Ruído /Chiado Amplificador Fender

    Autor Mensagem
    DiogoCosta4535
    Membro Novato
    # dez/20


    Boa tarde.
    Tenho um Amp da Fender que, quando coloco no modo "Hot Rod" com o Tone, Gain, Volume e Volume da guitarra no máximo, o amp começa a fazer um chiado agudo "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" é normal por estar tudo no máximo ou há algum problema??

    ejames
    Membro Novato
    # dez/20 · Editado por: ejames
    · votar


    É chiado ou é barulho agudo? Tem que diferenciar isso para saber qual é a causa.

    De qualquer jeito, vamos lá:
    Existe o ruído chamado "hum" ou "humming", que é caracterizado por um chiado constante.

    Isso acontece devido a problemas de aterramento e é também um ruído natural de captadores do tipo single-coil (de bobina única). Pode ser minimizado fazendo o procedimento chamado de "blindagem" e ligando o amplificador numa tomada aterrada - mas nunca vai realmente sumir por completo nesse tipo de captador.

    Outro tipo de ruído que existe também é a microfonia, caracterizada por um apito agudo. Pode ocorrer em duas situações:
    A primeira é devido aos captadores serem "microfônicos", geralmente é um problema que incomoda em captadores mais baratos e que aparece justamente quanto se toca com muito ganho e muito volume. É um ruído que aparece mesmo quando você está abafando todas as cordas (não deixando nenhuma delas vibrar) e não é constante.

    A segunda acontece devido ao "feedback" e é inevitável se você tocar alto demais perto do amplificador, pois acontece devido simplesmente pelas próprias ondas sonoras que saem do alto-falante fazerem as cordas vibrarem. Mas esse ruído cessa assim que você abafa as cordas.

    Humming:
    https://www.youtube.com/watch?v=9LyQOEtxl-k

    Exemplo de captador microfônico:
    https://www.youtube.com/watch?v=Q5pAn055Ezs

    Feedback:
    https://www.youtube.com/watch?v=WEd1-MS8odE

    Agora... não sei com qual objetivo você botou "tudo no máximo", mas dificilmente você vai conseguir algo com isso além de incomodar os vizinhos e prejudicar sua audição. Imagino que você seja iniciante e entendo a curiosidade de procurar timbres, mas esse não é o melhor caminho. Leia o manual do seu amplificador, pesquise sobre a função de cada knob, depois bota tudo em flat (posição 12h ou no número 5, ou seja, tudo no "meio") e comece a moldar daí, aumentando ou diminuindo cada um de acordo com seu gosto e objetivo.

    DiogoCosta4535
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Muito obrigado amigo, sim sou iniciante só coloquei tudo no máximo por curiosidade.
    O barulho é um barulho agudo, mas só aconteceu quando coloquei tudo no máximo, quando ao chiado tem um chiado baixo, maa fui num Luthier na altura e ele disse que era normal numa Stratocaster, que elas faziam aquele mínimo ruído.
    Muito obrigado, esclareceu minha dúvida.

    HortaRates
    Membro
    # dez/20
    · votar


    DiogoCosta4535
    Experimente se distanciar um pouco do amplificador com tudo no máximo pra ver se o chiado pára. É comum acontecer microfonia quando aumenta-se o volume, e quanto mais perto você tiver do instrumento, menor o volume necessário pra microfonia acontecer. Aqui em casa que é pequeno e tem um amp grande, se por o volume no "2" já dá microfonia.

    Outra possibilidade é problema nos captadores, como disse o colega ejames. Nesse caso fica complicado porque a microfonia acontece mesmo em volumes razoáveis e distâncias razoáveis, ficando impraticável ensaiar em um estúdio utilizando distorção, por exemplo (falo por experiência própria). O jeito seria parafinar os captadores, ou trocá-los por modelos já parafinados.

    DiogoCosta4535
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Muito obrigado amigo, resolveu meu problema, eu tocava muito perto do amp, afastei me um pouco (coloquei tudo no máximo para ver se fazia radiofónia ou não) e não fez, obrigado, que Deus o abençoe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído /Chiado Amplificador Fender