Biasing...

    Autor Mensagem
    MSchmidt
    Veterano
    # jun/04


    E aí, gurizada.

    Negocio é o seguinte: eu participo do fórum há algumas semanas e já li em mais de um tópico 'colaboradores' experientes como o MKazan e talvez o cacildo falarem sobre o ajuste de bias das válvulas de power.
    Eu gostaria de saber se esse ajuste é necessário mesmo depois de cálculos e mais cálculos de polarização (biasing) feitos para projetar tais amps.
    E precisa ser feito com o amp ligado?

    Valeu pela ajuda...

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    MSchmidt
    Eu gostaria de saber se esse ajuste é necessário mesmo depois de cálculos e mais cálculos de polarização (biasing) feitos para projetar tais amps.


    o bias deve ser regulado, independente do projeto do amp, pois não temos válvulas com parâmetros exatos entre elas.

    recomenda-se fazer a regulagem pelo menos à cada ano, na troca de vávulas, e principalmente após concluido o amp.

    E precisa ser feito com o amp ligado?


    sim, com muito cuidado, e paciência, no caso de aparelhos com regulagem fixa...

    depois "posto" aqui detalhadamente o processo, não é muito complicado.

    silvio_rp
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    como ja foi dito, muitos amps Mesa Boogie vem com auto ajuste de Bias. Vc nao precisa mandar pro tecnico o amp sempre q for trocar as valvulas...

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    silvio_rp
    tem uns amps de agora que vem com essa tecnologia, inclusive high-end, tem aquele da fender, se não me engano alguma coisa cyber.....

    MSchmidt
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cacildo poncio
    no caso de aparelhos com regulagem fixa...

    Como assim regulagem fixa? Não entendi...

    depois "posto" aqui detalhadamente o processo

    Valeu. (nessas horas é bom reforçar o pedido de um espaço para arquivos no fórum..., mas este é outro tópico.)

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    up (hehehe, o cacildo vai ficar louco!!!)

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    MSchmidt
    hehe.......que nada, se você vê minha cara, se lembrará de algum psicopata de filme..... :-z

    tô tentando ajuntar o material que tenho aqui, pra cada válvula é uma história....., guenta o bunbunzinho na cadeira aí que já já eu posto.....

    abraço,

    Tuco_Hendrix
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio
    Tambem estou na espera
    :-)

    Hagar Romeu Pinto
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio
    opa... tb tou esperando.... agradecemos com antecedência pela ajuda kra..... []s....

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Enfim....!!!! achei a mensagem.....assim não preciso levar horas digitando.....e outra, sou muito complicado para explicações.

    Este é um método descrito pelo Edu silva, da audio list. E como ele diz, é muito mais preciso que por tensão de grade, já que esta varia de acordo com a corrente de placa.
    O exemplo é pra 6l6gc, procure em datasheets, as especificações para válvula que for regular; “dissipação de placa”.

    Abraços,

    Ponha um resistor de 1 ohm em série com o catodo de cada válvula de saída.
    Com o amp ligado sem nenhum sinal (entradas em curto) e com carga na saida (nem pense em ligar um valvulado sem carga!!), meça a tensão DC sobre cada resistor. Usando a lei de Ohm, calcule a corrente que flui por ele (por exemplo, se medir 40mV, você terá 40mA). Veja que, embora voce esteja medindo a corrente de catodo, é quase o mesmo que medir a corrente de placa, que é o que interessa. Digo "quase" porque a corrente de catodo é a soma das correntes de placa e grade de controle, mas a diferença é pequena, e para o "lado seguro', ou seja, se existir, o erro será para menos (mais seguro).

    Agora antes que voce me pergunte: como saber o valor de corrente correto? Para isso, basta saber a classe de operação do amplificador (AB, no caso) a válvula em questão (6L6GC), e a tensão de +B do amp (não me recordo agora, é melhor medir). Uma regra básica para classe AB:

    Corrente ótima = (0,7 x dissipação de placa / tensão +B)

    Uma 6L6GC verdadeira (cuidado com as chinesas!!) tem dissipação de placa de 30W. Supondo que a tensão sobre elas seja de 480V (comum em amps Fender, que a Giannini costumava copiar) daria cerca de 43mA (43mV sobre o resistor de 1 ohm).

