Autor |
Mensagem |
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/18
Estou pensando em fazer ou comprar uma caixa (não um amplificador) com 2 v30 pra tocar rock! em especial hard rock 80s.
Gostaria de saber, na hipótese de serem os mesmos falantes e o mesmo material, qual seria a diferença sonora entre o 2x12 reduzido e o padrão? qual seria mais grave e qual seria mais agudo?
o modelo reduzido ao ganhar na portabilidade perderia no som por ter menos espaço pro ar circular?
queria também saber qual a diferença sonora do fechado atrás e do aberto?
caso mande fazer, o jack tem que ser frescurento (como o cabo especifico de gabinete) ou pode ser qualquer jack?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# nov/18
· votar
rhoadsvsvai A reduzida terá um pouco menos de graves, mas em caixas para guitarra essa diferença é pequena. Guitarra não precisa de caixa selada ou construída a partir dos parâmetros Thilelle-Small como as de baixo (dutada), simplesmente porque não tem necessidade. É mais simples fazer aberta. O "jack" pode ser do tipo P10 fêmea mesmo (as minhas de baixo são com esses "jacks" P10 ). Usar "jack" de tipo XRL proporciona mais segurança. Abç
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# nov/18
· votar
rhoadsvsvai cara, agora falando sobre a sua escolha na minha opinião alguns amplificadores não funcionam com caixa 2x12 por exemplo marshall, cara, pra mim são amplificadores que ficam agudos demais com caixa 2x12, só a 4x12 salva eles assim como um Dual Rectifier pra mim funciona muito bem com uma 2x12 depende do seu amplificador, e das frequências que ele ressalta e as que faltam pra ele
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/18
· votar
The Man Who Sold The World
eu comprei um amplificador baseado em jcm... não comprei com a intenção de tocar em casa, acho que uma 4x12 nem cabe no meu carro. alem disso comprar 4 falantes foge o meu orçamento. o problema maior é a mobilidade.
Mauricio Luiz Bertola talves então seja até melhor a reduzida por deixar o som menos estridente que ja é uma caracteristica da 2x12 certo?
a ligação eletrica dos falantes com o jack, com a impedancia correta, sera que um tecnico de som automotivo seria apto pra fazer? na minha cidade não existe serviço especializado.
|
|
# nov/18
· votar
rhoadsvsvai talvez então seja até melhor a reduzida por deixar o som menos estridente Ao contrário jovem... a ligação eletrica dos falantes com o jack, com a impedancia correta Você mesmo pode fazer, pois é bem simples. Certifique-se de qual é a impedância de saída de seu amplificador e faça a ligação ou em série, ou em paralelo: https://www.google.com.br/search?q=liga%C3%A7%C3%A3o+de+alto+falantes+ em+serie+ou+paralelo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6ntHGm_XeAh WDQ5AKHe4MBbMQ_AUIDigB&biw=1600&bih=768#imgrc=R0oQoeSHilM4PM:
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola qual a diferença de em serie e paralelo? eu li sobre isso e não consegui entender muito bem, deu a impressão que paralelo é pra ligar dois amplificadores diferentes na mesma caixa cada um em um falante seria isso? e em serie seria mono?
|
|
# nov/18
· votar
rhoadsvsvai A diferença, para amps de guitarra, é a impedância final. Não existe isso de 2 amps ou mono... Abç
|
Les Strato Veterano |
# nov/18
· votar
rhoadsvsvai
A questão do em série e paralelo é mais pra obter uma impedância final "X".
Exemplificando...
Digamos que você tenha 2 alto falantes de 8 ohms, ao liga-los em série, as impedâncias se somam, resultando em 16ohms.
Caso ligue eles em paralelo, a impedância cai pela metade (nesse caso) resultando em 4 ohms. Dai o porque de se certificar da impedância de saída do seu amplificador, pois caso seja 8 ohms, pode ligar 2 de 16ohms em paralelo ou 2 de 4ohms em serie, e por ai vai...
Fazer opção de ligação stereo e mono na caixa já envolve outros parâmetros dai (nao recomendaria caso seja iniciante), visto que em mono trabalham todos falantes e em stereo, trabalham os 2 lados separados (se baseando em gabinetes 4x12 de guitarra).
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Les Strato
agora sim entendi, obrigado!
|
Ismah Veterano |
# jan/19
· votar
A reduzida terá um pouco menos de graves, mas em caixas para guitarra essa diferença é pequena.
Pra não dizer desprezível. Porém, há outro BOM motivo para fazer aberta: menos estacionárias internas, e por conseguinte, menos colorações destas. Quanto mais reduzida a caixa, mais tende-se a fazer um cubo perfeito, e isso vai só aumentando a amplitude das estacionárias.
Guitarra não precisa de caixa selada ou construída a partir dos parâmetros Thilelle-Small como as de baixo (dutada), simplesmente porque não tem necessidade.
Não é questão de precisar, é de funcionar... Abaixo de 100 Hz, a onda já se comporta como um fluxo, que se propaga de maneira omnidirecional. Possui energia suficiente, para refletir ainda com alguma intensidade, sobre qualquer superfície. Assim como o comprimento de onda (λ), é grande o suficiente para não percebermos como fontes pontuais, mas sim uma fonte só. Acima desses 100 Hz, começamos a ter uma direcionalidade grande demais, e λ cada vez menor, precisando de uma superfície mais lisa, a ponto de as cornetas serem em PU ou até metal. Outro fator é a carga acústica menor, o que gera alguns harmônicos por inércia do cone, principalmente de baixa frequência. Bem como sensibilidade a transientes.
Nada impede no entanto de ter um AF de 8", com a Fs baixa, enclausurado numa caixa que use ressonância para conseguir mais grave. Vi bons resultados vindos da cena européia. E como é sabido, full stack é na tourné, no estúdio é um ou dois AF's. Mais que isso, mesmo com dinâmicos, precisamos começar a afastar a cápsula da fonte, ou ela vai distorcer, talvez até vindo a se romper, sobre-aquecer, ou amassar (quando a bobina bate no fundo do gap).
na minha opinião alguns amplificadores não funcionam com caixa 2x12
|