Amplificadores Valvulados ????????

Autor Mensagem
Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Continuando.

Com relação ao som do Metallica, é exatamente o fato do JC-120 ser muito hi-fi, mas com timbre escuro, é que JH deve usar. Amps SS tem que ser potentes demais para gerar som limpo, e bandas de metal não são adeptas de clean estilo Fender. Me parece uma questão puramente timbristica, e, consequentemente, pessoal.
Mas de qualquer forma, a sua afirmação é correta, o JC-120 é péssimo com qualquer distorção, incluindo simuladores (já usei uns 10 JC-120 diferentes e a historia é a mesma).
Valeu a dica, meu nobre. Abraço.

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Quis dizer que se vc tocasse com uma strato simples, por exemplo, seria um equipamento mais comum e até viável de arrumar e testar quando você estivesse por aqui. Mas sua Gibson não é uma comum, se fosse uma Les Paul até seria, mas não é o caso.
Quanto às plaquinhas, não sei dizer a respeito também. Suponho que a construção da válvula e seu som vai além do tamanho da plaquinha, mas é só uma suposição. Nunca fiquei observando isso.

MMI
Veterano
# mar/09 · Editado por: MMI
· votar


Ed Gomes
Também acho que um SS é diferente de um valvulado, você foi mais a fundo no que eu quis dizer anteriormente.
Só gostaria de fazer um aparte... Conversando com amigos guitarristas que curtem um bom equipamento, percebi uma questão em relação aos SS e valvulados que falam muito a favor dos SS. Para tocar na noite, se for para levar um bom ampli valvulado, com uma boa guitarra e com um bom set de efeitos, facilemnte se acaba colocando mais que 20 mil reais de equipamento no carro. Isso é um disparate, visto que na noite quando se paga 200 reais para o guitarrista é muito. Sem contar os riscos... Daí que alguns amigos optam por levar apenas uma Boss GT-8, por exemplo. Outros acabam levando equipamentos que valem um caminhão de dinheiro por simples satisfação pessoal, já que na noite poucos notam a diferença. Conheço um guitarrista que leva para os shows em bares algumas guitarras, entre elas uma Gibson Custom, um ampli Rivera ou Mesa Boogie para as distorções, um Fender Twin para os limpos, uma pedaleira de respeito, todos os cabos importados... Uma verdadeira fortuna que ele mesmo diz que leva só por satisfação pessoal de tirar o som dele.
Na verdade, não é meu gosto, mas entendo que quem toca axé leve um SS, mesmo porque o som de guitarra é para ficar bem escondido atrás da voz, bateria/percussão, do baixo...

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


MMI

Eu uso Stratos, Tele e SG, mas enfim, minha Teresa Cristina (Gibson) é tudo de bom, P-90 é o que há em termos de captador.

Cara dizem que a construção da valvula altera muito o som, ao menos é o que dizem, porque tem valvulas com o vidro mais grosso (aguenta vácuo mais potente), tem valvulas de placas maiores ou menores (deve influenciar no tanto que a valvula esquenta), tem valvulas maiores e menores, e por aí vai, logo deve haver alguma diferença tonal bem leve entre essas valvulas, mesmo sendo do mesmo modelo.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


MMI

Nesse aspecto eu concordo com voce em numero, genero e grau. Eu comecei tocando em 84 e só fui adquirir meu primeiro amp valvulado de responsa agora em 2008, assim mesmo em circunstancias especiais. Ter valvulado é soda. Um par casado de EL34 tá uma baba. Haja barão.
Com relação ao axé, eu falei de sacanagem, mas voce acabou acertando na mosca. Deve ser soda gastar uma grana para fazer apenas o que eles fazem. Dá-lhe Zoom 505 e amps Tabajara!!!
Valeu.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Ainda bem que eu não vivo de musica, senão eu estava de Tagima e Meteoro até hoje, hehe.

jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


Ed Gomes
hauahauahauahuahau sem duvida viver de musica é foda, meu ex professor antes de dar aula tocava em bandas e tals, coitado entro com um $$$ e perdeu tudo, agora q da aula ja tem a casa dele, amp e guitarras decentes, uma motinha e um carro e ainda qdo quer um extra faz um trabalhinho aqui e outro acola, ou seja hj ele vive!

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Ed Gomes
Ter valvulado é soda. Um par casado de EL34 tá uma baba. Haja barão.