    0,7 x 30/480 = 0,043A (43mA)

    Esse 0,7 representa 70% da dissipação maxima de placa, valor aceito para classe AB. Na verdade, voce pode usar valores mais conservadores, 50 ou 60%, por exemplo, uma vez que as válvulas que temos hoje em dia não costumam aguentar a "porrada" como nos velhos tempos... Costumo usar a constante 0,5:

    0,5 x 30/480 = 0,031A (31mA)

    É um valor mais adequado para as válvulas atuais, em especial as de origem duvidosa, e prolonga a vida útil das mesmas.

    Se quiser ser preciso, meça a tensão sobre o resistor de grade de controle da valvula (cada) e deduza a corrente que alí circula. Some esse valor ao calculado acima (31mA, no exemplo) para saber então qual o valor exato de corrente voce deverá medir no catodo para ter a corrente de placa desejada. Exemplo: se a corrente de grade encontrada for de 5mA (valor comum em pentodos), voce deve medir 36mV (31+5) sobre o resistor de 1 ohm (catodo) para ter exatos 31mA de placa.

    Meça as correntes de grade e placa em cada válvula. Devem ser bem próximas, tire uma media para encontrar o ponto de ajuste ideal do potenciômetro de bias. Se as medidas forem muito diferentes, significa que uma ou mais (as que apresentarem valores discrepantes) estão esgotadas ou são de má qualidade. Descarte.

    Feito isso, observe as válvulas de saída e veja se há um brilho alaranjado nos elementos internos (não falo do filamento, é claro). Caso isso ocorra, é sinal de que o ajuste não foi correto, e as válvulas estão trabalhando sobreaquecidas. Refaça as medições.

    Por ultimo, mas não menos importante: tenha MUITO cuidado ao trabalhar com válvulas. Elas trabalham com altas tensões, capazes de matar sem muita cerimônia!! Antes de trocar algum componente, desligue o aparelho e descarregue os caps da fonte, pondo seus terminais em curto através de um resistor 100R x 5w. Se não tem experiência no trabalho com esse tipo de equipamento, procure quem tenha.

    Edu Silva

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio

    Valeu, mano.

    Beleza. Só mais algumas perguntinhas:
    No caso do resistor de 1 ohm é para saber qual a dissipação máxima da válvula, certo?
    Eu coloco ele no circuito de catodo causando uma tensão de polarização automática bem próxima a zero, correto?
    A entrada deve estar em curto, não em circuito aberto, não é mesmo?

    Vc tirou isso de um link? Pode passar prá galera?

    Muito obrigado e abraço

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    MSchmidt
    isso ae, use o resistor de preferência 1% de tolerância, para leitura mais precisa......

    próximo à zero alguns milivolts, cara faz uma busca por audiolist, lá tem muitas, mas muitas informações mesmo.......posso dizer que uns 70% que aprendi de valvulados foi através dos profissionais feras colaboradores de lá, o resto foi tudo na raça, com experientes,.....teorias......etc.....

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio

    Valeu pela dica. Pode deixar que não vou mais incomodar você com essas dúvidas. Então vamos à pesquisa...

    Abraços

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: MSchmidt
    · votar


    Os caras são feras mesmo!
    Tem muuuuita coisa lá, muito bom.

    Mas antes de fechar o tópico, (vamos desconsiderar momentaneamente o q escrevi aí em cima hehehe) não consegui entender uma coisa. Vc mede a corrente de katodo e esta deve ficar ali pelos 30mA. Beleza. Mas isso é com um resistor de 1 ohm, e o Edu fala de um potenciômetro de bias.
    1)Este potenciômetro serve para manter todas as válvulas iguais?
    2)E não seria melhor um trimpot?
    3)E se eu tenho um single ended, faço tudo isso para a única válvula de saída?

    Tõ meio confuso, mas pode me mandar ficar quieto e estudar (hehehehe)

    Muitíssimo obrigado pela ajuda

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    MSchmidt
    que incomodar o quê.......pode perguntar o que quiser, se eu souber responder, beleza....

    os amplis vem com pots de bias, tem modelo que tem regulagens individuais por válvula.

    no caso do single ended, solte o resistor do catodo, e meça a corrente entre catodo e resistor solto, veja qual o parâmetro para válvula, no caso de 6v6, deve estar entre 30/ 35ma, se não tiver, substitua o resistor para valor menor ou maior.........

    só pra lembrar, no caso de push pull, vocÊ vai medir a voltagem, no caso do single, você mede a corrente...

