Ajuda para diminuir impendância

    Autor Mensagem
    lucasfevi
    Membro Novato
    # nov/17


    Pessoal é o seguinte: tenho uma caixinha dessas de PC, de 3w 4Homs, são duas caixas. O mini amplificador delas queimou, e eu tenho um mini amplificador que comprei da China a uns meses e queria colocar ele pra puxar essas duas caixinhas, só por enquanto e também gosto de mexer com isso (mesmo não sabendo quase nada de eletrônica pois minha área é redes).

    O amplificador é 2x 50w por 8 Homs. Notaram o problema?
    Tanto a potencia é demais como a impedância não casa.
    Eu liguei aqui e as caixas ficaram com um zumbido (tipo interferência) e de vez enquanto a bobina das caixas dava uma travada (sugando pra trás), mas tocou normal, era só eu não aumentar muito.
    Tive a ideia de aumentar a impedância com um resistor de 4 Homs em série.
    Para ficar claro, eu desenhei muito mal desenhado o esquema que eu pretendo, está aqui: https://photos.app.goo.gl/k6w1L6zxaX6701kb2

    Volume não é o problema, eu não preciso de volume alto. E vale lembrar que mesmo alguns dizendo que não tem problema ligar normal mesmo a impedância sendo diferente mas a questão é a potencia que vai estourar os fones. Eu queria diminuir a potencia e de quebra ajustar a impedância com resistor em série.
    Agora, qual resistor usar? de 10w 4Homs?
    Outra coisa, esse meu amplificador é Xing Ling, não confiem nessa potencia dele especificada pelo fabricante, talvez nem chegue a metade disso (talvez).
    Link do amplificador: https://goo.gl/zgHaLb

    Att,

    Lucas

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Se vc liga uma carga menor no amplificador, é ele que queima, e não o AF. Se a potência do amp é maior do que o limite do AF, daí ele queima, o amp fica com carga zero e pode queimar junto. Se vc maneira no volume, o lance do resistor vai dar certo.

    lucasfevi
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Qual resistor usar?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Precisaria calcular, mas vai coisa, pois precisa reduzir a impedância para que ela fique em no máximo 6W... É gambiarra demais na minha opinião.

    lucasfevi
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    O amplificador é de 2 saidas de 50w com 8Homs, no chute, qual resistor vc acha?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Não tem chute, a Lei de Ohm definiu isso a algum tempo já...

    V = √ ( P * Z )
    V = √ ( 50 * 8 )
    V = √ 400
    V = 20

    Z = V² / P
    Z = 20² / 3
    Z = 400 / 3
    Z ≅ 134 Ω

    Aí, tem de achar uma associação de resistores com os 4 Ω (Ohms e Homs) do AF, que dê nisso. Detalhe: eles precisam dissipar essa potência, que será convertida em calor.

    Boa sorte.

    lucasfevi
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Deixa eu ver se eu entendi:
    Z = 134 Ω
    Então eu pego uma associação de 130 Ω + 4 Ω do AF?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    É uma hipótese. Pode usar dois em série, um resistor e um pot para melhorar a precisão...

    Mas não sei até que ponto isso vai ficar bom, já que sempre se formará um filtro LR entre a bobina e o resistor... Continuo achando gambiarra sem sentido - até porque 3 W é bem pouca coisa para o contexto que tu apresenta.

    JJJ
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    O amplificador é 2x 50w por 8 Homs
    caixinha dessas de PC, de 3w 4Homs

    É gambiarra demais na minha opinião. (2)

    ...e não é homs é ohms. Mas pouco importa, continua sendo gambiarra demais... hehehe

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17
    · votar


    O amplificador é 2x 50w por 8 Homs
    caixinha dessas de PC, de 3w 4Homs

    É gambiarra demais na minha opinião. (3)


    Matec
    Membro
    # nov/17 · Editado por: Matec
    · votar


    É gambiarra demais na minha opinião.(4)

    E por mais motivos do que foi falado aqui.
    O TDA7492 é um amplificador em ponte classe D. Ele precisa de um filtro na saída para filtrar o chaveamento. É um filtro específico para a carga nominal. Se você quiser colocar 4ohms o amplificador vai trabalhar tranquilamente, mas o filtro estará fora de especificação. Se isso é ruim? Talvez. A diferença é pequena. Existe na documentação do CI os valores corretos dos componentes do filtro de acordo com a impedância de saída. Mas se for colocar um resistor de 130ohms em série, aí vai ficar bem descasado.
    Um amplificador classe D depende da tensão da fonte para fornecer a potência de 50+50 em 8ohm (e claro, da capacidade da fonte de fornecer essa potência). Se a tensão da fonte for menor ele vai fornecer menos potência. Pelo datasheet pode-se alimentar o CI com um mínimo de 8v DC, o que daria uns 15w de potência em 4ohms.
    Não sei se é o caso dessa plaquinha, tem que ver se o fabricante recomenda isso. Quanto ao ganho, é só regular o volume de entrada.

    Cuidado na ligação dos falantes. Ela tem que ser feita de acordo com os terminais da placa, Nada de "aterrar" um dos terminais do falante. O amplificador é em PONTE.

    Será mais tranquilo arranjar outra placa de amplificador com uma potência mais adequada. Elas estão muito baratas.

    \o/

    lucasfevi
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Valeu Matec, vou seguir sua recomendação.
    E obrigado a quem ajudou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para diminuir impendância