Autor |
Mensagem |
rmaciel1 Membro Novato |
# dez/15
Boa tarde!
Possuo uma controladora com saída L/R e quero ligar 2 caixas ativas Staner Sr315a nela, gostaria de saber quais cabos devo utilizar para sair som estéreo nelas?
Muito obrigado.
|
rmaciel1 Membro Novato |
# mai/16
· votar
Boa tarde, pessoal
Gostaria de uma ajuda:
Vou ligar uma controladora com saída L/R em uma caixa ATIVA com entradas P10 e L/R..
Qual cabo o som sairia melhor?
(Mesa) 2 L/R -------- 2 L/R (Caixa)
ou
(Mesa) 2 L/R --------- P10 (Caixa)
Poderiam me ajudar? Preciso saber para comprar o cabo.
Agradeço.
|
Iversonfr Veterano |
# mai/16
· votar
rmaciel1 Vou ligar uma controladora com saída L/R em uma caixa ATIVA com entradas P10 e L/R..
O que seria uma entrada L/R? É tanta falta de informação que nem sei por onde começar: L/R é conexão RCA? Qual é marca e modelo da caixa ativa? qual a controladora?
Tem uns posts que é duro decifrar sem uma bola de cristal. Depois ninguém responde e ainda reclamam que ninguém colabora no fórum.
|
rmaciel1 Membro Novato |
# mai/16 · Editado por: rmaciel1
· votar
Olá,
Obrigado por responder..
Sim, conexão RCA e a caixa é Staner SR 315 - a controladora é a Pioneer ddj sb que só tem saída RCA L/R
Abraço
|
Iversonfr Veterano |
# mai/16 · Editado por: Iversonfr
· votar
rmaciel1
Pelo que vi NESSA FOTO, a entrada P10 da sua caixa é específica para microfone. Usando a saída da controladora, creio que seja melhor usar um bom cabo RCA pois está na região "line".
|
rmaciel1 Membro Novato |
# mai/16
· votar
Iversonfr
Ah entendi..
Eu tenho um cabo mas só tem 1 ponta em cada lado, então só ligo no L da Mesa e no L da caixa..
Ligando um cabo L/R na mesa e na caixa o som seria bem mais potente ou pouca coisa?
Vale a pena comprar um novo cabo?
Vlww..
|
Iversonfr Veterano |
# mai/16
· votar
rmaciel1
Eu tinha entendido que você ia ligar 2 caixas Staner. Vai ligar a controladora em uma caixa só? Independente disso, em ambos os casos você precisa de dois cabos RCA sim, de preferência de boa qualidade se o comprimento for muito longo.
O problema de ligar apenas um cabo L na controladora, é que você perderia todo o som que estaria no lado R da saída. A não ser que tenha como configurar o RCA da controladora pra sair MONO ou panear tudo 100% pro L. De qualquer maneira eu compraria 2 cabos RCA bons pra fazer isso aí, qualquer outra coisa é gambiarra.
|
rmaciel1 Membro Novato |
# mai/16
· votar
Iversonfr
Ah sim.. É que as vezes eu ligo 2 caixas sim..
É que eu pensei em comprar 2 cabos RCA com ponta dupla ESSE AQUI pra quando eu for usar em 2 caixas..
Mas ultimamente to usando um cabo só na mesa e na caixa, e daí eu pego um Xlr macho / xlr femea, e ligo uma na outra.. aí divide o som.. não sei se fica melhor ou pior do que ligar da maneira que vc me disse.
|
Iversonfr Veterano |
# mai/16
· votar
rmaciel1 É que eu pensei em comprar 2 cabos RCA com ponta dupla ESSE AQUI pra quando eu for usar em 2 caixas..
Você tem apenas 2 saídas na controladora. Se entendi certo, comprar 2 cabos de ponta dupla, você vai ficar com 4 pontas pra ligar na saída da controladora, o que não dá pra fazer direito.
Ter um cabo para ligar o L em uma caixa e outro cabo pra ligar o R em outra caixa, faz com que você consiga um som estéreo. Do jeito que você está fazendo, tem o mesmo som mono nas duas caixas. Se as caixas ficarem muito longe uma da outra, pega dois cabos rca mono separados mesmo.
|
rmaciel1 Membro Novato |
# mai/16
· votar
Iversonfr
Só uma última pergunta: Mas para o som ficar estereo, não teria que usar o cabo nas duas entradas L/R da CAIXA também, ao invés de 1 só? Só L por exemplo.
Cara, muito obrigado pela ajuda.
|
Iversonfr Veterano |
# mai/16
· votar
rmaciel1 Mas para o som ficar estereo, não teria que usar o cabo nas duas entradas L/R da CAIXA também
Som estéreo quer dizer que você pode panear um microfone por exemplo para a caixa da direita ou da esquerda, então você teria que mandar uma saída da controladora para uma caixa e a outra saída da controladora pra outra caixa com outro cabo. Como você tem duas saídas independentes na controladora, joga uma pra cada caixa.
|
Ismah Veterano |
# mai/16
· votar
rmaciel1
Qual cabo o som sairia melhor?
Fala sério né...? Bicho, se tu vai ligar a controladora, liga L (left = esquerda) na caixa que ficar a -> esquerda <-, e a R (Right = direita) na direita. Pronto stereo. Mas se tu tiver um amplificador de um canal apenas, não há como fazer stereo.
Ligando um cabo L/R na mesa e na caixa o som seria bem mais potente ou pouca coisa?
A potência seria a mesma, o volume médio (rms) 3dB maior, ou 23% mais alto. Provavelmente tu teria distorção, pois injetaria o dobro do sinal na entrada da caixa, o que dará a sensação de aumento de volume. Aí se distorce ou não depende da potência da caixa.
Vale a pena comprar um novo cabo?
Não pensando em mais volume, mas em mais qualidade sim.
|