Reconhecimento dos timbres clássicos dos amplificadores

    Autor Mensagem
    HortaRates
    Membro
    # fev/15


    Fala galera,

    A partir do momento que viramos guitarristas e começamos a pesquisar sobre o assunto, nos deparamos sempre com todos falando dos timbres clássicos: O brilho dos Fenders, os médios dos Marshalls, o timbre clássico dos Vox, o ganho e peso dos Mesa Boogie, etc, que sempre parecem o sonho de consumo de todo mundo.

    Mas, no geral, muitos guitarristas (principalmente os iniciantes) não possuem um ouvido treinado o suficiente pra identificar de cara essas características quando ouvem uma música ou uma gravação.

    Pensando nisso eu estava pensando em desenvolver um projeto que pudesse de alguma forma apresentar de forma intuitiva e simples os timbres clássicos para quem quisesse aprender mais, e conseguir ter uma noção melhor do timbre que gosta e conseguir chegar mais perto dele com mais facilidade.

    Gostaria então de pedir a colaboração de vocês para postarem aqui músicas que, na opinião de vocês, exemplifiquem bem os timbres clássicos. Vale também timbre nem tão clássicos, mas que achem que tem sua própria personalidade.

    Obrigado, e, assim que der continuação ao projeto, posto mais aqui.

    Falou!

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    HortaRates

    Vox = Brian May
    Marshall = Slash
    Mesa = Hetfield
    Fender = SRV

    Acho que só por aí já se apresente bastante..hehe

    krixzy
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    HortaRates
    strinbergshredder

    Cara, teria que formar uma biblioteca, o que vai fazer a galera conhecer bem o som dos amplificadores é ouvindo bastante eles, em diferentes musicas com diferentes músicos, acho que só ouvindo bastante pra ter uma noção das características de cada um. Fender, Marshall, Mesa Rectifier, ENGL Fireball, Peavey 6505, esses eu conheço, mas dependendo da eq e equipamento usado ainda é difícil identificar com certeza numa gravação..

    francisco2004
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Como eu não me ligo muito em preamps muito sofisticados, então eu me contento em diferenciar por válvulas do power, tipo 6L6/6V6/5881 x EL34/EL84.

    Se eu tivesse um ampli de cada tipo, por ex., um Laney/Vox/Marshall e um Fender/Peavey/Meteoro Classic, já estaria satisfeito. Há sutilezas entre as válvulas de um mesmo grupo, como maior/menor headroom, mas aí já é gourmetizar demais a coisa (para mim). Os prés também influem bastante... Marshall e Vox tem aquela textura british, mas a arte do fabricante consiste em se diferenciar nos preamps.

    Se eu tivesse um de cada família de timbres (2 ao todo), me consideraria feliz. Ah, também seria interessante um transistorizado top, como um JC120, mas não é a minha praia. Se eu voltar a tocar com regularidade em banda, tasco um british para se juntar ao meu fenderzinho.

    Hitman
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Hitman
    · votar


    francisco2004
    Há sutilezas entre as válvulas de um mesmo grupo, como maior/menor headroom, mas aí já é gourmetizar demais a coisa (para mim).
    Se nao tiver alguem com uma prateleira cheia de valvulas... essa brincadeira sai caaaaaaaaaara$$$$

    Se eu tivesse equipamento de gravacao e soubesse tocar guitarra poderia contribuir com alguma coisa haha. Fazer um Lado a Lado da vida com alguns amplificadores da vida.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    strinbergshredder

    Denominar artistas para exemplificar timbres é complexo. Muitos usaram diversos modelos, como Slash (Roland, Mesa, Vox, Marshall, Orange, Hiwatt e sabe-se lá o que mais)... Aí entramos em ramos mais sofisticados, e tem gente que ainda usa um amp de cada "cor".

    Mesmo separando por valvulas, eu ligar um amp em impedância diferente, já me dá um timbre diferente. Imaginemos o que um pré não altere, mesmo usando as mesmas válvulas.

    Javé
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Zakk
    http://www.guitargeek.com/zakk-wylde-ozzy-osbourne-1988-guitar-rig-and -gear-setup-diagram/

    Slash
    http://www.guitargeek.com/slash-2011-guitar-rig-poster/

    SVR
    http://www.guitargeek.com/stevie-ray-vaughan-1985-guitar-rig-and-gear- setup-diagram/

    Dave Murray "esse é complicado "
    http://www.guitargeek.com/dave-murray-iron-maiden-2003-guitar-rig-and- gear-setup-diagram/

    Clapton Cream
    http://www.guitargeek.com/eric-clapton-cream-guitar-rig-and-gear-setup -1967/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reconhecimento dos timbres clássicos dos amplificadores