Estudio caseiro, o que usar (isolamento acustico)

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# mai/07 · Editado por: edalko
· votar


Passoka
ENJOLRAS
brunokdx

Esses caras explicaram corretamente, que uma coisa é tratamento acústico e outra isolamento acústico.

Tratamento acústico (Sonex, espuma, carpet, papelão, caixa de ovo) = não reverberação do som, é só para o som não ficar "embrulhado" dentro do estúdio.

Isolamento acústico (parede grossa de tijolo e cimento, ou como dizem um quarto dentro de outro) = o som não sairá fora do estúdio.

Se pelo que entendi o cara quer que os vizinhos não escutem o barulho, o melhor é plugar a guita no micro ou usar fone de ouvido no amp.
Senão vc terá que construir um quarto dentro do outro, mas daí terá que ver a estrutura do prédio, e fazer cálculos e mais cálculos...

Só caixa de ovo e essas coisas não adiantam em nada, NADA!!!!!!!!!!

alfredmad
Veterano
# mai/07
· votar


Carpete, isopor, caixa de ovo tuo isso é dinheiro jogado fora!!

O cara falou tudo, a única forma de isolamento acustico eficiente são paredes e tetos duplos de alvenaria (isso mesmo, de tijolo e cimento) com um vão entre eles, formando uma sala dentro de outra sala. O chão também é duplo mas com um material chamado molejo separando as duas partes.

Essa construção é necessaria já q o som se propaga no ar e vibra a "primeira sala" mas ñ possui força suficiente para vibrar a segunda, o chão duplo é devido ao grave q também se propaga por ele.

Espumas, madeiras, azuleijos, caixas de ovos etc, são para tratamento acústicos e destacam ou inibem certas frequencias sonoras.

thiagot
Veterano
# out/12
· votar


Olá preciso de um conselho estou montando um estúdio para ensaio e possiveis gravações demo ja coloquei borracha e madeirite e carpete em todas as paredes e coloquei espuma acustica ( caixa de ovo) em uma parede e na porta no entanto estou ficando preocupado uma vez que o som esta vasando quase todo o foda que ja gastei uma grana comprando madeiriti e o resto da espuma que ainda não coloquei em nas outras paredes alguma dica será que é porta que ta fazendo vazar qualquer dica será bem aceita vlw!

thiagot
Veterano
# out/12
· votar


Olá preciso de um conselho estou montando um estúdio para ensaio e possiveis gravações demo ja coloquei borracha e madeirite e carpete em todas as paredes e coloquei espuma acustica ( caixa de ovo) em uma parede e na porta no entanto estou ficando preocupado uma vez que o som esta vasando quase todo o foda que ja gastei uma grana comprando madeiriti e o resto da espuma que ainda não coloquei em nas outras paredes alguma dica será que é porta que ta fazendo vazar qualquer dica será bem aceita vlw!

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


thiagot
Cara, leia o que está escrito nesse topico aqui, tem tudo o que você precisa....

hitall
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal sou novo aqui e dei uma lida nas matérias sobre isolamento pois tow afim de tirar umas duvidas sobre montagem de um home studio...
Tem um espaco reservado aki em casa de para a construçao ainda de + - 12m2 (3 de largura por 4 de comprimento e masi ou mnos 2,90 altura).
dando lida sobre isolamento cheguei as seguintes ideias.
Construir o local:
1. Usando paredes duplas de tijolos vazados com espacamento de cerca de 5cm entre elas e fazer o forro do teto de drywall com lã de vidro no interior;

2. 1 Parede tijolo vazado + espaco 5 cm+ segunda parede de dry wall com lã de vidro no interior e forro no teto de de drywall com lã de vidro no interior;

3. 1 Parede tijolo vazado+ colocar lã de vidro na parede e depois colocar compensado naval de 15mm nas paredes com forro do teto de laje premoldada.

4. 1 parede tijolo vazado + espaço 5cm+ painel de compensado 6mm recheado com lã de vidro com forro dry wall com lã de vidro no interior.


Dentre essas opçoes qual seria a mais economica e com melhor custo beneficio, tendo em vista q pretendo tocar com duas guitarras um baixo e bateria e qualquer horario. O local da area a ser construida é no fundo do meu quintal beirando o muro dos meus vizinho, mas esse muro nao é area construída da casa deles.

Se vc tiverrem mais ideias postem aew! abs!

hitall
Veterano
# nov/12
· votar


Ah sim! pretendo nao perder muito espaco tendo em vista o local ser pequeno... no caso da 1 opcao de paredes dupals? seria viavel comlocar a segunda parede de tijolo macico?

