Qual cabo utilizar para ligar 2 caixas ativas?

Autor Mensagem
    rmaciel1
    Membro Novato
    # dez/15

Boa tarde!

Possuo uma controladora com saída L/R e quero ligar 2 caixas ativas Staner Sr315a nela, gostaria de saber quais cabos devo utilizar para sair som estéreo nelas?

Muito obrigado.

rmaciel1
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar

Boa tarde, pessoal

Gostaria de uma ajuda:

Vou ligar uma controladora com saída L/R em uma caixa ATIVA com entradas P10 e L/R..

Qual cabo o som sairia melhor?

(Mesa) 2 L/R -------- 2 L/R (Caixa)

ou

(Mesa) 2 L/R --------- P10 (Caixa)

Poderiam me ajudar?
    Preciso saber para comprar o cabo.

Agradeço.

Iversonfr
    Veterano
    # mai/16
    · votar

rmaciel1
    Vou ligar uma controladora com saída L/R em uma caixa ATIVA com entradas P10 e L/R..

O que seria uma entrada L/R? É tanta falta de informação que nem sei por onde começar: L/R é conexão RCA? Qual é marca e modelo da caixa ativa? qual a controladora?

Tem uns posts que é duro decifrar sem uma bola de cristal. Depois ninguém responde e ainda reclamam que ninguém colabora no fórum.

rmaciel1
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: rmaciel1
    · votar

Olá,

Obrigado por responder..

Sim, conexão RCA e a caixa é Staner SR 315 - a controladora é a Pioneer ddj sb que só tem saída RCA L/R

Abraço

Iversonfr
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar

rmaciel1

Pelo que vi NESSA FOTO, a entrada P10 da sua caixa é específica para microfone. Usando a saída da controladora, creio que seja melhor usar um bom cabo RCA pois está na região "line".

rmaciel1
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar

Iversonfr

Ah entendi..

Eu tenho um cabo mas só tem 1 ponta em cada lado, então só ligo no L da Mesa e no L da caixa..

Ligando um cabo L/R na mesa e na caixa o som seria bem mais potente ou pouca coisa?

Vale a pena comprar um novo cabo?

Vlww..

Iversonfr
    Veterano
    # mai/16
    · votar

rmaciel1

Eu tinha entendido que você ia ligar 2 caixas Staner. Vai ligar a controladora em uma caixa só? Independente disso, em ambos os casos você precisa de dois cabos RCA sim, de preferência de boa qualidade se o comprimento for muito longo.

O problema de ligar apenas um cabo L na controladora, é que você perderia todo o som que estaria no lado R da saída. A não ser que tenha como configurar o RCA da controladora pra sair MONO ou panear tudo 100% pro L. De qualquer maneira eu compraria 2 cabos RCA bons pra fazer isso aí, qualquer outra coisa é gambiarra.

rmaciel1
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar

Iversonfr

Ah sim.. É que as vezes eu ligo 2 caixas sim..

É que eu pensei em comprar 2 cabos RCA com ponta dupla ESSE AQUI pra quando eu for usar em 2 caixas..

Mas ultimamente to usando um cabo só na mesa e na caixa, e daí eu pego um Xlr macho / xlr femea, e ligo uma na outra.. aí divide o som.. não sei se fica melhor ou pior do que ligar da maneira que vc me disse.

Iversonfr
    Veterano
    # mai/16
    · votar

rmaciel1
    É que eu pensei em comprar 2 cabos RCA com ponta dupla ESSE AQUI pra quando eu for usar em 2 caixas..

Você tem apenas 2 saídas na controladora. Se entendi certo, comprar 2 cabos de ponta dupla, você vai ficar com 4 pontas pra ligar na saída da controladora, o que não dá pra fazer direito.

Ter um cabo para ligar o L em uma caixa e outro cabo pra ligar o R em outra caixa, faz com que você consiga um som estéreo. Do jeito que você está fazendo, tem o mesmo som mono nas duas caixas. Se as caixas ficarem muito longe uma da outra, pega dois cabos rca mono separados mesmo.

rmaciel1
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar

Iversonfr

Só uma última pergunta:
    Mas para o som ficar estereo, não teria que usar o cabo nas duas entradas L/R da CAIXA também, ao invés de 1 só? Só L por exemplo.

Cara, muito obrigado pela ajuda.

Iversonfr
    Veterano
    # mai/16
    · votar

rmaciel1
    Mas para o som ficar estereo, não teria que usar o cabo nas duas entradas L/R da CAIXA também

Som estéreo quer dizer que você pode panear um microfone por exemplo para a caixa da direita ou da esquerda, então você teria que mandar uma saída da controladora para uma caixa e a outra saída da controladora pra outra caixa com outro cabo. Como você tem duas saídas independentes na controladora, joga uma pra cada caixa.

Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar

rmaciel1

Qual cabo o som sairia melhor?

Fala sério né...?
    Bicho, se tu vai ligar a controladora, liga L (left = esquerda) na caixa que ficar a -> esquerda <-, e a R (Right = direita) na direita. Pronto stereo.
    Mas se tu tiver um amplificador de um canal apenas, não há como fazer stereo.

Ligando um cabo L/R na mesa e na caixa o som seria bem mais potente ou pouca coisa?

A potência seria a mesma, o volume médio (rms) 3dB maior, ou 23% mais alto. Provavelmente tu teria distorção, pois injetaria o dobro do sinal na entrada da caixa, o que dará a sensação de aumento de volume. Aí se distorce ou não depende da potência da caixa.

Vale a pena comprar um novo cabo?

Não pensando em mais volume, mas em mais qualidade sim.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual cabo utilizar para ligar 2 caixas ativas?