Autor |
Mensagem |
leocheapamp Membro Novato |
# abr/21
Fala pessoal! Sim, eu sei que a dúvida parece ser bem absurda, mas vejam o que aconteceu:
Comprei um amplificador Sheldon GT1200. Não tenho muita experiência, mas parece ser um ótimo produto para iniciantes, principalmente considerando o preço, e o espaço que ocupa.
Estava bem satisfeito, o amp estava funcionando conforme esperado.
Aí eu resolvo olhar atrás e vejo que a chave seletora 127V/220V estava em 220V (!!!). Aqui em casa é 127V. (Nem me lembrei de trocar.)
Aí eu penso: melhor mudar, né? Vai que estraga alguma coisa. Só que pra minha decepção o Amp ficou MUITO mais ruidoso. Ficou mais alto também, porém eu não necessito de muita potência sonora (acho até que vou usar mais no fone de ouvido).
Estou seriamente considerando deixar em 220V. Imagino que a tensão menor não seja um problema.
O que vcs acham? Há alguma contraindicação? Agradeço por qualquer opinião!
|
LeandroP Moderador |
# abr/21
· votar
leocheapamp
Não sei se vai estragar. Eu creio que não. E se você curte o som dessa maneira, não vejo porque não usar assim. O lance é que o amplificador é de baixa potência, e reduzindo a tensão à metade, a potência também vai reduzir drasticamente.
É mais comum do que se imagina reduzir a tensão de entrada em amplificadores, e também em pedais.
|
leocheapamp Membro Novato |
# abr/21
· votar
Obrigado, LeandroP. Realmente, mesmo com a redução de potência, me parece que aumentando o gain e master eu consigo um volume aceitável e com ruído menor.
E sempre tenho a opção de mudar a chave pra 127V se eu quiser fazer mais barulho ;) (e nesse caso o noise floor mais alto é menos relevante).
Valeu pela resposta!
|
AleHeus Membro Novato |
# abr/21 · Editado por: AleHeus
· votar
Não deve jamais usar um equipamento 127v em uma tomada 220v. Da mesma forma deve jamais usar um equipamento 220v em uma tomada 127v.
A potência é dada pela seguinte fórmula: P = V x I Onde P é a potência em Watts, V é a tensão em Volts e I é a corrente em ampéres.
Sabemos bem que a potência é uma constante. Se ligarmos um equipamento 220v em uma tomada de 127v, este puxará mais corrente para tentar alcançar a potência nominal, o que pode causar sobreaquecimento e causar danos aos componentes e fiações.
Façamos I = P / V
Então I = 100 / 220 (assumindo um amp de 100W) I = 0,45 A
Se ligarmos este mesmo equipamento em 127v Então I = 100 / 127 I = 0,79 A
Claro, é normal o acréscimo da corrente em menor tensão, e isso vai continuar acontecendo se você mudar a chave para 127 e ligar em 127V. A diferença é que o circuito alimentador estará preparado para receber este aumento de corrente.
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# abr/21
· votar
Eu tenho tbm um amp da Sheldon, mas de baixo de 20w. De uns 9 anos q tenho ele, por uns 5 anos mais ou menos usei ele chaveado pra 220V na tensão de 110V, e usava ele pra tudo, desde estudos, ensaios e até ao vivo, mas sempre tinha o problema q sentia ele bem fraco a potencia, ñ q era pra ele ser um expoente de potencia, mas esperava mais, chegando ao ponto de chegar a microfonar pra poder ensaiar. Ai até o dia q vi q tinha q mudar a chave pro 110V, fiquei até com medo d ao muda queimar e ai acabou q melhorou muito, deu até pra ver q o led d funcionamento ficou mais forte, e agora ele responde como deveria, bem mais alto e sem distorcer o som do baixo. Quanto a problemas ñ tive nada, ñ sei c tive foi é sorte mas então o seu pelo pouco tempo ñ terá problema, mas o ideal é sempre usar na tensão indicada.
|
JJJ Veterano
|
# abr/21
· votar
Eu colocaria na tensão correta e abaixaria o volume...
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/21
· votar
leocheapamp
Como bem observou nosso amigo AleHeus, não é recomendável.
E depende muito do tipo de aparelho que se pretende ligar. Aparelhos eletro mecânicos, como uma furadeira, via de regra não há problema, porque a "energia" é entregue para o motor. Diminuirá o giro e a força do motor, mas quando trabalhando sem esforço (por exemplo, você fura fácil a parede com a máquina em 110V), não há problema.
Já, no caso de um "motor de partida", como Geladeiras e Refrigeradores em geral, vai queimar, porque o 110V não é suficiente para dar o start e fazer o motor girar e vai ficar "entregando energia" para um motor parado. (via de regra, qualquer máquina 220 V que for ligada em 110 V tem que partir "girar" imediatamente, se não partir desligue).
Já em circuitos eletrônicos, depende bastante do projeto, mas geralmente pode aquecer demais e danificar alguns componentes. Computadores, por exemplo, se você ligar chaveado para 220V em 110V as saídas de trabalho fornecerão uma baixa tensão que fatalmente prejudicará os sistemas por ela alimentados.
Siga o conselho do JJJ
|
macaco veio Veterano |
# abr/21
· votar
AleHeus está errado, pode continuar ligando o amplificador com a chave em 220V na tomada de 127V. Não tem problema nenhum, amplificador não é motor. A fórmula I = P/V não vale aqui no sentido de se abaixar a tensão tem que aumentar a corrente para compensar (é óbvio pois a potência também diminuiu), em amplificadores a potência é limitada pelo transformador, com uma tensão mais baixa entrando no transformador esse passa a trabalhar com folga no seu campo indutivo trabalhando muito mais frio e com muito menos ruido. Assim como todos os transistores, capacitores, etc tudo com folga. O problema é só a sonoridade que por perder potência pode soar magro o som da gutarra e talvez com alguma distorção que poderá ser percebida ou não (depende do circuito). Se o som continua bom assim voce vai conservar o amplificador por muito mais tempo sem queimar.
|
LeandroP Moderador |
# abr/21
· votar
macaco veio
Fica aquele som de corda velha rs
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar
leocheapamp
Eu dei uma geral de como a coisa funfa e não especifiquei amplis justamente por não ser perito neles.
Se o macaco veio disse que não têm problema pro circuito do ampli, pode seguir sem medo... ele manja prá caralho da eletrônica de amplis.
|
Djrafahh Membro Novato |
# abr/21
· votar
Trocando em miúdos o que o macaco veio disse, o transformador do seu amplificador vai trabalhar com metade da potência, se ele é de por exemplo pra 15v em 127v se a chave tiver em 220v na tomada de 127v ele ira ter uma saida de uns 10v somente, diminuindo assim a potência final, pois se o chip ( transistor) de saida era pra fornecer 15w em 15v de alimentação, ele ira fornecer somente 10w. Contudo as outras peças do sistema também serão alimentadas com uma tensão menor, sendo assim não amplificando muito os ruidos presentes no circuito ou inseridos por alguma falta de blindagem ou aterramento ou cabos de baixa qualidade. (Cabo ruim ou pedal ruim ou mal regulado também da ruido)
|