Durabilidade das válvulas em amp. class A

    Autor Mensagem
    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mar/04


    Gostaria de saber se alguém sabe essa: um amplificador valvulado classe A amplifica toda a onda sonora e por isso suas válvulas de saída estão sempre ligadas, isso poderia causar a diminuição da vida útil das mesmas?

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tô perguntando isso pq eu to loco pra pegar um Laney LC-30 e o bicho tem 8 válvulas ( 4 12ax7 + 4 EL-84 ) e é classe A, então imagina se o cara tem q trocar as válvulas mais seguido por causa disso........ alguém me ajuda ae plzz.....

    Passoka
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    Vi o esquema do LC-30 e acho que dificilmente ele é realmente um Class A. Ele deve ser algo como o AC30 da vox talvez que diz ser Class A mas na verdade é AB.

    Por isso, acho que a durabilidade das válvulas nesse amp não seriam muito diferentes de qualquer outro. Trocas anuais ou semestrais se vc gosta de porrada e toca com frequencia.

    Outra coisa, a conf de válvulas desse amp é exatamente o desenho de um amp push pull, incluindo a válvula inversora, por isso até acho estranho isso.

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    hum ..... não sabia disso........propaganda enganosa é foda...... eu pensei q realmente seria um classe pelo fato de ter bastante válvulas........

    ah, nao seria um classe A com cada estágio do push pull amplificando metade da onda e depois juntando a onda completa ?

    Passoka
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    Isso que vc disse é exatamente o Push Pull / AB

    Passoka
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Class A, tem uma componente DC no sinal. É essa componente que fica fritando o trafo.

    FlyingV
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    e ai galera, blz???

    vejamos c posso ajudar
    A: Alta qualidade, baixo rendimento. Usada apenas em amplificadores Hi-Fi, a transistor ou (mais comumente) válvula. Máxima fidelidade na reprodução sonora, às custas de um consumo de energia (e geração de calor) muito alto, pois os transistores de saída conduzem o tempo inteiro, mesmo na ausência de sinal.

    B: Baixa qualidade, médio rendimento. Dificilmente usada na prática, pois apresenta elevada distorção (de crossover). Apenas metade dos transistores de saída conduzem a cada vez (cada semiciclo), daí a maior eficiência.

    AB: Reúne as características de ambas as classes anteriores (daí o nome), com boa qualidade e médio rendimento. É a mais usada atualmente. Os transistores conduzem ligeiramente, quando na ausência de sinal.

    D (ou PWM): Média qualidade, alto rendimento. Chamado amplificador digital, funciona segundo a técnica de modulação por largura de pulso (PWM). Cada vez mais usada atualmente, em aplicações onde se exige alto rendimento, mas sem grande qualidade, como em multimídia ou telefonia.

    G e H: Boa qualidade, alto rendimento. Funcionam segundo princípios semelhantes, sendo que (grosso modo) a classe G usa dois ou mais estágios de saída em série, e a H, em paralelo. Cada um tem sua própria fonte de alimentação com valores diferentes, que entram em ação de acordo com o nível de saída exigido. A classe H vem sendo muito usada atualmente em P.A., nos amps para graves. Sua qualidade nas freqüências altas não satisfaz.

    Existem ainda algumas classes exóticas, como I (reúne classe A e D num único aparelho); A/AB ou super A (polarização variável, oscila entre A e AB); as defuntas classes E e F; a classe S; e algumas topologias proprietárias de certos fabricantes, como Crown, Sunfire (Carver), Tripath (classe T), que geralmente são tipos já conhecidos, "maquiados" para parecerem novas tecnologias.


    Outra coisa: Valvulas que trabalham com tensões menores duram mais. É comum os fabricantes projetarem amplificadores com tensões proximas ao limite das válvulas de saida, para obter mais potencia e timbre mais agressivo. As do pre (12AX7) são poupadas, pois tensões altas demais não as fazem trabalhar "melhor".

    Por isso vivem mais, apesar de todas poderem durar em média, umas 3000 horas de uso (uns 8 anos, se voce usar em media, uma hora por dia). Válvulas de boa procedência (aquelas velhas Telefunken, Mullard, etc...) vivem 5000 ou mais horas, enquanto as chinesas não chegam nem perto disso.

    Uma dica para fazer suas valvulas durarem mais: instale uma ventoinha dessas de computador no amp, soprando sobre as válvulas de saida. Elas devem trabalhar ventiladas, e isso aumenta bastante sua vida útil.