ValveWah
Veterano
# fev/13
· votar


Ressucitando o tópico, mas como é um assunto de interesse geral...

Meu projeto é o seguinte, tendo em vista que pretendo fazer tudo eu mesmo, pra economizar na mão de obra, e tenho as ferramentas em casa.

Para o isolamento, acredito que a lã de rocha seja o mas eficiente e o mais barato, além de não ser tóxico, ser anti-chamas e ser de fácil manuseio. O preço é em média R$ 15,00m² (32kg/m³).

Apesar de ser um dos melhores materias para ISOLAMENTO acústico, como qualquer outro material, sofre nas baixas frequências, abaixo de 500Hz. O ideal nessas freq. e utilizar chapas perfuradas, de gesso ou compensado. No meu caso, compensado, pq fica mais fácil pra eu trabalhar, já que vou dispensar mão de obra, apesar de ser mais caro, por exemplo, gesso acartonado de 12mm é o mesmo preço de compensado de 6mm, cerca de R$ 10,00 m². O preço do sonex e outras espumas mais tradicionais (tanto miolo quanto para tratamento) custam cerca de R$ 25,00m².

Então o negócio é construir uma sala dentro da sala, utilizando os compensados perfurados e recheando com a lã de rocha, no meu quarto não tem janela, só a porta de entrada e a porta pra sacada, aí é só fazer uma segunda porta sanduíche de compensado e lã de rocha. É também a maneira mais fácil e limpa de remover depois, pois o imóvel é alugado, aí é só tapar os furos dos batentes para fixar os compensados.

Resolvendo o problema do isolamento, falta a questão do tratamento acústico dentro da sala. Pensei em forrar o piso com aquelas placas de borracha pastilhada, o m² da placa de 4,5mm saí por R$ 17,00 em média.

Ainda estou estudando a melhor maneira de fazer o tratamento acústico interno (parede e teto), assim que tiver mais novidade posto por aqui, mas acho que primeiro vou fazer o isolamento, testar com a bateria e depois fazer o tratamento de acordo com o que for sentindo.

ValveWah
Veterano
# fev/13
· votar


Só pra ilustrar, já construi um estúdio antes, mas ou menos dessa mesma forma que vou construir esse agora , só que na época fui bastante amador, utilizei isopor em vez de lã de rocha, resolveu bem, mas o som ainda vazava um pouco, nada que incomodasse antes das 22h, hehe. Também não fiz nada no piso, aí já viu...

Para quem tem pouca verba, acredito que o ideal seja a lã de rocha (R$ 15,00 m²).

Esse tipo de construção (sala dentro da sala) é o mais eficaz para ISOLAMENTO acústico, é o que chamam de massa - mola - massa, sendo que a espuma faz o papel de mola. Porém, nas frequências graves, abaixo de 500 Hz (bumbo, baixo e surdo) o ideal é chapas sólidas perfuradas, pra 'quebrar' as ondas. Existem placas de gesso comercializadas nesse padrão, a faixa de preço é de R$ 10,00 m², fora mão-de-obra.

Não esqueçam tb de colocar painéis difusores:

[url=http://produtosacustica.blogspot.com.br/2008/07/difusores-acsticos-da-rpg.html][/url]

http://www.byknirsch.com.br/produtos-difusores-waveline.shtml

http://pt.made-in-china.com/co_fs-yingzhe/product_New-Design-Triangle- Sound-Diffuser-Panel-YZSD-006-_eshuyuyyg.html

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


ValveWah
interessante. se possivel poste fotos do processo, ou dos materiais que voce ta falando.

Porém, nas frequências graves, abaixo de 500 Hz (bumbo, baixo e surdo) o ideal é chapas sólidas perfuradas, pra 'quebrar' as ondas. Existem placas de gesso comercializadas nesse padrão, a faixa de preço é de R$ 10,00 m², fora mão-de-obra.
tem imagens disso daí? eu nunca vi.

Pensei em forrar o piso com aquelas placas de borracha pastilhada
eu acho q isso deve ser um tanto reflexivo, precisaria compensar em outras superficies (principalmente teto).

no meu quarto não tem janela,
pro som é ótimo. só veja se ninguem vai morrer sufocado!

só a porta de entrada e a porta pra sacada, aí é só fazer uma segunda porta sanduíche de compensado e lã de rocha.
esses são os pontos críticos. não adianta nada parede dupla e porta que vaza som.
não entendi direito a sua ideia, se puder explicar melhor ou ilustrar.
mas é muito importante vedar as frestas, e se for possivel fazer uma porta dupla.
por exemplo uma é a que já existe, presa na parede e com algum tratamento só nos encaixes do batente pra reduzir as frestas, tipo um fio de borracha ou tiras de feltro ou carpete; e uma porta nova presa nas paredes internas, tambem com tratamento nas frestas.

