Ampl Meteoro Star Black estourando capacitor da fonte

    Autor Mensagem
    Baixo não é guitarra
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: Baixo não é guitarra


    Começei a usar meu baixo com a quarta corda em D (dropado) e por coincidencia - ou não - o amp estourou um dos capacitores da fonte. Troquei por um de menor valor porque era o que tinha (4700uF 63v original e coloquei um 3200uF 75v) a fonte é de 50v está com uma folga boa mas o outro acabou estourando também.
    O que troquei está de boa e sem zumbido - que era meu medo - mas estou na duvida se a afinação pode ter alguma relação com esse problema, o equipamento todo é da igreja. Pelo meu conhecimento imagino que não tem nada a ver já que poderia facilmente usar um baixo de 5 cordas e iria gerar frequencias ainda mais baixas.

    Já vi em outros foruns que a Meteoro é uma loteria as vezes presta e outras não, será que a qualidade dos componetes podem estar causando isso?
    Pelo meu raciocinio um timbre mais grave vai demandar mais corrente para reproduzir o som e isso pode estar causando queima do capacitor ou é concidencia?

    macaco veio
    Veterano
    # jul/21 · Editado por: macaco veio
    · votar


    Corregindo porque falei merda, KKKK. Em teoria num pike de frequencia mais baixa a fonte tende a arriar caindo a tensão e isso depende da amperagem do trafo (potencia = tensão x corrente), nesses momentos de pike a carga do capacitor é que segura (o trafo arria e o capacitor segura o arreio e quanto tempo ele segura depende do valor de sua capacitãncia). Se a capacitãncia for muito pequena a nota grave começa a distorcer e ficar indentificavel que ton que é a nota. Porem o valor da corrente não influencia diretamento no capacitor mas essa variação de arria e não arria logicamente está forçando a fonte pois o cap se descarrega todo. Se a tensão DC é 50V o trafo deve ser em torno de uns 38Vac, 63V do capacitor -10% daria (10% menos porque o chines sabe que o componente permite 10% de erro pra baixo ou pra cima e o chines só põe pra baixo, mede pra voce ver) Se quizer fidelidade da coisa tem que por um valor alto de capacitância se a ideia é ter boa reprodução de graves. Essa explicação que dei aqui voce não acha nem em sites em Ingles.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/21
    · votar


    Baixo não é guitarra
    Se estourou com um capacitor que suporta 75V então o problema é do trafo de força cuja voltagem no secundário deve estar muito acima do que deveria.
    Com a voltagem retificada no capacitor no secundário, a voltagem seria algo em torno de 70V o que é insuficiente para estourar um capacitor de 75V.
    Sugiro que arrume um multímetro e teste a voltagem AC no secundário do trafo.

    Baixo não é guitarra
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Se estourou com um capacitor que suporta 75V então o problema é do trafo de força cuja voltagem no secundário deve estar muito acima do que deveria.

    O dois que estouraram foi os de 63v( originais do equip), testei no trafo e após a retificação e está em 55v estavél.
    Coloquei hoje dois novos da Rubycon - dizem que a marca é confiavel - 6800uF 70v e vou testar pra ver, se estourar aí vou condenar o trafo.
    Além disso vou usar a afinação padrão em E mesmo pra evitar a fumaçeira durante o culto. :)

    macaco veio
    Veterano
    # jul/21
    · votar


    Baixo não é guitarra não é mesmo não, o baixo certo é contrabaixo. Baixo é contrario de alto.

    Djrafahh
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    macaco veio
    Sempre com espaço pra aquela zoação sadia.
    Haha! ! !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampl Meteoro Star Black estourando capacitor da fonte