, digo que é uma máquina. É um valvulado com uma pedaleira embutida(basta comprar o controlador FVB Shortboard). Line 6 como sempre arrebentando. Melhor do que isto, só mesmo um mesa boogie.

Elvenfoot
Veterano
# mai/10
· votar


Putz. Vou dar minha opinião em poucas linhas, pq parece que a galera tá escrevendo o novo testamento!

A única coisa que eu ví a mais em valvulado é a dinâmica, que por sinal é muito ducaralho, nunca ví SS com tanta dinâmica.

Não tem dessa de válvulado tem harmonicas pares, a curva de saturação é diferente, SS tem timbre de caixa de abelha... Com circuitos não tão complexos você resolve isso. Tudo mimimi. Tão comparando warm music com valvulado!

Pega um SS top, você terá um timbre absurdo, já ví muito amp da fender que eu apostaria tudo que era um 100% válvulado e não era nem pré! distorção gostosa, clean com presença. Foda demais!

O problema tá na faixa de preço:
SS Chulé < válvulados handmade < válvulados importados < SS top.

além disso, válvulado ainda tem um perrengue pra carregar, pois você precisa ter 10 vezes mais cuidado.

Joel_ESP
Veterano
# out/10
· votar


xande
Iganorante

Vitor Frusciante
Veterano
# nov/10
· votar


Amigos, nao achei nada que me respondesse éssa pergunta e quando criei um tópico com éssa pergunta um moderador fechou.
Estou pra comprar um Valvulado Handmade um Marshall Plexi de 50w, pois estou sem muita grana, gostei do som, e o clean dele é otimo (pois toco RHCP, John Frusciante, Jimi Hendrix, e uso + o clean), foi o mais em conta que achei.
Tenho uma Fender Mexicana Strato Standard com captação da Americana, e quero um bom ampli.
Vou pegar uma caixa 2x12 com falantes Eminence, para ligar o amp.
Tenho medo desse negocio de discarga eletrica, de nao poder tocar descalço, e etc...
Qual estabilizador comprar, pois aqui em casa a tomada é de dois pinos, nao é muito bem aterrada, e sempre acaba a força do nada.
Manutenção das valvulas é caro e ruim de fazer, tem que fazer de quanto em quanto tempo????
Quais sao os cuidados que devo tomar, tanto com funcionamento e manutenção, quanto com minha saude (choque e etc...).
Compenssa mais comprar um Frontman 65r e um Micro amp, pra tirar um clean tipo Frusciante???
Agradeço a ajuda de todos.
Obrigado.

Vitor Frusciante
Veterano
# nov/10 · Editado por: Vitor Frusciante
· votar


UP!!!!!!!

Vitor Frusciante
Veterano
# nov/10
· votar


UPZÃOOOO!!!!!!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Vitor Frusciante

Cara , primeiro, Veja bem é handmade?? Tem referencias? testou?
Ja conversou com alguem que tenha esse amp??

Segundo, eu nao sei as respostas mas JA LI TODAS AQUI NO FORUM, se vc tirar meia horinha pra ler os topicos relacionados a valvulados aqui vc sana todas suas duvidas....

Mas vou dar meus 2 cents.

Manutenção das valvulas é caro e ruim de fazer, tem que fazer de quanto em quanto tempo????
NÃO, não é. Depende, mas nao é com frequencia a troca valvulas elas poem durar muito, mas depende do uso, esse pergunta nao tem resposta direta. Impossivel responder com certeza. Quanto ao valor novamente depende da qualidade, vc pode comprar um par de EL34 por 40 dolares ou por 200.

Quais sao os cuidados que devo tomar, tanto com funcionamento e manutenção, quanto com minha saude (choque e etc...).
Isso vai depender muito mais de quem fez o amp que de vc....
Mas adinato que nunca vi nenhum tecnico recomendar estabilizador, ainda mais esses comuns de computador e etc...Se for colocar alguma coisa é preciso colocar um nobreak.

Abço...Mas tira 30 minutinhos da uma lida nos topicos aqui do FCC que vc vai ter bastante informação, ae vc tira melhor suas duvidas...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Mas adinato que nunca vi nenhum tecnico recomendar estabilizador, ainda mais esses comuns de computador e etc...Se for colocar alguma coisa é preciso colocar um nobreak.

Esse negócio de estabilizador é uma faca de 2 gumes, eu já usei com estabilizador e no break de PC, até porque onde morava era 220V não tem como usar sem isso, pois mesmo um transformador vai estabilizar a tenção.

Tem gente que fala 1001 coisas, mas eu não vi grandes problemas e nem uma diferença absurda no som. Hoje uso um no-break senoidal que custa na faixa dos 1500 reais, mas continuo não vendo nenhuma diferença significativa no som. Comprei porque cansei de ver estabilizador e no-break comum queimando e com eles os fusíveis dos amps e como a geladeira lá de casa usando um desses nunca deu problema de queimar nem o no-break e nem a geladeira, comprei um pros amps e outros 2 pra rede de computadores de casa.