    Outra: use um estabilizador no AC, principalmente se o aparelho for importado ou antigo. Muitos foram projetados para trabalharem com redes de 110 ou 115V, enquanto que no Brasil atualmente temos 127V. O resultado é que temos tensões na fonte bem mais altas que aquelas para as quais o amp foi projetado. Por exemplo, 7V no filamento quando deveria ser 6,3V. Esse "pequeno" aumento é suficiente para fazer seu amp durar alguns anos a menos... :-( Mas não use desses estabilizadores de computador, podem não agusntar - precisa ser daquele tipo antigo, um tranformador grande com ajuste manual. Porcure nas boas lojas de material elétrico.

    Johnny_Trapaceiro
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Legal isso tudo que voce escreveu cara... eu nao conheço ainda muito sobre amplis... será que voce sabe qual é a classe do Marshall JTM30 ???

    Valeu/!

    FlyingV
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    valeu johnny!

    bem velho,amps classe A são amps q seguem um antigo conceito de amplificação da decada de 50, normalmente de baixa potencia (ex.: Champ, Kalamazoo, Premier, Gibson skylark), Apesar de serem pequenos, estes amps eram fantásticos em sua característica de timbre e distorção. Vale a pena lembrar que os pequenos amplificadores (de baixa potência, entre 3 à 6w) possuíam apenas uma válvula de potência, que resultava em um circuito que se chamava "single-ended". Este tipo de arquitetura de circuito era o principal fator das diferenciadas distorções produzidas por estes amplificadores.

    Sei que seu ampli tem um circuito semelhante ao de um Bassman 1959, porem trata-se de um classe AB.

    Johnny_Trapaceiro
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Valeu Cara!

    to querendo aprender mais sobre amplis... to feliz pra caramba com o som do meu... mas é sempre bom saber mais coisas...

    vem ca... se eu trocar as alvulas do meu por outro modelos de valvula posso modificar o timbre o meu ampli? se sim... qual valvula eu poderia usar para acha um som Limpo mais brilhante???

    Abraços

    FlyingV
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    com certeza você podera obter novos timbres com uma simples alteração de valvulas em seu ampli.....seu ampli usa EL34, correto? ....elas tem por caracteristicas saturarem mais rapido q as amigas americanas (6l6), c esta procurando um som realmente limpo aconselho a aquisição de um com circuito baseado em 6l6...

    bem, o ideal seria se você pudese testar valvula por valvula ateh encontrar uma q realmente o agrade... porem sei q isso hj em dia é meio dificil......particularmente utilizo valvulas 6l6gc svetlana em meu mark III, q eh a mesma empresa que fornece as valvulas pra mesa/boogie..... mais não sei pq acho q o som eh melhor da valvula fornecida diretamente pela svetlana.....Esta é uma válvula nova no mercado, sendo que a Svetlana, fabricante Russo, iniciou a produção das mesmas em Dezembro de 96. Boa notícia, por que estas válvulas tem um excelente som.....

    bem... o q vem a seguir retirei do site da mgmusic, lah você pode adiquir valvulas novas(www.mgmusic.net)..espero que isso ajude um sua escolha:

    EL34 eletric Harmonix -Mullard rencarnada !! Por um valor bem razoável voce vai ter uma válvula com uma qualidade bem acima da média ! reposição para os Marshalls novos

    EL34 Groove Tubes - A clássica válvula de potência pentagonal usada em Marshall, Hiwatt, Laney e amplificadores europeus similares. Essas válvulas possuem uma base larga e topo ondulado que *grita* quando bem puxada. Também tem uma variedade nos timbres médios. A escolha dos roqueiros modernos, como o Rock Britânico e o Heavy Metal.

    EL34 JJ/Tesla BLUE - The E34L tem um pouco mais de voltagem da grade (-13.5 ot -16.5 vs -10 to -13.5 volts da EL34) que a tradicional EL34. Essa válvula é a que mais se assemelha as MULLARDS , usada também para HIFIs , muito sutíl e doce faz os Marshalls atuais soarem um pouco mais como um velho JMP 50 basketwave do fim dos anos 60. A melhor sem dúvida.

    EL34 JJ/Tesla - O som é bem balanceado com uma resposta de baixo precisa e ótimos médios.Em HIFIS ou em um amp de guitarra ela s devem dar um timbre mais rico em todas as frequencias. Acho essa válvulas a melhor solução se voce quer ter um timbre de Marshall vintage. O ganho é menor que uma EL34, mas voce tem mais calor e alma no timbre ! Acho ideal se voce quer sacrificar volume por timbre e musicalidade!

