Você conhece a marca IPAME de amps?

    Autor Mensagem
    zikizirax
    Membro Novato
    # 01/ago/22 14:43


    Fala galera, tranquilo?

    Ganhei de doação um amplificador com uma cara muuuito antiga.
    Ele está super conservado, mas com defeito, estou para levar numa assistência para descobrir qual.
    Aparentemente parece uma réplica brasileira de alguma VOX, ou amp similar (valvulada com vibrato).

    Por acaso alguém conhece essa marca de amps?

    Pesquisei no Google e, por incrível que pareça, a empresa parecia ter sede aqui na minha cidade, São João de Meriti haha!

    http://cnpj.info/Ipame-Equipamentos-Eletronicos-Ltda

    Fotos

    JJJ
    Veterano
    # 02/ago/22 08:13
    · votar


    zikizirax

    Eu tive um Ipame há trocentos anos atrás. Era outro modelo, diferente desse seu aí.

    zikizirax
    Membro Novato
    # 02/ago/22 15:10
    · votar


    JJJ

    Que massa! E era bom?
    Eu vi pouquíssimas na internet para vender.

    Atualizando...

    Pedi ajuda à um amigo que manja de eletrônica e conseguimos botar pra funcionar. O tremolo dela não funciona, mas sinal de vida ela tem.

    Só tá funcionando com distorção, mas acredito que possa ser os falantes ou outro componente que, pela idade, já passou dessa pra melhor... haha

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/ago/22 16:33 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    zikizirax

    Este seu, aparentemente é um transistorizado dos anos 70. Existem alguns valvulados dos anos 60.

    "E era bom?"

    Cara, a realidade sobre os amplis dessa época (na realidade até hoje) é que são quase todos iguais (dentro de cada faixa de modelo), todos o mesmo conceito e projeto. Isso acontecia (acontece) porque alguém desenvolve um bom projeto, num determinado momento, e todo mundo copia. O mercado de amplificador de guitarras não é muito inovador, ele se retroalimenta dos mesmos conceitos.

    Na real o que muda, o que faz um ser muito melhor que o outro é o padrão construtivo. Desde a qualidade das peças/componentes utilizados, passando pela qualidade da construção (chassi, soldagem e distribuição dos componentes e etc.) até a finalização (madeira e marcenaria da caixa, forros, botões, qualidade do falante).

    Existem alguns amplis brasileiros até que bem construídos nessa época, eram praticamente artesanais, se o montador fosse caprichoso... porém, por isso mesmo, há bastante variação entre modelos iguais.

    Contudo, não espere um padrão Fender, Marshall, Vox e etc, da mesma época. Componentes de qualidade e altos preços sempre foram um problema por aqui. Nessa época havia bastante fabricação de componentes nacionais por empresas como a Phillips, por exemplo.

    Vai depender um pouco de sorte (e do estado geral dos componentes).

    Ningen
    Veterano
    # 02/ago/22 17:01 · Editado por: Ningen
    · votar


    Lelo Mig

    Na verdade esse é valvulado... tem mais fotos no link dele mas vc tem que descer a página.

    https://i.imgur.com/HE63qZ3.jpeg

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/ago/22 19:26
    · votar


    Ningen

    Ahhh...valeu, não tinha visto, achei que era só aquela foto. (agora vi as demais). A primeira foto parece um SS (inclusive parece muito com um Giannini que eu tive), que era um SS, e tinha um tremolo de mola bom prá caraio.

    JJJ
    Veterano
    # 03/ago/22 08:24
    · votar


    zikizirax
    E era bom?

    Não. Só valia pelo visual e pelo fato de ser velho.

    Nem tudo que é "vintage" é bom...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 03/ago/22 23:00
    · votar


    zikizirax
    A IPAME era uma marca de amplificadores que começou a funcionar aqui no RJ ainda nos anos 60, e foi um dos 1ºs amps fabricados nesse país. Eles inclusive fabricaram para a Giannini antes da contratação do mítico Sr. Carlos Alberto "Sossego". A fábrica era "semi-artesanal" e eles não tinham um padrão de produção, fabricando amplificadores meio que de "improviso" (A Nenis - mais tarde - também fazia esse tipo de coisa).
    Essa empresa fechou à muitos anos, e dela pouco se sabe (apenas caras experiente como eu e o JJJ conhecem esses amps). A qualidade sempre foi baixa, mas, como é muito raro encontrar esses amps ainda funcionando ou em bom estado de conservação como esse seu, vale à pena restaurá-lo (indico meus amigos Augusto Pedrone em SP, ou o Max, da W. Fillies, da ilha do governador). Outra coisa: Os AF's desses amps eram muito ruins, e uma troca seria mui bem vinda; mas mantenha os AF's originais se, por acaso for vendê-lo.
    Abç

    zikizirax
    Membro Novato
    # 11/ago/22 23:04 · Editado por: zikizirax
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    A IPAME era uma marca de amplificadores que começou a funcionar aqui no RJ ainda nos anos 60, e foi um dos 1ºs amps fabricados nesse país.

    Cara! Bom demais conhecer essa história toda.
    Eu vou fazer de tudo pra deixar esse amp 100%.

    Assim que tiver tudo funcionando, eu gravo um vídeo para colocar por aqui, só pra fins documentais... kkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Você conhece a marca IPAME de amps?