Amplificador Valvulado "tipo caseiro" Der Koloss - sucesso!

    Autor Mensagem
    Amplifire
    Membro Novato
    # 07/set/18 21:12


    Olá, pessoal!

    Como este parece ser o maior fórum sobre o assunto em português, decidi compartilhar aqui a experiência sobre a construção do meu amplificador valvulado.

    As motivações que me levaram a essa empreitada foram diversas: primeiramente eu sempre quis saber o que é o "som de válvula", e a única forma de saber é ouvindo um genuíno amplificador desse tipo. Em segundo lugar, eu queria usar meus conhecimentos em eletrônica para fazer algo como hobby, ou seja, sem motivação comercial. Também queria investir meu tempo livre em algo mais interessante do que ficar assistindo TV...

    Minha escolha foi construir um amplificador estéreo classe A, por sua simplicidade, ainda que tenha um consumo maior que os amplificadores classe B. Com isso apenas 3 válvulas foram necessárias: uma pré-amplificadora dupla soviética 6N1P e duas de potência KT88, russas (depois de pronto comprei mais algumas válvulas diferentes, inclusive um par KT88 chinês para comparar o som).

    Ainda que o amplificador pareça muito simples quando olhamos seu projeto, sua construção não é algo tão simples, ainda mais quando queremos fazer algo bem feito e de alta qualidade. Tive que mandar fazer os dois transformadores de saída e o transformador de força, devidamente calculado de acordo com a carga prevista, e dimensionei cuidadosamente a filtragem da fonte para eliminar o famoso ronco de 60Hz. Fora isso, temos que dimensionar e ligar os diversos componentes com muito cuidado, pois a tensão da fonte atinge 460 volts - não preciso falar do perigo!

    Também mandei fazer um gabinete de chapa de aço com pintura eletrostática, de acordo com o desenho que fiz, já com as furações para todos os parafusos e demais elementos. Com exceção das válvulas de saída e alguns capacitores especiais, todo o resto foi adquirido no mercado nacional.

    Claro que não adianta construir um super amplificador e ligá-lo a alto-falantes vagabundos. Então para testar comprei um par coaxial Audison de 6¨, instalado em caixas de MDF.

    Depois de tudo montado, os primeiros testes foram muito bons. Funcionou de primeira, apenas tive que melhorar algumas ligações na entrada para eliminar um ruído estranho no controle de volume. Para dar uma ideia do som que emana desse conjunto, visto que é impossível descrever com palavras, estou tendo que ouvir novamente todos os meus LPs e CDs, porque descobri que nunca os tinha ouvido. O nível de detalhe nos médios e nos agudos é estarrecedor: o timbre dos sons metálicos faz parecer que o metal está ali na sua frente. Fiquei tão satisfeito que eu o uso também para assistir alguns filmes, ligado ao blu-ray. Tenho usado-o bastante (inclusive neste momento em que escrevo), então o investimento valeu a pena.

    Enfim, apesar do ótimo resultado, deve-se ter em mente que a construção de um amplificador valvulado é cara, exige cuidados devido às altas tensões e correntes, exige conhecimentos de eletrônica e é demorada. Claro que existem kits que vêm com todas as instruções para a montagem, o que facilita muito, mas isso não dispensa o conhecimento para evitar acidentes e erros de montagem, além de manutenção caso algo dê errado.

    Abaixo seguem links para algumas fotos do meu amplificador "Der Koloss". Algumas fotos foram feitas com baixa luz e longa exposição para mostrar o "blue glow" das válvulas, que é um fenômeno muito interessante e contrasta com o brilho amarelado dos filamentos:

    Der Koloss no escuro

    Der Koloss

    Electro-Harmonix KT88

    Ramsay
    Veterano
    # 07/set/18 21:58 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Amplifire
    Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum Cifra Club.
    É de pessoas como vc que precisamos e apreciamos por aqui.
    Apesar do seu Der Koloss não se destinar a guitarra (que é o foco maior do fórum) o seu amplificador estéreo ficou lindo e acredito que o som deva ter mesmo ficado estarrecedor.

    Nesse sentido, seria interessante vc postar imagens da parte interna do Der Koloss, mostrando a montagem dos componentes e, se possível, um vídeo mostrando a alta qualidade de áudio que vc apregoa.

