Noção de potencia !!!

    Autor Mensagem
    Rock
    Veterano
    # mar/03


    Como sei se o Watts, ou seja a potência a caixa é boa ?, quero saber uma idéia de quanto é o normal da galera para tocar e de quantos wattes são as caixas amplificadas de vocês ?

    Leandro
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    A minha é de 160 WRMS (geralmente a potência de amplificadores é especificada em Watts RMS mesmo)... é impossível usar a potência máxima dela dentro de casa.

    Rock
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ok ! , então todos os amplificadores não tem só W e sim WRMS , mas RMS significa o que ?

    Guitar_Fury
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    a minha é de 200 WRMS
    Leandro pode cre cara......a minha mesmo na banda é dificil de controlar....hehehehe

    Toddynho
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Depende da necessidade. Pra tocar só em casa 15W - 35W ja dá. Se for tocar em banda aí geralmente o pessoal usa Amps de 50W pra cima.

    RMS vem do inglês Root Mean Square (Raiz Média Quadrada) e representa o valor médio da potência q o amp envia ao alto-falante. Isso porque as ondas sonoras oscilam e possuem picos e "vales", e esse valor em WRMS é tipo um arredondamento.

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Rock, nós costumamos usar a potência como medida. Mas não é apenas a potência a única medida importante. Veja também a sensibilidade do alto-falante ou da caixa.
    por exemplo, um alto-falante com 93dB por Watt metro funcionando a 15W vai tocar muito mais alto que um com 90dB por Watt metro com a mesma potência aplicada.
    o pessoal não costuma dar muita importancia pro fator sensibilidade do alto-falante e depois reclama: "Pô, meu amp toca muito mais baixo q o do meu amigo q tem a mesma potencia."

    Certo Rock? Meu amp tem 25W. só toco em casa com ele e não uso toda a potencia dele.

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Correção: Eu tinha dito "muito mais alto". Esquece o "muito", fica só "mais alto". A diferença é bem considerável mas não tão grande.

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Eu tenho um Marshall de 15W, mas se você potar no máximo, com distorção, simulador de ampli valvulado, regulagem pra tocar metal e um chorus... ele chega lá pelos 30W (talvez seja exagero meu mas eu acho q é por aí mesmo). Pra tocar em casa ele serve mas se você for tokr com uma banda, o Ampli tem que ter de 40W pra cima, preferível 60W pq senão a bateria tapa o som.

    Max
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ah alguem sabe a relacao entre rms e pmpo????
    eu quero saber quantos wats pmpo equvalem a rms...
    uma relacao dai eu faco uma regra de tres e sei quantos wats tem o do meu amigo....mas acho q nao é o dobro nap

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    o necocio e assim... pra ensaio um SS 50W ta legal... (nao e aquelas coisas mais serve) agora um valvuldo... de 25W ja cobre uma batera assasino... pra ter uma ideia a diferenca de volume de um 25W para um 100W (avalvualdo) e de apenas 6db... fui!!!1

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Max[/]
    não existe relação entre rms e PMPO.
    A sigla PMPO foi inventada pela equipe de marketing de algum fabricante, para mostrar números altos na hora de vender.
    a potência PMPO não tem nenhum embasamento físico, é um número meramente chutado.
    alguns fabricantes somam a potência de cada canal do aparelho, outros multiplicam o fator RMS por um número escolhido arbitrariamente.
    [b]Digao

    6 db não pode ser chamado de "apenas", 6 db é coisa pra caramba.
    mas realmente a diferença entre um amp de 25 e de 100, quando equipados com o mesmo altofalante é de 6db. cada vez q vc dobra a potência (em qqer tipo de amp) o volume sobe "apenas" 3 db. seguindo o seu exemplo: para um mesmo alto-falante, 50W dá 3db a mais que com 25W. 100W da 3db a mais do que com 50W.

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ops, desculpem o "bold" aí galera. foi barberagem na digitação

    Digao
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    MKazan: E q a diferenca de preco de cada db e meio importante tb ne??? hehe...

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Digao
    diferença de preço de cada db?
    defina isso, por favor.
    a que db vc se refere? sensibilidade do alto-falante ou pressão sonora?

    Digao
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Um ampli de 100W e mais caro q um de 50 ou 25... simples hehe...

    E do DB... bem eu nao conheco esses termos tecnicos de eletronica... Eu tenho o meu metodo de percepcao de volume... e +- assim... o meu valvestate de 65W com o volume no 5... eu fico de frente pra ele e toco um power chord... o meu saco nao balanca... agora... um fender hot rod deluxe 40W... e o saco balanca... isso deve ser pressao sonora ne??? E segundo a minha linha de raciocinio seria pq o som tem mais forca ao sair do falante dai seria sensibilidade do falante... bem sei la... so sei q ele empurra mais e o som chega mais longe...

