Cabinete 2x12 reduzido vs padrão e outras duvidas gerais.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/18


    Estou pensando em fazer ou comprar uma caixa (não um amplificador) com 2 v30 pra tocar rock! em especial hard rock 80s.

    Gostaria de saber, na hipótese de serem os mesmos falantes e o mesmo material, qual seria a diferença sonora entre o 2x12 reduzido e o padrão? qual seria mais grave e qual seria mais agudo?

    o modelo reduzido ao ganhar na portabilidade perderia no som por ter menos espaço pro ar circular?

    queria também saber qual a diferença sonora do fechado atrás e do aberto?

    caso mande fazer, o jack tem que ser frescurento (como o cabo especifico de gabinete) ou pode ser qualquer jack?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    rhoadsvsvai
    A reduzida terá um pouco menos de graves, mas em caixas para guitarra essa diferença é pequena.
    Guitarra não precisa de caixa selada ou construída a partir dos parâmetros Thilelle-Small como as de baixo (dutada), simplesmente porque não tem necessidade. É mais simples fazer aberta.
    O "jack" pode ser do tipo P10 fêmea mesmo (as minhas de baixo são com esses "jacks" P10 ). Usar "jack" de tipo XRL proporciona mais segurança.
    Abç

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    rhoadsvsvai
    cara, agora falando sobre a sua escolha
    na minha opinião alguns amplificadores não funcionam com caixa 2x12
    por exemplo marshall, cara, pra mim são amplificadores que ficam agudos demais com caixa 2x12, só a 4x12 salva eles
    assim como um Dual Rectifier pra mim funciona muito bem com uma 2x12
    depende do seu amplificador, e das frequências que ele ressalta e as que faltam pra ele

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    The Man Who Sold The World

    eu comprei um amplificador baseado em jcm... não comprei com a intenção de tocar em casa, acho que uma 4x12 nem cabe no meu carro. alem disso comprar 4 falantes foge o meu orçamento. o problema maior é a mobilidade.


    Mauricio Luiz Bertola
    talves então seja até melhor a reduzida por deixar o som menos estridente que ja é uma caracteristica da 2x12 certo?

    a ligação eletrica dos falantes com o jack, com a impedancia correta, sera que um tecnico de som automotivo seria apto pra fazer? na minha cidade não existe serviço especializado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    rhoadsvsvai
    talvez então seja até melhor a reduzida por deixar o som menos estridente
    Ao contrário jovem...
    a ligação eletrica dos falantes com o jack, com a impedancia correta
    Você mesmo pode fazer, pois é bem simples.
    Certifique-se de qual é a impedância de saída de seu amplificador e faça a ligação ou em série, ou em paralelo:
    https://www.google.com.br/search?q=liga%C3%A7%C3%A3o+de+alto+falantes+ em+serie+ou+paralelo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6ntHGm_XeAh WDQ5AKHe4MBbMQ_AUIDigB&biw=1600&bih=768#imgrc=R0oQoeSHilM4PM:

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    qual a diferença de em serie e paralelo? eu li sobre isso e não consegui entender muito bem, deu a impressão que paralelo é pra ligar dois amplificadores diferentes na mesma caixa cada um em um falante seria isso? e em serie seria mono?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    rhoadsvsvai
    A diferença, para amps de guitarra, é a impedância final.
    Não existe isso de 2 amps ou mono...
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    rhoadsvsvai

    A questão do em série e paralelo é mais pra obter uma impedância final "X".

    Exemplificando...

    Digamos que você tenha 2 alto falantes de 8 ohms, ao liga-los em série, as impedâncias se somam, resultando em 16ohms.

    Caso ligue eles em paralelo, a impedância cai pela metade (nesse caso) resultando em 4 ohms.
    Dai o porque de se certificar da impedância de saída do seu amplificador, pois caso seja 8 ohms, pode ligar 2 de 16ohms em paralelo ou 2 de 4ohms em serie, e por ai vai...

    Fazer opção de ligação stereo e mono na caixa já envolve outros parâmetros dai (nao recomendaria caso seja iniciante), visto que em mono trabalham todos falantes e em stereo, trabalham os 2 lados separados (se baseando em gabinetes 4x12 de guitarra).

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Les Strato

    agora sim entendi, obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    A reduzida terá um pouco menos de graves, mas em caixas para guitarra essa diferença é pequena.

    Pra não dizer desprezível. Porém, há outro BOM motivo para fazer aberta: menos estacionárias internas, e por conseguinte, menos colorações destas.
    Quanto mais reduzida a caixa, mais tende-se a fazer um cubo perfeito, e isso vai só aumentando a amplitude das estacionárias.

    Guitarra não precisa de caixa selada ou construída a partir dos parâmetros Thilelle-Small como as de baixo (dutada), simplesmente porque não tem necessidade.

    Não é questão de precisar, é de funcionar... Abaixo de 100 Hz, a onda já se comporta como um fluxo, que se propaga de maneira omnidirecional. Possui energia suficiente, para refletir ainda com alguma intensidade, sobre qualquer superfície. Assim como o comprimento de onda (λ), é grande o suficiente para não percebermos como fontes pontuais, mas sim uma fonte só.
    Acima desses 100 Hz, começamos a ter uma direcionalidade grande demais, e λ cada vez menor, precisando de uma superfície mais lisa, a ponto de as cornetas serem em PU ou até metal.
    Outro fator é a carga acústica menor, o que gera alguns harmônicos por inércia do cone, principalmente de baixa frequência. Bem como sensibilidade a transientes.

    Nada impede no entanto de ter um AF de 8", com a Fs baixa, enclausurado numa caixa que use ressonância para conseguir mais grave. Vi bons resultados vindos da cena européia. E como é sabido, full stack é na tourné, no estúdio é um ou dois AF's. Mais que isso, mesmo com dinâmicos, precisamos começar a afastar a cápsula da fonte, ou ela vai distorcer, talvez até vindo a se romper, sobre-aquecer, ou amassar (quando a bobina bate no fundo do gap).

    na minha opinião alguns amplificadores não funcionam com caixa 2x12

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabinete 2x12 reduzido vs padrão e outras duvidas gerais.