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio
    eu já faço diferente...

    eu coloco um amperimetro em série com o center tap do primário do trafo de saída. com o amp ligado e sem sinal(input em curto), ajusto o bias p/ 35ma x o numero de válvulas (6L6). antes disso, eu meço com uma válvula de cada vez, p/ checar se estão mesmo casadas.

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio
    kaskudo

    Muito bem! Beleza.

    Tô vendo que preciso muuuitos anos de praia prá entender do negócio. Eu queria mesmo era projetar um prá mim. Estudei pacas (a parte de pré até que não é difícil, só complica os filtros de equalização). Mas essa parte do power ainda é um mistéhhrio....

    Valeu pela ajuda e espero que mais gente tire proveito disso...
    []'s

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    kaskudo
    por estar passando corrente no trafo, a leitura não fica imprecisa? no caso de um amp push pull 4x 6l6gc, você tira as três, e mede uma por uma?

    MSchmidt
    Eu queria mesmo era projetar um prá mim

    tu está comendo pelas bordas então???..... :0]

    comece por um amp simples, mas antes estude bem o esquema, o lay-out, os componentes.....analize os defeitos, critique a disposição dos componentes.....mas estude com muita atenção o esquema, fazendo isso e prestando bastante atenção na montagem, construirá um amp sem problemas......

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pois, é! Cara.
    Eu tava analisando o Ax84 mesmo, de 6W.
    O meu problema (se é que é um problema) é que sou curioso demaaais a respeito dos bastidores dessas belezas, e não me satisfaço por simplesmente copiar, entende? Eu ultimamente, como expliquei aí em cima, venho aplicando um pouco do conhecimento em análise de circuitos que adquiri na faculdade.
    Ainda bem q encontrei vcs aqui do fórum pq acho que eu ia fazer muuuita besteira. E pode deixar que assim que conseguir me aprofundar um pouco e puder ajudá-los como vcs me ajudaram, vou estar aqui.

    abração.

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio
    nÃo, ali só passa corrente com as válvulas nos soquetes...

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    kaskudo
    ???? e como mede uma por uma? com este processo?

    MSchmidt
    vai fundo cara, este ramo é bem interessante......boa sorte...

    valvulado81
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Enviado: 9/Ago/2004 09:33:36
    Quote

    cacildo poncio
    nÃo, ali só passa corrente com as válvulas nos soquetes...

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    cacildo poncio
    mede uma de cada vez p/ver o estado de cada uma. com uma válvula nova, ajusto o bias em 35ma (só ela no ampi). depois, com esse ajuste, coloco as outras, uma de cada vez.
    esse é um teste individual das válvulas.

    MSchmidt
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    kaskudo

    Interessante seu método. Parece ser mais rápido do que o do Edu.

    com uma válvula nova, ajusto o bias em 35ma (só ela no ampi). depois, com esse ajuste, coloco as outras, uma de cada vez.

    E a cada nova válvula você repete o processo para ela e as demais? Ou uma vez feito o ajuste para uma, esta está ajustada definitivamente?

    Valeu...

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: kaskudo
    · votar


    MSchmidt
    nÃo, essa válvula "nova" seria usada como padrÃo, pois ao trocarmos ela por outra, a corrente deve variar conforme o estado da válvula. esse teste é para ver se as válvulas estão "casadas". para ajustar com todas as válvulas, ajuste a corrente p/ 35ma X o número de válvulas.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Acabei de regular o bias de um amplificador pela primeira vez. Suei frio...

    Mas deu tudo certo (eu acho, rs).

    Ele tem 6V6 e EL84 selecionaveis na saida.

    O ajuste ideal era 40mV (tolerancia de 4mV pra mais ou pra menos), mas é muito dificil ser 100% preciso. Deixei as 6V6 em 39,5mV e as EL84 em 38,5mV.

    Dúvidas:

    1) Qual o efeito no timbre e durabilidade das valvulas qdo deixamos o bias um pco abaixo ou um pco acima?

