Celestion Greenback vs Creamback 75 (Vídeo Comparativo)

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Del-Rei
Veterano
# dez/16


Fala, pípou.
Entonces... Resolvi gravar um lance aqui, comparando esses dois falantes.
Qualquer dia deixo de preguiça e gravo um com o V30 também, rs.

Celestion Greenback G12M
Celestion Creamback G12H-75

Gravei com um isobox da RoxStage, clone do Randall.
Adicionei um reverb no Reaper, porque esses isobox's deixam o som um pouco seco.

Espero que seja útil pra alguém.
Valeu.



Um aceno de longe!!!

Nefelibata
Veterano
# dez/16
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Del-Rei

Show de bola. Eu gostei mais do Creamback, mas sou suspeito. ehehehe

Eu tenho um Creamback, modelo 65watts (G12M-65).

Parabéns pelo vídeo!

Abraço

Del-Rei
Veterano
# dez/16
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Nefelibata
Valeu!!
É os Creambacks soam muito bem mesmo. Não tem erro com eles.

Mas eu também sou fã dos Greenbacks! Lembro do meu antigo Vox AC15 que tinha um. Foi amor à primeira vista, haha.

Fiz um esquema diferente agora, mas usando as mesmas tracks do vídeo anterior. Fiz uma mixagem simulando como seria misturar os dois falantes no mesmo gabinete. Creio que talvez não soe como num gabinete real, mas acho que pode ajudar quem tenha dúvidas.

Um riff principal (com pan de 40% pra esquerda) e uma segunda guitarra (com pan 40% pra direita).



Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# dez/16
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Posição do mic?

macaco veio
Veterano
# dez/16
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comparação mais descabida, um é pequeninho pô, so guenta 25W , tem sensibilidade menor, resistencia DC maior, menos imã, o outro é pra 75W e tem tudo mais de melhor.. Compara coisas iguais, por exemplo Celestion com Eminence com as mesmas caracteristica ou Jensen com Bravox (é capaz dos bravox ganhar) etc. Ou então vai logo de Eminence que cala todos os outros.

Del-Rei
Veterano
# dez/16 · Editado por: Del-Rei
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Ismah
Foram dois mics. Um SM57 e um AKG P170, condensador.

Na foto dá a entender que o SM57 está enconstando no cone, mas não está. É efeito da sombra. Está há uns 2 dedos do cone. O P170 deixei mais pra borda, pra capturar uns graves. Na mixagem o SM57 estava sempre com mais volume que o P170. Os dois estão ligeiramente angulados.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# dez/16
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Tem 1px que dá pra ver que não encosta rs

Eu entendi o que tu quis mostrar aqui... O resultado só seria obtido em mesmas condições, então outro gabinete, traria outra resposta... Talvez o "cream back" soe horrível nessas, pois está numa selada/bass reflex de X litros, então numa open back, é virado em médio agudo...

Se tiver como me informar o modelo da Randall, ficarei feliz.

OBS.: Sugiro que não adicione reverb da daw, pois isso tende alterar o que foi gravado... Melhor adicionar reverb antes, no amp ainda então. É uma opinião. ;)

Del-Rei
Veterano
# dez/16
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Ismah
É esse aqui.

Depois vou fazer uns testes com o reverb. Posso estar equivocado, mas não achei que alterou o resultado não. Na verdade, o reverb ficou bem sutil, só pra tirar a característica meio "boxy" do iso, porque fica muito seco.

Curiosamente, eu achei o Creamback melhor do que o Greenback.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# dez/16
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Mesmo sutil, com a isobox ele não soa assim, logo tu estás atrelado ao sistema disponível. Por isso usar o reverb antes, aí ele sempre vai estar lá... ;)

EU TAMBÉM preferi o creamback. PORÉM, ele soa assim NESSA condição. Em OUTRA, soará bem diferente. Numa open back, PODE SER que soe "magro" (sem baixas frequências).

renatocaster
Moderador
# dez/16
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Opa, marcando para dar uma ouvida mais tarde!

Del-Rei

E aí, cara? Tudo de boa? Muitos shows com a banda? Podíamos marcar para batermos um papo! :)

Abraço!

Del-Rei
Veterano
# dez/16
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Ismah
PORÉM, ele soa assim NESSA condição. Em OUTRA, soará bem diferente.

Claro. Em cada comparação que é feita, existem critérios específicos que só funcionam naquela condição. O que não deslegitima a comparação. Apenas conclui as diferenças entre os falantes naquelas condições específicas.


Numa open back, PODE SER que soe "magro" (sem baixas frequências).