Nem me fale, eu estou com 4 valvulados, todos ainda com as valvulas de potência originais, até hoje só troquei as de pré, um deles já tem quase 14 anos com as mesmas EL34. Mas se eu for trocar todas as valvulasde potência hoje, dava pra mais de 1500, se fosse trocar potência e pré, era 3000 de valvula... Não dá pra o cara que ganha mais ou menos (como eu) sustentar isso sem fazer sacrifício. Tem uma coisa que um amigo meu que é procurador sempre diz: que ter instrumento bom? então trata de ficar rico que é caro pra cacete, é caro pra comprar e é caro pra manter.

Ao contrario da maioria eu pude comprar um valvulado praticamente logo que comecei a tocar, um Giannini Tremendão, no meio dos anos 90 ninguém dava nada por eles, vc comprava pelo preço dum SS de estudo de alguma marca famosa. Vendi o meu Fender SS de 25w e consegui praticamente o mesmo preço do amp, mais uns trocados ainda levei um 4x12 de um Duovox.

Ainda bem que eu não vivo de musica, senão eu estava de Tagima e Meteoro até hoje, hehe.

Rapaz, eu vivo quase isso, tenho equips bons, mas só porque não vivo de musica e também não tenho gastos com casa. Ainda não casei, não tenho filhos e moro com meus pais e irmãos, não ganho uma maravilha, dá pra viver só tranquilo, mas como não tenho grandes gastos pra me manter, o dinheiro que sobra é só pra guardar e pra ter meu equipamentos, e ainda assim não dá pra manter tudo direitinho do jeito que tem que ser.

Por isso não vejo com maus olhos quem usa SS pra tocar, porque pra quem toca na noite isso é realmente uma mão na roda. Já pensou o cara tocando de valvulado em barzinho? Se roubam, se dá defeito? vai pagar com o que? O cachê muitas vezes mal paga uma valvula só.

MMI
Veterano
# mar/09 · Editado por: MMI
· votar


Amigos, a diferença de um homem para uma criança é que o preço dos brinquedos aumentam...
Mas como disse, conheço quem toque na noite com uma fortuna em equipamentos, mais que o carro que os leva... Também já vi histórias escabrosas de gente que leva para bares equipamento de primeira, como um cara que vomitou numa pedaleira caríssima durante o intervalo...

Ed Gomes
Eu também não vivo de música, mas de vez em quando a música chega a me dar uns trocados.
Eu percebi que o axé foi de sacanagem, mesmo porque eu também sacaneio os caras... Só acabei fazendo um comentário sério a respeito. Mas esse papo me lembrou de um workshop do Faíska onde ele falou que vergonha é ficar de geladeira vazia, tocar com Fabio Jr e Wanessa Camargo vai de boa (pagando bem, que mal tem?)

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
não tenho dúvida que as válvulas variam muito, mesmo da mesma marca e especificação chegam a ser diferentes no som. Deve ser diferenças de construção de uma maneira geral, vidro, placas, contatos e sei lá mais o que.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


É, meus nobres amigos, os trocados que entram da musica só me servem para dar uma garibada no meu set vez ou outra. E tem mais: dificilmente eu tenho motivação para por meu amp nº 1 na rua. Infelizmente (ou felizmente) eu sou um viciado em musica, em guitarra. Por esse motivo ainda penso no timbre perfeito, senão eu estaria ainda com minha RP-3 e meu Meteoro gritando as frases de uma Tagima TG-635.
Mas, para não perder a viagem, um valvuladasso não tem preço (pelo menos depois que voce já comprou. antes de comprar, o sujeito tem que vender um rim, hehe).
Valeu.

brandfbr
Veterano
# mar/09
· votar


Coveiro da porra.... aisuheaisuehas só eu que vi que o tópico é de 2003??? aieuasheiasushi

GuitarUser
Veterano
# mar/09
· votar


AE ROCK VC NAO SABE USAR A BUSCA NÃO

:D






hj ele deve ter uns 20 marshalls, oranges e por ai vai

sacco
Veterano
# mar/09
· votar


Gostaria de saber o que é um Amplificador Valvulado e qual as suas vantagens com relação aos amplificadores "normais" ??? e o que tem de interesante que todos queriam ter um ???
Cara, depois q tu tiver um valvulado ,NUNCA MAIS tu toca num transistorizado, a diferenca e grande.