    A propósito, qual é a função daquelas 4 chaves seletoras de alavanca que existem no chassis do amplificador?

    macaco veio
    Veterano
    # 08/set/18 00:38
    · votar


    O que eu não acho graça nenhuma é a mania dessa nova geração de ficar mostrando válvulas acessas como se as pessoas quisessem ver luzes de válvulas. No meu tempo nos anos 70 ninguem estava nem ai pra isso não, as válvulas ficavam lá tras, ao contrario tentava-se era cobrir pra não ficar vazando luz. Os guitarristas dos anos 60 e 70 eram serios e músicos respeitados, depois começou a aparecer umas gerações de bandos de retardados e ai dá nisso, tocar olhando pra luz da válvula. KKKKK

    Ramsay
    Veterano
    # 08/set/18 01:29
    · votar


    macaco veio
    O seu comentário é o de um velho retrógrado que não pensa no futuro.
    Assim como vc eu tb sou velho e nem por isso eu deixo de apreciar coisas novas e interessantes.

    O Amplifire nos apresenta uma coisa linda e vc degrada??
    Só pq mora nos Estados Unidos vc acha que pode ser tão prepotente e arrogante a ponto de depreciar o trabalho dos outros??

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # 08/set/18 08:53
    · votar


    Bem legal

    macaco veio
    Veterano
    # 08/set/18 10:51
    · votar


    Ramsay
    O meu comentario é sempre o mesmo independente de onde eu moro. Eu não degradei o equipamento dele não, está bem feito apesar de esquisito, e não tem nada de coisa nova e interessante, é só um amplificador.
    Agora voce tem razão, eu não penso no futuro, quando eu penso em válvulas em penso no passado.

    Amplifire
    Membro Novato
    # 25/set/18 20:47
    · votar


    Nesse sentido, seria interessante vc postar imagens da parte interna do Der Koloss, mostrando a montagem dos componentes e, se possível, um vídeo mostrando a alta qualidade de áudio que vc apregoa.

    A propósito, qual é a função daquelas 4 chaves seletoras de alavanca que existem no chassis do amplificador?

    Ramsay,
    Obrigado pelas boas vindas. Assim que possível providenciarei mais fotos e vídeos.
    Sobre as chaves: Duas delas permitem a seleção de cada válvula de saída em modo Ultralinear ou modo Triodo, porque também queria ouvir a diferença na sonoridade. As outras duas ligam/desligam um sinal de feedback negativo, que tem impacto no ganho e na distorção.

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # 26/set/18 01:54
    · votar


    Bonito o amplificador e bem acabado. Fiquei curioso para sentir o som. A propósito, belas fotos de longa exposição.

    _JCM_
    Veterano
    # 26/set/18 10:50
    · votar


    Amplifire

    Achei um excelente trabalho! Parabéns pelas fotos!

    JJJ
    Veterano
    # 26/set/18 11:42
    · votar


    Bom... eu também sou "macaco velho" e também usei valvulados láááá atrás.

    Mas achei as fotos e o bichinho muito legais, visualmente falando...

    Quanto ao som, aí só ouvindo pessoalmente pra dar opinião.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # 26/set/18 12:14
    · votar


    Amplifire
    Muito bom, parece ser bem construído.

    Detalhe: aquelas chavinhas tão próximas das válvulas não são perigosas? Digo, se bater com os dedos nas válvulas / soquetes, não há risco de tomar um choque elétrico?

    Buja
    Veterano
    # 26/set/18 12:51
    · votar


    Amp muito bonito. Curti as fotos tambem.
    A montagem das chaves tambem achei muito perto das valvulas. Eu preferiria que elas estivessem de lado. Mas isso é so estetica.

    Quando ao som, nao duvido que seja divinal. Afinal, é um amp valvulado. Claro, que nem todo valvulado é bom, mas via de regra, nao estamos falando de caixas jbl falsificadas que geral ouve por ai.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # 26/set/18 14:37
    · votar


    Buja
    caixas jbl falsificadas que geral ouve por ai

    Tá parecendo praga, uma infestação disso aí mesmo.

    rafael_cpu
    Veterano
    # 26/set/18 19:32
    · votar


    Amplifire

    Interessante e muito bacana.
    Parabéns!

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado "tipo caseiro" Der Koloss - sucesso!