Talvez... Considerando que eu não captei a ambiência do local nem microfonei o gabinete por trás, será que daria diferença? Digo, ambos os mics estavam na cara do falante.

Geralmente o efeito de um openback, ou ainda a diferença entre uma 4x12" e uma 1x12" ficam bem evidentes quando captados também a ambiência do local ou a traseira do gabinete. Estando os mics na cara do falante berrando, não faria muita diferença.

Por isso que alguns videos do Youtube em que a galera faz a comparação entre 4x12" e 1x12" só com mics na cara do falante acabam soando bem parecidas.

renatocaster
Maravilha, cara!!
Que nada, tocando pouco, essa época de fim de ano a galera dá uma espairecida, rsrs.
Em janeiro podemos marcar uma parada, o que acha? Tem falado com o Marcelo?
Pode ser ali no Novamérica ou no Centro mesmo, pela noite.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# dez/16
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Del-Rei
Considerando que eu não captei a ambiência do local nem microfonei o gabinete por trás, será que daria diferença?

Não por isso, mas pelo efeito de suspensão acústica que é causado pela caixa, que tende a "frear" o cone literalmente num efeito mola, e faz com que ele se comporte diferente. Inclusive, alguns parâmetros TS como a impedância nominal são alterados.

ainda a diferença entre uma 4x12" e uma 1x12" ficam bem evidentes quando captados também a ambiência do local ou a traseira do gabinete. Estando os mics na cara do falante berrando, não faria muita diferença.

Hum não exatamente... Quanto maior o volume da caixa mais baixa a frequência de ressonância desta, e mais os extremos se reforçam. Pode reparar que um dos setups mais bem aceitos pro baixistas é 8x10", em uma caixa só, closed back, poucas vezes com dutos.

Del-Rei
Veterano
# dez/16 · Editado por: Del-Rei
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Ismah
Entendo seu ponto. E a teoria faz sentido. Mas te confesso que nas experiências que tive, microfonando gabinetes, seja o meu 1x12" ou do estúdio 4x12", nunca percebi uma diferença significativa com os mics na cara do falante.
No geral, a percepção de som "cheio" sempre vinha depois de mixar junto o mic ambiente, que captava os graves. E aí a vantagem da 4x12" é evidente.


Numa open back, PODE SER que soe "magro" (sem baixas frequências).

Mas isso não seria uma tendência geral dos falantes, de soar menos gordo quando estão em uma openback?
Independente de ser o Creamback ou Greenback, creio que todos soariam mais magros.

Um aceno de longe!!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
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Del-Rei

Ficou boa a gravação. senti que esse falante verdinho ficou mais baixo, ao olhar o manual vi que a sensibilidade do G12M Greenback 98db e a do G12H-75 Creamback são 100db.
O G12M Greenback ta saindo por 800$ a 1000$, até que não é o mais caro apesar de ser uma grana, gostei mais do som dele. O outro nem achei vendendo. To querendo um falante melhor pra trocar ou fazer uma caixa, esse e os Eminence são opções.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
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pra ver como gosto é muito subjetivo, o luiz ribeiro gosstou mais do greenback, pra mim o creamback deu um pau nervoso hahaha

Ismah
Veterano
# dez/16
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Del-Rei
Mas isso não seria uma tendência geral dos falantes, de soar menos gordo quando estão em uma openback?

Sim, mas pra um cara que pesa 150kg emagrecer 50kg significa uma melhora de vida. Para um cara que pesa 60kg perder 10kg, pode significar que ele ficou raquítico, ou morte.

Se um AF não tem graves numa selada, não vai ser na aberta que ele vai se dar bem. E isso não é defeito, é só uma observação a esse fato.

acabaramosnicks

Porque é algo pessoal...
Eu gosto de sons like a Fender, amp com mid-scoop, e graves bombando. Usar falantes com médios carregados, tende a dar uma balanceada nesse timbre.
Quem gosta de like a Marshall e Vox, tende a preferir AF's com poucos agudos, pelo mesmo motivo...

henriquelhrf2
Veterano
# dez/16
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Del-Rei
Parabéns pela qualidade top do comparativo. Som muito bem gravado e vídeo agradável de ver e bem ilustrativo.
Tenho um Greenback inglês, mas não sei o quanto soaria diferente do chinês. Na tua gravação o Creamback destruiu o verdinho.
Chegou a compará-los numa caixa 1x12 ou 2x12 comum? Como eles soam aos teus ouvidos (sem microfonação)?

