fio-terra...???

    Autor Mensagem
    tgs1610
    Veterano
    # mar/04


    tenho um violão eletro-acustico e quando ligo ele em qualquer amp faz um ruído que diminui quando encosto a mão na parte metálica do cabo...acredito que eu deva "aterra-lo"...alguem sabe como posso fazer isso?

    Drum Man
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Drum Man
    · votar


    qual marca é o cubo?
    ...isso que é a merda no Brasil, a grande maioria dos lugares não tem terra, ou seja, se vc compra um cubo que tem o terra vc acaba quebrando ele ou colocando um adaptador, nesse caso é bom colocar um compressor para cortar o barulho ou tentar um direct box caso for ligar em uma mesa. Outra coisa que pode ajudar é usar cabo blindado para evitar interferencia.

    Pra vc ter idéia de como é serio não ter o terra, é muito comum tomar choque ou até mesmo captar uma frequência de radio (isso já aconteceu comigo).

    Um loop de terra (“ground loop”) ocorre quando existe mais de um caminho de aterramento entre duas partes do equipamento. O caminho duplo forma o equivalente ao loop de uma antena, que muito eficientemente capta as correntes de interferência. A resistência dos terminais transformam essa corrente em flutuações de voltagem, e por causa disso a referência de terra no sistema deixa de ser estável, e o ruído aparece no sinal.

    _Adrian Smith_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/index.html
    tem boas dicas pra montar um terra

    Theotins
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Cara chega de blablabla, quem quer saber o q eh e o q causa.

    Acho q quer a solução. Certo!!

    E outra não é voltagem, isso é como falar nois fomu. O certo e Tensão e fim de papo.
    Voltage - Inglês
    Tensão - Portugues

    Essa é a tradução.

    Bom, isso acontece realmente por falta de terra, mas vc deve estar se perguntando. O violão do meu amigo e igual ou parecido com o meu e não dá isso??

    Te digo, uma das causas disso e o mau isolamento elétrico do circuito de pré-amplificação do violão. Isso pode acontecer tanto num Takamine quanto num Eagle. Já peguei vários com esse problema. Sem fazer muita gambiarra.

    - Verifique se o seu pickup piezzo está bem isolado eletricamente, ou seja, verifique se o negativo do circuito esta bem soldado nele, de preferencia ele deve conter uma carcaça metálica, se não tiver a carcaça, vc precisara fazer uma, pode ser com papel alumínio, não esqueça de ligar o alumínio no negativo. O captador é um dos principais causadores de ruídos tipo o Hum, falta de terra.

    Na verdade quem causa ruídos no vilão é vc mesmo, por isso quando vc encosta no negativo, ele para. faça um teste ligue o violão num cubo, quando aparecer o barulho, solte ele e saia de perte, ve se não diminui.

    As vezes o problema dininui mas nao resolve, isso é porque existe partes do circuito ainda sem isolamento elétrico.

    - outro grande detalhe é vc isolar ou aterrar os potenciometros, caso já nao estejam aterrados, mas como fazer isso. Simples, solde um fio na carcaça deles e ligue no negativo. Isso tb diminui bastante o problema.
    - mas é importante vc ter todo o conjunto isolado, se vc nao tiver algo para isolar, use o papel aluminio mesmo, mas a idéia e fazer uma "gaiola" em volta do circuito elétrico e em tudo que esteja em contato com o ar ou vc.

    Pense assim, finga que o circuito do violao seja uma bolsa de ar. e nao pode vazer nada. Então isole ela toda, inclusive toda a fiação. se a fiação (principalmente a que liga o captador ao pre) nao for blindada, ou seja, contiver malha negativa em volta, troque-a por uma blindada.

    Isso ai, qualquer coisa fala ai!!!!

    AAAAHHHHH, um detalhe, os instrumentos sólidos, guitarra, baixo, issso tb acontece e a solução e vários tópicos desse relacionado acima.
    A idéia principal e essa, isole tudos para que nada possa captar os ruídos eletromagneticos que possam criar ruídos. Principalmente aqueles clássicos, tirar a mão da corda e vim aquele zumbido.

    Isso ai!!

    rstudio
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    exelente tópico Theotins!!
    mas tenho uma pequena duvida, tambem é preciso ter o combo com terra certo?? vi ai alguns topicos dizendo q tem q se ligar um fio a um parafuso atras do combo, nao entendi bem..
    q faço para ligar o combo a terra?? basta ligar a uma tomada q tenha terra??
    tenho um marshall valvestate vs 100
    outra duvida como sei qual o negativo do circuito da guitarra(ibanez rx40) será o fio castanho?

    cumprs e obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fio-terra...???