Falante queimou. Tem conserto ?

    Autor Mensagem
    MarceloVFS
    Membro
    # out/15


    Há uns tempos atrás levei um amp meu, um Hiwatt G50CM pra um "ensaio" na casa de um amigo, e a gente acabou ligando o amp numa tomada de 220v, na hora q eu liguei deu um estalo e um pouco de fumaça ja subiu, dps disso o amp não saía mais som, porém o painel dele ainda ligava, aparecia as luzes etc.
    Abrimos o amp e vimos q não foi fusível, ele tem uma bateria, então queria saber se nesse caso tem conserto, e quanto vcs acham q fica ?
    E caso tenha conserto, trocaria o falante inteiro, só a bateria, como funcionaria ?

    vlw.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MarceloVFS

    Cara, não dá prá avaliar isso aqui... podem ser muitas coisas. A principio ligar o ampli em voltagem errada não "queima" o alto-falante. Você colocou este título no seu tópico e nem sabe se o falante "queimou" de fato!

    Somente um técnico em eletrônica poderá avaliar e diagnosticar o que ocorreu e qual o conserto.

    Qualquer resposta aqui é mera especulação sem base alguma...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MarceloVFS
    Ligar em 220V não "queima alto-falante"...
    Leve a um técnico.
    Abç

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/15
    · votar


    e mesmo se queimar um alto falante, por outros motivos, ele tem conserto sim, conheço verdadeiros artistas na arte de recuperar um falante... mas... PROCURE UM TÉCNICO

    SergioTrindade
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Esses amps Hiwatt costumam ter um case de fusível ao lado do encaixe do fio da tomada. Dá uma olhada atrás do amp.
    É uma gaveta como dessa foto:
    https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRZxQLUGPMTWAlFJL 06d007qRx_-D40nrNcM5X4EYVH06-rCCz4

    SergioTrindade
    Veterano
    # out/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    http://i00.i.aliimg.com/photo/v2/482370404/AC_power_connector_with_fus e.jpg

    MarceloVFS
    Membro
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig
    Sim, no caso é uma especulação, mas é pq seria o unico motivo plausível, visto que o resto do amp ainda tem funcionalidade normal

    Mauricio Luiz Bertola
    Bom saber, mas no caso acontece o q ligando no 220v ?
    Vou levar num técnico sim, só preciso encontrar um decente em SP

    Edson Caetano
    Vou procurar sim o/

    SergioTrindade
    Sim, ele realmente tem isso, mas no dia que a gente abriu o cabeçote ele ficava ligado a uma espécie de bateria (pelo o q o pai do meu amigo disse)
    E msm q no caso o problema realmente tenha sido fusível, o q explica o painel ainda estar ligando as luzes ?

    Obrigado a todos;

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MarceloVFS
    o resto do amp ainda tem funcionalidade normal

    Como pode afirmar isso? Os LED's acendem, por estarem energizados, nada impede de ter fritado o CI.

    MarceloVFS
    Membro
    # out/15
    · votar


    Ismah

    O amp tem uma saída de Falante externo, testei ela agora a pouco num outro amp meu (o cabeçote do amp, ligado em outro) e fica um barulho de chiado, mas msm assim não sai o som da guitarra ou qualquer coisa q ligue na entrada p10

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MarceloVFS
    é velho, não tem jeito, vai precisar levar num técnico. Um colega meu cometeu este acidente também, vi o amplificador sair fumaça e o falante pegando fogo!
    Não tem como prever os estragos, pode queimar um fusível, componentes ou tudo.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MarceloVFS

    fica um barulho de chiado

    Tem cara de ser algum curto. Mas não vai escapar de técnico.


    Luiz_RibeiroSP

    Difícil queimar tudo, geralmente queima o CI ou algum capacitor (resistores difícil trincar), que é só troca e fazer o som.

    MarceloVFS
    Membro
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Eu levarei num técnico sim, só preciso arranjar tempo e encontrar um técnico bom, mas , pensando na pior das hipóteses, até quanto vcs acham q fica o conserto ?

    vlw

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MarceloVFS

    Depende do técnico, o nome vai contar mais que o componente (que custa centavos) e o trabalho realizado.

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Aproveitando o tópico do colega, gostaria de uma ajuda por favor dos experts de falantes. Um dos falantes da minha 212 começou a fazer um barulho de vibração. A impressão que dá é que tem um parafuso solto lá dentro batendo em metal. Desmontei a caixa tendo certeza que ia encontrar alguma coisa solta lá rs.

    Bom, os falantes estão aparentemente em ordem, o cone parece estar perfeito, chacoalhei os falantes pra ver se alguma coisa batia lá dentro e nada rs. Alguém tem alguma ideia do que eu poderia fazer pra testar ou o que seria? Vibra o tempo inteiro, mas fica um pouco pior com algumas frequências. O falante que ta dando esse buzz estranho é um C.Rex da Eminence. Tocando com a banda nem da pra notar direito com som alto, mas ao ficar na frente dele prestando atenção ou ao microfonar ele, a vibração aparece, e o pior é que gosto justo desse falante pra microfonar =/

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Verificou se não tem nada meio solto apenas?

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    Tentei re-apertar todos os parafusos mas não tinha nenhum frouxo.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Curioso... Isso é característica de coisas ressonando.
    Será que a bobina descolou e está ressonando? :O

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    Putz, pior que de falantes eu sou um zero a esquerda rs. Fiquei com preguiça de trazer a caixa do ensaio esse fim de semana e deixei onde ensaiamos rs. Semana que vem vou abrir a caixa na bancada aqui em casa e tocar com o falante fora pra ver se consigo enxergar alguma coisa diferente, sei lá.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Começa pelo método Peter Cornish para eliminar ruído. Meu fuzz entra em colapso porque o terra fica energizado com a placa solta rsrs

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    Começa pelo método Peter Cornish para eliminar ruído

    Não é pedal não, ruído no meu set é zero porque além da tomada ser bem aterrada, passo por um rack da ISP. É o falante ou algo na caixa mesmo. Vem do falante direito, o esquerdo não tem nada, ta cristalino. Se fosse algum problema de elétrica ou algo do tipo que esse método diz, ambos falantes da 212 teriam o ruído imagino eu.

    Semana que vem eu abro ela de novo pra ver se aparece alguma luz no fim do túnel. Como não manjo de falantes, imaginei que podia ser algum problema comum e conhecido, fácil de diagnosticar.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Iversonfr

    Cara... Não diga nunca beberei dessa água... A vida não é assim ;)
    Como disse acima, revirei o set pra encontrar o problema do fuzz, quando fui ver o problema era ele por si só, com o terra em curto por ter se torcido a PCB.

    Outra coisa, vc tem um Cannabis Rex e qual o outro?

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    Cara... Não diga nunca beberei dessa água... A vida não é assim ;)

    Na verdade, quando eu percebi esse barulho foi tocando de boa sozinho em casa plugado direto no amp. No ensaio com o resto da banda mal escuta, só se microfonar. Estranho que no último show não percebi e pelo menos ninguém falou nada, nem o técnico do som, então imagino que seja recente.

    Outra coisa, vc tem um Cannabis Rex e qual o outro?

    O outro é um Governor, ligado em paralelo. Ambos 8ohms.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Pensei que fosse talvez um transiente, que soasse pelo falante mais agudo apenas, mas o Governor tem uma atenuação assustadora nos graves*, então não é.

    Alguma mola de cabo, ou parte da guitarra não pode ser a origem do ruído?

    *Pra timbres like a Fender mid-scooped, é complicado esse falante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falante queimou. Tem conserto ?