Diferença de volumes entre canal clean e drive

    Autor Mensagem
    Caio_gomes789
    Membro Novato
    # set/21


    Olá pessoal, estou iniciando agora nos amplificadores (sempre usei simulação) e peguei um MGV30 valvulado. Minha dúvida é bem básica:
    Pro volume do canal clean ficar equivalente ao volume do canal de drive preciso usar essas configurações:
    Clean - 40% de ganho e 50% de volume
    Drive - 40% de ganho e 25% de volume
    É normal ter essa diferença de volumes entre os canais, mesmo com o ganho igual? Não sei se é algum problema.

    ejames
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Sim. A percepção de volume fica menor no canal clean pois o som está menos comprimido. Você pode remediar isso usando um compressor.

    Caio_gomes789
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Eu percebi isso mesmo, eu coloquei uma simulação de compressor (Zoom G1xfour) direto no canal input e o volume aumentou. Porém fiquei na dúvida se o compressor havia aumentado o volume, ou o ganho do canal. Sabe me dizer qual dos dois ele aumenta?

    LeandroP
    Moderador
    # set/21
    · votar


    Caio_gomes789

    De uma forma bem resumida, o efeito compressor eleva os sons mais baixos e reduz os sons mais altos, deixando esses sons mais próximos um do outro. As ondas sonoras são feitas de picos (sons mais altos) e vales (sons mais baixos). Uma analogia seria a de um rolo compressor passando sobre a onda sonora, abaixando os picos e elevando os vales. Com isso se você palhetar forte ou fraco, o som seria o mesmo (conforme os ajustes feitos no efeito).

    Caio_gomes789
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Eu percebi isso mesmo, eu coloquei uma simulação de compressor (Zoom G1xfour) direto no canal input e o volume aumentou. Porém fiquei na dúvida se o compressor havia aumentado o volume, ou o ganho do canal. Sabe me dizer qual dos dois ele aumenta? De uma forma bem resumida, o efeito compressor eleva os sons mais baixos e reduz os sons mais altos, deixando esses sons mais próximos um do outro. As ondas sonoras são feitas de picos (sons mais altos) e vales (sons mais baixos). Uma analogia seria a de um rolo compressor passando sobre a onda sonora, abaixando os picos e elevando os vales. Com isso se você palhetar forte ou fraco, o som seria o mesmo (conforme os ajustes feitos no efeito).

    ê palhetar forte ou fraco, o som seria o mesmo (conforme os ajustes feitos no efeito)
    ê palhetar forte ou fraco, o som seria o mesmo (conforme os ajustes feitos no efeito)
    ê palhetar forte ou fraco, o som seria o mesmo (conforme os ajustes feitos no efeito)
    ê palhetar forte ou fraco, o som seria o mesmo (conforme os ajustes feitos no efeito)
    Mas Leandro, se eu usar um compressor pra subir o volume do canal clean e igualar ao volume do canal drive, não estraga o amplificador?

    Schelb
    Veterano
    # set/21
    · votar


    se eu usar um compressor pra subir o volume do canal clean e igualar ao volume do canal drive, não estraga o amplificador?
    Não estraga não. Inclusive é bastante comum usar pedais pra aumentar o sinal que entra no amplificador a fim de saturar mais o som ou de ter um sinal mais comprimido (pelas válvulas no caso). Pode fazer sem medo. Um exemplo é o uso de pedais de overdrive com o volume no talo pra boostar um amp, o que pode ser feito também com boosters clean, equalizadores, compressores e muitos outros pedais aí. Lembrando que isso pode acabar fazendo seu canal limpo saturar .. o que pode ser até um efeito desejado.

    A diferença de volume que você tá sentindo entre os canais é normal também e tem a ver com o fenômeno da saturação em si, que é conseguida justamente pela amplificação do som e consequente compressão neste caso. Inclusive, muitos amplis que tem dois canais acabam tendo um controle de volume a mais no canal de drive justamente pra você poder equilibrar com o volume clean.

    LucasKappaun
    Moderador
    # set/21
    · votar


    É normal, eu tenho um amplificador pré-valvulado, e também preciso ajustar os ganhos para ficarem com mesmo volume.

    O que eu faço é deixar o botão de master em um lugar só, e aí ajusto o volume do canal clean e do canal com drive para ficarem bem próximos.

    Caio_gomes789
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Entendi pessoal, muito obrigado! Eu tinha estranhado, porque o amp tem 30w e é todo valvulado, na distorção ele tem um som absurdo, porém no clean o volume é bem mais baixo.

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Então Caio_gomes789, isso que você está percebendo de ter mais volume saturado é meio que uma consequência natural da forma que os amplificadores funcionam, para além da questão subjetiva da percepção de volume. Quando se diz que o amplificador tem 30w, quer dizer que ele consegue entregar até 30w dentro do limite máximo de saturação, que eu acho que é coisa de uns 5%. Na verdade, todo amplificador vai entregar mais doq essa potência informada, só que vai ser som saturado. No canal clean, se você atochar o volume no máximo ele vai saturar naturalmente e vai estar enviando para o falante mais doq esses 30w. Em amplificadores para além do mundo da guitarra, a ideia é entregar o máximo de potencia sem saturar, mas no mundo da guitarra essa saturação acaba sendo bem vinda. Isso desde que seja saturação de válvula .. porque nos solid states essa saturação não é muito bonita e é evitada também nos canais limpos. Aí vai depender do projeto do amplificador se se deseja ter maior volume limpo ou não .. alguns amplificadores saturam bem cedo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença de volumes entre canal clean e drive