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# mai/15
· votar


Bom, 2015, mais de 10 anos da abertura do tópico, mas esse é um tópico que não poderia ser fechado nunca, concordam? =)

ValveWah, e aí, velho, blz?
E o projeto, saiu do papel?
Qual foi o resultado? Tem fotos?
Compartilha aqui no fórum assim que puder!

Eu vou começar essa empreitada e as informações encontradas aqui neste tópico foram/são essenciais!!

Lã de Rocha, Compensado, Vedação com borrachas e solicone e sobe o som!

Vou por a mão na massa também e logo mais posto o resultado.

godofnirvana
Membro Novato
# mai/15
· votar


oi pessoal qro ver oq acham da minha ideia para uma porta acustica qria fazer uma porta de gesso acartonado drywall pegaria a estrutura metalica faraia o molde de uma porta botaria la de vidro ou rocha dentro pegaria 2 placas de gesso fecharia e dps pegaria e faria o acabamento de gesso daria crt?

Terceiro Mundo
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom dia senhores!

Estou construindo um espaço para ensaios num cômodo vazio aqui de casa, e tenho algumas dúvidas que não consegui localizar no fórum.

Dimensão do cômodo: 3x3 ( Das quatro paredes, apenas uma é virada pro vizinho, as outras três são pra uma loja automotiva), e não há a possibilidade de construção de novas paredes.

Minhas dúvidas são:

Somente a lã de rocha nas paredes amenizaria a passagem do som? Se sim, qual seria o melhor material para fixar nas paredes?

Qual a melhor forma de eliminar a janela?

E a porta? Alguma dica?

Observações:
- O teto do cômodo é de pvc (Rebaixado),
- Achei um pacote de lã de rocha numa loja aqui do Rio de Janeiro por 92,50,
- Lembrando que seria um espaço somente para ensaios, gostaria de reduzir a saída do som.
- Especificações da lã de rocha : Lã de Rocha 1200 x 600 x 51 mm - Denidade 32 kg / m3. São doze placas ( Cobrem 8,5 m³).

SergioTrindade
Veterano
# set/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Estou construindo um pequeno estúdio no fundo do quintal e tenho as mesmas dúvidas.
Não entendo muito disso mas me pareceu conveniente usar placa sonex que custa uns R$80/m².
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693491925-placa-acustica-sonex- illtec-perfilado-4035-_JM
Lã de rocha é bem mais complicado de aplicar porque necessita de revestimento e acabamento. Não fiz ainda as paredes, pretendo usar bloco sílico-calcário ou com placas cimentícias (nesse caso com lã de rocha dentro).
Com relação às janelas e portas, creio que o melhor seja comprar peças especialmente feitas para isolamento acústico, como essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680691350-janela-acustica-termo acustica-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681270986-porta-acustica-de-mad eira-30db-_JM
Além disso, creio que seja mais interessante pôr cortinas pesadas na frente das esquadrias.
O teto eu já fiz, com telha termoacústica metálica com miolo de 6,5cm de poliuretano.

Impiedoso
Veterano
# jul/16
· votar


Pessoal... ressuscitando um post antigo:

Hoje eu tenho 4 paredes de alvenaria, com tijolo 6 furos. e estou criando dessa sala o meu homestudio.
Vou utilizar o sistema box in the box e no momento estou fazendo o piso flutuante. Utilizando sarrafos e compensado, e o recheio de lã de rocha.

Quero fazer a segunda parede, deixando um 3cm da primeira, com Drywall e recheio de Lã de rocha espessura de 50mm e densidade 64. A parede do drywall teria uma chapa de gesso, totalizando (75mm).

Ou utilizar o bloco de concreto autoclavado (siporex) 100mm sem o reboco.

Alguém poderia me dizer qual dos 2 materiais (Siporex ou Drywall) eu terei o maior isolamento acústico?

Iversonfr
Veterano
# jul/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


Impiedoso

Essa sua pergunta dá uma tese de mestrado fácil. O bloco de concreto é bom e tem massa (que é o que isola o som), mas as paredes devem ter apenas uns 2 cm de espessura cada, porém tem o vazio no meio que ajuda também. O gesso é um material mais denso o que é muito bom para isolamento, e a lã de rocha ajuda mais ainda, inclusive com vibrações. Se você fizesse com drywall duplo e lã de rocha eu até arriscaria chutar que seria melhor que o bloco, mas só dá pra afirmar fazendo um ensaio com um decibelímetro na mão rs, seu caso é muito específico.