    2) O amp tava precisando dessa regulagem. Ele tava em 34mV pras EL84 e 30 pras 6V6. Isso pode ter estragado algo alem das valvulas?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    henriquelhrf2

    O valor abaixo faz a valvula rodar fria, aí o som fica chocho. Muito quente fica com um drive mais bacana mas acaba com a vida útil delas. O Rebel30 já tem todo o esquema pra ajustar o Bias, é fácil demais. Imagino que vc tenha deixado o ampli aquecer primeiro, e a cada ajuste esperou alguns minutos para ele estabilizar e checar novamente, pois é assim que manda o figurino. Abs!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    henriquelhrf2

    Cara desencana, não é nada tão místico que vá causar diferenças absurdas, até porque isso vai desregular em menos de uma semana, por motivos diversos. É por motivos assim que alguns amps (poucos é verdade) tem bias fixo...

    Pra ti entender o BIAS...
    Imagine uma onda senoidal, com o meio em 0v. Isso num classe A, não rola, já que ele só amplifica para mais. Aí se adiciona uma tensão DC positiva, para elevar o meio da onda de 0v para a metade do valor máximo que a placa recebe.

    Num classe B, é um pouco diferente. Aí o bias é uma tensão positiva e uma negativa, que tira o meio de 0v, para algo um pouco acima, geralmente 20~25% da tensão máxima da placa.

    Pra que isso? Simplesmente porque uma válvula amplifica o lado positivo (acima de 0V) e outra o lado negativo (abaixo de 0v).

    Mas uma válvula (ou transistor) não conduz "pra trás", ou seja ela não conduz negativamente. Por isso se tem uma inversora: o sinal sai do pré e é splitado (dividido) e um vai pra inversora (onde é invertida a fase) e dali pro pré, e o outro vai direto pro pré. O lado em fase, vai pro positivo do trafo, e o lado fora de fase vai para o negativo: nascem os amps push-pull classe B.

    Só que como a válvula tem uma resistência interna (transistor também), ela não amplifica de exatos 0v em diante, e sim um pouco acima/abaixo da marca 0v, que gerava uma coisa chamada distorção de cross-fade. Para solucionar isso se colocou o uma tensão DC bias para tirar o meio da onda de 0v. Nasceram os push-pull Classe AB.

    Algumas curiosidades:

    - Se compra pares e quartetos casados porque se não o bias fica desequilibrado, e um lado da onda é mais amplificado que o outro, mas isso ainda é um cuidado quase excessivo, já que as válvulas não são lineares e naturalmente uma desgastará mais rápido que a outra, deixando de serem conjuntos casados
    - A solução é bias individual, mas o custo não justifica esse preciosismo, como temos amps que nem isso tem (boa parte dos Fenders e derivados, e praticamente todos os Hi-Fi). Acho que alguns Diezel são assim, e não sei de nenhum outro comercial que seja.
    - Há uma preocupação demasiada com o bias, sendo que ele só é um valor mais ou menos, que varia conforme a tensão de alimentação, e na prática só os "músicos com ouvidos de morcego" escutam a diferença de 35 pra 40mv...

    henriquelhrf2
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Iversonfr
    Imagino que vc tenha deixado o ampli aquecer primeiro, e a cada ajuste esperou alguns minutos para ele estabilizar e checar novamente, pois é assim que manda o figurino.

    Opa, fiz tudo nos conformes seguindo o manual específico pro Rebel 30 que achei num forum gringo. mesmo assim deu mó medo, kkk...

    Dureza foi ter terminado isso ontem as 21h55, nem deu pra "reinaugurar" o amp. Hoje vou chegar em casa arrepiando, os vizinhos q se segurem, o volume nao vai ser baixo.

    Ismah

    Valeu pela aula, cara!

    Sei q de ouvido eu nao perceberia a diferença; a preocupacao era mesmo em relacao a vida util das valvulas.

    Nao entendi o q disse sobre os Fender... Eles têm q tipo de ajuste de bias?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    henriquelhrf2

    Alguns dos anos 60, até começo de 70 tem BIAS fixo, simples assim. Tu espeta a válvula e dá onde dá.

    Não pense que vai ganhar uma diferença absurda na durabilidade. É coisa de alguns meses.

    Tudo bem, quem depende dos quartetos casados, o buraco é bem mais abaixo, já que não adianta comprar 1 válvula. Ou toca com duas, com metade da potência, e vende aquela uma, ou compra as quatro. Felizmente alguns amps tem o bias aos pares, e isso te permite comprar só um par... De qualquer modo é bem trágico rs

    Dá uma olhada no grupo do face, lá tem mais gente pra ajudar, com mais conhecimento que eu mesmo.

    https://www.facebook.com/groups/amplificadoresvalvulados/?fref=ts

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original