Obvio se eu não morasse praticamente ao lado de uma sub-estação de energia e de uma linha de alta tensão, eu não me preocuparia em ter esses no-breaks senoidais. Até porque a autonomia deles é absurdamente grande, dá pra segurar um amp por mais de hora sem nem sentir a diferença.

Depende, mas nao é com frequencia a troca valvulas elas poem durar muito, mas depende do uso, esse pergunta nao tem resposta direta.

Só complementando, na média as válvulas de Power duram de 2000 a 4000h de uso a 100% da capacidade e as de pré cerca de 4000 a 6000 horas de uso a 100% da capacidade.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Valeu, velhão!!!
Só complementando, na média as válvulas de Power duram de 2000 a 4000h de uso a 100% da capacidade e as de pré cerca de 4000 a 6000 horas de uso a 100% da capacidade.
Esses valores são em média? Ou servem pra todas as valvulas e potencia de amps?!


Vitor Frusciante
Ae, ganhou respostas mais técnicas e diretas!!!
Hehehe!!

Abços

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Esses valores são em média? Ou servem pra todas as valvulas e potencia de amps?!

São médias, lá em THE eu tenho um livreto dos anos 70 que é a norma técnica de referência de válvulas, que tem as especificações de todas as válvulas, classificação e afins, entre outras coisas, tem o tempo de vida útil médio esperado de cada modelo. Há variações por conta de fabricante, de uso, de N fatores, mas uma Válvula de Power que dure menos de 2000h de uso a 100% de sua capacidade, está com defeito.

No caso das EL34 a média é 2500-3000h, podendo chegar a 4000 nas de melhor qualidade e 2000 nas de pior. Uma 6L6 ou 6550 essa variância fica entre 3500-4500h podendo ir até 5000 nas tops ou 3000 nas mais furrecas.

Isso no caso é o valor que você consegue em um ambiente de testes, naquelas maquinas de testar válvulas, no dia a dia tem N variações que podem fazer ir pra mais ou pra menos, como pouco uso, usar ou não 100% da capacidade o tempo inteiro, o bias estar acima ou abaixo do ideal, etc, etc, etc.

Sobre o no-break ou estabilizador normal... o argumento de que não presta é porque não passa pro amp a senoide da energia elétrica, então a energia que chega ao amp, tem uma qualidade inferior à da tomada, por isso existem os senoidais, mas como disse pra aplicações de dia a adia, eu não vejo muita diferença. Existem situações que há diferença, mas não é algo do tipo que eu vejo como do dia a dia.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Amigo, a durabilidade das válvulas variam bastante. Minha cabeça velha aqui não vai lembrar dos nomes envolvidos, o nichendrix daqui tem a memória mais aguçada. Lembro de ter lido de um guitarrista famoso que usa o bias totalmente fora, para fritar realmente as válvulas. Dão para uma ou duas apresentações...
Em uso normal, duram muito tempo...

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

É, não da pra responder com a certeza absoluta que o Vitor Frusciante parece querer para as perguntas dele.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Lembro de ter lido de um guitarrista famoso que usa o bias totalmente fora, para fritar realmente as válvulas. Dão para uma ou duas apresentações...

É aí que realmente a durabilidade vai pro brejo. O povo fala muito de distorção de 6550, KT66, KT88 e afins, mas essas válvulas pra distorcer significativamente tem que estar com o bias muito acima, já que foram pensadas para serem usadas em sistemas de alta fidelidade.

Enfim, tem que meter muita voltagem pra sobrecarregar elas e dar aquela distorção a la Clapton no Cream. O foda que isso fode não é só com as válvulas, o amp também vai pro brejo.

Vitor Frusciante
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Cara, valew pelas respostas, mas nao quero certeza absoluta nas minhas perguntas, e sim alguem que me ajude pois sou novo no mundo dos valvulados.
Tentei procurar todas as respostas no forum só que nao tinha nenhuma pergunta +ou- parecida, e se tinha entravam em outro assunto saca.
Sim os amps sao handmade, os caras falam que soam legal, e vou na casa do cara testar, pois só vi o video.
Tem um timbrezão vintage mesmo, lembra uns Plexi um pouco saturado ou Blackface.
nichendrix
Valew pelas respostas e deu pra ter boa noção.
Minhas tomadas nao sao bem aterradas, só tem dois pinos, a energia acaba sempre mas nao moro perto de rede eletrica.
O que vc me recomenda????
Muito obrigado pela ajuda de todos.
Abrass

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Aê, esses dias tava dando umas olhadas em equipamentos de som e me deparei com um AMP valvulado, não era amp de guitarra, era um mini system valvulado.....

Agora, a qualidade do som dele é melhor que um SS, ou ele distorce o som com volume alto?

Ah! é nesse estilo aki:

http://www.youtube.com/watch?v=r-3QP3M5zpg&feature=related

lurhcpgrgd
Veterano
# nov/11
· votar


rsrsrs

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


puxa ninguém?

Diego Young
Veterano
# nov/11
· votar


Alex guitar man

Em todo amplificador valvulado, quando mais aquecer a valvula, mais vai saturar o som ! isso é regra de valvulado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores Valvulados ????????