Autor |
Mensagem |
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
Boa tarde
Não sei se alguém tem experiência com o problema que estou tendo no momento.
Tenho um Egnater Rebel 30 Head e preciso substituir 2 potenciômetros.
Na assistência técnica onde levei meu amp fui informado de que só o original serve.
Acontece que entrei em contato com a Egnater e eles cobram absurdos 49 dólares de frete.
3 potenciômetros (1 de reserva) + frete + impostos = 380 reais.
Há outra saída? No ebay eu conseguiria um potenciômetro similar confiável?
Obrigado.
|
Iversonfr Veterano |
# jul/16
· votar
henriquelhrf2
Cara, já abri o meu e não me lembro de ter visto nada de outro mundo. Leve em algum outro técnico pra pegar uma segunda opinião. As vezes o pot tem um valor não muito usual, mas imagino que encontre sim alguma alternativa.
|
Ismah Veterano |
# jul/16
· votar
Acompanhando...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/16
· votar
henriquelhrf2 Potenciômetros são meros resistores variáveis... Basta comprar do mesmo valôr e tipo (geralmente logarítmicos), medir com multímetro pra conferir, e instalar... Abç
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
Obrigado a todos pela ajuda até aqui. Tive um fim de semana cheio e não pude responder antes.
Agora não tô entendendo pq o técnico falou p eu comprar os originais...
Como faço p saber qual o potenciômetro adequado? Tenho multimetro em casa, eu mesmo posso fazer isso? Pq o técnico ja nao resolveu dessa forma?
Obrigado!
|
|
# jul/16
· votar
henriquelhrf2 Abra o amp e confira o valôr do potenciômetro. Se tiver o esquema do amp é bom também. Se não houver no mesmo indicação alguma de qual a sua medida, meça com o multímetro (existem tutoriais de como fazê-lo na internet). Compre um igual. Pq o técnico ja nao resolveu dessa forma? Isso vc tem que perguntar à ele... Abç
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jul/16
· votar
henriquelhrf2
Tem como mostrar uma foto do pot? Existem potenciômetros de diversos tipos, com resistência cerâmica, chaves em buticas, etc. Fica mais facil auxiliar sabendo mais a respeito.
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
Encontrei na internet um relato de problema com potenciômetro Egnater:
http://ampworks.co.uk/recent-repairs/egnater-repair-rebel30-aw15mar001 /#lightbox/0/
O técnico explica que não é difícil encontrar o potenciômetro de mesmo valor, o problema é fazê-lo caber no espaço disponível. No caso o problema era no volume do canal limpo. Ele conseguiu resolver adicionando um resistor.
No meu, a questão é um ruído em algumas notas no canal limpo. O técnico disse que os potenciômetros de grave e agudo estão ruins.
Não sei se uma solução alternativa como essa resolveria o meu problema ou se serve apenas pra esse caso específico mostrado no vídeo.
|
|
# jul/16
· votar
henriquelhrf2 Limpe os pots com spray limpa-contatos e veja no que dá... Abç
|
SergioTrindade Veterano |
# jul/16
· votar
3 potenciômetrospor 380 reais? Só se for de ouro maciço, com diamantes encrustados nos terminais. Aqui em SP, na Stª Ifigenia, os potenciômetros normalmente usados nesses amps variam de 1 Real ( no caso dos chineses) até pouco mais de R$20, no caso dos CTS
|
SergioTrindade Veterano |
# jul/16
· votar
Esse esquema de limpar com spray (como disse o Mauricio Luiz Bertola) normalmente funciona bem. Existe tb a opção de desmontar (com cuidado) o pot e limpar por dentro. Recentemente eu fiz isso como um potênciômetro de meu wah-wah. Limpei o tape com álcool isopropílico e ficou zero.
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
Mauricio Luiz Bertola e SergioTrindade,
O técnico já limpou os potenciômetros 2 vezes... parece q não tem jeito. É um cara bem conceituado no mercado. Difícil que eu, totalmente leigo, consiga fazer melhor que ele.
SergioTrindade 3 potenciômetrospor 380 reais? Só se for de ouro maciço, com diamantes encrustados nos terminais.
Cada um custa 7 dólares. O frete é 49 reais... juntando os impostos, dá aproximadamente isso.
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
To afim de levar em outro tecnico p ver se ele dá jeito.
Poderiam me indicar alguem via MP? To em Sampa.
|
macaco veio Veterano |
# jul/16
· votar
No meu, a questão é um ruído em algumas notas no canal limpo e o problema sao os potenciometros de grave e agudo!!!!
|
Amago Membro Novato |
# jul/16 · Editado por: Amago
· votar
Assunto interesante futuramente podera me ajudar
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
macaco veio No meu, a questão é um ruído em algumas notas no canal limpo e o problema sao os potenciometros de grave e agudo!!!!
Foi o q o técnico disse... ele tá no mercado há décadas e foi indicado por um prestigiado handmaker nacional. Não vou citar nomes aqui.
Ele disse que são os potenciômetros que estão adicionando essa sujeira no som. Tava bem pior; depois q ele limpou, melhorou um bocado.
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
De qualquer forma, quero uma "segunda opinião".
Por favor, quem souber de um técnico de confiança em Sampa, favor me indicar.
|
macaco veio Veterano |
# jul/16
· votar
o que estranha e' ser em algumas notas apenas, nao entendo como o potenciometro pode escolher quais notas, mas talvez seja melhor levar em outro tecnico e nao dizer nada sobre os potenciometros, e ver o que ele fala. boa sorte.
|
Ismah Veterano |
# jul/16
· votar
Tem cara de filtro isso... Alguma coisa ressonando ou criando um harmônico por intermodulação...
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
Um amigo indicou um técnico de confiança. Vou lá segunda.
Novidades em breve.
|
henriquelhrf2 Veterano |
# jul/16
· votar
Bom dia a todos.
Problema resolvido.
O Rebel 30 tem um par de 6V6 e outro de EL84. Estas estavam em curto. Esse era o problema.
Quem quiser saber em qual técnico de amplificador ir e em qual não ir em Sampa, é só mandar mensagem pessoal.
Obrigado a todos pela ajuda.
|