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
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henriquelhrf2
Eu já ouvi falar que eles mandaram todas as máquinas da fábrica inglesa pra china, e os componentes e materiais são os mesmos, os fornecedores também, etc... só barateou a mão de obra. Nos v30 eu não senti diferença nenhuma dos chineses pros ingleses, eu imagino que se os outros modelos como o greenback apresentarem alguma diferença, vai ser insignificante. Uma coisa que deve serr levada em consideração é o fato de os ingleses serem mais antigos e estarem mais "amaciados" (eu prefiro dizer que estão gastos e velhos)

Del-Rei
Veterano
# dez/16
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Luiz_RibeiroSP
Eu gosto dos dois, hehe. Mas, cada um na sua praia. O Greenback no meu antigo Vox AC15 tinha um crunch e clean lindos. Já o drive, não me agradava muito. Já o Creamback, pra drives, me agrada mais!

henriquelhrf2
Obrigado! :)

Chegou a compará-los numa caixa 1x12 ou 2x12 comum? Como eles soam aos teus ouvidos (sem microfonação)?

Nunca comparei assim não. Mas já toquei ambos com gabinete normal, 1x12", e os dois me pareceram um pouco mais gordos do que nessa gravação, principalmente o ataque nas cordas mais grossas. Mas acho que essa percepção pode ser meio subjetiva. Eu encomendei uma caixa 2x12" angulada, mas ainda não chegou. Quero testar qual a melhor combinação (incluindo o V30). Depois posto aqui.
:)


Tenho um Greenback inglês, mas não sei o quanto soaria diferente do chinês.

Na verdade, esse meu Greenback é inglês também. Mas honestamente, acho que essa diferença entre eles é muito mais marketing do que qualidade em si.

Já vi alguns videos sobre comparações de chinês/inglês, e na boa... Sabe por que não levo muito isso em consideração? Porque eu tenho 2 V30 chineses, teoricamente idênticos. E eles soam diferentes. Eu tinha uma suspeita de que soassem diferentes, e fiz uma gravação um tempo atrás comparando.

Até criei um tópico sobre isso. Claro que com uma EQ no amp você consegue fazer com que soem parecidos. Mas são diferentes quando deveriam ser idênticos.


E veja também essa comparação de duas 2x12" com V30. Teoricamente, só mudaria a cor do tolex.


Resumindo, se os falantes que deveriam soar iguais, acabam soando diferente, é normal que os diferentes sejam diferentes.
Acho que o controle de qualidade da Celestion deveria ser revisto....


acabaramosnicks
henriquelhrf2
Sobre a questão de amaciar o falante, sempre fiquei na dúvida porque há muita gente discordando sobre o assunto. Nenhum dos meus falantes notei essa diferença. Mas eu confesso que meu ouvido não é dos melhores pra isso.

De qualquer forma, a própria Celestion já publicou algo sobre isso, com dicas de como amaciar o falante, e teoricamente precisaria apenas de algumas horas.
Acho que tem até um tópico aqui sobre isso....

Um aceno de longe!!!

henriquelhrf2
Veterano
# dez/16
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Del-Rei
já toquei ambos com gabinete normal, 1x12"
O q achou do som de cada um? Qual preferiu (incluindo o V30)?

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
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Del-Rei
Cara, tudo sofre depreciação, até diamante

Imagine um monte de componentes relativamente frágeis expostos a calor, indução eletromagnética e vibração constantemente. O falante sofre desgaste, isso tem influência no som, e não é só na teoria. Mas ainda assim não é algo muito determinante, já que isso acontece gradualmente e não é uma diferença absurda, dá pra sentir mais diferença de uma unidade pra outra como aconteceu com os seus V30.

Del-Rei
Veterano
# dez/16 · Editado por: Del-Rei
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henriquelhrf2
Cara, eu diria que preferi o Creamback, mas é uma comparação muito complicada porque eu toquei em dias espaçados e em ambientes diferentes, o que muda tudo. Mas diria que preferi o Creamback porque ele se assemelha mais ao V30 (que é meu preferido) e por gostar mais dos drives nele.

acabaramosnicks
Sim, tem razão.
Mas eu nem falo do desgaste em si dos falantes. Falo apenas da questão de amaciamento inicial, supostamente necessário, que tanto se discute entre os bons entendedores.

Há quem defenda que esse amaciamento é necessário. E mesmo dentre os que concordam nesse ponto, ainda divergem de quanto tempo seria necessário pra amaciar o falante.

E há quem diga que esse amaciamento é balela, pois nada muda.

Se eu nunca tivesse ouvido falar disso, juraria que é balela, pois nunca percebi nada disso nos meus. Mas realmente não sou parâmetro pra avaliar isso, rsrs.