    EL34 Svetlana - EL34 / 6CA7 é um pentodo de potencia para frequencias de audio ultra lineares. A EL34 é feita de um material laminado que aumenta a transferencia de calor e tem performance superior qdo o amp estiver com um timbre saturado.

    Joe Pass
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    kra, c entende pakas de amp hein? hehe
    me diz aih....c conhece os tubeamp e os lead vox?
    e o cristalino da meteoro? eh baum? vlw

    FlyingV
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    hehehhe valew joe!

    bem cara, nunca tive a oportunidade de testar qualquer um desses amplis em ação (tubeamp e os lead vox), porém creio que devem ser belas maquinas, uma vez que são feitas manualmente, com circuito point-to-point, assim como os primeiros amplificadores que chegaram a face da terra e algumas poucas empresas que primam pela qualidade de seus produtos (por exemplo a matchless)...outra ponto positivo eh o fato de serem cópias identicas dos melhores circuitos jah fabricados pela fender/marshall, e isso conta e muito não é? outro fator que deve ser levado em consideração e o fato dos responsaveis por esses ampli não montarem esses amplis d qualquer jeito.. uma vez q eh uma criação deles e qualquer erro irah queimar sua marca, não a fender ou marshall e alem do mais, se fossem equipamentos de má qualidade não teriam mercado, e com certeza você nunca teria ouvido falar deles.... mais de qualquer forma antes d adquirir qualquer um deles vale a pena dar uma testada se possivel.. mais eu creio q não ha erro.... outra empresa que fabrica grandes amplis baseados em marshall/fender eh a serrano amps...esse ampli....cara, um dia ainda vou ter um desses! ehheheh jah vi um desses em ação...e cara, que timbre maravilhoso! da uma visitada no site deles depois e dah uma olhada: http://planeta.terra.com.br/arte/andreserrano/indexserranoamps.htm

    jah testei um cristalino também.... mais em uma loja, não deu pra brincar com ele com gosto e trabalhar em cima d timbres, o canal limpo lembra muito um bassman..ateh pq o circuito dele eh baseado nos blackface.. um negócio legal dele eh q ele vem com vibrato assim como os amplis antigos, da pra emular um chorus tranquilão com ele, e seu canal d drive também eh muito bom....uma diferença q deve ser levado em consideração do cristalino pros outros ampli jah citados eh o fato dele não ser point-to-point, o q não o torna um ampli tão robusto/duravel quanto os outros...e em linha d montagem, apesar do controle de qualidade e tudo mais sempre acaba passando alguma coisinha q no futuro possa lhe trazer algum problema...... mais precisa ter muita falta d sorte pra pegar um ampli assim, pois hj em dia a meteoro é um empresa q produz equipamentos d primeira linha, e tb não é a toa q conseguiu um espaço tão grande em nosso mercado.....

    mais antes d mais nada teste o ampli que tem em vista, de preferencia com sua guitarra, pois essa eh uma diferença que conta muito......ok???

    espero ter ajudado!

    gege_correa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Uma dica para fazer suas valvulas durarem mais: instale uma ventoinha dessas de computador no amp, soprando sobre as válvulas de saida. Elas devem trabalhar ventiladas, e isso aumenta bastante sua vida útil.

    Curti a dica! mas como fazer isso?

    FlyingV
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    faça um pequeno circuito acomodado em alguma caixina, utilizando pilhas (isso eh facil d fazer, basta colocar o fio positivo no lado positivo e o negativo no negativo da pilha que o cooler jah vai funcionar), deixe a ventoinha do lado d fora da caixa, cole perto das valvulas com fita dupla d qualidade (para que não fiquem se soltando), cuidado para não encostar a ventoinha nas valvulas e para manter tudo bem firme....ok? .......é uma dica valida, mais vale lembrar q um ventilador tb resolve esse problema facilmente!

    .....particularmente sigo a seguinte regra, quanto mais quente melhor!

    gege_correa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    particularmente sigo a seguinte regra, quanto mais quente melhor!

    é, pode crer, hehe...:-) valeuz...

    GreatKingRat
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o FlyngV so escreve o q le em sites, pelo q vi ele andou copiando do site de Willie Walter, nada contra, tambem comecei pelo serviço dos outros

    GreatKingRat
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Gostei do topico
    Montem projetinhos como o P1 do site ax84 (www.ax84.com), tem um timbre inenarrável e é barato e simples

    Guilherme Tosin
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    FlyingV
    Como faço para julgar se um ampli é classe A ou B ou D etc etc ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Durabilidade das válvulas em amp. class A