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# fev/10
· votar


Para quem quizer conhecer um apli que fiz..entre no meu fotolog. ele usa um 12ax7 e sua configuração é suppperr simples de construir.
http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:66

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# fev/10
· votar


http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:65

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# fev/10
· votar


http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:64

Rodrigo Vieira Mendes
Veterano
# fev/10
· votar


http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:63

Deco_ufrj
Veterano
# fev/10
· votar


sacco
Enviado: 19/mar/09 11:13

Rodrigo Vieira Mendes
Enviado: 18/fev/10 18:52

postagem super dentro do assunto... e ainda é veterano...

wil_fil
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, uma dúvida sobre amplificadores valvulados. Pra começar, meu set é composto por uma Gibson Studio(490R - 498T), uma Boss ME-70 e um bendito Meteoro Nitrous Drive. Eu percebo que consigo "regular" bem o som quando uso apenas a pedaleira(com fone de ouvido), mas quando uso o amplificador tenho a impressão de que o som está sujo e quando tento limpar o timbre, me deparo com um som fino (não encorpado). Isso se deve ao amplificador? Quando vejo as pessoas falando pra vc não tentar ir buscar o timbre de um guitarrista famoso, eu discordo parcialmente porque eu creio que um iniciante sempre se espelha em um timbre que gosta. Eu não toco em bares, nem pra ninguém.. apenas para satisfação pessoal, mas pra isso, preciso achar um "timbre" e minha dúvida é exatamente essa, em termos de timbre, o que eu encontraria num valvulado? E sobre um SS, uma vez vi um demo de um Marshall MG 100 e gostei do timbre. Parabéns pelo nível do fórum. Um abraço.

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


wil_fil

Antes de tudo, viu, o teu post tem pouco a ver com o tema do tópico.

Eu percebo que consigo "regular" bem o som quando uso apenas a pedaleira(com fone de ouvido), mas quando uso o amplificador

Esta não é uma boa estratégia. Amplificadores de guitarra colorem o timbre, ou seja, o sinal que entra nele é modificado. O preamp muda bastante o sinal, o power muda mais um pouquinho, e os falantes com o gabinete terminam com tudo. Ou seja, seja lá o que você tiver regulado usando os fones de ouvido, vai sair diferente no amp.

Comece regulando a pedaleira direto no amp, ou ligue-a em monitores full range (mesmo assim, normalmente é preciso dar uma ajustadinha na equalização).

wil_fil
Veterano
# fev/10
· votar


Obrigado Bog.

Fiz a postagem aqui no tópico de Amplificadores Valvulados, porque nas entrelinhas do meu post eu quero saber se vou comprar um valvulado ou não; e também estava querendo saber a diferença em termos de timbre, uma vez que não gosto do timbre do meu Meteoro de 15W. Mas vou fazer o que vc disse, equalizar utilizando apenas o Amp.

Abs,

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


wil_fil

Só para responder à pergunta sobre o timbre: não é consenso. Na verdade, nem tem como ter, visto que existem valvulados de todo tipo e tamanho - em termos de timbre, o que um Fender Champ te dá é beeeem diferente do que um JCM800 dá. Nem todo valvulado é brilhante, nem todo valvulado tem distorção pesada, nem todo valvulado é aveludado, aliás, nem todo valvulado é bom...

Acho que em termos sonoros o ponto em comum entre todos os valvulados é a dinâmica própria, que resulta da compressão não-linear das válvulas, e que aparece especialmente quando as válvulas do power começam a saturar (ou seja, quando o volume já não está tão baixo). Acho que eu resumiria essa dinâmica como uma coisa assim: o som vai "mudando" conforme a nota soa, ou dependendo da força da palhetada. Na hora de tocar, dá a impressão de que o amp "conversa" com você, e é uma coisa que quem toca percebe muito mais do que quem ouve.

Outros detalhes, como qualidade da construção, distorção, frequências destacadas/atenuadas e tudo mais, variam de modelo para modelo.

Mas claro, como eu disse, não é consenso, e tem gente que jura de pés juntos que qualquer valvulado é melhor que qualquer transistorado (obviamente, supondo que ambos atacam o mesmo alvo).

mvmarquezini
Veterano
# fev/10
· votar


wil_fil

Só para responder à pergunta sobre o timbre: não é consenso. Na verdade, nem tem como ter, visto que existem valvulados de todo tipo e tamanho - em termos de timbre, o que um Fender Champ te dá é beeeem diferente do que um JCM800 dá. Nem todo valvulado é brilhante, nem todo valvulado tem distorção pesada, nem todo valvulado é aveludado, aliás, nem todo valvulado é bom...