    Monstéra
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Max
    A relação é mais ou menos a seguinte:
    PMPO é o valor de pico, normalmente os vendedores pegam este valor para especificar o aparelho, como ele é um valor de pico ele não ocorre sempre, as vezes nem ocorrem.
    RMS é o valor eficaz, valor que realmente condiz com a potência do aparelho.
    Exemplo: A tensão que sai de nossa rede doméstica, é de 220V, e seu valor de pico é de 311V. 220V é a média desse valor.
    Para transformar é mais ou menos assim. 220V RMS dividido por 0,707 = 311V de pico. OU 311V vezes 0,707 = 220V RMS.

    Leandro
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Max
    O MKazan explicou certinho a relação RMS PMPO. Não tem nada a ver com pico, não. Na maioria das vezes é mesmo um fator multiplicativo arbitrário. A maioria das empresas de áudio costuma usar 10 ou 12. Vlw?

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Monstéra
    você confundiu Peak com PMPO.

    MKazan
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Digao
    bom... eu acho q podemos considerar sim isso um método meio grosseiro de medir pressão sonora sim.
    sensibilidade é o seguinte.
    quanto som um altofalante consegue gerar com x de potência trabalhando a uma frequencia y.
    se vc pegar dois alto-falantes de marcas diferentes e trabalhar com os dois a uma mesma potência x e uma mesma frequencia y, verá que um toca mais alto que o outro (seu saco balança mais com um do que com o outro)

    Digao
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Kazan: Aonde q diz isso nos falantes??? pq q eu lembro so fala de watagem e ohms...

    Ate olhei o meu VS aqui... diz la... SPK65 8 ohms 70W RMs e so...

    Como q eu vou saber do resto???

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Digao
    pois é, poucos fabricantes escrevem isso no falante. normalmente, eles escrevem isso no manual do falante (isso qdo escrevem).
    eles só escrevem no falante, o essensial para q vc não queime o falante. (isso qdo escrevem)

    afonsoramoa
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu tenho um warm music 208gt de 60w e ele tá na mesma altura de um ibanez ibz10 de 10w... Vcs acham q é problema no meu cubo, que ele deveria abafar legal o ibz10 ou por ser ibanez o ibz10 tem qualidade melhor e por isso consegue ficar na mesma altura do meu?

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    afonsoramoa
    po! não era pra isso tá acontecendo não! meu amigo tem um desses, e ele toca + alto que um peavey de 40w (envoy 110)

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mas o ibanez ao acionar o boost da um salto gigantesco no volume!!!! o canal limpo o meu é beeeeemmmm mais alto!

    DeFaCe_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Nossa, ressucitaram legal o tópico ae........ mas, falando do assunto..
    O meu 208GT perde feio para um Staner de 30 ou 25 watts, se não me engano.

    francisco2004
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Acho que são os falantes de 8" do Warm. Falantes pequenos são mais sensíveis a freqüências agudas, então, apesar de ele conseguir altas amplitudes (condizente com os 60W do ampli), o som parece "magro", perdendo para qualquer stanerzinho com falante de 10".

    Também pode ter a ver com a sensibilidade dos falantes, que o MKazan falou. É fácil notar que um cone com uma grande área terá sua região central muito mais sensível a vibrações do que um cone pequeno, já que 2*pi *r (circunferência) são responsáveis por afixar uma área de pi*r^2 (ok, eu dei uma simplificada e estou tratando algo próximo de um cone como se fosse um círculo, mas acho que o raciocínio serve). Ou seja, quanto mais aumentamos o raio do falante, a circunferência vai ficando defasada em relação à área, fazendo com que regiões mais distantes do local onde o cone é colado vibrem mais.

    Bom, sei lá... foi uma linha de raciocínio que eu cheguei agora... mas não tenho embasamento técnico para garantir que isso tá certo. Alguém aí confirma ou baixa o cacete no que eu disse, por favor :P

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu analisei melhor meu cubo e vi que o meu treve tudo por perto, diferente do ibz10 de 10W. Ele apenas parece estar na mesma altura pq é muito estridente.

    afonsoramoa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    treve = treme

    Metal Fuzz
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Metal Fuzz
    · votar


    afonsoramoa
    tem um link do lado do Quote que diz Editar...
    Olhe dolado da data e hora ai em cima.
    eheheh num leva a mal...

    Todos
    Então, eu ia comprar 2 falantes Eminence... eles eram 16 ohms e quantos RMS suportados eu não me lembro mais de 100...
    O que mais devo avaliar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Noção de potencia !!!