Um aceno de longe!!!

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: acabaramosnicks
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Del-Rei
Se esse amaciamento inicial é entendido como uma coisa pra ele funcionar como deveria, eu acredito que seja balela, mas é só um achismo mesmo, não tenho base nenhuma pra dizer isso

tipo, hoje em dia a tecnologia está muito avançada, os materiais, ligas metálicas e técnicas de fabricação etc, tá tudo muito avançado, se nem carro precisa mais amaciar, acredito que um falante não precise também, apesar deste segundo usar tecnologias de montagem, projeto, etc muito antigas e "obsoletas"

renatocaster
Moderador
# dez/16
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Del-Rei

Fala aê!

Sobre a comparação, teve momentos que eu gostei mais do Greenback, outros gostei mais do Creamback. Talvez um gabinete com uma composição dos dois seria interessante, hahaha. Mas no geral, acho que eu gostei um pouco mais do Creamback.

Maravilha, cara!!
Que nada, tocando pouco, essa época de fim de ano a galera dá uma espairecida, rsrs.
Em janeiro podemos marcar uma parada, o que acha? Tem falado com o Marcelo?
Pode ser ali no Novamérica ou no Centro mesmo, pela noite.


Pô, pior que não falo com o Marcelo há maior tempão. Mas podemos marcar em janeiro sim, por mim tá tranquilo!

MMI
Veterano
# dez/16
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Del-Rei

Falo apenas da questão de amaciamento inicial, supostamente necessário, que tanto se discute entre os bons entendedores.
Há quem defenda que esse amaciamento é necessário. E mesmo dentre os que concordam nesse ponto, ainda divergem de quanto tempo seria necessário pra amaciar o falante.


No mundo da guitarra tem muito cara que entende até mais do que deveria... ;)

Em vez de discutir o que um acha, o que o outro acha, que motor de carro não precisa amaciar mais etc., eu não quis perguntar para nenhum "especialista" de fórum. Perguntei para a Celestion, Eminence, Weber e Tone Tubby. Todos responderam que sim, é necessário um tempo de amaciamento. Os que renderam um pouco mais de conversa disseram que em geral demora entre 1 e 2 meses, mas claro que depende da forma e quantidade de uso. Para mim isto encerra definitivamente a questão, mas sempre vai ter quem queira discutir isso eternamente. kkkkkkk

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
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MMI
se o próprio fabricante disse que tem que amaciar, então não tem mais o que discutir ué rsrsrs

levando isso em consideração meu falantes devem estar amaciados

henriquelhrf2
Veterano
# dez/16 · Editado por: henriquelhrf2
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Sobre a diferença entre falantes ingleses (fabricados atualmente) e chineses (fabricados atualmente), li em foruns gringos relatos de quem os comparou dizendo que são diferentes.

Além disso, no caso do V30, a potência da versão inglesa é maior (70w); e no caso do Greenback, a sensibilidade é diferente. Isso td reforça a tese d q sao produtos diferentes. Dizem que a potência alegada (20w) é balela - puro marketing pra igualar ao falante original dos anos 60.

Ontem eu tava tocando com meu Bassbreaker plugado no Celestion G12 EVH (idêntico ao Greenback Heritage)... aquele drive cremoso é sensacional. Dizem que os chineses têm som mais áspero.

henriquelhrf2
Veterano
# dez/16
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Também suponho q o controle de qualidade seja melhor na Inglaterra, evitando disparidades entre falantes do msm modelo.

SergioTrindade
Veterano
# dez/16
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O som dos Celestions antigos são diferentes, sobretudo os da era pre-rola.
Mesmo entre os bunda-verde da mesma época, há uma variação grande no som, porque existem vários modelos diferentes.
Até onde sei há pelo menos três: o G12M de 20W tem uma bela distorção ardida do Marshall clássico; o G12H (55hz) bass cone de 30W que tem muito mais resposta de graves mas não embola; e o G12H(75hz)-lead cone, também de 30w com um som mais balanceado e moderno.
Em minha opinião os melhores da família são os antigos 55. Hendrix por exemplo, (segundo reza a lenda) só usava gabinetes com G12H pre-rola (bass cone), com dope invertido.
O problema dele é que, para uma head de 100W, o ideal é usar uns 8 falantes e a brincadeira fica bem cara.

SergioTrindade
Veterano
# dez/16
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Com relação aos chineses creio que existe muito preconceito. Eu tenho um G12 (alnico blue) made in U.K. e já escutei bastante o modelo made in china. Nunca comparei um ao lado do outro, mas aos meus ouvidos, parece ser o mesmo alto falante.

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