Acho que em termos sonoros o ponto em comum entre todos os valvulados é a dinâmica própria, que resulta da compressão não-linear das válvulas, e que aparece especialmente quando as válvulas do power começam a saturar (ou seja, quando o volume já não está tão baixo). Acho que eu resumiria essa dinâmica como uma coisa assim: o som vai "mudando" conforme a nota soa, ou dependendo da força da palhetada. Na hora de tocar, dá a impressão de que o amp "conversa" com você, e é uma coisa que quem toca percebe muito mais do que quem ouve.

Outros detalhes, como qualidade da construção, distorção, frequências destacadas/atenuadas e tudo mais, variam de modelo para modelo.

Mas claro, como eu disse, não é consenso, e tem gente que jura de pés juntos que qualquer valvulado é melhor que qualquer transistorado (obviamente, supondo que ambos atacam o mesmo alvo).



pontinho para vc!!

wil_fil
Veterano
# fev/10
· votar


Obrigado Bog. Boas colocaçoes. Bem, última pergunta, vc arriscaria sugerir um amp com o tal do som "aveludado" de até 2 mil nao importando se é valvulado, ou nao? Eu até tinha outra pergunta, mas que foge um pouco do tópico...

Abs!

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


wil_fil
vc arriscaria sugerir um amp com o tal do som "aveludado" de até 2 mil

Ixi, acho que não vou arriscar não, até porque não sei dos preços no Brasil e nem das tuas necessidades... :P

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


wil_fil

Cara, pra que você quer um amp com som aveludado... tipo se for pra tocar jazz, o lance é transistor... a maioria dos grandes jazz man tem uma preferência por amplificadores transistorizados, sendo que o Politone Mini-Brute, Rolland Jazz Chorus e afins são os mais famosos.

Na praia valvulado pra jazz Fender e Gibson reinam absolutos, é só gerar o Treble deles que o som fica bem aveludado.

wil_fil
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, valeu.. Na verdade eu tb não sei os preços aqui no Brasil, mas estou de olho num Marshall MA100C. Tenho que ir na loja com calma e testar pacientemente. O problema de lojas como a GuitarCenter por ex, é que vc chega lá pra escolher um amp, e se for testar metade dos que têm lá, vc não sai no mesmo dia. Foi assim com a guitarra; acabei sem testar muito e peguei a Studio mesmo. Ainda bem que estou satisfeito. E sobre a finalidade, eu gosto de Rock e Blues. Nada de Heavy Metal. Satisfação pessoal apenas, nada de público. Percebo que os Amps Fender são bem falados. Fiz questão de vir buscar opiniões sobre os Valvulados aqui no Fórum porque é comum ver pessoas simplesmente falando que são "melhores", quando na verdade é bastante relativo, conforme explicitado por vcs. Agradeço por terem esclarecido as diferenças. Até mais...

mvmarquezini
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, valeu.. Na verdade eu tb não sei os preços aqui no Brasil, mas estou de olho num Marshall MA100C. Tenho que ir na loja com calma e testar pacientemente. O problema de lojas como a GuitarCenter por ex, é que vc chega lá pra escolher um amp, e se for testar metade dos que têm lá, vc não sai no mesmo dia. Foi assim com a guitarra; acabei sem testar muito e peguei a Studio mesmo. Ainda bem que estou satisfeito. E sobre a finalidade, eu gosto de Rock e Blues. Nada de Heavy Metal. Satisfação pessoal apenas, nada de público. Percebo que os Amps Fender são bem falados. Fiz questão de vir buscar opiniões sobre os Valvulados aqui no Fórum porque é comum ver pessoas simplesmente falando que são "melhores", quando na verdade é bastante relativo, conforme explicitado por vcs. Agradeço por terem esclarecido as diferenças. Até mais...


Vai tocar com alguém ou apenas em casa!! Se for tocar apenas em casa um amp de 30 ou 40w são o suficiente!

Procura um condor que o pessoal fala bem aqui é baratinho e bom

wil_fil
Veterano
# fev/10
· votar


Mvmarquezini, 80% das vezes em casa, 10% estúdio e 10% num sítio. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores Valvulados ????????