Autor |
Mensagem |
renatogomes93 Membro Novato |
# set/22
Pessoal, dei uma pesquisada e a maioria dos tópicos que tratam de transformador/voltagem/tensão ou do amp do modelo visado não cobrem 100% do meu caso e sou relativamente leigo/inexperiente no assunto.
Moro no DF e a voltagem da casa é 220v. Quero um cabeçote Marshall JCM2000 DSL100 pra tocar e gravar em casa, mas ele é 110v/127v.
Qual transformador ou autotrafo seria o melhor pro meu caso? Teria algum com aterramento pra cuidar de um possível ruído?
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
renatogomes93
Um aparelho pede que o transformador atenda seus Watts, ou seja, se o ampli é de 100W precisa de um transformador que atenda isso com uma certa folga. Outra coisa a se atentar é a saída do transformador; no Brasil o padrão costuma ser 127 V. (não confunda Watts com Volts).
O padrão americano é 110V, não lembro agora de cabeça, mas acho que o Marshall, apesar de inglês, é este padrão. Então ele deve atender de 100 V à 130 V (está especificado no painel traseiro junto a entrada de força).
Então fique atento, porque apesar de ele funcionar numa boa em 127V sua margem de tolerância numa possível variação de corrente já está no limite.
Então o ideal é um transformador de 220V para 110V - 150 W - 60 Hz (saída 110V não é tão fácil achar, mas existem).
Já o aterramento não tem nada a ver com o transformador, o que é ou não aterrado é a rede elétrica de onde você irá ligar.
|
Les Strato Veterano |
# set/22 · Editado por: Les Strato
· votar
Lelo Mig
e o ampli é de 100W precisa de um transformador que atenda isso com uma certa folga
Então o ideal é um transformador de 220V para 110V - 150 W - 60 Hz (saída 110V não é tão fácil achar, mas existem).
O princípio é esse mesmo, contudo, há um adendo, embora o amplificador seja especificado como 100W, vale lembrar que ele consome bem mais que isso, dado que é realizado trabalho interno no sistema e MUITA perda na forma de calor.
Via de regra, muitos cabeçotes de 100W a válvula que tive a oportunidade de lidar, demandavam pelo menos 370w~400w, usualmente essa especificação vem gravada próximo do conector do cabo de força no painel traseiro, mas nem sempre aparece.
No geral, um transformador de boa qualidade, capaz de suprir 500W (750VA) contínuos deve lhe manter bem assegurado nesse quesito.
Se for usar com amplificador Solid State, a margem pode ser menor, dado que estes consomem menos energia em proporção aos amplificadores a válvula.
Ilustrando como exemplo, a demanda máxima energética (300w) de um Peavey Bandit de 80w
|
Lelo Mig Membro
|
# set/22
· votar
Les Strato
"demanda máxima energética (300w) de um Peavey Bandit de 80w"
Você está correto. Esqueci da demanda das válvulas, por conta da geração/perda de calor, e me atentei somente aos "100w" de potência.
Obrigado pela correção.
|