Se você quiser ver, olha esse arquivo AQUI. Vê-se que o drywall duplo com lã de rocha no meio com 9,5 cm de espessura se fala em algo em torno de 44 a 46 db de redução. No próprio site desse fabricante que você comentou Siporex AQUI, temos que a alvenaria crua de 9 cm de espessura reduz 37 db. Pelas opções que você citou não seria gesso duplo e teria 7,5 cm de espessura ao invés de 9,5 cm, então fica a dúvida.

Opinião minha: pela praticidade, por ser algo mais clean e com cara de mais bem acabado, eu iria no gesso, mas faria duplo se o dinheiro permitisse. Abs!

Edit: Não se esqueça do teto. Não adianta nada fazer um bunker nas paredes, piso flutuante com tudo que tem direito e ter um teto com laje treliçada de 8 cm de espessura, onde de concreto mesmo só tem 4 cm na capa. Tudo que você gastou pra não vazar pelas paredes não vai adiantar nada, pois vai vazar por cima.

Impiedoso
Veterano
# jul/16
· votar


Iversonfr

Muito obrigado pelo retorno. Interessante esses valores do Drywall que vc me passou, estive procurando por eles para poder fazer um comparativo.

Interessante que o drywall duplo 95mm fica com 44db, é muito coisa.
Eu acho que vou de drywall mesmo.
Irei colocar os metálicos do drywall com um parafuso emborrachado pra diminuir vibrações.

O teto terá um rebaixo de gesso com recheio de lã de rocha.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Iversonfr

Não seria arriscado o gesso ser muito denso e deixar a sala muito viva? Difusão também poderia descer pelo ralo...

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
Não seria arriscado o gesso ser muito denso e deixar a sala muito viva? Difusão também poderia descer pelo ralo...

Pelo tratamento que ele está dando e o nível da dúvida que teve, imaginei que ele já fará um tratamento acústico nas paredes com algo, carpete no chão etc. Mas realmente é bom frisar, as vezes o óbvio não é tão óbvio rs. Independente de qual solução ele escolher, tanto alvenaria quanto gesso, com certeza a sala vai ficar absurdamente viva se não fizer nada.

macaco veio
Veterano
# jul/16
· votar


4 paredes de alvenaria, com tijolo 6 furos e ainda vai fazer outras paredes box in box com 3 cm entre elas, Impiedoso mesmo, kkkk, nao entra e nem sai nada.

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


macaco veio

Uma opinião de macaco veio mesmo... Não seria isso saudosismo? Quero dizer, não era vantagem gravar alguns takes, ver os problemas, e buscar solucionar os que existirem? E no caso de não haver nenhum deixar assim?

macaco veio
Veterano
# jul/16
· votar


nao sabemos a situacao do estudio dele, se o problema e' nao deixar o som externo entrar ou nao deixar o som interno sair, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Na minha opiniao espaco de ar entre paredes nao resolve nada. Paredes com tijolos de barro comum sem furo isola melhor que o tijolao furado. Acusticamente vai reverberar muito e ai a solucao e' panos, la de vidro, la de rocha, la de qualquer coisa, algodao de sofa, carpete, cobertor velho etc, e pra firmar isso tudo uma paredinha fina do que for mais barato, folha de eucatex ou o drywall (o nome em ingles correto e' sheetrock) de preferencia de forma irregular formando quadros de diferentes espessuras. Nao precisa gravar nada, so tocar determinados instrumentos e vai sentido o que precisa ser feito.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


macaco veio

Nem de longe dizer que é o caso dele... Penso que ambiente do ponto de vista ouvinte vs gravação é outro... Sacas...?

Apenas acho estranho, solucionar problemas que ainda não existem...

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá.

Esse assunto de isolamento acústico é bastante amplo e cheio de confusão. Isolamento acústico é feito quando não se quer deixar o som passar de um ambiente para o outro. Por exemplo; o som do estúdio sair para a vizinhança e incomodar, ou o ruído da rua entrar. Para isolamento acústico, a solução é o completo vedamento do recinto e as paredes devem ser feitas de material maciço com pelo menos 15 kg/m2 para ruídos normais de rua. Menos do que isso, não funciona. Por que precisa ser pesado ? Ora, para não vibrar com o som incidente; como a parede não vibra, o som não passa e a energia incidente é refletida. Tijolo maciço de cutelo é excelente ( >> 15 kg/m2 ); tijolo furado não funciona bem, pois a parede do tijolo é fina ( embora o tijolo, em si, seja pesado ). O valor de 15 kg/m2 é facilmente obtido; um simples reboco com 1 cm de espessura feito com argamassa de cimento e areia fina já proporciona esse valor.

Tratamento acústico é algo totalmente diferente...é destinado a evitar a reflexão do som por uma parede, por exemplo, evitando eco e reverberação. Para esse fim, o material deve ser pouco denso e cheio de alvéolos, para dispersar o som. O tratamento acústico não "isola" nada. Materiais para tratamento acústico são as mantas de lã de rocha, lã de vidro, algodão, caixa de ovo, isopor, etc.

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Por fim, embora pareça mentira, o isolamento feito com duas paredes, entremeadas com lã de vidro, funciona muito melhor do que uma parede só com a mesma espessura total. Isso se deve às leis da propagação das ondas ( energia incidente = somatório das energias transmitida, refletida e absorvida ) e à presença do material absorvente no entremeio, que dispersa a energia que fica sendo refletida multiplamente no espaço vazio.

rafael_cpu
Veterano
# jul/16
· votar


Marcando aqui...

T+

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


A.Sim
embora pareça mentira, o isolamento feito com duas paredes, entremeadas com lã de vidro, funciona muito melhor do que uma parede só com a mesma espessura total

Sem dúvida. Vejamos: você disse 15kg/m2, uma parede de tijolo baiano simples dá de 140 a 170 kg/m2 revestida. Uma parede de 14cm cerâmico ou de concreto que são a maioria nas casas vai de 240 a 270kg/m2 revestida. Bloco de 19 cm que é usado na parede externa de predio e muitas vezes também em casas gira em torno de 300kg/m2 e tijolinho maciço de 20cm chega a 400k/m2, ou seja, independente da solução estamos falando de no mínimo 10x até 25x o que você falou que precisa, então com certeza fazer dupla para quebrar a energia e ter um material leve absorvente no meio como lã de rocha é muito mais efetivo. No estudio de um colega fizemos tijolinho maciço virado com 20cm, vazio com lã de rocha e uma segunda parede de tijolo baiano de 11.5cm. Acabado ficou uma monstruosidade de 45 cm. Ficou top mas ele pecou na laje que foi treliçada com 12cm pq a grana ficou curta. Eu falei pra ele não fazer isso nem que demorasse mais pra ficar pronto até juntar grana, mas fez pois precisava mudar. Essas lajes são horríveis de isolamento pois de concreto mesmo tem 4cm de espessura na capa apenas. Ja li um ensaio prático onde uma laje maciça de 12cm precisou de uma treliçada de 28 cm para dar o mesmo isolamento! No caso que comentei, melhorou muito quando ele fez um forro falso posteriormente com lã de rocha por cima, mas dá dó pois ainda vaza um pouco. Se tivesse caprichado na laje que muitos nem lembram dela, ele com certeza poderia gravar batera à meia-noite, porém do jeito que ficou vaza, pouco mas vaza. Por isso que comentei antes que não adianta nada fazer um bunker de 40 cm nas paredes e esquecer da laje, pois será de longe onde mais vazará. Abs!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Tem de ser visto se o que vaza é prejudicial ou não...

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá. Eu usei 20 mm de argamassa sobre compensado, sobre o forro de minha casa, para isolar o ruído que vinha da rua. Entre o forro e o super-forro foi colocado lã de vidro. Funciona excelentemente bem, mas eu não preciso isolar uma bateria tocando, é claro. O material precisa ser denso ( "pesado") mas também precisa ser rígido. Uma camada de 20 mm de argamassa, sozinha, não funcionaria se as chapas de compensado não estivessem ancoradas pelo ripamento do forro, que tem espaçamento de 40 cm e pelas contra-ripas de apoio, que foram colocadas a cada 50 cm.

Esse é o problema da laje treliçada que o colega menciona - embora o concreto seja denso, ele é muito fino e a laje se comporta como a membrana de um tambor.

Tijolo baiano é o furado, não ? Esse não presta para fazer isolamento, pois as paredes são finas, embora o "peso" final da parede seja grande. Para funcionar bem, o material tem de ser "maciço"...

A.Sim
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: A.Sim
· votar


Olá.

"Tijolo baiano é o furado, não ? Esse não presta para fazer isolamento, pois as paredes são finas, embora o "peso" final da parede seja grande. Para funcionar bem, o material tem de ser "maciço"..."

Lamento; ficou confuso. O que eu queria dizer é que as paredes do tijolo são finas ( afinal, tijolo furado é um bloco oco de paredes finas ), permitindo que o som passe.

E, lembrando as aulas de Engenharia Civil, "tijolo" é o maciço, ou o à vista de 21 furos. Tijolo "furado" é chamado "bloco de vedação".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudio caseiro, o que usar (isolamento acustico)